INFORMÁTICA (PARTE 1)

INFORMÁTICA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ELETRÔNICA

INTRODUÇÃO



Exemplo recente de microcomputador desktop / all in one da fabricante multinacional americana Hewlett Packard, com design elegante e de alta performance. O mercado brasileiro é bem atendido por grandes fabricantes de microcomputadores de mesa e notebooks, entre elas a Acer, a Lenovo, a LG, a Semp Toshiba, a Dell e a Positivo.

A Informática é a ciência do armazenamento e processamento ou tratamento automático e lógico da informação. Já a Eletrônica é a ciência que realiza estudos sobre os elétrons e suas propriedades para a fabricação de produtos eletrônicos em geral. A eletrônica é parte da Física, ela estuda e utiliza variações de grandezas elétricas e cria aplicações para esses fenômenos.

A partir dos resultados dos estudos da Eletrônica sobre esses fenômenos físicos, incluindo a corrente ou os elétrons nos circuitos eletrônicos e processadores ou chips, a Informática criou e desenvolveu métodos e modos de processamento e transmissão de informações. Por meio ou a partir da Informática se criam e se desenvolvem as técnicas e / ou métodos e modos de processamento e transmissão de informações e outras técnicas relacionadas a elas. A aplicação prática desse conjunto de técnicas, métodos e modos de processamento, principalmente em grandes e médias organizações, com e ´/ ou sem fins lucrativos, é conhecida nos meios acadêmicos e empresariais como TI – Tecnologia da Informação.

A Informática é a ciência ou o estudo dos métodos e modos de processamento e transmissão de informações. É óbvia e muito clara a importância da Informática para ajudar o administrador de organizações a tomar decisões com base em dados processados com agilidade e precisão.

Por exemplo: Informações como lucratividade e rentabilidade são fornecidas com agilidade e precisão em balanços pelo departamento de contabilidade, após o processamento de dados coletados durante todo a ano.

Segundo o Dicionário Michaelis, a Informática é a ciência ou o estudo do processamento automático de informações, atualmente considerada suporte necessário para o desenvolvimento do conhecimento moderno e viabilizar as comunicações modernas.

TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Exemplo recente de servidor de alta performance e pequeno porte da fabricante multinacional americana Dell. O mercado brasileiro é bem atendido por grandes fabricantes de servidores para organizações de pequeno, médio e grande portes, entre elas a IBM, a Hewlett Packard, a Itautec e a Cisco.

A TI - Tecnologia da Informação é a tecnologia relacionada à aquisição, armazenamento, processamento e distribuição de informações. São os recursos tecnológicos e computacionais utilizados para geração e uso da informação. Ela é formada por todos os dispositivos que têm capacidade para tratar dados e / ou informações, tanto de forma sistêmica como de forma esporádica, aplicada a um produto ou aplicada a um processo.

A Tecnologia da Informação apenas, isoladamente, não é suficiente para que as empresas obtenham vantagens competitivas, pois são necessárias pessoas para operar as máquinas e interpretar as informações obtidas com o uso delas, decidir quais dados devem ser processados e quais informações são relevantes, discernir com o uso de critérios quais informações são úteis para um dado momento, uma situação em especial.

Portanto, os recursos humanos são tão importantes quanto a Tecnologia da Informação. Todos os componentes da Tecnologia da Informação não funcionam sem um ente fundamental, o recurso humano. A grande maioria dos seres humanos tem capacidade de discernir coisas, fatos, acontecimentos, situações, eventos, etc. E isso as máquinas não têm... Então é óbvia a importância do recurso humano na operação dos hardwares e softwares.

Não arrisque na escolha de um servidor para sua empresa, escolha somente servidores fabricados por empresas confiáveis. Uma falha grave em um servidor de baixa qualidade pode causar a perda de dados valiosos, paralisar temporariamente sua linha de produção e / ou deixar seus clientes sem atendimento por tempo demais...

HARDWARE
Logo acima, exemplo de um circuito eletrônico ou circuito impresso, com muitos componentes eletrônicos fixados nele, incluindo microprocessadores ou chips. A miniaturização de componentes é uma das mais fortes tendências atuais dentro da Informática. Logo abaixo, um microprocessador ou chip.

