CESSNA CITATION V

CESSNA CITATION V (560)
CESSNA CITATION BRAVO (550)
CESSNA CITATION ENCORE (560)
CESSNA CITATION ULTRA (560)

INTRODUÇÃO

Logo acima e logo abaixo, o jato executivo de médio porte e alcance interestadual e internacional Citation V, integrante de uma das mais bem sucedidas famílias de aeronaves civis da fabricante americana. Um sucesso de vendas da Cessna Aircraft, uma aeronave confortável e confiável.
Cessna Citation V é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o clássico modelo de jato de médio porte Cessna Citation II, do mesmo fabricante.

Os principais concorrentes do Cessna Citation V são os jatos executivos de médio porte Learjet 35Embraer Phenom 300, Learjet 25Learjet 45. Já o moderno modelo de jato executivo de médio porte Beechjet 400A / Hawker 400 está na mesma categoria ou faixa de tamanho e alcance do Cessna Citation V. De todos esses modelos citados, somente o Embraer Phenom 300 é fabricado em série, os demais já saíram de linha de produção.

A TEXTRON AVIATION
Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

No competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas, incluindo a americana Learjet (propriedade da Bombardier), a fabricante suíça Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa Honda e a americana Cirrus Aircraft.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima e logo abaixo, o Cessna Citation V, um dos modelos da família Citation 560, tem vocação para transportar passageiros entre pequenos e grandes aeroportos e aeródromos de municípios do interior e de grandes metrópoles. Um avião elegante, confortável e seguro, ele não passa despercebido e causa uma boa impressão por onde passa.
O bem sucedido Cessna Citation V é uma aeronave bimotor executiva, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft.

Conhecido também como Citation 560, ele é um dos quatro projetos da 2ª geração da Série 500, todas elas pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Cessna Citation V (número romano V, equivalente ao 5 da numeração arábica) é um projeto diretamente derivado do clássico antecessor Cessna Citation II, por sua vez diretamente derivado do também clássico jatinho executivo Cessna Citation I, por sua vez pertencente à 1ª geração da Série 500, uma das mais bem sucedidas do fabricante americano.

Desde o início de sua fabricação, em 1989, o Cessna Citation V já saía de fábrica com um conjunto de aviônicos completo para voos por instrumentos, com uma boa combinação de instrumentos IFR - Instrument Flight Rules. No entanto, a maioria dos instrumentos do cockpit do avião eram de tecnologia analógica, embora na época já houvesse a tendência de introdução da tecnologia EFIS - Electronic Flight Instrument System, com o horizonte artificial e o radar meteorológico com interfaces digitais, por exemplo. 

O clássico motor turbofan canadense Pratt & Whitney JT15D-5A que impulsiona o Cessna Citation V faz parte da família de motores Pratt & Whitney JT15D, uma das mais bem sucedidas tecnicamente e mercadologicamente na aviação executiva. Essa família de motores é bem conhecida da comunidade aeronáutica mundial, principalmente dos profissionais da aviação executiva. Apesar da idade do projeto, essa família ainda pode ser considerada uma opção eficiente e confiável de motorização projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, entre eles o Hawker 400XP / Beechcraft Beechjet, também um projeto bem sucedido no mercado. Esse motor foi projetado para um intervalo de 3.500 horas de voo entre as revisões, o chamado TBO - Time Between Overhaul, resultando em um custo operacional dentro da média do custo operacional de outros modelos usados de jatos executivos concorrentes disponíveis no mercado, fabricados na mesma época.

Os freios do Cessna Citation V possuem anti-skid, com atuadores hidráulicos. As asas semi-retas do Cessna Citation V foram projetadas para permitir a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado. Por exemplo: Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo e metade dos tanques com combustível é possível decolar de uma pista de pouso de 1.300 metros de uma fazenda no interior do Estado de Goiás, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul ou no interior do Estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo,  apenas uma hora e meia depois, com reservas de combustível. Essas asas foram projetadas para terem uma carga alar menor, o que resulta em um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos suaves e previsíveis.

