NUTRIENTES (MEDICINA E VETERINÁRIA)


NUTRIENTES
MACRONUTRIENTES
MICRONUTRIENTES
ALIMENTOS
ÁGUA

INTRODUÇÃO

Os nutrientes são substâncias vitais encontradas nos alimentos em geral, elas são necessárias para a geração, para o crescimento e o desenvolvimento de qualquer organismo vivo, incluindo o ser humano, e são essenciais para a manter sua saúde e vitalidade. Todos os nutrientes são importantes para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, por isso devemos manter uma dieta balanceada. O ser humano precisa diariamente da energia fornecida pelos alimentos para realizar bem todas as atividades diárias e ter um desenvolvimento físico e mental saudável.

Os alimentos são substâncias naturais ou artificiais que, ingeridas por humanos ou animais, fornecem os nutrientes necessários para manter a vida de quem ou que os consome.

Os nutrientes são elementos básicos ou matéria-prima fornecidos pela natureza, por meio dos alimentos, para formação das estruturas corporais de seres vivos em geral, incluindo humanos, animais e vegetais.

Do ponto de vista biológico, o nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário para a sobrevivência de um organismo vivo. Segundo a bióloga Paula Louredo, os nutrientes são as estruturas ou substâncias fundamentais que constituem ou estão presentes nos alimentos e que são importantes para o funcionamento dos organismos humano e animal, fornecendo energia para produzir trabalho ou simplesmente para mantê-lo vivo, servindo como matéria-prima para o desenvolvimento dos tecidos orgânicos, mantendo e reparando partes do corpo danificadas e sustentando o crescimento do corpo.

A palavra nutriente tem origem no latim nutriens, que significa alimentar.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Os nutrientes são substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas, essenciais para a nutrição e, portanto, para a manutenção da vida de humanos e animais. Tanto os organismos autotróficos quando os organismos heterotróficos necessitam de nutrientes inorgânicos, os chamados sais minerais. De modo geral, os nutrientes são recicláveis, ou seja, a princípio eles não desaparecem simplesmente do meio ambiente ou ecossistema depois de serem consumidos por seres vivos, a não ser, é claro, em casos específicos, como, por exemplo, durante a cremação de corpos orgânicos.

Eles são fundamentais para qualquer ser vivo conhecido, eles são essenciais para a vida, e estão divididos em macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e gorduras, e os micronutrientes, que são as vitaminas, os minerais e as fibras alimentares. Os alimentos em geral são compostos ou têm em sua composição nutrientes, incluindo os carboidratos, que são necessários para o metabolismo de organismos vivos, ou seja, a transformação de matéria orgânica em energia por uma célula. Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

Do ponto de vista da Botânica e da Ecologia, neste contexto, os nutrientes básicos para a sobrevivência de plantas e de seres vivos autotróficos são o oxigênio, o dióxido de carbono, a água e os sais minerais. As plantas e os constituintes do fitoplâncton formam assim a base da cadeia alimentar, uma vez que servem de alimento aos animais herbívoros.

Os seres vivos como os animais, os fungos e muitos protistas, não têm a capacidade de fotossíntese, eles se alimentam de plantas ou de outros animais, que podem estar tanto vivos como em decomposição. Para esses seres vivos do reino animal, os nutrientes são os compostos orgânicos e os minerais existentes nesses alimentos. Entre os principais nutrientes, neste caso macronutrientes, estão os hidratos de carbono, prótidos e lipídios. Os micronutrientes incluem as vitaminas e os microminerais, ou oligoelementos.

A nutrição é o processo químico e biológico que abrange a ingestão de alimentos e água e a assimilação dos nutrientes e da água presentes nos alimentos. Graças à nutrição os organismos vivos nascem, crescem e se reproduzem. Nos humanos e animais a alimentação e/ou ingestão de água é realizada normalmente quando eles sentem fome e sede,  o que pode variar um pouco de acordo com a temperatura ambiente, com a umidade do ar e com as necessidades de consumo de nutrientes de cada um, os atletas e trabalhadores braçais, por exemplo, sempre consumindo mais.

De modo geral, seres vivos de sangue quente consomem mais nutrientes e água que seres de sangue frio.

MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES

Os nutrientes são divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são necessários em grandes quantidades ou volumes e entre eles estão o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Já os micronutrientes são essenciais para a vida no planeta Terra, mas podem se tornar tóxicos se forem consumidos por seres vivos em quantidade muito acima da necessária, entre eles o cobre, o zinco e o molibdênio.

De modo geral, os seres vivos vertebrados, incluindo os humanos, precisam de uma dieta equilibrada, sem excessos, incluindo carboidratos, gorduras, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas. A falta ou deficiência de de nutrientes em seres vivos, incluindo humanos, animais e plantas, pode causar crescimento insuficiente, deformidade e esterilidade. 

O citoplasma das células vivas é constituído por uma solução aquosa de várias substâncias e, por essa razão, a água tem uma importância fundamental na nutrição dos seres vivos. No caso do ser humano, por exemplo, entre 75% e 85% de seu peso total é água. A água é vital, absolutamente indispensável, para a sobrevivência de seres vivos, incluindo vegetais e animais, no entanto para muitos cientistas e acadêmicos ela não é considerada um nutriente no contexto da alimentação humana.

De modo geral, um ser humano normal, a princípio saudável, em estado de repouso, em ambiente fresco e não muito seco, tem condições de sobreviver até cerca de 20 dias sem alimentação sólida, sem sequelas posteriores, porém não consegue sobreviver mais do que cerca de 10 dias sem água. Há exceções, casos registrados na história humana de pessoas normais que conseguiram sobreviver mais tempo sem água e sem alimento sólido, voluntariamente ou não, porém a maioria deles com sequelas de saúde...

Nós, seres humanos, não consumimos apenas água quando a bebemos ou quando bebemos sucos de frutas. A água também está presente nos alimentos que consumimos, principalmente nas frutas, nos legumes e nas verduras. Aliás, valorize a presença de frutas, legumes e verduras em sua alimentação diária, eles são tão importantes quanto o arroz e o feijão nosso de cada dia.

É possível observar nas plantas a importância da água como um nutriente, pois quando cultivadas devem ser regadas. Também é possível perceber a importância da adubação, ou seja, é necessário fornecer-lhes uma substância na qual se encontrem dissolvidos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Nos humanos e nos animais os nutrientes são absorvidos depois da ingestão de alimentos sólidos e líquidos, incluindo sucos naturais e cereais, no sistema digestivo ou em organelas especializadas. Esse processo consiste em transformar os alimentos em substâncias nutritivas que, em solução pastosa possam ser absorvidas pelas paredes do intestino delgado e, consequentemente, assimiladas pelas células do corpo.

Nós, seres humanos, perdemos ou eliminamos, em dias quentes, aproximadamente dois litros de água diariamente por meio do nosso suor, quando urinamos, quando praticamos exercícios físicos, quando executamos algum trabalho braçal ou simplesmente quando estamos parados em um ambiente quente, como uma reação natural do corpo para manter sua temperatura controlada. Por isso, a necessidade de bebermos ou consumirmos aproximadamente dois litros de água por dia, seja na sua forma original, seja por meio de suco de frutas, seja por meio de frutas in natura ou seja por meio de outros alimentos sólidos.

Um nutriente energético é uma substância usada no processo de metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do seu meio ambiente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos. As formas de ingestão e digestão ou absorção de macronutrientes e micronutrientes variam, com os animais a possuírem um sistema digestivo interno, enquanto as plantas absorvem os nutrientes por meio de raízes. Os efeitos dos nutrientes dependem em grande parte da quantidade da dose ingerida.

No caso das plantas, por exemplo, a fotossíntese é a produção de nutrientes a partir da combinação de elementos disponíveis na natureza, incluindo a água, o gás carbônico / dióxido de carbono e a energia da luz solar absorvida pela clorofila.

