CESSNA 172 SKYHAWK


CESSNA 170 (TREM CONVENCIONAL)
CESSNA 172 (GASOLINA DE AVIAÇÃO)
CESSNA 172 SKYHAWK (GASOLINA DE AVIAÇÃO)
CESSNA 172RG CUTLASS (TREM RETRÁTIL)
CESSNA 172 SKYHAWK JT-A (DIESEL)

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o pequeno Cessna 172 Skyhawk, em imagens publicitárias atuais. Ele tem manutenção simples e barata, baixo consumo de combustível e flexibilidade operacional para decolar e pousar em pistas curtas. O monomotor a pistão mais vendido do mundo. Um avião simples e de fácil revenda, com centenas de unidades voando no Brasil, inclusive.
O Cessna 172 é econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos desde a década de 1950 pela Cessna Aircraft, atualmente de propriedade da corporação americana Textron Company. Atualmente, versões mais modernas da família Cessna 172 são fabricadas pela Textron Aviation, a sucessora da Cessna Aircraft

É um grande best seller da indústria aeronáutica, com mais de 44.000 unidades fabricadas. Ele é considerado o avião mais vendido do mundo. Durante as décadas de 1960 de 1970, o principais concorrentes do Cessna 172 eram os monomotores a pistão de asas baixas da família Piper PA-28, incluindo o Piper PA-28 Cherokee. Nas décadas seguintes, várias opções de vários fabricantes surgiram, entre elas os monomotores a pistão Socata TB-9 Tampico e Cirrus SR20, por exemplo.

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines e da fabricante de helicópteros Bell Helicopter.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado. Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Somando os números de aeronaves fabricadas das três marcas principais desse grupo, a Cessna, a Beechcraft, a Hawker e a Bell, foram mais de 250.000 unidades fabricadas desde 1927, quando a Cessna Aircraft foi fundada.

Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, a sucessora natural da Beechcraft, da Cessna e da Hawker, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, o Cessna 172 Skyhawk, um modelo de aeronave fácil de pilotar, simples, obediente aos comandos e econômica. Ele foi e é intensivamente utilizado para transporte privado de passageiros e de cargas leves e para treinamento de novos pilotos. O mais popular avião monomotor a pistão do mundo, um pequeno clássico da aviação executiva e, nas versões mais recentes, ainda moderno.
O Cessna 172 Skyhawk é um típico monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, sem pressurização, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Não há necessidade de um co-piloto para operar o Skyhawk, que é uma aeronave com asas altas, trem de pouso triciclo fixo e suportes externos (conhecidos também, no meio aeronáutico, como montantes) fixados nas asas e na fuselagem, para aumentar a robustez estrutural do conjunto.

Ele tem duas portas laterais de acesso ao interior da aeronave, uma para o piloto e outra para seu acompanhante (não há necessidade de co-piloto). Para acesso dos passageiros aos dois assentos traseiros é necessário movimentar para frente os dois assentos dianteiros, totalizando quatro lugares. O robusto trem de pouso é fixo, o que reduz os custos de manutenção da aeronave.

O avião foi projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala pela fabricante Cessna Aircraft para atender o mercado de transporte de passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais curtas, para uso executivo, de turismo e de passeio e para treinamento de novos pilotos. Aliás, ele também é considerado no meio aeronáutico um dos melhores treinadores do mundo, dócil e obediente aos comandos, com homologação para voos IFR – Instrument Fligh Rules, inclusive.

O Cessna 172 Skyhawk é fabricado, atualmente, pela Textron Aviation, em Independence, no estado norte-americano do Kansas. Desde a década de 1960, esse avião tem sido usado intensivamente no Brasil em um grande número de pistas de pouso de leito natural, não pavimentas, e de comprimento limitado. De lá pra cá, o número de pistas de pouso homologadas com pavimentação e comprimento bem razoável aumentou no Brasil, tanto em aeródromos e aeroportos públicos e privados quanto em fazendas e áreas privadas de indústrias e agroindústrias. Combinando esse fator positivo com o advento de novas e importantíssimas tecnologias agregadas à indústria aeronáutica, entre elas o GPS - Global Positioning System, o TCAS - Traffic Collision Avoidance System, o stormscope e a injeção eletrônica de combustível, a tendência é de uma redução ainda maior nos índices de acidentes com aeronaves monomotoras, com o aumento da segurança em geral.

