SCHWEIZER 300C

HUGHES 269 (A PARTIR DE 1959)
HUGHES 300 (A PARTIR DE 1964)
HUGHES TH-55 OSAGE (A PARTIR DE 1964)
HUGHES 300C (A PARTIR DE 1969)
SCHWEIZER 300C (A PARTIR DE 1986)
SCHWEIZER 300CB (A PARTIR DE 1995)
SIKORSKY S-300 (A PARTIR DE 2009)
SCHWEIZER S300C (MODELO ATUAL)
SCHWEIZER S300CBi (MODELO ATUAL)
FAMÍLIA SCHWEIZER 300
SCHWEIZER AIRCRAFT
SCHWEIZER RSG

INTRODUÇÃO
O Schweizer 300 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte pessoal, de turismo e de passeio, para uso policial, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário rural, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Schweizer Aircraft, que utilizou como base para o seu desenvolvimento o pequeno e clássico helicóptero monomotor a pistão Hughes 269, este fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela Hughes Helicopters.

Durante as décadas de 1990, 2000 e 2010, os principais concorrentes dos helicópteros da família Schweizer 300 no mercado aeronáutico mundial foram os também pequenos Enstron F-28, Robinson R22 e Enstron 280, também com dois ou três assentos, dependendo do modelo,  e também fabricados nos Estados Unidos.

Atualmente, dois modelos da família Schweizer 300 são fabricados nos Estados Unidos, o Schweizer S300C e o Schweizer S300CBi..

A SCHWEIZER AIRCRAFT
A Schweizer Aircraft foi uma das mais tradicionais fabricantes de planadores, aviões agrícolas e helicópteros de pequeno porte do mundo. Ela foi fundada nos Estados Unidos em 1939 pelos irmãos Schweizer, inicialmente como uma fabricante de planadores e aviões agrícolas, e em 1986 comprou os direitos de fabricação do modelo de helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte Hughes 300, renomeando-o para Schweizer 300.

Em 2004, a Schweizer Aircraft (pronuncia-se Chuáizâr) foi comprada pela grande e tradicional fabricante americana de helicópteros Sikorsky Aircraft, então uma subsidiária da também gigante industrial americana United Technologies. Atualmente, a Sikorsky Aircraft é propriedade da Lockheed Martin. Ela manteve o Sikorsky S-300 em linha de produção até 2018, quando vendeu os direitos de produção da aeronave para a Schweizer RSG, uma nova empresa criada para dar suporte técnico e manutenção às aeronaves fabricadas até então. 

Atualmente, a empresa americana Schweizer RSG mantém nos Estados Unidos uma linha de produção dessa família de helicópteros.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Schweizer 300 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, projetado para transporte executivo e pessoal, de turismo e de passeio, para uso policial, para treinamento civil e militar e multiuso utilitário rural, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro em viagens intermunicipais, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Schweizer Aircraft, passando então a ser considerada uma das maiores fabricantes de helicópteros de pequeno porte do mundo.

O pequeno Schweizer 300C, por exemplo, que é o modelo original da família Schweizer 300, é sustentado por um motor a pistão Lycoming HIO-360 com injeção de combustível e com potência de 190 hp disponível na decolagem. Ele tem capacidade para transportar um piloto e um passageiro adulto, mas está certificado também para transportar um piloto, um passageiro adulto e uma terceira pessoa, com a fixação de um assento adicional, em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Porém, na prática só há espaço suficiente dentro da aeronave para dois adultos nos dois assentos laterais e uma criança ou adolescente no assento central.

Entretanto, o perfil do projeto da aeronave está focado principalmente para o mercado de treinamento de novos pilotos, civis e militares, e para uso rural, principalmente para pulverização de lavouras. Na Austrália, por exemplo, ele pode executar serviços aéreos na pecuária, tocando gado a baixa altura, literalmente, algo comum por lá mas inédito aqui no Brasil.

LINHAGEM HUGHES 269
Para entender a origem dos helicópteros da família Schweizer 300, das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010, é necessário entender a origem da família Hughes 269, a antecessora, das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980. A família Hughes 269 e a família Schweizer 300 formam a linhagem Hughes 269, composta por modelos civis e militares de helicópteros monomotores a pistão de pequeno porte, principalmente para treinamento civil e militar, fabricada em série há mais de 60 anos nos Estados Unidos, inicialmente pela Hughes Aircraft / Hughes Helicopters, e, posteriormente, décadas depois, pela Schweizer Aircraft e pela Sikorsky Aircraft, com cerca de 3.000 unidades fabricadas, no total. Atualmente, dois modelos dessa linhagem são fabricados em série pela Schweizer RSG, em Forth Worth, no estado do Texas.

