PESOS E MEDIDAS

PESOS E MEDIDAS
SI - SISTEMA INTERNACIONAL
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
SISTEMA NÃO MÉTRICO

INTRODUÇÃO
Segundo a Física, o peso é o fenômeno natural resultante da ação da força da gravidade sobre um corpo qualquer. É a pressão direta de um corpo qualquer sobre um obstáculo que o impede de seguir em direção à origem da atração gravitacional, ou que impede a sua queda. Ele é a consequência da força que um campo gravitacional exerce sobre a matéria.

Já a medida é uma grandeza convencionada ou padronizada pela ciência e adotada amplamente por governos, instituições de ensino e pesquisa, organizações empresariais e organizações não governamentais. Ela serve para avaliar outras grandezas que tenham alguma relação, como quantidades e volumes, por exemplo. A medida é uma relação numérica entre duas grandezas da mesma natureza. Neste contexto, ela é a determinação de uma dimensão plana e / ou tridimensional, geralmente relacionada com áreas e volumes.

Uma grandeza é qualquer entidade passível de medição, tudo que possa ser aumentado ou diminuído. Também é tudo que possa ser usado de forma padronizada para medir ou calcular dimensões e / ou volumes de objetos, pessoas, imóveis e extensões naturais. Ela é uma convenção das sociedades científicas e, como consequência, é adotada amplamente pelos governos, fabricantes em geral, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais para a criação e desenvolvimento de tecnologias e políticas públicas, dependendo de cada caso.

HISTÓRIA
Pelo que se sabe, logo na antiguidade o ser humano percebeu a necessidade da adoção de padrões para serem usados como referências no cálculo de pesos e medidas. Naquela época já havia uma variedade de referências formais ou informais utilizadas para cálculos de pesos e medidas, mas não era algo uniforme e / ou unânime. Entre os manuscritos antigos que fazem alguma menção vaga sobre a adoção dessas referências estão aqueles que deram origem à Biblia Sagrada. Lá é possível encontrar algumas unidades de referência adotadas pelos povos mais antigos para as atividades de construção de imóveis, comercialização de produtos e fabricação de veículos primitivos.

Entre as referências utilizadas pelos povos mais antigos, pelos povos da idade média e da era moderna, e que podem ser encontradas também em outros registros históricos, além da Escrituras, estão a polegada, o pé, o palmo, a braça, a jarda, o côvado e o passo. Nas civilizações antigas e da idade média essas medidas eram utilizadas para o comércio e nas medições de imóveis, por exemplo. O problema era que o tamanho das partes do corpo humano pode variar de pessoa para pessoa e isso causava, obviamente, confusões durantes as negociações, durante as construções e durante as fabricações.

Todas essas referências citadas no parágrafo acima não fazem parte do Sistema Métrico Decimal. A polegada ainda é usada atualmente, ela é o correspondente ao comprimento da ponta do polegar humano até a sua articulação mais próxima, parte desse dedo conhecida como a segunda falange, o equivalente a cerca de 2,5 centímetros. O pé seria o equivalente à medida próxima de ponta a ponta do pé de um ser humano de grande estatura. É uma medida inglesa de comprimento equivalente a cerca de 30 centímetros. A jarda seria a medida das pontas dos dedos da mão do ser humano até seu respectivo ombro, o equivalente a cerca de 91 centímetros.

Na verdade, o pé da grande maioria de nós seres humanos, não passa de 25 centímetros e o comprimento das pontas dos dedos da mão até os ombros da maioria de nós não passa de 70 centímetros.

Em 1585, o matemático francês Simon Stevin publicou um pequeno panfleto chamado La Thiende, no qual ele apresentou uma conta elementar e completa de frações decimais e sua utilização diária. Embora ele não tenha inventado as frações decimais e sua notação, ele estabeleceu seu uso na matemática do dia-a-dia. Ele declarou que, com a introdução universal da cunhagem decimal, medidas e pesos seria apenas uma questão de tempo. No mesmo ano, ele escreveu La Disme sobre o mesmo assunto.

Há registros de que a primeira ideia de um sistema métrico seja de John Wilkins, primeiro secretário da Royal Society de Londres em 1668, porém a ideia não vingou e a Inglaterra continuou com os diferentes sistemas de pesos e medidas.