Os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras, proteínas / aminoácidos e as vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os sais minerais e a água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os nutrientes que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados macronutrientes e os necessários em pequenas quantidades são denominados micronutrientes:

MACRONUTRIENTES
  • Proteínas: Depois da água, as proteínas são os elementos mais abundantes presentes nos corpos de animais e humanos. Elas são os elementos básicos formadores de tecidos orgânicos vivos, desde os músculos, ossos, sangue, órgãos em geral, pele, cabelos, hormônios, enzimas e anticorpos. O consumo diário de proteínas é necessário para reparar tecidos danificados ou a substituição natural de tecidos envelhecidos ou desgastados, e também para a reprodução e para o crescimento. As proteínas são formadas pela união de uma variedade de unidades estruturais chamadas aminoácidos. Por meio das proteínas, nosso corpo trata de substituir suas próprias células e tecidos e acrescentá-las ou repô-las quando necessário, caso ainda esteja na fase de crescimento ou caso tenha sofrido algum acidente. Os principais exemplos de alimentos que fornecem proteínas são o leite e seus derivados, o feijão, os ovos, as castanhas e as nozes em geral e as carnes em geral.
  • Carboidratos: Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Eles são açúcares em geral, amidos e celulose. A fonte primária de energia consumida por organismos vegetais é o sol. Os vegetais são capazes de absorver e produzir, por meio da fotossíntese, e armazenar a energia do sol principalmente sob a forma de açúcares. Após a ingestão e durante a digestão de vegetais, os organismos dos animais e dos humanos absorvem os carboidratos, cujo excesso ou excedente é armazenado por meio de gordura. Mas atenção, consulte seu médico e/ou nutricionista para saber a dose adequada de consumo de açúcares para o seu organismo, não exagere... Os principais exemplos de alimentos que fornecem carboidratos são os pães, o arroz, o milho, a batata e as massas em geral, incluindo o macarrão, pizza e lasanha.
  • Gorduras: Como já citado logo acima, as gorduras são a forma concentrada de energia. Elas são conhecidas também como lipídios e são consideradas também fonte de energia. Estão armazenadas no nosso organismo para fornecer energia ao nosso corpo quando fazemos atividades físicas. Os principais exemplos de alimentos que fornecem gorduras são manteiga, óleo de soja, margarina, castanhas e nozes em geral, azeite e leite integral. Também neste caso deve haver orientação de médico e/ou nutricionista para saber a dose adequada diária de consumo... 

MICRONUTRIENTES
  • Vitaminas: As vitaminas são fundamentais para a reprodução e o crescimento de humanos e animais, inclusive para a formação da pele e mucosas, formação do sangue, cicatrização dos tecidos em casos de acidentes. A carência de vitaminas pode causar a perda do feto durante a fase de gestação, com o chamado aborto espontâneo, inclusive... A carência de vitaminas pode prejudicar a visão em adultos e crianças, dificuldade de movimentos causada por músculos fracos, fraqueza nos ossos e atraso no crescimento de bebês, crianças e adolescentes. As vitaminas ajudam no bom funcionamento do organismo, inclusive no combate contra bactérias e vírus, melhorando o funcionamento do sistema imunológico. Os principais exemplos de alimentos que fornecem vitaminas são o leite e seus derivados, os ovos, o mel de abelhas, a carne de peixe, os derivados da soja, as verduras, os legumes, as frutas e as castanhas.
  • Sais Minerais: Estão diretamente relacionados com o crescimento de humanos e animais e com as funções vitais do organismo. Os sais minerais desempenham funções importantes no corpo de humanos, incluindo a formação de ossos e dentes, movimentos musculares e a coagulação do sangue. Os principais exemplos de alimentos que fornecem sais minerais são o leite, a carne de peixe, as verduras, os ovos e o sal de cozinha. Mais um alerta, não consuma sal de cozinha em excesso, consulte seu médico e/ou nutricionista para saber a dose adequada para você...
  • Fibras: As fibras facilitam o funcionamento do intestino e regulam os níveis de colesterol e açúcar no sangue humano. As fibras podem ser encontradas em verduras, frutas e cereais em geral.

NUTRIÇÃO

Segundo o Dicionário Michaelis, a nutrição é o conjunto de fenômenos biológicos relacionados ou derivados da alimentação, no sentido amplo. Segundo o Dicionário Larousse, a nutrição é o conjunto de processos digestivos e metabólicos pelos quais um organismo vivo absorve e assimila os nutrientes presentes nos alimentos. Mas a palavra Nutrição, com inicial maiúscula, também pode ser entendida como o estudo desses processos no ser humano e sua aplicação prática, relacionados à carreira do nutricionista.