Nos interiores das versões mais recentes do Cessna 172 Skyhawk, em suas cabines, foi acrescentada uma variedade de dispositivos de praticidade e conforto, incluindo luzes de leitura, bocais de ventilação e tomadas para plugs de fones de ouvido para os ocupantes.

A velocidade mínima de segurança para rotação do Cessna 172 Skyhawk, ou seja, a velocidade mínima necessária para decolar com segurança, é baixa, apenas cerca de 140 km/h, mesmo com a cabine lotada de passageiros, com os tanques de combustível quase cheios e em dias quentes. Essa é uma das explicações sobre o porquê de muitos fazendeiros, empresários e executivos no Brasil ainda preferirem comprar ou alugar aviões a pistão para visitar suas fazendas, filiais, fornecedores e revendedores espalhados pelo interior do Brasil, a maior parte deles em municípios com infraestrutura aeroportuária limitada ou, em muitos casos, até inexistente.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima e logo abaixo, o bonito Cessna 172 Skyhawk visto de dois ângulos diferentes, com as graciosas carenagens fixadas no trem de pouso, para dar um aspecto mais elegante e simpático. Um dos principais produtos do fabricante americano, por décadas seguidas. É comum ver esse avião em aeroportos e aeródromos de municípios do interior do Brasil e de muitos outros países.

Na década de 1950, a Cessna Aircraft utilizou como base para a criação do Cessna 172 outro modelo de avião monomotor a pistão de pequeno porte, o Cessna 170. Nos primeiros anos de fabricação do Cessna 172, a Cessna Aircraft utilizava a mesma certificação do Cessna 170, já que na época os dois modelos de aeronaves eram semelhantes, com poucas diferenças entre si, entre elas o trem de pouso convencional do irmão mais velho Cessna 170.

O Cessna 172 foi o substituto natural do Cessna 170 na linha de montagem do fabricante norte americano, apresentando algumas melhorias e modernizações em relação ao modelo anterior, entre elas a motorização mais potente e a construção totalmente metálica, já que seu irmão mais velho possuía partes da estrutura com revestimento em tecido.

Ele é um pequeno e modesto ícone da aviação executiva e da aviação de treinamento, o avião mais vendido do mundo. A partir de 1963 foi introduzida a pequena janela traseira inclinada, fixada atrás da cabine de passageiros, dando ao avião um aspecto elegante e gracioso, algo que ele conserva até hoje. A partir do início da década de 1970 a Cessna Aircraft acrescentou o nome fantasia Skyhawk ao Cessna 172, passando a designá-lo oficialmente como Cessna 172 Skyhawk.

Com o passar dos anos, várias opções de retrofits e upgrades foram disponibilizadas para os proprietários de Cessna 172 que quisessem modernizar e melhorar seus aviões usados, incluindo motores mais potentes, podendo chegar até 210 hp, hélices de velocidade constante, para melhor aproveitamento de potência dos motores e fixação das graciosas carenagens de trem de pouso, que dão ao avião um toque de beleza e reduzem o arrasto aerodinâmico, resultando em um pequeno aumento da velocidade de cruzeiro.

A FAMÍLIA CESSNA 172

Logo acima, o assento traseiro do do Cessna 172 Skyhawk, com acabamento em tecido e com espaço suficiente para dois passageiros. Logo abaixo, o interior da versão mais recente do avião, com acabamento em couro opcional. Ainda hoje ele é utilizado no Brasil por fazendeiros, empresários, executivos e profissionais liberais para transporte corporativo e pessoal.

CESSNA 172

Em 1955, o pequeno e simples monomotor a pistão Cessna 172 foi o modelo original lançado pela Cessna Aircraft para, no médio prazo, substituir com vantagens técnicas o antigo Cessna 170, com trem de pouso convencional. O Cessna 172 original é tracionado pelo motor Continental O-300, carburado e aspirado, com seis cilindros e refrigerado a ar, com 145 hp disponíveis na decolagem, com um peso máximo de decolagem de 999 kg. Mesmo com essas limitações técnicas, quase 4.200 unidades foram fabricadas até 1960.

