UFO / OVNI (UFOLOGIA)

OVNI (OBJETO VOADOR NÃO IDENTIFICADO)
UFO (UNIDENTIFIED FLYING OBJECT)
OSNI (OBJETO SUBMARINO NÃO IDENTIFICADO)

INTRODUÇÃO

Logo acima, o quadrimotor turboélice Tupolev TU-95, avião militar da antiga União Soviética, em diversas situações foi considerado inicialmente pela US Air Force ou Força Aérea Americana um UFO ou OVNI, do termo original de uso militar. Ele foi interceptado por caças americanos McDonnell Douglas F-4 Phantom na década de 1980. Logo abaixo, antes da identificação, o Tupolev TU-95 foi considerado um UFO ou OVNI e, depois da identificação, não foi mais considerado assim.
O termo OVNI é o acrônimo de Objecto Voador Não Identificado (português europeu) ou Objeto Voador Não Identificado (português brasileiro), também conhecido por UFO - Unidentified Flying Object, em inglês. A expressão foi criada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos para indicar, sinalizar, registrar, descrever ou iniciar um procedimento formal de identificação, interceptação, investigação ou definição de quaisquer objetos voadores ainda não identificados e que, eventualmente, possam ser alvos de procedimentos para criação de tecnologia reversa.

Aeronaves clandestinas e aeronaves usadas em espionagem, drones, possíveis ataques aéreos de supostos inimigos e mísseis de origem ainda desconhecida são tratados inicialmente como OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados sempre antes das identificações. Se forem considerados ameaças ao Estado são necessárias ações militares pontuais. Caso o objeto voador consiga escapar da interceptação e caso não seja possível a identificação é registrado oficialmente como um OVNI.

Um OVNI - Objeto Voador Não Identificado não é necessariamente um disco voador, embora seja comum a associação entre os dois termos ou expressões. Entre os significados do seu termo original e literal inclui qualquer objeto voador ou fenômeno, natural ou artificial, não identificado e/ou detectado visualmente ou por radares, cuja natureza não é conhecida de imediato.

A expressão OSNI - Objeto Submarino Não Identificado é usada por navegadores, entre eles militares em horário de trabalho, investigadores, acadêmicos, pesquisadores ou cientistas, entre eles ufólogos, autoridades do poder público, entre outros, para apontar, testemunhar, levantar a hipótese, relatar, registrar, descrever ou iniciar um procedimento formal ou informal de identificação, de interceptação ou abordagem, de observação ou de investigação  sobre  qualquer objeto ou fenômeno a princípio estranho, de origem humana ou supostamente não humana, de percepção óptica, mecânica ou eletrônica (incluindo sonares, sonoboias, radares, sensores eletro-ópticos e os detectores de anomalias eletromagnéticas) não completa, não totalmente clara ou simplesmente desconhecida e incompreensível, observado ou percebido dentro da água e que permanece não identificado até mesmo depois da investigação completa.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, uma imagem vale mais que mil palavras, diz o ditado. As câmeras fotográficas não mentem, jamais. Quem ousaria duvidar da sanidade mental delas? Logo abaixo, uma imagem icônica, obtida a partir de um vídeo digital gravado a bordo de um caça militar americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet, da US Navy ou Marinha dos Estados Unidos, fenômeno ocorrido em 2004, em território americano. Detalhe importante: A imagem foi reconhecida ou confirmada oficialmente pelo Governo dos Estados Unidos, como real, embora inexplicável.

Os UFO’s – Unidentified Flying Objects, em inglês, conhecidos também como OVNI’s – Objetos Voadores Não Identificados, em português, são fenômenos observados ou detectados no campo aeroespacial e/ou espacial terrestre, visualmente, por radares ou outros equipamentos de vigilância, para os quais não há uma explicação lógica oficialmente reconhecida pelos órgãos de controle de tráfego aéreo, embora sua existência já seja parcialmente reconhecida ou confirmada por segmentos de órgãos militares de países desenvolvidos e em desenvolvimento, inclusive pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.

É importante que o leitor entenda o seguinte, o fato de um órgão público, militar ou civil, não dar ou se recusar a dar uma explicação lógica para o fenômeno OVNI / UFO, ou simplesmente não reconhecer a sua existência, não significa necessariamente que ele não exista... Além disso, é necessário considerar a hipótese (lembrando que hipótese não é uma certeza) que tais objetos voadores sejam de origem humana, mas classificados, ou seja, mantidos em sigilo por órgãos públicos civis e/ou militares, como, por exemplo, agências governamentais e privadas de inteligência, forças armadas e institutos de pesquisa parceiros de governos no desenvolvimento de novas tecnologias civis e/ou militares...