O nutricionista é a pessoa que completou o curso superior de Nutrição, ele é um graduado ou especialista em nutrição e se dedica ao estudo da alimentação e atua na área de atendimento médico relacionado à nutrição de seres humanos. O nutricionista adapta a dieta ou regime alimentar do seu paciente às suas necessidades específicas, particulares e singulares.

O especialista ou técnico que administra ou orienta o produtor rural na alimentação de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves é o zootecnista. O especialista ou técnico que administra ou orienta donos de equinos e semelhantes e animais domésticos sobre suas respectivas alimentações é o veterinário.

Quando falamos em nutrição, podemos defini-la como processos que vão desde a ingestão dos alimentos triturados pela arcada dentária ou, no caso dos líquidos, simplesmente engolidos / ingeridos, até a sua absorção pelo nosso organismo. Os seres humanos são seres heterotróficos e onívoros, ou seja, alimentam-se de outros organismos e mantêm uma alimentação muito variada, composta de produtos de origem vegetal e animal.

A absorção dos nutrientes presentes nos alimentos em geral é a última ou penúltima fase do processo de digestão que começa pela boca e termina no ânus. Todos esses órgãos compõem o sistema digestivo, incluindo o estômago e os intestinos delgado e grosso. Mas a absorção em si dos nutrientes é realizada nos intestinos, mais precisamente no intestino delgado.

NUTRIENTES PLÁSTICOS

Os nutrientes plásticos, conhecidos também como nutrientes construtores, são aqueles que servem de matéria prima na produção e no crescimento de células e tecidos e na reparação de tecidos danificados por acidentes. Estão neste grupo as proteínas, que também têm função energética, água e alguns minerais.

Os alimentos que fornecem nutrientes plásticos são castanhas, amendoim, leite e derivados, incluindo o iogurte e o queijo, derivados de soja, feijão e ovos, entre outros.

NUTRIENTES ENERGÉTICOS

Os nutrientes energéticos têm a função de fornecer grande parte da energia ou calorias necessárias ao corpo. Neste grupo estão carboidratos, lipídios e proteínas.

Os alimentos que fornecem energia ou calorias são arroz, pães, bolos e biscoitos, massas, canjica e milho verde, farinha de mandioca, mel de abelhas, batata e batata-doce, castanhas e azeitonas.

NUTRIENTES REGULADORES

Os nutrientes reguladores controlam as funções vitais e exercem um importante papel no funcionamento adequado do organismo, controlando a queima de gorduras, a síntese de proteínas e a formação dos ossos, entre outras funções. Fazem parte deste grupo as vitaminas, os sais minerais e a água.

Os alimentos que fornecem nutrientes reguladores são as verduras, as frutas e os legumes, incluindo o o alface, a couve, o brócolis, o repolho, a maça, a manga, a banana, o abacate, o caqui, a melancia, a uva, o chuchu, a abobrinha e a abóbora, a cenoura, o tomate, a berinjela e a beterraba.

AS FUNÇÕES DA ÁGUA

O corpo de seres humanos e animais é constituído de seis tipos de nutrientes, as proteínas, os carboidratos (conhecidos também como açúcares), as gorduras, as vitaminas, os minerais e a água. Os órgãos de humanos e animais estão diariamente consumindo nutrientes, sem parar, 24 horas por dia, até quando estão dormindo, seja para produzir energia, seja para reparar os tecidos, seja para produção de hormônios e enzimas, seja para o crescimento do próprio corpo ou, no caso das grávidas, para nutrir o feto.

A água é o elemento mais abundante no corpo de humanos e animais. A água exerce as seguintes funções:
  • Atua na regulagem da temperatura corporal, por meio do suor;
  • É necessária para a digestão adequada de alimentos sólidos e para o metabolismo;
  • É um dos principais componentes formadores do sangue e atua no transporte de nutrientes para as diferentes partes do corpo. O sangue, aliás, é o principal responsável pelo transporte de oxigênio, captado pelos pulmões, para as demais células do corpo de humanos e animais
  • Facilita a eliminação dos excrementos e age como lubrificante das articulações.
  • Viabiliza as relações sexuais de humanos e animais, lubrificando os órgãos sexuais, que são o ponto de partida para a reprodução das respectivas espécies.
  • Mantém a boca úmida ou molhada, por meio da saliva;
  • Mantém os olhos úmidos ou molhados;
  • É uma das bases para a formação do leite humano e do leite de origem animal;

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

É aconselhável adotar e manter uma dieta balanceada, baseada na seleção criteriosa, se possível com a ajuda de um nutricionista, de alimentos fornecedores de proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídios, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento adequado das células. Alimentar-se bem não significa necessariamente comer em grande quantidade e beber em grande volume. O mais importante é a qualidade do alimento, o que ele pode fornecer de nutrientes.