Porém, pra quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, o cockpit convencional do Citation V, com o conjunto de aviônicos com predominância de instrumentos analógicos. Logo abaixo, uma opção mais completa de aviônicos, com uma das primeiras versões do conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, disponível na época em tubos de raios catódicos.
As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo florescimento da tecnologia do motor a jato na indústria aeronáutica civil e militar. Os primeiros modelos de jatos executivos com motorização turbojato e turbofan nasceram nessas décadas, entre eles o primeiro modelo de jato executivo da história da indústria aeronáutica, o Lockheed Jetstar. Depois desse pioneiro vieram outros modelos de outros fabricantes disputar esse mercado, entre eles o de Havilland DH-125 / Hawker Siddeley HS-125, o Cessna Citation I e o Cessna Citation II, o Learjet 24 e o Learjet 25, o North American Sabreliner / Rockwell Sabreliner e o Dassault Falcon 20.

Já na década de 1980 estava claro para a indústria aeronáutica e para o próprio mercado aeronáutico que o motor a jato veio pra ficar. Surgiram então mais opções de jatos executivos de pequeno e médio portes, entre elas o Canadair Challenger CL-600 e o Cessna Citation V, conhecido também como Cessna Citation 560, o irmão mais velho do Cessna Citation Ultra.

Os projetos de aviões da família Citation 560 estão entre as respostas da Cessna Aircraft às pressões do mercado aeronáutico mundial e da concorrência por uma nova geração de aeronaves executivas com mais espaço interno, portanto mais confortável, mas que conseguisse manter as características de praticidade, confiabilidade e funcionalidade da 1ª geração da Série 500 de jatinhos de asas retas, entretanto com ênfase em aspectos como modernidade, conforto, tecnologia, refinamento, eficiência e redução no consumo de combustível e no custo operacional.

Na prática, bons números de redução no consumo de combustível só foram alcançados definitivamente pela 3ª geração da Série 500, conhecida como família CitationJet, com modelos lançados nas décadas de 1990 e 2000, mas quase todas as demais exigências do mercado foram atendidas de forma satisfatória também pela 2ª geração da Série 500, conhecida como família Citation 560, com modelos lançados nas décadas de 1980, 1990 e 2000.

Curiosamente, essas duas gerações da Série 500, a 2ª geração e a 3ª geração, foram introduzidas no mercado com apenas quatro anos de diferença entre si, com a fabricação em série do Cessna Citation V, iniciada em 1989, e a fabricação em série do Cessna CitationJet / CJ1, iniciada em 1993.

Para alcançar os objetivos pretendidos, a Cessna Aircraft optou por manter tudo o que já havia de bom e / ou de bastante razoável na 1ª geração da Série 500, principalmente as asas retas com baixa carga alar, que possibilitam pousos e decolagens em pistas de pouso de comprimento limitado, curtas ou médias, dependendo do volume de combustível nos tanques, do número de passageiros a bordo, do peso das bagagens, da temperatura externa no aeródromo, da altitude do aeródromo e, é claro, da altura dos obstáculos próximos das cabeceiras da pista de pouso, árvores ou postes, por exemplo. 

A solução encontrada foi implementar gradativamente uma variedade de inovações tecnológicas e mudanças estruturais para alcançar os novos níveis de eficiência e conforto pretendidos, entre elas a fuselagem mais comprida (exceto no Cessna Citation Bravo), as asas com maior área de sustentação, o uso de materiais compostos em maior quantidade e variedade para reduzir o peso dos aviões, aviônicos mais modernos e precisos e a nova motorização implementada a partir do Citation Encore e do Citation Bravo, mais eficiente e um pouco mais econômica.

VERSÕES DA FAMÍLIA 560
Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linhagem mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte deles com asas enflechadas.

É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por forno microondas e / ou forno elétrico.

Mas a Série 500 não tem a proposta de voos intercontinentais, embora esse nível mínimo de sofisticação citado acima também esteja presente nela. Além disso, a travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, em algumas situações ou casos, nos aviões dessa família, já que todos eles possuem a certificação FAR PART 25, embora as viagens intercontinentais não sejam o foco desses produtos da Série 500, principalmente no aspecto de alcance.

CITATION V
O clássico Cessna Citation V é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com pressurização e com trem de pouso triciclo retrátil. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de jatos executivos do planeta.