CESSNA 172A E CESSNA 172B

Em 1960, o Cessna 172A foi a primeira versão criada e fabricada pela Cessna Aircraft a partir do modelo original Cessna 172. Essa primeira versão é semelhante ao Cessna 172 original, mas era vendida com opção de trem de pouso com flutuadores. Mais de 1.000 unidades foram fabricadas. No ano seguinte, em 1961, a Cessna passou a oferecer ao mercado outra versão, o Cessna 172B, com algumas melhorias discretas e alterações em relação à versão anterior, entre elas um trem de pouso mais curto, mais espaço para instalação / fixação dos motores, com um nariz um pouco mais comprido e peso máximo de decolagem aumentado para 1.020 kg.

CESSNA 172C E CESSNA 172D

Em 1962, a Cessna Aircraft dava continuidade ao desenvolvimento contínuo do projeto, com a introdução gradativa de importantes melhorias no projeto do avião, passando a fabricar a versão Cessna 172C com piloto automático. Foram fabricadas quase 900 unidades naquele ano. No ano seguinte veio o Cessna 172D e o para-brisa passou a ser fabricado em uma única peça, dando ao avião um aspecto mais elegante, com mais de 1.140 unidades fabricadas.

CESSNA 172 POWERMATIC

Em 1963, a Cessna Aircraft tentou introduzir no mercado uma versão mais potente do Cessna 172, o Cessna 172 Powermatic / Cessna 175 Skylark, com motor Continental GO-300E de 175 hp, mas, curiosamente, o próprio mercado rejeitou o produto e no ano seguinte essa versão deixou de ser fabricada.

CESSNA 172E

Em 1964, a Cessna Aircraft deu mais um passo adiante no aprimoramento do seu produto, com a fabricação em série do Cessna 172E, com importantes melhorias, entre elas a substituição dos fusíveis elétricos por disjuntores e o aumento do peso máximo de decolagem para 1.040 kg, com mais de 1.400 unidades fabricadas.

CESSNA 172F, G, I E K

Em 1965, mais uma importante melhoria, com o Cessna 172F com flaps elétricos. Antes disso os flaps eram acionados por meio de alavancas. Mais de 1.400 unidades dessa versão foram fabricadas. No ano seguinte, foi colocada na linha de produção o Cessna 172G, com quase 1.600 unidades fabricadas. Em 1968, a Cessna Aircraft introduziu no mercado o Cessna 172I, com motor Lycoming O-320, com 150 hp disponíveis na decolagem, com um pequeno aumento na velocidade de cruzeiro, passando para 210 km / h. Em 1969, foi introduzida a versão Cessna 172K, com tanques de combustível de maior capacidade, totalizando 197 litros, e a introdução das pontas de asas em fibra de vidro.

CESSNA 172L E CESSNA 172M

No projeto da versão Cessna 172L Skyhawk foi introduzido o trem de pouso tubular de aço cônico e a carenagem aerodinâmica do trem de pouso foi introduzida. O Cessna 172M Skyhawk foi introduzido em 1974, com um incremento na variedade de aviônicos, com a adição de um segundo aparelho de navegação NAV, um aumento da capacidade do bagageiro e luzes de pouso duplas. Mais de 7.000 unidades da versão Cessna 172M foram fabricadas.

CESSNA 172N

Em 1976, o fabricante fez uma tentativa de introduzir no mercado a versão Cessna 172N Skyhawk, tracionada pela motorização Lycoming O-360, com 160 hp disponíveis na decolagem, podendo ser abastecido com AVGAS 100. O mercado rejeitou o produto e essa motorização foi logo substituída, o avião voltou a ser tracionado pelo Lycoming O-320.

CESSNA 172P

Em 1978, mais duas importantes melhorias, o sistema elétrico de 14 volts do Cessna 172 foi substituído pelo sistema de 28 volts e a capacidade dos tanques de combustível aumentou para 250 litros. Em 1981, foi introduzida a versão Cessna 172P Skyhawk, com aumento de peso máximo de decolagem para 1.089 kg.

