IODOPHOR (AGROPECUÁRIA)

IODOPHOR OU IODOFOR
CONCENTRADO DE IDODOPHOR
SANITIZANTE IODOFOR
IODÓFOR
IODÓFORO

INTRODUÇÃO
O iodophor é uma substância de natureza antisséptica e desinfetante desenvolvida para uso exclusivamente externo na esterilização e desinfecção química e/ou higienização química de ambientes hospitalares e laboratoriais de atendimento a humanos, para uso veterinário no atendimento a animais domésticos em pet shops e em clínicas veterinárias, e para uso veterinário e zootécnico na agropecuária, inclusive no atendimento in-loco nas propriedades rurais.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O iodophor é uma substância de propriedades bactericida, fungicida e viricida de uso exclusivamente externo. Ele pode ser usado nas atividades regulares da fazenda, diárias ou semanais, a critério do veterinário ou zootecnista, para limpeza, desinfecção e esterilização, por meio de pulverização, por exemplo, de salas de ordenha e seus equipamentos; limpeza e/ou desinfecção de aviários e instalações de processamento de ovos e seus equipamentos; controle da disseminação de doenças através da água consumida por aves ou simplesmente para torná-la adequada para o consumo delas; limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentos e equipamentos usados por veterinários, inclusive instrumentos cirúrgicos; limpeza e/ou desinfecção de pedilúvios, veículos para transporte de animais, instrumentos usados para inseminação artificial, assepsia local após castração de animais, neste caso a critério do veterinário; entre outras atividades rurais.

Em frigoríficos, o iodophor pode ser usado na limpeza e desinfecção de tanques, câmaras, caminhões frigoríficos e depósitos de produtos de origem animal, desinfecção de paredes, pisos, maquinários, balcões e instrumentos.

Quando formulado para uso veterinário e zootécnico, geralmente com concentrado de iodophor, ácido fosfórico e veículo q.s.p., ele apresenta característica desinfetante, com amplo espectro de ação germicida, com ação bactericida e fungicida contra Staphylococcus ssp, Streptococcus ssp, Salmonella cholerae, Salmonella typhimurium, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Mycobacterium tuberculosis, Corynebacterium, Bacillus anthracis, Shigela ssp, Microsporum, Epidermophiton, Trichophyton, Aspergillus, Candida, Actinomyces, Penicillium, com tempo de reação e tempo de eficácia variando em cada caso.

Além disso, ele combate, controla ou evita a presença de vírus causadores da Doença de Newcastle, Bouba Aviária, Doença de Gumboro, Encefalomielite Aviária, Laringotraqueite infecciosa, Febre Aftosa, Bronquite infecciosa, e Hepatite infecciosa.

Conhecido também como iodofor, iodófor ou iodóforo, ele é o princípio ativo usado na formulação de desinfetantes de uso externo e para esterilização química e/ou higienização química de ambientes hospitalares e laboratoriais e também é usado regularmente em pet shops e clínicas veterinárias. Ele é o principal agente químico usado numa preparação desinfetante contendo iodo complexado com um agente solubilizante, tal como um surfactante ou povidona, neste caso formando iodopovidona. O resultado é uma substância desinfectante solúvel em água que apresenta iodo livre quando em solução.

HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE
O iodo livre mata as células eucariotas ou procariotas por iodação de lipídios e oxidação de compostos no citoplasma e membrana celular. Diferentemente de com alguns antibióticos, micróbios não desenvolvem mecanismos de resistência contra o iodo. Porém, o iodo é um irritante das membranas mucosas e corrói instrumentos médicos. O uso exagerado de iodo também mata células vivas de humanos, por isso é aconselhável consultar sempre um médico ou enfermeira antes de usá-lo. Consequentemente, uma lenta exposição em pequenas concentrações é desejável para uso em pacientes.

Em formulações de iodofor o iodo livre é liberado lentamente das moléculas transportadoras. A efetividade de qualquer formulação com iodophor depende da porcentagem de iodo livre ativo. Porcentagens maiores que 3,5 % não têm qualquer vantagem adicional.

Muitos casos de toxidade e de reações adversas têm sido relatadas, principalmente quando do uso exagerado e sem orientação médica ou farmacêutica.

OUTROS USOS

O iodophor diluído é frequentemente usado por fabricantes domésticos de vinho e bebidas fermentadas para a sanitização de equipamentos e garrafas. Sua maior vantagem sobre outros sanitizantes é que quando usado em proporções adequadas sublima-se diretamente da solução a gás, e então não deixa resíduos. Se usado adequadamente, ele não é tóxico para humanos e, em consequência, é especialmente preferido para aplicações em processamento de alimentos. É barato e eficiente, mas pode deixar desagradáveis manchas laranja-acastanhadas em partes plásticas e equipamentos por seu contato.

É frequentemente fornecido em diferentes concentrações e é frequentemente diluído com água antes do uso. No rótulo estarão recomendações da diluição adequada, normalmente 1:1000 ou 1:100. De modo geral, equipamentos a serem sanitizados devem ser completamente limpos e deixados em contato com a solução pelo menos 2 minutos.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iodofor
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)