Conhecido também como Citation 560, ele é um modelo de jato executivo diretamente derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão menor e mais velho, o Cessna Citation V possui uma fuselagem alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros que seu irmão menor e mais velho, mesmo mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley na parte da frente da cabine de passageiros e o toalete básico no fundo da cabine.

Ele foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

Assim como seus irmãos menores e mais velhos da Série 500, o Cessna Citation V possui asas retas e motorização turbofan. A pedido de clientes, a partir de 1989 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation V, com fuselagem alongada em 0,5 metro em relação ao seu irmão menor e mais velho Cessna Citation II, para transportar o mesmo número de passageiros, entretanto com mais conforto, com mais espaço para as pernas, inclusive. O Citation V foi então mais um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava e queria mais conforto e mais velocidade.

Ele não está na sofisticada categoria de jatos executivos intercontinentais de médio porte, mas pode ser considerado uma opção bastante razoável e até refinada e meio luxuosa de avião para quem precisa viajar dentro de um mesmo continente, em rotas interestaduais e internacionais. Ele tem cabine de passageiros pressurizada; trem de pouso retrátil; toalete básico no fundo da cabine de passageiros; galley na parte da frente da fuselagem, ao lado da porta principal de saída, para refeições rápidas e bebidas; corredor central na cabine de passageiros para facilitar o acesso dos passageiros aos assentos, ao toalete e à galley; ar condicionado (só funciona quando os motores estão ligados); e luzes de leitura para os passageiros; entre vários outros itens de conforto.

O Cessna Citation V possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5A com 2.900 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.800 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 740 km / h em uma altitude de 12.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.000 kg, com alcance de aproximadamente 2.700 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

A partir de 1989, o clássico jato executivo Cessna Citation V já saía de fábrica com um bom conjunto para voos por instrumentos. Embora na época o conjunto de aviônicos fosse composto basicamente por instrumentos analógicos, havia uma boa variedade de instrumentos para uma viagem segura e tranquila, entre eles o radar meteorológico colorido e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Atualmente, ele não é mais fabricado, mas uma variedade de retrofits e upgrades está disponível para eventuais compradores e / ou para atuais proprietários que querem atualizar a aeronave, inclusive a opção de instalar instrumentos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System no cockpit, para tornar as viagens ainda mais seguras, tranquilas e precisas.

Além disso, na época ele já saía de fábrica certificado para viagens com baixa temperatura ambiente, com sistema de aquecimento da cabine de passageiros e com os bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal com sistema de boots para evitar formação de gelo em altitudes elevadas e em dias frios;

Mais de 260 unidades do Citation V foram fabricadas em cinco anos de fabricação seriada. Apesar da idade do projeto, o Cessna Citation V ainda pode ser considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION ULTRA
O Cessna Citation Ultra é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com pressurização e com trem de pouso triciclo retrátil. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos na década de 1990 pela Cessna Aircraft.

Conhecido também como Citation 560 Ultra, é um confortável e confiável modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation V. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Ultra possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

A pedido de clientes, a partir de 1993 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Ultra com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores um pouco mais potentes que os motores do seu irmão mais velho Cessna Citation V, portanto com uma impressionante capacidade de chegar até seu teto de serviço de 13.000 metros em apenas meia hora, algo pouco comum dentro da aviação executiva.

De modo geral, houve uma modernização e uma melhoria de performance implementadas pelo fabricante em alguns pontos dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico do Cessna Citation Ultra, com aumento de cerca de 180 kg no peso máximo de decolagem, aumento de cerca de 140 libras de potência / empuxo em cada motor e aumento de cerca de 40 km / h na velocidade de cruzeiro, entre outras modernizações e melhorias.

O Cessna Citation Ultra possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5D com 3.045 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.090 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.300 kg, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Em relação ao seu irmão mais velho, algumas melhorias e mudanças foram implementadas, como, por exemplo, luzes externas de pouso e decolagem instaladas nas pontas das asas e antena de comunicação instalada na parte de cima da fuselagem.

