ABDUÇÃO (UFOLOGIA)

ABDUÇÃO
UFOLOGIA
ABDUCTION (EM INGLÊS)
SECUESTRO (EM ESPANHOL)
RAPTO (EM ESPANHOL)
ALÍENÍGENAS
EXTRATERRESTRES


Logo acima, ilustração simplificada relacionada ao suposto fenômeno de abdução, em que seres humanos são levados, com ou sem o seu consentimento, para naves espaciais e então submetidos a exames e experimentos dos mais diversos tipos, positivos ou negativos, por seres alienígenas. Logo abaixo, mais uma ilustração simplificada do suposto fenômeno. São inúmeros casos sérios de pessoas normais que afirmam ter passado por essas experiências, positivas ou não, dependendo de cada caso.
Em um contexto de Ufologia, o termo abdução é usado por uma variedade de pessoas para descrever, relatar, afirmar, testemunhar ou simplesmente levantar a hipótese de raptos, desaparecimentos temporários ou memórias supostamente reais de pessoas que teriam sido levadas secretamente, contra a própria vontade ou não, por entidades aparentemente não humanas e/ou de natureza e origem desconhecidas, e então submetidas a procedimentos físicos e psicológicos de complexidade atualmente não compreendida.

Uma parte das pessoas que afirmam ou alegam ter sido abduzidas relata exames semelhantes ou análogos a exames médicos, porém uma parte deles forçada, invasiva e não voluntária ou espontânea, ou seja, não consentida pela pessoa abduzida. A natureza dos relatos de abduzidos varia, negativamente ou positivamente, com alguns relatando experiências assustadoras e/ou traumáticas e outros relatando experiências agradáveis e/ou transformadoras, em alguns casos até com curas de doenças.

O suposto fenômeno da abdução gera uma atenção substancial de pesquisadores dos mais variados ramos da ciência, principalmente da psicologia e da psiquiatria, cuja maioria, talvez por receio de perder credibilidade entre seus pares ou entre autoridades, nega objetivamente os relatos existentes ou questiona se os fatos realmente aconteceram da forma como são descritos. Essas tentativas de explicações lógicas dadas para os relatos são muitas, incluindo sugestionabilidade, psicoses, hipnose ou simples equívoco da mente humana, quando confunde os sonhos comuns com a vigília.

Considerando os casos documentados da nossa era moderna, uma das primeiras narrativas ousadas de suposta abdução a ter ampla divulgação e um grau razoável de credibilidade foi o caso do casal americano Betty e Barney Hill, em 1961, nos Estados Unidos. Entretanto, uma grande variedade de relatos de abdução tem sido feita ao redor do mundo. Ela é mais comum em países de primeiro mundo, talvez por se tratar de populações mais esclarecidas e de mente aberta. O conteúdo das narrativas tende a variar de acordo com a cultura local de cada país, com a presença ou não de álcool no sangue do suposto abduzido, dentre outros fatores.

Supostas abduções por alienígenas têm sido assunto de teorias de conspiração e têm sido abordadas com muita frequência em trabalhos de ficção científica, como a série Arquivo X, da produtora americana Fox / Disney, e a obra prima Taken, uma minissérie do diretor americano Steven Spielberg, já exibida no Brasil em canais de TV paga e TV aberta, como, por exemplo, pela HBO, pela Fox e pela Band.

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abdução_(ufologia)
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Betty_e_Barney_Hill
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)