É uma das mais bem sucedidas linhagens de helicópteros monomotores a pistão de pequeno porte do mundo, nascida do projeto de helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte para treinamento militar Hughes TH-55 Osage, projetado dentro da Hughes Aircraft pelo designer americano e sérvio Drago Jovanovich, desenvolvido inicialmente para ser oferecido para o United States Army, o Exército dos Estados Unidos, em 1955, que, num primeiro momento, rejeitou o aparelho. No entanto, o projeto militar foi adaptado para uso civil e continuou normalmente em desenvolvimento até conseguir a certificação civil pela então recém criada FAA - Federal Aviation Administration em 1959, com produção seriada iniciada desde então, tornando-se um dos maiores sucessos mundiais da indústria aeronáutica americana. 

FAMÍLIA HUGHES 269
  • Hughes 269A - É o modelo original de toda a linhagem. Trata-se de um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte, para uso civil, principalmente para treinamento de novos pilotos, transporte executivo, uso policial, transporte pessoal, de turismo e passeio e para uso agrícola. Sua produção em série foi iniciada em 1959, com um design convencional, com parte da estrutura da fuselagem semi-aberta e de construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com rotor principal metálico de três pás, com cone cauda em tubo de alumínio e com rotor de cauda metálico de duas pás. Esse modelo de helicóptero da década de 1960 não tem sistema hidráulico e o trem de pouso do tipo skid é robusto, com sistema de amortecimento para pousos duros, situações comuns durante treinamento de novos pilotos. Foram três opções de motorização a pistão, Lycoming O-369-C2D, carburada, Lycoming HO-360-B1B, também carburada, e Lycoming HIO-360-B1A, com injeção de combustível .
  • Hughes TH-55 Osage - Versão militar da família Hughes 269, oferecida ao Exército dos Estados Unidos, inicialmente rejeitada, e, posteriormente, a partir de 1964, aceita para treinamento de novos pilotos militares, reconhecimento, patrulha e observação. Esse modelo foi aceito também por outras forças armadas, inclusive pela Força Aérea da Suécia e pelo Exército Japonês do pós-guerra, neste caso fabricado sob licença pela Kawasaki Aerospace.
  • Hughes 280U - Versão agrícola.
  • Hughes 300AG - Versão agrícola, com tanque de produtos químicos de 114 litros e pulverizador de 10 metros.
  • Hughes 300B - Versão policial, produzida em série a partir de 1967, com sistema de redução do ruído externo do motor e dos rotores.
  • Hughes 269C (Hughes 300C) - Versão melhorada da família, com motor Lycoming HIO-360-D1A, injetado, com potência de 190 hp disponível na decolagem, e diâmetro do rotor principal de 8,2 metros.
  • Breda Nardi NH-300C - Versão licenciada.
  • Hughes TH-300C - Versão militar.

FAMÍLIA SCHWEIZER 300
  • Hughes 269C (Schweizer 300C) - Versão melhorada da família, com capacidade para um piloto e até dois passageiros, com fabricação em série iniciada em 1986, com motor Lycoming HIO-360-D1A, injetado, com potência de 190 hp disponível na decolagem, e diâmetro do rotor principal de 8,2 metros.
  • Schweizer 300CQ - Versão policial,  com sistema de redução do ruído externo do motor e dos rotores.
  • Schweizer 300CB - Versão inteiramente desenvolvida pela Schweizer Aircraft, utilizando como base o Hughes 269C (Schweizer 300C), com fabricação em série iniciada em 1995, com motor Lycoming HO-360-C1A, de 180 hp, configurado para dois assentos, para piloto e passageiro.
  • Schweizer 300CBi - Versão com motor injetado, desenvolvida especialmente para ser operada em países frios.
  • Sikorsky S-300 - Versão fabricada a partir de 2009 pela Sikorsky.
  • Schweizer S300C - Versão atual de produção, semelhante ao Schweizer 300C.
  • Schweizer S300CBi - Versão atual de produção, semelhante ao Schweizer 300CBi.

OUTROS ASPECTOS
família Schweizer 300 de helicópteros de pequeno porte (cuja nomenclatura oficial dos primeiros modelos é Hughes 269) é composta por sete modelos que conservam uma parte das características dos clássicos helicópteros da família Hughes 269, iniciada na década de 1960, portanto com a linhagem em produção seriada por mais de 60 anos, com cada novo modelo apresentando uma variedade de melhorias, modernizações, ajustes e refinamentos a cada década de fabricação. É uma das linhagens de aeronaves mais longevas da história da indústria aeronáutica mundial, comparável neste aspecto aos clássicos Boeing 737, Beechcraft Bonanza e Cessna 172.

