BEECHCRAFT (INDÚSTRIA AERONÁUTICA)
BEECHCRAFT CORPORATION
BEECH AIRCRAFT
RAYTHEON AIRCRAFT
INTRODUÇÃO
BEECH AIRCRAFT
RAYTHEON AIRCRAFT
INTRODUÇÃO
Logo acima, o logotipo atual da Beechcraft, uma marca registrada da companhia americana Textron. Logo abaixo, imagem da antiga linha de montagem da Beech Aircraft, O Beech Model 17 foi um dos primeiros modelos de aeronaves fabricados pela empresa de Walter Beech.
A Beechcraft Corporation é, atualmente, uma grande e tradicional fabricante norte-americana de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão e aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes. A sua principal fábrica está localizada em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.
Atualmente, a Beechcraft Corporation é propriedade da holding norte-americana Textron Company, a maior companhia proprietária de fabricantes de aeronaves executivas do mundo, proprietária também da Cessna Aircraft Company, a maior fabricante de aeronaves executivas do planeta, da tradicional fabricante americana de helicópteros Bell Helicopter e da tradicional fabricante americana de motores a pistão para aeronaves Lycoming Engines.
Conhecida anteriormente, até a década de 1990, como Beech Aircraft Corporation, quando foi comprada pela corporação norte-americana de alta tecnologia Raytheon Company, e se tornou Raytheon Aircraft, a Beechcraft é uma das maiores, mais tradicionais e mais conhecidas fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Posteriormente, na década de 2000, a Beechcraft foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners (uma unidade de investimentos do banco americano Goldman Sachs) e Onex Partners, até ser vendida recentemente, em 2013, para a Textron.
Atualmente, a Beechcraft Corporation fabrica o monomotor Beechcraft Bonanza G-36, o bimotor Beechcraft Baron G-58, os bimotores turboélices Beechcraft King Air C-90, Beechcraft King Air 250 e Beechcraft King Air 350, e está envolvida no desenvolvimento do programa de atualizações (modernizações) XPR para os jatos executivos Beechcraft Hawker 400 / Beechcraft Beechjet 400 e Beechraft Hawker 800, que podem ser solicitados ao fabricante pelos atuais proprietários desses modelos de jatos executivos.
HISTÓRIA
Atualmente, a Beechcraft Corporation é propriedade da holding norte-americana Textron Company, a maior companhia proprietária de fabricantes de aeronaves executivas do mundo, proprietária também da Cessna Aircraft Company, a maior fabricante de aeronaves executivas do planeta, da tradicional fabricante americana de helicópteros Bell Helicopter e da tradicional fabricante americana de motores a pistão para aeronaves Lycoming Engines.
Conhecida anteriormente, até a década de 1990, como Beech Aircraft Corporation, quando foi comprada pela corporação norte-americana de alta tecnologia Raytheon Company, e se tornou Raytheon Aircraft, a Beechcraft é uma das maiores, mais tradicionais e mais conhecidas fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Posteriormente, na década de 2000, a Beechcraft foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners (uma unidade de investimentos do banco americano Goldman Sachs) e Onex Partners, até ser vendida recentemente, em 2013, para a Textron.
Atualmente, a Beechcraft Corporation fabrica o monomotor Beechcraft Bonanza G-36, o bimotor Beechcraft Baron G-58, os bimotores turboélices Beechcraft King Air C-90, Beechcraft King Air 250 e Beechcraft King Air 350, e está envolvida no desenvolvimento do programa de atualizações (modernizações) XPR para os jatos executivos Beechcraft Hawker 400 / Beechcraft Beechjet 400 e Beechraft Hawker 800, que podem ser solicitados ao fabricante pelos atuais proprietários desses modelos de jatos executivos.
HISTÓRIA
Beechcraft Bonanza - Um grande clássico da aviação executiva, um dos monomotores a pistão de pequeno porte mais vendidos do mundo, ainda fabricado pela Beechcraft na sua versão mais recente Bonanza G-36
A Beech Aircraft foi fundada na década de 1930 por Walter Beech e sua esposa Olive Beech, e seu primeiro produto fabricado em série foi o biplano Beech Staggerwing.
Na década de 1940, o entusiasta Walter Beech se envolveu pessoalmente na criação e desenvolvimento do monomotor a pistão Beech Bonanza, posteriormente Beechcraft Bonanza, um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, reconhecido pela imprensa e pelo mercado como um dos mais bem sucedidos projetos voltados para a aviação executiva.
Na década de 1950, a executiva Olive Beech assumiu o controle da Beech Aircraft após o falecimento do seu marido, Walter Beech, e deu continuidade a uma série de criações, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos aeronáuticos e aeroespaciais, incluindo a aeronave militar T-34, para a Força Aérea dos Estados Unidos, o bimotor turboélice King Air e o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, entre outros projetos.
AVANÇO TECNOLOGICO
A Beech Aircraft foi fundada na década de 1930 por Walter Beech e sua esposa Olive Beech, e seu primeiro produto fabricado em série foi o biplano Beech Staggerwing.
Na década de 1940, o entusiasta Walter Beech se envolveu pessoalmente na criação e desenvolvimento do monomotor a pistão Beech Bonanza, posteriormente Beechcraft Bonanza, um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, reconhecido pela imprensa e pelo mercado como um dos mais bem sucedidos projetos voltados para a aviação executiva.