Mais de 270 unidades do Cessna Citation Ultra foram fabricadas em quatro anos e ele ainda pode ser considerado um modelo de aeronave moderno, uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION BRAVO
O moderno Cessna Citation Bravo, conhecido também como Cessna Citation 550B, é um modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Bravo possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar com conforto bastante razoável e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

Na verdade, se todo rigor for usado para definir o Cessna Citation Bravo, oficialmente ele não faz parte da família Citation 560, mas é como se fizesse parte dela, porque quase todas as características de projeto dos demais aviões dessa família também estão presentes nele, exceto o comprimento de fuselagem e a envergadura, que são um pouco menores.

A pedido de clientes, a partir de 1997 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Bravo com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation II, portanto com um bom desempenho, com teto de serviço de 13.200 metros.

A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Bravo e seu irmão Cessna Citation II é a sua então nova motorização, com dois motores turbofan Pratt & Whitney PW530 com 2.800 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.600 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 750 km / h em uma altitude de 13.200 metros.

Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation II para 4.000 horas do Cessna Citation Bravo, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 6.500 kg do modelo anterior Citation II para 6.700 kg do Bravo, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Mais de 336 unidades do Cessna Citation Bravo foram fabricadas em 10 anos de produção seriada e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION ENCORE

O moderno Cessna Citation Encore é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation Ultra. Comparando com o seu irmão anterior, o Cessna Citation Encore possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

A pedido de clientes, a partir do ano 2000 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Encore com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation Ultra, portanto com um ótimo desempenho, chegando a 13.500 metros, o seu teto de serviço, em apenas meia hora.

A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Encore e seu irmão anterior Cessna Citation Ultra é a sua então nova motorização, com dois potentes motores turbofan Pratt & Whitney PW535 com 3.360 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.720 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.500 metros.

Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation Ultra para 5.000 horas do Cessna Citation Encore, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 7.300 kg do modelo anterior Ultra para 7.500 kg do Encore, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

No Cessna Citation Encore o trem de pouso foi trocado para um do tipo trailing-link, para pousos mais suaves e na sub-versão Cessna Citation Encore + foi introduzida o FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema de gerenciamento do funcionamento dos motores para evitar que certos parâmetros de segurança no funcionamento deles sejam ultrapassados, evitando danos por funcionamento incorreto e aumentando a vida útil deles.

Mais de 160 unidades do Cessna Citation Encore e Cessna Citation Encore + foram fabricadas em 12 anos e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

MERCADO

O alcance do Cessna Citation V pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar com os tanques cheios de combustível, dois passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 3.200 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com seis passageiros adultos e duas crianças a bordo é de cerca de 2.700 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem. Nesta condição, não é possível decolar com os tanques cheios de combustível...

Isso significa que, na prática, caso a aeronave esteja lotada de passageiros, só é possível chegar até Boa Vista, decolando de Campinas, por exemplo, com uma parada intermediária para reabastecimento em Brasília, Goiânia ou Cuiabá, por exemplo.

Mesmo assim, o Cessna Citation V foi muito bem aceito no mercado brasileiro, com dezenas de unidades vendidas aqui, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Atualmente, esse modelo é procurado por executivos, empresários, fazendeiros e até artistas para satisfazer suas necessidades de mobilidade com conforto e segurança. Várias empresas de táxi aéreo no Brasil operam intensivamente o modelo, inclusive.

Considerando a 2ª geração da Série 500, o Cessna Citation Encore, fabricado a partir do início da década de 2000, e o Cessna Citation Bravo, fabricado a partir da década de 1990, são os modelos mais modernos e competitivos, são os mais vantajosos dos pontos de vista econômico e técnico, com motores Pratt & Whitney PW535A (Encore) e Pratt & Whitney PW530A (Bravo), um pouco mais econômicos que os clássicos motores Pratt & Whitney JT15D utilizados nos modelos anteriores Cessna Citation V e Cessna Citation Ultra.