Pode-se dizer que o fato de um produto ter conseguido sobreviver no mercado tanto tempo assim  pode ser interpretado como um sinal de qualidade. O primeiro modelo da família, o modelo original a partir do qual todos os demais modelos foram desenvolvidos é o Hughes 269, que é basicamente um modelo compacto de helicóptero monomotor a pistão com rotor principal metálico de três pás, com 7,7 metros de diâmetro, e rotor de cauda metálico de duas pás, sem sistema hidráulico e com capacidade para transportar um piloto e um passageiro em viagens intermunicipais. Entretanto, o mercado aeronáutico mundial e os governos de vários países optaram por usar a aeronave principalmente para treinamento, civil e militar, uso policial e uso agrícola, principalmente para monitoramento de áreas rurais e pulverização de plantações.

O Hughes 269 é um modelo relativamente simples de helicóptero, cujo projeto foi criado na década de 1950, com a fabricação em série iniciada na década de 1960, após a certificação da FAA – Federal Aviation Administration, conseguida em 1959. O objetivo da Hughes Aircraft / Hughes Helicopters era criar, desenvolver e fabricar em larga escala um modelo de helicóptero para preencher uma lacuna no mercado aeronáutico mundial, que precisava de modelos simples e relativamente baratos de helicópteros, principalmente para treinamento civil, e para atender a pedidos governamentais para treinamento militar.

Mais de 300 unidades do Hughes 269 foram fabricadas.

Ainda na década de 1960, a Hughes Helicopters passou a fabricar o modelo Hughes 300, um derivado melhorado do Hughes 269. Já no início da década de 1970, a Hughes Helicopters lançou a sub-versão Hughes 300C, com motor a pistão mais potente Lycoming HIO-360, com 190 hp disponíveis na decolagem, e rotor principal com pás maiores.

Já o Schweizer 300CB passou a ser fabricado em série em 1995 pela Schweizer Aircraft, sustentado por um motor a pistão Lycoming HO-360 com 180 hp disponíveis na decolagem. Dando continuidade à série de melhoramentos da família Schweizer 300 de pequenos helicópteros, a fabricante passou a fabricar em seguida mais uma versão, o Schweizer 300CBi, com injeção de combustível, em substituição ao carburador de algumas versões e versões anteriores, com a vantagem de melhor funcionamento em dias frios.

O pequeno helicóptero monomotor a pistão Sikorsky S-300 é foi outro modelo fabricado, ele substituiu o Schweizer 300, com várias melhorias em relação a este seu predecessor, entre elas a introdução do sistema EFIS Garmin G500H, um instrumento eletrônico que combina a funcionalidade de vários aviônicos.

MERCADO
Os sete modelos de helicópteros monomotores de pequeno porte da família Schweizer 300 formam uma das mais bem sucedidas linhagens de aeronaves de asas rotativas do mundo, com cerca de 3.000 unidades fabricadas desde a década de 1960, incluindo os números de produção da Hughes Helicopters, da Schweizer Aircraft, da Sikorsky Aircraft e da Schweizer RSG.

A Hughes Helicopters foi uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo. Ela foi fundada em 1947 pelo bilionário americano Howard Hughes, mas ainda como uma subsidiária da Hughes Aircraft, esta uma das mais conceituadas fabricantes de aeronaves em geral, de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, principalmente como uma das maiores fornecedoras de tecnologia aeronáutica e aeroespacial para o Governo dos Estados Unidos.

Ela foi vendida em 1984 para a gigante americana de tecnologia aeronáutica e aeroespacial McDonnell Douglas, que por sua vez deu continuidade aos programas de modernizações de todos os seus modelos de helicópteros, entre eles o Hughes 500 e a própria família Hughes 269.

Entre os exemplos de avanços tecnológicos mais notáveis das suas várias famílias de helicópteros está o sistema Notar – No Tail Rotor, criado pela Hughes Helicopters e, posteriormente, desenvolvido pela McDonnell Douglas, que dispensa a presença de um rotor de cauda em alguns modelos de helicópteros da McDonnell Douglas, atualmente licenciados pela Boeing e fabricados pela americana MD Helicopters, o monomotor a turbina MD Helicopters MD 520 Notar e o bimotor a turbina MD Helicopters MD Explorer, este conhecido anteriormente como MD Helicopters MD900 Explorer.

O sistema Notar – No Tail Rotor não está presente nos pequenos e simples modelos de helicópteros de treinamento das famílias Hughes 269 e Schweizer 300, e nem no modelo mais moderno e mais recente, o Sikorky S-300, fabricado pela Sikorsky Aircraft.