CESSNA 172RG CUTLASS

Em 1983, a Cessna Aircraft fez uma tentativa de sofisticar alguns aspectos da linha Cessna 172, com a introdução do Cessna 172RG Cutlass, com trem de pouso retrátil, mas as vendas foram tímidas, já que entre as principais características da família Cessna 172 estão justamente a simplicidade e o baixo custo de manutenção, essas duas características fortes atrativos para os compradores e operadores desses modelos de aviões.

O Cessna 172RG Cutlass é tracionado pelo motor Lycoming O-360 de 180 hp de potência e peso máximo de decolagem de 1.150 kg, com velocidade de cruzeiro aumentada para quase 230 km/h. Essa versão foi fabricada por apenas três anos.

CESSNA 172R

Em 1996, após cerca de 10 anos em que a produção dos aviões monomotores Cessna 206, Cessna 182 e Cessna 172 foi interrompida pela Cessna Aircraft, em função do Liability, a fabricante retomou a produção em série deles. Assim, a família Cessna 172 ganhou mais um integrante, a versão Cessna 172R, com uma grande variedade de melhorias e modernizações em relação às versões anteriores.

O Cessna 172R Skyhawk foi a primeira versão da família Cessna 172 com injeção eletrônica de combustível, com 160 hp disponíveis a 2.400 rpm no motor Lycoming IO-360-L2A, com aumento de peso máximo de decolagem para 1.100 kg, redução dos níveis de ruído em cruzeiro dentro da aeronave, sistema de ventilação melhorado, intercomunicadores para os quatro passageiros e assentos dianteiros com várias opções de regulagens.

CESSNA 172S OU SP

Em 1998, foi lançada mais uma versão da família Cessna 172, o Cessna 172S Skyhawk, conhecido também como Cessna 172SP Skyhawk, tracionado pelo motor Lycoming IO-360-L2A, com 180 hp disponíveis na decolagem, com aumento no peso máximo de decolagem para 1.157 kg. Nos anos seguintes, foram disponibilizadas ao cliente as opções de aviônicos EFIS Garmin G1000 e assentos em couro.

CESSNA 172 SKYHAWK JT-A

Mais recentemente, a Cessna Aircraft passou a oferecer a versão Cessna 172 Skyhawk JT-A, tracionada por um motor Continental CD-155 com potência de 155 hp disponíveis na decolagem, podendo ser abastecida com diesel ou querosene, com alcance aumentado para 1.600 quilômetros.

LEI DE RESPONSABILIDADES
A produção em série do best-seller Cessna 172 Skyhawk, foi interrompida temporariamente em 1986 por iniciativa da própria fabricante Cessna Aircraft, que utilizou como argumento o excesso de regulamentação e responsabilidades financeiras advindas de uma Lei de Responsabilidades aprovada nos Estados Unidos, chamada por lá de Liability, e que provocou alguns temores por parte da indústria aeronáutica civil norte-americana em geral, sobre a sua própria saúde financeira pois, como uma consequência da legislação aprovada, a partir daquela data os fabricantes teriam que arcar com elevados custos de certificação e com uma forte carga de eventuais custos de indenizações ocasionados por acidentes envolvendo aviões, que se julgava serem acima do que seria razoável.

Nesses 10 anos em que a produção desses aviões foi interrompida, o mercado mundial acumulou uma espécie de demanda reprimida por aviões a pistão de fácil operação e custo operacional extremamente baixo, a maioria desse mercado formada de proprietários rurais emergentes ou fazendeiros tradicionais, empresários e executivos que estão adquirindo seu primeiro avião ou decidiram simplesmente trocar a sua aeronave mais antiga por um modelo mais novo e moderno.

Quando essa Lei de Responsabilidades foi rediscutida e reformada na década de 1990 pelo Congresso dos Estados Unidos a Cessna Aircraft norte-americana estudou o relançamento do modelo Cessna 172 Skyhawk, entretanto com uma variedade de modernizações e melhorias mecânicas, elétricas, hidráulicas e eletrônicas. entre elas a troca definitiva das motorizações Continental e Lycoming, ambas com o antigo carburador, pelas modernas motorizações Lycoming, aspirada e turbo, ambas com o sistema de injeção eletrônica como item de série.