Entre os fenômenos mais icônicos já registrados na história esteve a aparição noturna inexplicável de pelo menos 10 objetos voadores sobre Washington, a capital dos Estados Unidos, em 1952, durante a administração do então presidente Harry Truman, que, segundo dizem, se mostrou, no mínimo, tenso com a situação inusitada. Então, a partir de 1953, o Governo dos Estados Unidos impôs regras rígidas sobre as investigações oficiais dos fenômenos aéreos inexplicáveis, ou seja, eles passaram a ser investigados sigilosamente pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, pelas agências de inteligência e por instituições de pesquisa ligadas ao Governo Americano.

De fato, desde o século XIX, com a invenção da câmera fotográfica e da câmera de cinema, e, posteriormente, da câmera de vídeo VHS e do telefone celular com câmera de vídeo digital, a humanidade registrou e/ou relatou milhares (literalmente) de avistamentos e/ou fenômenos inexplicáveis e/ou sem uma explicação lógica satisfatória. Calcula-se que cerca de 90% ou 95% (essa porcentagem varia, dependendo da fonte consultada) do número total de avistamentos e/ou detecções tecnológicas tenham uma explicação lógica, como, por exemplo, aviões, helicópteros, satélites de órbita baixa, balões meteorológicos, meteoritos ou meteorolos entrando na atmosfera terrestre, drones, foguetes lançadores de satélites e ou mísseis, entre outros.

Por outro lado, ainda não há explicação satisfatória para os 10% restantes de fenômenos avistados e/ou detectados, o que levanta inúmeras suspeitas, dos mais variados tipos, incluindo as chamadas teorias de conspiração e a existência extraterrestre inteligente, que já teria sido, inclusive, constatada por praticamente todas as forças armadas do planeta, e, por algum motivo, escondida, literalmente, da população...

O acrônimo UFO – Unidentified Flying Object, cuja tradução para o português é OVNI – Objeto Voador Não Identificado, foi criado oficialmente na década de 1950 pela US Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos, no contexto do projeto Blue Book ou, traduzindo, Livro Azul, destinado a coletar, catalogar, investigar, interpretar, esclarecer e apresentar uma conclusão a respeito de inúmeros avistamentos e/ou detecções da presença estranha de objetos voadores não identificados em território americano.

Entre os principais integrantes desse projeto estava o capitão Edward Ruppelt, o diretor do Blue Book, um militar americano, piloto na 2ª Guerra Mundial, que, “aparentemente”, assumiu uma posição neutra, desapaixonada, imparcial e meio cética em relação aos tais objetos voadores não identificados. Há quem diga que, na verdade, a partir dos primeiros resultados das investigações realizadas ele teria sido “pressionado” pelos seus superiores hierárquicos a apresentar “conclusões manipuladas” sobre o material coletado durante as investigações, portanto negando a origem alienígena nos tais fenômenos.

Esse projeto foi oficialmente suspenso em 1969, com um total de 12.618 fenômenos catalogados, e, a partir de 2015, seus arquivos foram desclassificados, ou seja, estão parcialmente disponíveis para acesso público a partir dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, em Washington, a capital do país. Desse total de fenômenos investigados, cerca de 700 foram considerados inexplicáveis, ou seja, o próprio sistema de investigação sinalizou, de forma implícita, muito discreta ou subentendida, que havia sim, uma probabilidade ou possibilidade “aberta” sobre a origem ou natureza dessa pequena porcentagem de fenômenos.


OS OSNIS

Os OSNIs - Objetos Submarinos Não Identificados são os análogos marítimos ou fluviais dos OVNIs, estes os objetos voadores não identificados. Não é raro os objetos submergíveis ou submersos não identificados considerados OSNIs - Objetos Submarinos Não Identificados serem vistos ou percebidos por pessoas que também estudam os OVNIs, os objetos voadores não identificados, como um fenômeno semelhante, talvez também altamente tecnológico e desconhecido da humanidade em geral, mas encontrado na água em vez de na atmosfera ou no espaço.


As principais características desses fenômenos ou objetos são que suportam pressões extremas que qualquer outro submarino militar moderno conhecido não poderia suportar, mais de 3 toneladas por centímetro quadrado, são capazes de alcançar uma impressionante velocidade dentro d'água e manter uma manobrabilidade até agora impensável, absolutamente improvável, praticamente impossível, para um objeto submarino de origem humana num meio fluido. A maioria tem mobilidade simultânea na água e no ar, tratando-se de objetos submergíveis e voadores. Os países ou regiões que acumulam o maior número de avistamentos e/ou relatos de OSNIs - Objetos Submarinos Não Identificados são Porto Rico, este uma ilha que, atualmente, é território dos Estados Unidos; Japão, principalmente no chamado Triângulo do Dragão; Rússia; Escandinávia; e águas territoriais dos Estados Unidos ou próximas a ele, principalmente no chamado Triângulo das Bermudas.