O hardware (pronuncia-se rárduér) é o equipamento ou aparelho eletrônico alimentado por eletricidade, usado no processamento de informações, e seus demais periféricos variados. O hardware é o conjunto de partes físicas que formam um computador e os dispositivos relacionados a ele.

A palavra hardware é utilizada para designar unidades físicas, componentes, circuitos eletrônicos e circuitos integrados, discos e demais mecanismos que compõem um computador e seus periféricos. Está claro que hardware é a parte física do computador, formada por diversos componentes eletrônicos, fios e  periféricos.

O hardware pode ser dividido em várias partes, conforme a função de cada equipamento: dispositivo de processamento, dispositivos de entrada e saída de dados e dispositivos de armazenamento de dados.

Hoje em dia, já é possível, por exemplo, encontrar no mercado notebooks com capacidade de armazenamento e velocidade no processamento de dados equivalentes aos grandes servidores corporativos de três décadas atrás.

VÁLVULAS

As válvulas são os antigos dispositivos eletrônicos de controle de fluxo de corrente, formado por um cátodo aquecido e um ânodo fechado em tubo de vidro a vácuo.

A válvula eletrônica foi inventada por LeeDeForest, em 1906. A partir dela surgiram várias invenções importantes, incluindo as telecomunicações sem fio, o rádio, a televisão e os primeiros computadores, estes na época grandes e pesados, usados apenas por grandes corporações, institutos de pesquisa, governos e forças armadas.

As válvulas fazem parte da 1ª geração de computadores, na acepção popular da palavra, popularizadas na década de 1930 e tendo sido substituídas pelos transistores, posteriormente, na década de 1950, estes com grande vantagem econômica e técnica.

Embora pareça antagônico, as válvulas eletrônicas ainda são utilizadas na transmissão de sinais de rádio e em alguns instrumentos musicais.


TRANSISTORES
Os transistores são modernos dispositivos semicondutores miniaturizados de controle de corrente de estado sólido, utilizados na fabricação de circuitos e produzidos em larga escala. O transistor é um dispositivo ou componente miniaturizado que controla a corrente elétrica. Dentro da Eletrônica, ele também é conhecido como fonte de corrente controlada por corrente, pois por meio da corrente aplicada na sua base é possível controlar a circulação de corrente do seu coletor para o seu emissor. 

O circuito integrado é um circuito eletrônico compactado, extremamente miniaturizado, geralmente um pedaço de material semicondutor utilizado para integrar e conectar componentes eletrônicos, principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores. Um processador ou microchip é um exemplo de circuito integrado.

O primeiro transistor de silício e germânio tecnicamente e economicamente viável que se tem conhecimento foi inventado em 1948 por John Bardeen e Walter Brattain, ele foi o substituto natural da válvula eletrônica de três pólos, utilizada até então em larga escala nos rádios e nos sistemas de telecomunicações da época.

O transistor trouxe pelo menos cinco grandes vantagens sobre a válvula eletrônica: Miniaturização, grande redução de custo de fabricação, baixo consumo de energia, durabilidade e confiabilidade. Quando foi colocado no mercado na década de 1950, o transistor já era muito menor que a válvula eletrônica, apenas 1% do tamanho dela. Seu custo de produção em larga escala era apenas 10% do custo da válvula. O passo seguinte da evolução da Eletrônica foi a criação do circuito integrado, em 1964, reunindo em uma placa de silício vários componentes, incluindo o diodo, o capacitor, o resistor, o indutor e o próprio transistor.

Em seguida veio o primeiro microprocessador ou chip, isto é, a primeira unidade de processamento central que se tem conhecimento, a chamada CPU – Central Processing Unit, em 1971, inventada por Robert Noyce, o fundador da gigante norte-americana Intel.

SOFTWARE

Logo acima e logo abaixo, os logotipos de dois dos mais conhecidos e populares sistemas operacionais ou softwares da atualidade, o Windows 10 e o Linux
A palavra software (pronuncia-se sóftuér) é utilizada para designar qualquer programa que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa. Entre os softwares estão os sistemas operacionais, processadores de textos, navegadores, antivírus, etc. Os softwares são programas executados em um computador. Eles são compostos por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador, informando ao computador como executar uma determinada tarefa. Os dados são itens referentes a uma descrição primária, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados.