MERCADO
Logo acima, o painel de comando do Cessna 172 Skyhawk, com aviônicos analógicos, mas completo para voos por instrumentos. Logo abaixo, o painel de comando das versões mais recentes desse pequeno avião monomotor, composto pelo sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System ou cockpit de vidro.
Para relançar o Cessna 172 Skyhawk no mercado aeronáutico mundial após a paralisação das atividades de produção seriada entre 1986 e 1996, a Cessna Aircraft decidiu também manter as características de baixo consumo de combustível e manutenção fácil e barata encontradas na versão anterior, acrescentando apenas o necessário para atualizar esse modelo onde essas características básicas não fossem afetadas. O resultado foi óbvio, a aeronave voltou a estar entre as preferidas do mercado aeronáutico mundial, mas desta vez com um concorrente muito forte, o Cirrus SR20, com fuselagem e asas em material composto e sistema de para-quedas para ser acionado em emergências.

O Cessna 172 Skyhawk é uma aeronave fácil de pilotar graças a uma boa aerodinâmica e aos componentes eletrônicos, mecânicos, elétricos e hidráulicos que formam um bom conjunto, começando pelas tradicionais motorizações Lycoming IO360, aspirada e turbo, a primeira de 160 hp e a segunda de 180 hp, produzidas nos Estados Unidos pela Lycoming Engines, uma subsidiária da Textron, e pelas hélices de duas pás da fabricante McCaulley, passando pelos indispensáveis GPS, stormscope, TCAS e, finalmente, completados pelo sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System  de navegação, com o PFD (tela primária) e MFD (tela multifuncional) no painel de controle, que podiam ser solicitadas pelo cliente ao fabricante como opcional e, atualmente, são itens de série.

Recentemente, a Cessna Aircraft passou a disponibilizar uma terceira versão, com motorização a pistão a diesel e querosene, denominada Cessna 172 Skyhawk JT-A, com hélice de três pás e trem de pouso fixo. A fabricante afirma que essa motorização homologada recentemente apresenta números de performance e economia de combustível cerca de 10% e 20% melhores, respectivamente, em relação a motorização a gasolina de aviação.

Toda a família de aeronaves Cessna 172 é um gigantesco sucesso de vendas, com mais de 44.000 unidades vendidas, incluindo uma variedade de versões criada a partir do modelo básico original Cessna 172 lançado em 1955, entre elas o Cessna 172RG Cutlass, com trem de pouso triciclo retrátil, um irmão quase gêmeo do Cessna 172 Skyhawk, este com trem de pouso fixo.

A aeronave também foi fabricada sob licença na França, com o nome Reims FR172 Rocket, nas décadas de 1960 e 1970, pela francesa Reims Aviation, tracionado por um motor Continental IO-360, injetado e aspirado, com 210 hp disponíveis na decolagem.

NO BRASIL
O Cessna 172 Skyhawk foi um dos modelos de aeronaves, novos ou usados, mais vendidos no Brasil dos últimos 70 anos. Nas décadas anteriores, ele era muito usado no país para transportar, a partir de cidades grandes, médias e pequenas, pessoas de praticamente todas as classes sociais para fazendas e garimpos. No Pantanal brasileiro, por exemplo, nos meses de chuva era difícil ou praticamente impossível acessar por terra as áreas alagadas, por isso o avião era o meio mais prático e ágil de transporte. Ainda hoje o Skyhawk é usado por muitos fazendeiros brasileiros para acessar com agilidade suas fazendas no interior do país.

A fabricante de aeronaves Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CESSNA 172 SKYHAWK (PÓS LIABILITY)
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h (motor aspirado);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h (motor turbo);
  • Comprimento: Aprox. 8,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming IO360 aspirado (160 hp);
  • Motorização (potência): Lycoming IO360 turbo (180 hp);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
  • Hélices: McCauley de duas pás e passo fixo;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 850 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros (motor aspirado);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros (motor turbo);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.150 kg;
  • Preço: Aprox. US$


ONDE COMPRAR

  • Aeronaves à Venda (classificados)


SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.

Até o momento, os aviões da família Cessna 172 Skyhawk se envolveram e/ou foram envolvidos em 2.057 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 5% do número total de aeronaves fabricadas.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_172
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_172
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens

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