Foi na França onde a ideia de um sistema unificado saiu do papel. A proliferação dos diferentes sistemas de medidas, geralmente baseados em unidades arbitrárias, como partes do corpo do Rei, foi uma das causas mais frequentes de litígios entre comerciantes, cidadãos e cobradores de impostos. Com o país unificado, com uma moeda única e um mercado nacional, havia um forte incentivo econômico para romper com essa situação e padronizar um sistema de medidas. O problema inconsistente não era as diferentes unidades, mas os diferentes tamanhos das unidades. Ao invés de simplesmente padronizar o tamanho das unidades existentes, os líderes da Assembleia Nacional Constituinte Francesa decidiram que um sistema completamente novo deveria ser adotado.

O Governo Francês fez um pedido à Academia Francesa de Ciências para que criasse um sistema de medidas baseado em uma constante não arbitrária. Após esse pedido, um grupo de investigadores franceses, composto de físicos, astrônomos e agrimensores, deu início a essa tarefa, definindo assim que a unidade de comprimento metro deveria corresponder a uma determinada fração da circunferência da Terra e correspondente também a um intervalo de graus do meridiano terrestre. Em 1799 foi depositado, nos Arquivos da República em Paris, dois protótipos de platina iridiada, que representam o metro e o quilograma, ainda hoje conservados no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, o Bureau International des Poids et Mesures, na França.

Em 1875, um tratado internacional conhecido como Convention du Mètre, a Convenção do Metro, foi assinado por 17 Estados. Esse tratado estabeleceu as seguintes organizações para conduzir as atividades internacionais em matéria de um sistema uniforme de medidas:
  • A CGPM – Conférence Générale des Poids et Mesures, uma conferência intergovernamental de delegados oficiais dos países membros e da autoridade suprema para todas as ações;
  • O CIPM – Comité International des Poids et Mesures, composto por cientistas e metrologistas, que prepara e executa as decisões e é responsável pela supervisão do BIPM – Bureau Internacional de Pesos e Medidas;
  • BIPM – Bureau International des Poids et Mesures, um laboratório permanente e centro mundial da metrologia científica, com atividades que incluem o estabelecimento de normas de base e as escalas das quantidades de capital físico e manutenção dos padrões protótipos internacionais.
Em 1889, a 1ª CGPM - Conférence Générale des Poids et Mesures definiu os protótipos internacionais de metro e quilograma e as conferências seguintes definiram as demais unidades que hoje são as bases do SI – Sistema Internacional. A partir da criação dessas organizações todo e qualquer assunto relacionado a medição são de sua responsabilidade. Mais tarde, a CGPM - Conférence Générale des Poids et Mesures estabeleceu que o sistema métrico internacional seria designado Sistema Internacional, com a abreviatura SI em todos os idiomas. O SI foi adotado globalmente por praticamente todos os países. As três exceções são Myanmar, Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente o SI, mas sem a intenção de substituir inteiramente seu próprio sistema usual de medidas.

O SISTEMA MÉTRICO
O sistema métrico é um sistema de pesos ou massas, medidas e volumes que usa o metro como sua base. O ponto de referência desse sistema é o metro, ele é usado para a definição das medidas de comprimento e volume. Por exemplo, uma caixa d'agua de 1.000 litros ou 1 m³ (um metro cúbico) é o equivalente a uma medida tridimensional de 1 metro, composta de três componentes de 1 metro em três direções diferentes, com um mesmo ponto de origem, formando um cubo imaginário ou real, com 1 metro de altura, 1 metro de largura e 1 metro de profundidade.

O sistema métrico é um sistema de medição internacional decimalizado, que surgiu pela primeira vez na França, durante a Revolução Francesa, em virtude da dificuldade de funcionamento do comércio e da indústria devido à existência de diversos padrões de medidas.

A necessidade de uma unidade-padrão precisa e amplamente aceita em todo planeta, para evitar confusões durante as medições de extensões naturais, durante as transações comerciais, construções e medições de imóveis, projeto e fabricação de máquinas, equipamentos, veículos e outros objetos, resultou na criação do metro e do quilograma, aquele uma referência para medições de dimensões e este uma referência para pesos e massas.