A provável, possível ou suposta existência de naves ou embarcações de origem alienígena não é reconhecida oficialmente pela grande maioria dos governos mundiais. Porém, para investigadores ou pesquisadores civis independentes, principalmente ufólogos, resta apenas saber por que esses governos negam a existência deles e até quando farão isso... Há quem diga que a maioria da elite mundial já tem certeza da existência de naves alienígenas e seres inteligentes ou relativamente inteligentes de outros planetas, mas não faz afirmações categóricas ou explícitas e públicas porque teme perder credibilidade se fizer, assim o assunto continua sendo tratado por ela com discrição, reservadamente, ou em off, no jargão jornalístico...

INTERPRETAÇÕES
Logo acima, um suposto OVNI triangular, avistado e fotografado em 1990, na ValôniaBélgica. Eles conseguem acelerar instantaneamente, em apenas um segundo, literalmente, desafiando a lógica da inércia, plenamente conhecida e aceita pela ciência humana. Logo abaixo, um suposto OVNI avistado em 1952 na cidade de PassaicNova JerseyEstados Unidos.
Avistamentos ou detecções de OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados não são raros no trabalho de profissionais das aviações civil e militar, entre eles aeronautas e aeroviários. Até mesmo entre astronautas há rumores da existência dessa tecnologia, com alguns deles, já aposentados, afirmando explicitamente terem certeza da existência deles. Na análise de especialistas em aviação, especialistas em comunicações por satélite e meteorologistas, a maior parte dos fenômenos ou objetos inicialmente tratados como OVNIs pelas tripulações de aeronaves e aeroviários são posteriormente identificados, são aeronaves (aviões, helicópteros e balões), drones (veículos aéreos não tripulados) civis e/ou militares, satélites artificiais de baixa órbita e balões meteorológicos e de festas juninas. O curioso é que justamente essa menor parte de avistamentos estranhos continua sem uma explicação satisfatória...

Também são inicialmente tratados como OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados alguns fenômenos naturais, certas condições naturais como o acúmulo de grande quantidade de material orgânico se decompondo, que podem ocasionar fenômenos raros como a combustão dos gases, as chamadas "bolas de fogo", na linguagem popular.

Em certas épocas do ano os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte e Saturno são visíveis a olho nu, com os curiosos aspectos de pontos luminosos no céu. Em localidades rurais, em que não há grande número de luzes artificiais em solo, é mais ou menos comum o avistamento de meteoritos e lixo espacial entrando na atmosfera terrestre.

Por outro lado, há hipóteses sérias de existência de vida inteligente em outros planetas, os muitos sinais bem claros do que se supõe serem atividades de seres extraterrestres inteligentes em naves alienígenas e controlando remotamente sondas alienígenas despertam a curiosidade de muitas pessoas das mais variadas classes sociais, níveis educacionais e culturais, e até mesmo das mais variadas religiões. De fato, há ocorrências sérias consideradas ainda inexplicáveis de OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados que despertam a imaginação e levantam suposições sobre a existência de seres inteligentes visitando e executando “missões exploratórias” minuciosas e muito sofisticadas no planeta Terra.

Entre os casos mais conhecidos e emblemáticos, e que ainda hoje desperta curiosidade, está o da queda de um objeto estranho, em Roswell, em 1947, nos Estados Unidos, na sequência da qual, segundo testemunhas, havia corpos alienígenas juntos aos destroços da nave interplanetária. O episódio ficou conhecido como Caso Roswell. Este caso foi oficialmente considerado encerrado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em 1997, cerca de 50 anos mais tarde, quando o governo americano disponibilizou os relatórios oficiais.

AVISTAMENTOS NO BRASIL
No Brasil, existem diversas regiões nas quais os relatos de avistamento de OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados foram ou são frequentes, sendo que em várias delas os OVNIs fazem parte da própria cultura local da região. Dentre elas, podem-se destacar:
  • O interior e o litoral do Estado de São Paulo, com destaque para as cidades de RiolândiaBuritamaAnalândiaBotucatuAraçoiaba da Serra e Peruíbe;
  • Sul de Minas Gerais, com destaque para as cidades de VarginhaSão Thomé das Letras e Guaxupé;
  • O Sul do Piauí, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara;
  • Chapada dos Guimarães e a Serra do Roncador, no Mato Grosso;
  • Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com destaque para o Vale da Lua;
  • A Chapada Diamantina, na Bahia;
  • O Interior do Ceará, com destaque para as cidades de Quixadá e Itatira;
  • A Ilha de Marajó e o litoral do estado do Pará;
  • A Serra da Beleza, no interior do Rio de Janeiro, entre os municípios de Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa;
  • O litoral do Rio de Janeiro, com destaque para a cidade de Niterói;
  • O Planalto da Borborema, nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte;

REGULAMENTAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Em 10 de agosto de 2010, a FAB - Força Aérea Brasileira anunciou a regulamentação de normas para pilotos em caso de contato com OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados, sendo um documento da FAB o significado de OVNI está de acordo como o termo militar, porém as Forças Armadas Brasileiras não reconhecem publicamente a existência de naves alienígenas e sondas alienígenas.

