TRIMOTOR (INDÚSTRIA AERONÁUTICA)

TRIMOTOR
TRIJATO
TRIRREATOR

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o moderno jato executivo de médio porte Dassault Falcon 900, com alcance intercontinental, o avião trimotor para uso executivo mais vendido no mundo, com mais de 500 unidades fabricadas. Logo abaixo, o também moderno jato executivo de médio porte Dassault Falcon 8X, também com alcance intercontinental, mas de tamanho maior. Essa fabricante francesa é a única do mundo que fabrica jatos executivos trimotores.
De modo geral, um trimotor é um veículo (aeronaves e embarcações, principalmente) impulsionado por três motores. No caso específico do avião trimotor, ele é impulsionado ou tracionado por três motores, a grande maioria com duas configurações diferentes, sendo a primeira configuração com dois motores fixados sob as asas e o terceiro motor fixado sobre o cone de cauda ou embutido no cone de cauda, e a segunda configuração com dois motores fixados nas partes laterais do cone de cauda e o terceiro motor fixado sobre o cone de cauda ou embutido no cone de cauda.

Há também alguns modelos de aviões trimotores clássicos com três motores a pistão, geralmente fixados nas asas e na parte dianteira da fuselagem, dentre eles os antigos Junkers JU-52 e Ford Trimotor, ambos fabricados nas décadas de 1920, 1930 e 1940.

Até alguns anos atrás, os fabricantes de aeronaves trimotoras intercontinentais estavam dispensados da exigência de certificação ETOPS - Extended Twin Engine Operations para operação das aeronaves trimotoras sobre oceanos, desertos e florestas. Com a mudança do significado e a redefinição dessa sigla para ETOPS - Extended Operations os fabricantes de aviões trimotores a jato em geral passaram também a se submeter aos requisitos relacionados de certificação.

Por outro lado, a cada dia que passa os operadores de aeronaves (companhias aéreas, empresas de propriedade compartilhada e empresas de táxi aéreo) dão mais preferência às aeronaves bimotoras, principalmente em razão da redução de complexidade e redução de custos operacionais quando fazem a opção por aeronaves bimotoras.

Entre as poucas exceções a isso estão os sofisticados jatos executivos Falcon 7X, Falcon 900 e Falcon 8X, oferecidos pela fabricante francesa Dassault Aviation e que, segundo a fabricante, vende bem.

No caso de aeronave com motores turbofan ou motores a jato, pode-se chamá-la também de trirreator ou trijato.

EXEMPLOS DE TRIMOTORES

FALCON 900

BOEING 727

LOCKHEED L-1011 TRISTAR


JUNKERS JU-52


MCDONNELL DOUGLAS DC-10


MCDONNELL DOUGLAS MD-11

TUPOLEV TU-154

FORD TRIMOTOR

YAKOVLEV YAK-42


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédiahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Trimotor
  • Dassault Falcon (divulgação): Imagem
  • Boeing (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)