O sistema métrico decimal é um sistema obrigatório em muitos países, inclusive no Brasil, mas, curiosamente, nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, ele é somente permitido, não é obrigatório.

Peças desse sistema são mantidas pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do Governo dos Estados Unidos. Elas servem como padrão primário para todas as unidades de massa nos Estados Unidos. Elas são cópias exatas, entre elas a peça de quilograma, feita em 1884, do International Prototype Kilogram, mantida no BIPM – Bureau International des Poids et Mesures em Sevres, da França, que define a unidade de massa no SI – Sistema Internacional, o moderno sistema métrico. Quarenta exemplares de quilogramas secundários foram feitos em 1884 e distribuídos para as nações para servir como normas nacionais.

Desde os anos 1960, o SI – Sistema Internacional de Unidades, em francês Système International d'Unités, foi reconhecido internacionalmente como sistema métrico padrão. Essas unidades métricas são universalmente utilizadas em trabalhos científicos e tecnológicos e amplamente utilizadas em todo o mundo para fins industriais, comerciais e pessoais. Um conjunto padrão de prefixos em potências de dez podem ser usados para derivar as unidades maiores e menores das unidades de base.

O Sistema Internacional de Unidades é o sistema oficial de medidas para todas as nações do mundo, com exceção de Mianmar, Libéria e Estados Unidos. No entanto, uma série de outras jurisdições têm leis que exigem ou permitem outros sistemas de medição em alguns ou todos os contextos, tais como a Grã Bretanha, onde, por exemplo, a regulamentação do tráfego de sinais, conhecida como TSRGD, apenas permite exibir sinais de distância em unidades imperiais, as milhas ou jardas.

Nos Estados Unidos, as unidades métricas são amplamente utilizadas nos meios científicos e militares e, parcialmente, na indústria, mas ainda predominam as unidades usuais de uso doméstico. Em lojas de varejo, por exemplo, o litro é uma unidade comumente usada para o volume, principalmente em garrafas de bebidas, e miligramas são usadas para denominar as quantidades de medicamentos, em vez de grãos. Além disso, outros sistemas de medição padronizados que não métricos ainda estão em uso internacional, como as milhas náuticas e os nós na aviação. Lá nos Estados Unidos é comum também o uso do galão para medir volume de combustível, ele é equivalente a cerca de 3,8 litros, ressaltando que o galão não é uma medida métrica.

Um dos objetivos do sistema métrico é ter uma única unidade para cada quantidade e volume físicos, outro importante objetivo é evitar a necessidade de fatores de conversão ao fazer cálculos com grandezas físicas. Todos os comprimentos e distâncias, por exemplo, são medidos em metros, ou milésimos de um metro, os milímetros, ou milhares de metros, os quilômetros, e assim por diante. Não há profusão de unidades diferentes, com diferentes fatores de conversão, tais como polegadas, pés, jardas, braças, rods, correntes, furlongs, milhas, milhas náuticas, léguas, etc.

Apenas três países de um total de 203 nações consideradas no planeta não adotaram oficialmente o sistema métrico como seu principal, primário ou único sistema de medição de pesos, dimensões e volumes: Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Entre as 203 nações, os Estados Unidos são o único país industrializado do mundo que tem uma aversão ao uso do SI – Sistema Internacional de Unidades como o sistema predominante de medida.

TABELAS DE PESOS E MEDIDAS

UNIDADES GEOMÉTRICAS E DE MASSA DO SISTEMA MÉTRICO INTERNACIONAL
UNIDADE
ABREVIAÇÃO
PADRÃO
EQUIVALÊNCIA
 linear
 mm
 milímetro
 0,001 metro
 linear
 cm
 centímetro
 10 milímetros
 linear
 m
 metro
 100 centímetros
 linear
 km
 quilômetro
 1.000 metros
 superfície
 cm²
 centímetro quadrado

 superfície
 m²
 metro quadrado

 superfície
 ha
 hectare
 10.000 m²
 superfície
 km²
 quilômetro quadrado
 100 hectares
 volume
 cm³
 centímetro cúbico

 volume
 l
 litro
 1000 cm³
 volume
 m³
 metro cúbico
 1.000 litros
 massa
 g
 grama
 0,001 quilograma
 massa
 kg
 quilograma
 1.000 gramas
 massa
 t
 tonelada
 1.000 quilogramas





O peso bruto é o peso total do produto, incluindo a sua embalagem e seu conteúdo. O peso líquido é o peso do produto deduzindo o peso de sua embalagem. A tara é o peso apenas da embalagem da mercadoria.