Software é a denominação genérica adotada para todo programa requerido por um hardware, ou seja, requerido pela parte física do computador.

Todo computador precisa de um grupo de informações organizadas chamado de programa. Para a execução de uma tarefa o programa é carregado na memória RAM e sua função após carregado é controlar o computador para a execução da tarefa.

SISTEMA OPERACIONAL

O sistema operacional é um software, ele é um conjunto de programas que faz o gerenciamento de informações e componentes de hardware e software. Quando o computador é ligado, o primeiro programa a ser carregado é o sistema operacional, e é justamente ele que controlará as atividades dos programas chamados de aplicativos.

O sistema operacional, conhecido também como software de sistemas, também gerencia os discos e arquivos, controla o monitor para exibir imagens, reserva espaço na memória para cada programa e organiza todas as tarefas executadas pelo computador.

Estão entre os mais conhecidos e populares sistemas operacionais para computadores de mesa, notebooks, smarphones e tablets, dependendo de cada caso, o Windows 10, da gigante norte-americana Microsoft Corporation, o Linux, o sistema operacional gratuito da Linux Foundation, e o Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google.

SOFTWARE DE APLICATIVO

Os softwares de aplicativos são programas que executam determinadas tarefas. De modo geral, cada aplicativo desempenha um papel ou executa uma determinada tarefa para a qual foi projetado anteriormente. Por exemplo: O Word é o programa processador de textos da Microsoft Corporation, a empresa americana de softwares. Com ele, é possível criar textos para documentos oficiais, cartas, trabalhos escolares, etc.

DADOS
Os dados são fatos compostos de números, caracteres e símbolos armazenados em um hardware de tal modo que possam ser processados. Os dados são unidades usadas em processamento e comunicações, transmitidas geralmente em grande número por meio de sinais de frequência eletromagnética e armazenadas e processadas em meios físicos chamados hardwares. Os dados são utilizados para dar origem às informações.

Apenas para efeito de analogia, dados são comparáveis a peças de um quebra cabeças, enquanto informações são comparáveis a um quebra cabeças montado e que forma uma imagem perceptível e clara de algo, ou seja, os dados soltos, não ordenados, são incompreensíveis, enquanto os dados ordenados com lógica podem ser compreendidos e formam uma informação.

O código binário é o principal elemento que forma o sistema de numeração binário, que por sua vez é uma forma de comunicação digital e processamento de dados baseada em apenas dois algarismos, o 0 e o 1, que juntos, de forma combinada, dão origem a uma forma de comunicação e um padrão de processamento de dados universalmente aceitos em praticamente todo o mundo.

INFORMAÇÃO

A informação é todo o conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário ou usuário. As informações são dados que foram processados ou organizados para produzirem fatos que tenham significado.

O conhecimento são dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica, quando se aplicam a determinado problema ou atividade. Os dados processados para extrair deduções críticas e para refletir experiência e perícia anteriores fornecem a quem os recebe conhecimento organizacional, de grande valor.

FEEDBACK

Em sistemas de informação, o feedback é uma saída usada para fazer ajustes e modificações nas atividades de entrada ou no processamento como, por exemplo, erros ou problemas que podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que o processo seja modificado.

Para efeito de analogia, em uma gráfica, por exemplo, é normal e comum que vários modelos e formatos de folhetos solicitados por um fornecedor de produtos e serviços sejam criados, como esboço ou scamp, sem intenção de acabamento final, como base para a ideia de layout para anúncio ou material de promoção.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Válvula_termiônica
  • Unigran - Universidade da Grande Dourados
  • Dicionário Michaelis / UOL: Consulte também a versão de informática do Michaelis
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor
  • Revista In Hardware / Editora Escala
  • Hewlett Packard (divulgação): Imagem
  • Microsoft (divulgação): Imagens
  • Dell (divulgação): Imagem
  • Linux (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)