Os motores Pratt & Whitney PW535A disponíveis no Cessna Citation Encore e os motores Pratt & Whitney PW530A disponíveis no Cessna Citation Bravo têm custo de manutenção reduzido para 5.000 horas de voo e 4.000 horas de voo, respectivamente, para cada overhaul (revisão completa). Esses motores disponibilizam 3.400 libras de potência / empuxo cada, no caso do Citation Encore, e 2.887 libras de potência / empuxo cada, no caso do Citation Bravo, o suficiente para os dois aviões operarem em pistas de pouso pavimentadas de 1.650 metros de comprimento, em dias quentes e com seis passageiros a bordo.

Os principais concorrentes da 2ª geração de jatos executivos Cessna Citation da Série 500 são os clássicos Learjet 35 e Mitsubishi MU-300 Diamond, os modernos e confortáveis Learjet 45, Bechcraft Beechjet 400A, Learjet 40, Hawker 400XP, Learjet 75, Beechcraft Premier I, Learjet 70, o competitivo e moderno Embraer Phenom 300 o novíssimo Pilatus PC-24.

A Beechcraft Corporation não fabrica mais o Beechjet 400A, o Hawker 400XP e o moderníssimo Premier I, este fabricado em material composto, atualmente só é possível encontrá-los no mercado de aeronaves usadas. Atualmente, a Textron Aviation disponibiliza aos atuais proprietários dos aviões Beechjet 400A e Hawker 400XP o programa Hawker XPR de modernização e atualização desses modelos.

O Cessna Citation Encore, o Learjet 35, o Cessna Citation V, o Learjet 45, o Cessna Citation Bravo, o Mitsubishi MU-300 Diamond, o Cessna Citation Ultra, o Beechcraft Premier I, o Learjet 40, o Beechcraft Beechjet 400A e o Hawker 400XP não são mais fabricados, só é possível encontrá-los no mercado de aeronaves usadas.

A Cessna Aircraft fabricou cerca de 1.100 unidades de jatos executivos da 2ª geração da Série 500, incluindo as versões militares Citation OT-47B, Citation UC-35A, Citation UC-35B, Citation UC-35C e Citation UC-35D para uso da USAF - United States Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos, para o US Army ou Exército dos Estados Unidos e para os US Marine Corps ou Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITATION ENCORE
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 15 metros;
  • Envergadura: Aprox. 17 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,7 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW535A (3.400 libras / cada);
  • Bypass da Pratt & Whitney: 2,5 / 1;
  • TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora ( lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 7.500 kg;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 3,2 milhões (usado / bom estado de conservação);

CITATION ULTRA
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 15 metros;
  • Envergadura: Aprox. 16 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,7 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW535A (3.045 libras / cada);
  • Bypass da Pratt & Whitney:
  • TBO (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 750 litros / hora ( lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
  • Aviônicos: FMS Global GNS-X;
  • Freios: Com anti-skid;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 7.400 kg;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,8 milhões (usado / bom estado de conservação);

CITATION BRAVO
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 15 metros;
  • Envergadura: Aprox. 16 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,6 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW530A (2.887 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 4.000 horas;
  • Bypass da Pratt & Whitney:
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 650 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 6.700 kg;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,1 milhões (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Cessna Citation V também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Os jatos executivos Cessna Citation fabricados pela Textron Aviation / Cessna Aircraft sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatos executivos Cessna Citation devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.

Foram registrados 8 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os jatos executivos da 2ª geração da Série 500 se envolveram e / ou  foram envolvidos, o equivalente a cerca de  1% do número total de aeronaves fabricadas. Eles formam uma das famílias de jatos executivos mais seguras que existem:

ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS FATAIS
ANO
PAÍS
Modelo
CAUSAS PREDOMINANTES
1995
Estados Unidos
V
Aproximação mal sucedida sob mau tempo
2001
Suíça
V
Desorientação espacial após a decolagem, sob mau tempo
2004
Estados Unidos
Encore
Aproximação mal sucedida
2005
Estados Unidos
V
Aproximação mal sucedida sob mau tempo, com falha humana
2006
Estados Unidos
V
Pouso mal executado, com falha humana
2006
Estados Unidos
Encore
Pouso mal executado, com falha humana
2006
Estados Unidos
Encore
Pouso mal sucedido, sob mau tempo
2010
Alemanha
Bravo
Imprudência e comportamento temerário da tripulação
2018
Estados Unidos
V










VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_V
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_II
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Encore
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)