A milha náutica é correspondente a um minuto de distância na Linha do Equador, o equivalente a cerca de 1,8 quilômetro, ressaltando que não se trata aqui de minuto de tempo, mas da sexagésima parte do grau. A milha terrestre é diferente da milha náutica, ela corresponde a cerca de 1,6 quilômetro. Essas duas medidas citadas neste parágrafo não fazem parte do sistema métrico decimal.

OUTRAS UNIDADES DO SISTEMA INTERNACIONAL
UNIDADE
SÍMB. / ABREV.
PADRÃO
EQUIVALÊNCIA
 eletricidade
 A / amp
 ampère

 eletricidade
 Hz
 hertz

 eletricidade
 J
 joule

 eletricidade
 W
 watt

 eletricidade

 ohm

 eletricidade
 V
 volt






O ampère é uma unidade padronizada de medida de corrente elétrica, com ela é possível medir a intensidade da corrente em algum ponto de um circuito elétrico ou eletrônico. O hertz é uma unidade padronizada de medida de frequência, utilizando 1 segundo de tempo para a contagem dos ciclos de eletricidade. O joule é uma unidade padronizada de medida de energia elétrica. O watt é uma unidade de potência de energia elétrica, calculada pela eletricidade de 1 ampère com a tensão de 1 volt. O ohm é uma unidade para medir a resistência elétrica em um ponto de um circuito elétrico ou eletrônico. O volt é uma unidade padronizada de medida de potencial de energia elétrica, isto é, com ele é possível medir a voltagem de eletricidade em um determinado ponto de um circuito elétrico ou eletrônico, através da resistência de 1 ohm quando está fluindo uma corrente de 1 ampère pelo circuito.


EQUIVALÊNCIA DE MEDIDAS MÉTRICAS E NÃO MÉTRICAS
 1 polegada (inch)
 2,5 centímetros
 1 pé (feet)
 30 centímetros
 1 milha (mile)
 1,6 quilômetros
 1 milha náutica (nm)
 1,85 quilômetros
 1 galão inglês
 4,5 litros
 1 galão americano (gallon)
 3,78 litros
 1 libra (pound)
 0,45 quilograma
 1 saca
 50 ou 60 quilogramas
 1 onça troy
 31 gramas
 1 quilate
 200 miligramas
 1 nó (knot)
 1,85 km / h





O metro quadrado (m²) é uma medida de superfície ou extensão com duas dimensões, isto é, sem profundidade, equivalente a um quadrado com quatro lados iguais de 1 metro ou qualquer outra medida equivalente.

O nó é uma medida de velocidade baseada na milha náutica, equivalente a 1,85 quilômetros por hora.

O raio é uma medida geométrica baseada em uma reta que parte exatamente do centro de um círculo, imáginário ou real, cuja ponta determina a circunferência desse círculo. Já o diâmetro é diferente do raio, porque a reta parte de um dos lados do círculo e termina exatamente do outro lado dele, passando pelo seu centro.

As coordenadas geográficas são números e símbolos usados para determinar um ponto em um carta de navegação ou mapa, que por sua vez reflete posições geográficas ou lugares do globo terrestre. Para tornar possível essa localização são usados como pontos de referência os pólos Norte e Sul da Terra, que dão origem aos meridianos, e a Linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais. Assim, a longitude é a distância do meridiano 0 (zero), chamado de Meridiano de Greenwich, na Inglaterra, e o meridiano de algum lugar no planeta, medida em graus, minutos e segundos. Já a latitude é a distância da Linha do Equador até esse mesmo lugar no planeta, também medida em graus, minutos e segundos.

No contexto de coordenadas geográficas, um grau é equivalente a cada uma das 360 partes ou frações em que se divide o planeta Terra.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_métrico
  • Livro didático Radix 6 / Matemática / Editora Scipione
  • Dicionário Michaelis - Consulte também a versão executiva do Michaelis
  • Dicionário Michaelis - Consulte também a versão Informática do Michaelis
  • Dicionário Larousse
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)