O bilionário americano Howard Hughes Junior (pronuncia-se Róuârd Ríugs) foi um ícone da indústria aeronáutica e aeroespacial nas décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960. Entre as empresas de sua propriedade e/ou sob sua liderança estiveram a Hughes Tool Company, uma fabricante de ferramentas industriais e de manutenção, inclusive para exploração de petróleo; a Hughes Aircraft, uma criadora, desenvolvedora e fabricante de tecnologia aeronáutica e aeroespacial; a grande companhia aérea americana TWA – Trans World Airlines; a Hughes Medical, uma instituição criadora e desenvolvedora de projetos de saúde; a Summa Corporation, uma holding controladora de várias empresas, entre elas uma imobiliária; e a RKO, uma produtora de cinema.

O excêntrico e polêmico bilionário americano foi um incansável e inteligente criador e/ou incentivador de novas tecnologias, tendências estéticas e até filantropo por natureza. Ele foi um pioneiro da indústria aeronáutica e aeroespacial. Ele foi empresário, piloto de aeronaves, dono de companhia aérea, diretor de cinema, golfista amador e marido e/ou namorado de mulheres bonitas e refinadas, entre elas as atrizes americanas Jean Peters, Bette Davis, Ava Gardner, Katharine Hepburn e Rita Hayworth.

Ele foi dono de grandes hotéis e resorts nos Estados Unidos e de uma afiliada da rede de TV aberta americana CBS. A sua vida (ou pelo menos parte dela...) foi retratada pelo filme O Aviador, estrelado pelo ator americano Leonardo DiCaprio e dirigido pelo cineasta Martin Scorsese. Se por um lado era perfeccionista compulsivo, por outro lado foi realizador de diversos projetos importantes na área da tecnologia aeronáutica e aeroespacial, um dos primeiros fabricante de satélites, inclusive.

Entre os muitos operadores dos helicópteros da linhagem Hughes 269 estão e/ou estiveram a Guarda Costeira Argentina, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Força Aérea Colombiana, a Marinha Brasileira, a Força Aérea de El Salvador, o Exército da Grécia, o Exército da Indonésia, o Exército do Paquistão, o Exército da Tailândia, o Exército da Turquia, a Polícia de Los Angeles / EUA, o Exército do Japão, a Força Aérea da Espanha, a Marinha da Índia e o Exército da Suécia.

A empresa de manutenção de helicópteros Scoda Aeronáutica, empresa localizada em Ipeúna, interior do Estado de São Paulo, é a representante oficial da Schweizer RSG no Brasil e presta serviços de manutenção e treinamento para os helicópteros da linhagem Hughes 269. O Brasil é um dos maiores mercados operadores de helicópteros no mundo.

Segundo o RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, mantido pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, havia, em 2020, mais de 70 unidades de helicópteros da linhagem Hughes 269 registrados no Brasil, operados por empresas e pessoas físicas.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SIKORSKY S-300
  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 168 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 10 metros;
  • Altura: Aprox. 2,7 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming HIO-360 D1A (190 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 1.500 horas;
  • Trem de pouso:  Esquis com amortecedores;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 930 kg;
  • Preço (no Brasil): US$

SCHWEIZER 300C
  • Capacidade: 1 piloto e 1 ou 2 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 158 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 10 metros;
  • Altura: Aprox. 2,7 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 8,2 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming HIO-360 D1A (190 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 1.500 horas;
  • Trem de pouso: Esquis com amortecedores;
  • Rotor principal: Articulado;
  • Homologação: VFR noturno;
  • Teto de serviço: Aprox.
  • Teto de voo pairado: Aprox. 3.200 metros;
  • Alcance: Aprox. 400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 930 kg;
  • Carga útil: Aprox. 430 kg;
  • Preço (no exterior): US$ 180 mil (usado / bom estado de conservação)

SCHWEIZER 300CB
  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 158 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 10 metros;
  • Altura: Aprox. 2,7 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming HO-360 C1A (180 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 1.500 horas;
  • Trem de pouso: Esquis com amortecedores;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 790 kg;
  • Preço (no Brasil): US$ 120 mil (usado / bom estado de conservação)

HUGHES 300
  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 130 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 8,8 metros;
  • Altura: Aprox. 2,5 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming HIO-360-A1A (180 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 1.500 horas;
  • Trem de pouso: Esquis com amortecedores;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 380 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 750 kg;
  • Preço (no Brasil): US$

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Schweizer_300
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Schweizer_Aircraft
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Hughes_Helicopters
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Hughes
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sikorsky
  • Schweizer (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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