FRAUDES

Infelizmente, uma parte das publicações de fotografias de supostos OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados é material adulterado ou fraude. Pessoas mal intencionadas conseguem simular OVNIs por algum tempo usando objetos e truques, em tempos atuais existem até mesmo casos de adulterações de fotografias em programas populares de edição de imagens e mesmo pessoas sem muita experiência em edição de imagens conseguem por alguns momentos enganar e abusar da credulidade e curiosidade da população e, posteriormente, quando analisadas detalhadamente são desmentidas por peritos sérios.

Há também casos de conhecidos ufólogos que perderam credibilidade após análises sérias de imagens e vídeos realizadas por peritos. Grande parte dos relatos registrados em todo o mundo são explicados pela ciência, incluindo alucinações; incluindo simples equívocos de pessoas comuns, sem más intenções; e, infelizmente, incluindo os embustes cometidos por pessoas mal intencionadas e provas documentais forjadas.

UFOLOGIA
Logo acima, ilustração em língua espanhola de suposto contato de quinto grau com integrante de civilização alienígena. Supõe-se que alienígenas visitam e/ou  fazem "missões exploratórias" no planeta Terra desde o início da era humana no planeta, há cerca de 6.000 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Na época, eles eram considerados deuses, anjos e/ou demônios, pois a humanidade ainda não conseguia compreendê-los pelo olhar científico. Logo abaixo, ilustração antiga de provável origem oriental, um valioso registro histórico de fenômenos que não eram totalmente compreendidos em civilizações passadas.

Em uma das vertentes da Ufologia mundial, acredita-se que uma pequena parte dos registros visuais analisados com seriedade referem-se a projetos militares secretos, há inclusive declarações inusitadas, impressionantes e surpreendentes de que as Forças Armadas dos Estados Unidos e as forças armadas da Europa Ocidental já dominam e usam altíssima tecnologia alienígena para fins militares. Isso significa que uma parte das tecnologias alienígenas já teria sido copiada / reproduzida para fins militares e de espionagem, inclusive, por meio da chamada engenharia reversa.

Por exemplo: No polêmico livro O Dia Seguinte A Roswell  e numa polêmica entrevista exibida pelo canal History Channel, o militar aposentado e ex-agente da CIA - Central Intelligence Agency (o serviço secreto americano), Philip Corso, afirmou explicitamente, peremptóriamente, sem margem para dúvidas, que as Forças Armadas dos Estados Unidos recolheram, submeteram a análises científicas e reproduziram uma variedade de tecnologias alienígenas, entre elas “bisturi laser”, “óculos de visão noturna” e “fibra ótica”, algumas dessas já usadas para fins militares e civis.

Segundo ele, naves interplanetárias que aceleram repentinamente e viajam a milhares de quilômetros por hora, literalmente, foram apreendidas e analisadas a partir da década de 1940 por militares americanos e civis de diversas nacionalidades, a pedido do Governo dos Estados Unidos, inclusive com a colaboração sigilosa de empresas de alta tecnologia americanas.

CASOS ENIGMÁTICOS

Ilustração do suposto caso Valentich, em 1978, na Austrália

Entre muitos outros, os casos a seguir ainda carecem de explicação científica satisfatória: 
  • O da JAL - Japan Airlines, em que durante o voo 1628 Paris–Tóquio em 1986 foram avistadas luzes seguidas do aparecimento súbito de duas possíveis naves espaciais quando a aeronave sobrevoava o Alasca, um estado norte-americano; 
  • O de 2000, no Chile, quando três helicópteros militares voavam em plena luz do dia e seus tripulantes observaram um objeto pousado no solo que subiu repentinamente até à altura dos aparelhos, colocando-se à sua frente, quase em rota de colisão; 
  • No município de Varginha, no Brasil, em 1996, quando várias testemunhas declararam ter avistado não só um Objeto Voador Não Identificado, mas também os seus tripulantes.
  • A Operação Prato, no estado do Pará e do Maranhão, em 1977, realizada por militares brasileiros da FAB - Força Aérea Brasileira, com registros oficiais de avistamentos de OVNI's, com a participação do então capitão Uyrangê Hollanda, que, anos depois, quando já aposentado, deu testemunho público e inequívoco da existência do fenômeno.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Objeto_voador_não_identificado
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_imediato
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-95
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)