O nosso organismo consegue produzir ou sintetizar, como se costuma dizer dentro dos meios científicos e acadêmicos, uma parte das substâncias que necessita a partir da transformação química dos nutrientes que ingerimos com a alimentação. Mas existem outras substâncias nutritivas que não são produzidas pelo nosso organismo, sendo necessário obtê-las prontas no alimento. Essas substâncias são chamadas de nutrientes essenciais e, além das vitaminas, podemos citar alguns aminoácidos que o corpo não consegue produzir, como isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina, chamados de aminoácidos essenciais.

Os aminoácidos essenciais para a sobrevivência do ser humano podem ser obtidos a partir da ingestão de alimentos ricos em proteínas, como carnes, leite, iogurte, queijos e outros alimentos de origem animal. Mas é importante lembrar que o consumo em excesso de produtos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas, pode causar prejuízos ao organismo humano, o câncer de intestino, por exemplo, portanto modere o seu consumo de carnes vermelhas, na medida do possível dê preferência às carnes brancas de frango e de peixes. Outro alerta: Sempre que possível, dê preferência às carnes cozidas ou assadas...

As vitaminas são substâncias orgânicas consideradas como nutrientes essenciais. São substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que influenciam muito no bom funcionamento do nosso organismo e a sua falta causa sérios prejuízos ao organismo. Entre os bons exemplos de fontes de vitamina C, por exemplo, estão a laranja, o limão e a acerola. A falta de vitamina C no organismo provoca fragilidade das gengivas, perda de apetite, pele seca, cicatrização lenta após acidentes ou cirurgias, escorbuto e hemorragias internas nos diversos órgãos de humanos e animais.

Os sais minerais são nutrientes inorgânicos muito importantes para o bom funcionamento do organismo de todos os seres vivos e a falta de alguns desses minerais pode prejudicar o metabolismo. Entre os sais minerais mais importantes para humanos, animais e vegetais estão o sódio, o potássio, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o zinco e o ferro, entre outros. A ausência ou insuficiência de ferro no organismo humano, por exemplo, pode causar anemia.

Há cientistas e acadêmicos que não consideram a água um nutriente, mas é apenas uma questão conceitual. O fato é que não há dúvida de que ela é fundamental para a vida. Além de sua ingestão na forma líquida, há também a água ingerida nos alimentamos, pois ela faz parte da composição da maioria dos alimentos.

Outros nutrientes orgânicos muito importantes para os organismos vivos são os carboidratos, conhecidos também como glicídios, e os lipídios. Esses nutrientes têm a função de fornecer energia para as células e por isso podem ser chamados de nutrientes energéticos.

A nossa alimentação deve ser equilibrada e variada, composta por alimentos que forneçam a quantidade e o volume suficientes de nutrientes na adequada proporção ao nosso consumo diário de energia. De modo geral, atletas e trabalhadores braçais consomem mais calorias que a média.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • SENAR – Serviço Naciona de Aprendizagem Rural
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nutriente
  • Livro Didático Porta Aberta / Ciências / 4º Ano – Ângela Gil e Sueli Fanizzi
  • Livro Saúde com Sabor / Eunice Vidal / Editora Casa
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sais_minerais#:~:text=Os%20Sais%20Minerais%20s%C3%A3o%20nutrientes,e%20em%20diversos%20outros%20alimentos.
  • Nova Enciclopédia Ilustrada Folha - Larousse / Cambridge / Oxford / Webster 
  • Wikimedia: Imagem

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    AGRICULTURA E PECUÁRIA

    MASSEY FERGUSON MF 265

    MASSEY FERGUSON MF 290

    MASSEY FERGUSON MF 275

    TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)