MOONEY M20R OVATION


FAMÍLIA MOONEY M20
MOONEY M20R OVATION

INTRODUÇÃO

Logo acima, o charmoso e elegante Mooney M20R Ovation, uma das melhores e mais modernas versões de aviões a pistão da longeva família Mooney M20, por sua vez composta de modelos clássicos e modernos, dependendo do ano de fabricação. Logo abaixo, mais uma imagem do Mooney M20R Ovation, aeronave robusta e econômica, com manutenção simples e barata. Entre pilotos, um dos mais desejados e admirados aviões monomotores a pistão.

O charmoso Mooney M20R Ovation é uma econômica e robusta aeronave monomotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens interestaduais e intermunicipais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela Mooney Aircraft, atualmente Mooney International, que utilizou como base para sua criação outros modelos semelhantes de aviões a pistão de pequeno porte do mesmo fabricante, incluindo o Mooney M20J / MSE, o Mooney M20K / 252 e o Mooney M20M / TLS.

A partir de 1995, os principais concorrentes do Mooney M20R Ovation foram os monomotores a pistão Cessna 182 Skylane, Cirrus SR22 e Beechcraft Bonanza.

A MOONEY CORPORATION

A tradicional fabricante americana de aviões monomotores a pistão Mooney International Corporation é considerada uma grife entre pilotos de aviões. É uma das mais tradicionais, respeitadas e admiradas fabricantes de aviões de pequeno porte, fundada em 1948 pelo engenheiro Albert Mooney, em Kerville, no estado norte-americano do Texas.

Conhecida anteriormente como Mooney Aviaton Company e Mooney Aircraft Company, a empresa foi comprada em 2013 pelo fundo chinês de investimentos Meijing Group / Soaring America, que decidiu manter as instalações da fabricante em território americano e decidiu dar continuidade ao legado de seu fundador, o icônico projetista Albert Mooney.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o pequeno Mooney M20R Ovation e sua curiosa deriva com bordo de ataque paralelo com o eixo vertical da aeronave, um dos melhores monomotores a pistão da aviação executiva. Logo abaixo, imagem da cabine de passageiros desse monomotor a pistão, com bom acabamento geral.
O pequeno Mooney M20R Ovation é um avião de asa baixa e construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele foi projetado, desenvolvido e fabricado pela Mooney Aircraft a partir da década de 1990 e tem capacidade para transportar um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Esse avião é um derivado melhorado, com fuselagem alongada inclusive, de outros modelos Mooney da família Mooney M20,  conhecida também como série Mooney M20, e tem entre suas principais utilidades o transporte executivo, transporte de turismo e de passeio.

É um dos modelos de aeronaves monomotoras mais desejados entre pilotos, por suas admiradas características de aerodinâmica refinada, com speed brakes sobre as asas, inclusive, facilidade de pilotagem, economia de combustível e mecânica apurada e simples, o que resulta em facilidade de manutenção. Além disso, o acabamento é bom e possui alguns toques de sofisticação, como luzes de leitura e bocais de ventilação posicionados no teto.

O sistema elétrico com um gerador de 100 ampères e duas baterias é o suficiente para suprir de energia todos os aviônicos, equipamentos e dispositivos, incluindo as luzes externas de navegação, luzes de posição / estroboscópicas de ponta de asa e os faróis de táxi / aterragem. Além disso, a Mooney Aircraft / Mooney International foi e é conhecida por ser criteriosa na seleção de aviônicos para seus modelos, que no caso do Mooney M20R Ovation a marca escolhida durante a década de 1990 foi a Bendix King, com o diretor de voo KFC-150, o GPS 90A, o Nav Com KX 155 / 165, o transponder KT-75, o stormscope BF Goodrich WX-1000, entre outros. O TCAS - Traffic Collision Avoidance System pode ser comprado separadamente e instalado em uma oficina autorizada de confiança.

A alta qualidade geral de projeto e de construção do Mooney M20R Ovation é comparada aos aviões da série Beechcraft Bonanza, com robusta estrutura da fuselagem do tipo gaiola tubular protetora que envolve a cabine e protege, até certo ponto, é claro, o piloto e os passageiros em caso de acidente. O Mooney M20R Ovation possui ainda duas longarinas nas asas, que por sua vez têm nervuras extrudadas em liga leve.

NO BRASIL
Logo acima, o moderno painel de um Mooney M20R Ovation mais recente, dentro do conceito glass cockpit, com telas primária e multifuncional. Logo abaixo, o painel tradicional de outro Mooney M20R Ovation da década de 1990, com vários instrumentos analógicos, mas completo para voos por instrumentos.

Os aviões da Mooney Aircraft / Mooney International sempre foram e ainda são conhecidos pelos usuários e bem vendidos nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Porém, no Brasil eles não são um sucesso de vendas, mas com um pouco de atenção e tempo é possível encontrar pela Internet uma quantidade razoável deles disponível aqui no Brasil para venda, no mercado de aeronaves usadas. A importação também é possível, mas a aeronave chegaria aqui no Brasil com preço cerca de 30% mais alto, em função dos impostos e outras despesas e gastos variados.

Pela robustez e resistência características do projeto e pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi escolhido por empresários, executivos e agropecuaristas brasileiros como o seu meio de transporte para visitas às suas fazendas, às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 340 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO 550 aspirado (280 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
  • Hélice: McCauley tripá;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. litro / passageiro / km voado;
  • Alcance: Aprox. 1.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.500 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mooney_M20
  • Revista SkyDive Air & Sports
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mooney_M20
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)