Na década de 1950, a executiva Olive Beech assumiu o controle da Beech Aircraft após o falecimento do seu marido, Walter Beech, e deu continuidade a uma série de criações, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos aeronáuticos e aeroespaciais, incluindo a aeronave militar T-34, para a Força Aérea dos Estados Unidos, o bimotor turboélice King Air e o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, entre outros projetos.
AVANÇO TECNOLOGICO
Em primeiro plano, o Hawker 4000, sofisticado jato executivo intercontinental de porte médio, e, em segundo plano, o Premier I, jato executivo de pequeno porte para viagens domésticas e internacionais. Ambos os modelos representam um grande avanço tecnológico de construção em material composto.
Quando a Beech Aircraft foi comprada pela Raytheon Company na década de 1990, outros projetos refinados e de boa aceitação no mercado mundial de aviação executiva, como o jato executivo japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente renomeado para Beechcraft Beechjet 400, e o jato executivo britânico British Aerospace BAe 125 / HS 125, posteriormente renomeado para Hawker 800, foram acrescentados ao portfólio de produtos da Raytheon Aircraft.
Na década de 2000, a divisão de aeronaves executivas da Raytheon Company foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners e Onex Partners. A aquisição incluiu todos os projetos de aviões leves a pistão e jatos executivos para uso civil da Raytheon, incluindo os avançados projetos dos jatos executivos Premier I e Hawker 4000, ambos fabricados com a moderníssima técnica de construção em material composto.
A fabricação do Premier I e do Hawker 4000 está suspensa temporariamente.
MERCADO
Quando a Beech Aircraft foi comprada pela Raytheon Company na década de 1990, outros projetos refinados e de boa aceitação no mercado mundial de aviação executiva, como o jato executivo japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente renomeado para Beechcraft Beechjet 400, e o jato executivo britânico British Aerospace BAe 125 / HS 125, posteriormente renomeado para Hawker 800, foram acrescentados ao portfólio de produtos da Raytheon Aircraft.
Na década de 2000, a divisão de aeronaves executivas da Raytheon Company foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners e Onex Partners. A aquisição incluiu todos os projetos de aviões leves a pistão e jatos executivos para uso civil da Raytheon, incluindo os avançados projetos dos jatos executivos Premier I e Hawker 4000, ambos fabricados com a moderníssima técnica de construção em material composto.
A fabricação do Premier I e do Hawker 4000 está suspensa temporariamente.
MERCADO
As
fabricantes de aeronaves Beechcraft Corporation e Cessna Aircraft são
representadas no Brasil pela TAM – Aviação Executiva, que também
possui hangares de manutenção no município de Jundiaí,
interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, belíssima imagem do King Air 350 sobrevoando a famosa cidade norte americana de San Francisco, nos Estados Unidos, e, logo abaixo, o bonito King Air B-200, o seu irmão de tamanho intermediário. Toda a família de bimotores turboélice King Air, incluindo o King Air C90, o King Air F90 e o King Air B-200, acumula mais de 7.000 unidades fabricadas e comercializadas ao longo de quatro décadas seguidas.
Logo acima, outra imagem deslumbrante, desta vez, o clássico bimotor a pistão Beechcraft Baron sobrevoando uma típica região pouco povoada, com o poderoso sol ao fundo, marcando presença. Os irmãos Baron B-55, Baron B-58 e Baron G-58 formam uma família com mais de 3.800 unidades vendidas desde sua criação na década de 1970. Logo abaixo, o casal Beech, observando a linha de produção dos clássicos aviões da então Beech Aircraft.
Logo acima, uma imagem histórica, o empresário americano Walter Beech, à esquerda, o fundador da icônica e respeitada fábrica de aeronaves Beech Aircraft e, logo abaixo, sua discreta e elegante esposa, a executiva Olive Beech, que, mais tarde, após o falecimento do marido, assumiu o comando da empresa.
Logo acima, o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, com bela pintura em branco com faixas azuis e retrofit de refinamentos aerodinâmicos implantado pela oficina de manutenção de aeronaves BLR Aerospace, localizada em Everett, nos Estados Unidos. Logo abaixo, mais um retrofit possível para quem já possui a aeronave, implantado pela Northwest Turbine, também americana, a troca dos motores a pistão pelo turboélice PT6A da fabricante canadense Pratt & Whitney.
Logo acima, o jato executivo de porte médio e alcance intercontinental Hawker 800, um best seller da Hawker Beechcraft. Logo abaixo, outro best seller da marca americana Beechcraft, o jato executivo de alcance internacional Beechjet 400A, bem aceito também no Brasil. Esses dois modelos de aviões estão com a fabricação em série temporariamente suspensa.
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Beechcraft (em inglês): https://www.beechcraft.com
- Flying Magazine (em inglês): http://www.flyingmag.com/news/report-textron-buying-beechcraft-14-billion
- BLR Aerospace (em inglês): http://www.blraerospace.com/aircraft/details/hawker-beechcraft-duke/legacy-products/
- Site Royal Turbine (em inglês): http://www.royalturbine.com/content/performance
- Beechcraft (divulgação): Imagens
- Site Kansas.com: Imagem
- Wikimedia: Imagens
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