ATARI INCORPORATED
ATARI INCORPORATED
ATARI CORPORATION
VIDEOGAME ATARI 2600
INTRODUÇÃO
ATARI CORPORATION
VIDEOGAME ATARI 2600
INTRODUÇÃO
A
pioneira Atari Incorporated foi uma grande, inovadora e popular
empresa americana criadora, desenvolvedora e fabricante de produtos
eletrônicos de consumo residencial para entretenimento virtual,
principalmente videogames de primeira e segunda gerações, fundada
em 1972 pelo engenheiro eletrônico americano Nolan Bushnell e seu
colega, também americano, Ted Dabney. A empresa foi sediada
inicialmente em Sunnyvalle, no estado da Califórnia, e,
posteriormente, em Nova York, nos Estados Unidos, e no seu auge, nas
décadas de 1970 e 1980 chegou a contratar milhares de funcionários para produzir em larga escala o seu principal,
mais famoso e desejado produto, o videogame Atari 2600, o sonho de
consumo de um grande número de crianças, adolescentes, jovens e até
adultos norte-americanos, sul-americanos e europeus.
A
empresa foi vendida para a Warner Communications em 1976 que,
posteriormente, anos mais tarde, a partir de 1984, passou a vender
suas divisões de criação, desenvolvimento e fabricação de
produtos eletrônicos, uma a uma, até finalmente vender a própria
marca Atari para a empresa francesa Infogrames em 2004.
Atualmente,
o bilionário mercado mundial de videogames é servido por grandes
fabricantes multinacionais de hardwares e softwares, que
disponibilizam aparelhos de sexta geração, com alta capacidade de
processamento e impressionante riqueza de detalhes visuais. As
principais fabricantes de videogames do planeta são a japonesa Sony
Corporation, com o console PlayStation, a americana Microsoft
Corporation, com o console Xbox, e o a japonesa
Nintendo Company, com o console Wii.
CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
A
Atari Incorporated pode ser considerada a primeira grande fabricante
de hardwares e softwares de jogos eletrônicos para entretenimento
residencial em ambiente virtual. Ela foi criada na década de 1970 e
destacou-se no então novo mercado mundial de videogames ao criar,
desenvolver e fabricar em larga escala hardwares e softwares para
jogos arcade.
Essa
pioneira empresa americana começou sua tragetória criando,
desenvolvendo e fabricando em larga escala o aparelho eletrônico
Pong, uma espécie hardware com a aparência externa de um computador
antigo dentro de um gabine de madeira,
programado com software de jogo eletrônico.
Em
1975, Nolan Bushnell, comprou uma empresa de engenharia chamada Cyan
Engineering para desenvolver um sistema de videogame de nova
geração, juntamente com os projetistas Steve Meyer, Joe Decuir e
Harold Lee, que trabalharam em um protótipo conhecido como Stella
por algum tempo. Diferente das máquinas antigas de jogos eletrônicos
que usavam lógica de programação própria e fixa para rodar um
pequeno número de jogos, o núcleo do Stella era uma CPU – Central
Processing Unit completa, o famoso MOS Technology 6502, em uma versão
reduzida para cortar custos, conhecido como 6507
Era
um sistema relativamente simples, uma combinação de chips de RAM e
E/S, o MOS Technology 6532 e um chip de display e som de design
próprio conhecido como TIA, de Television Interface Adaptor. Além
desses três componentes eletrônicos, as duas primeiras versões do
aparelho eletrônico continham mais um chip, o CMOS padrão de buffer
de lógica IC, totalizando quatro chips, sendo assim um protótipo de
produto com poucos chips, formando um conjunto barato. Algumas
versões posteriores eliminaram o chip de buffer.
O
termo chip é usado para definir um circuito eletrônico integrado. É
um pequeno pedaço de material semicondutor, geralmente de silício,
no qual é gravado pela técnica de dopagem um grande número de
componentes eletrônicos, incluindo transistores, resistores e
capacitores. Essa combinação de componentes executa uma tarefa
específica ou várias tarefas dentro de um contexto de um aparelho
eletrônico, sistema ou dispositivo.
O
sistema do console Atari 2600 contava com um microprocessador de
1,19 Mhz e 8 bits. A memória RAM do videogame era de apenas 128
bytes, já que o foco era produzir em larga escala e a baixos preços.
Em
1976, a Fairchild Semiconductor liberou seu próprio sistema baseado
em CPU – Central Processing Unit, mas o Stella ainda não estava
pronto para produção, estava claro que deveria estar pronto antes
que outros produtos semelhantes de outros fabricantes chegassem ao
mercado. A Atari Incorporated simplesmente não tinha o dinheiro
necessário para completar o sistema rapidamente, e, além disso, as
vendas de seu primeiro produto de larga escala, o Pong, estavam
diminuindo. Então Nolan Bushnell procurou a Warner Communications e
vendeu a companhia em 1976 por US$ 28 milhões, com a promessa de que
o Stella seria produzido o mais rápido possível.
A
chave para o sucesso do aparelho eletrônico de entretenimento foi a
contratação de Jay Miner, um desenvolvedor de chip que concentrou
vários circuitos em um chip, tornando o TIA um chip único. Uma vez
completo e testado, o sistema estava pronto para venda. Na data de
lançamento, a criação, o desenvolvimento e os preparativos em
geral, incluindo marketing, para a venda em larga escala do novo
produto eletrônico para jogos virtuais tinham custado
aproximadamente US$ 100 milhões, com payback, ou seja, o
tempo para retorno do investimento realizado, relativamente rápido,
de apenas alguns anos.
Quando
o engenheiro eletrônico Nolan Bushnell vendeu a Atari Incorporated
para a Warner Communications, a nova proprietária deu início
imediato a um amplo e especializado programa de redução de custos e
otimização dos processos produtivos internos da empresa fabricante
de produtos eletrônicos para tornar o seu então novo produto em
fase de criação e desenvolvimento, o Atari 2600, lançado em 1978,
um grande fenômeno de vendas, o que de fato foi realizado a contento
na década de 1980, com mais de 30 milhões de unidades fabricadas no
total, números extraordinários para a época.
A
receita bruta da Atari Incorporated chegou a representar, por alguns
anos, cerca de um terço da receita bruta total da gigante companhia
americana de mídia Warner Communications. O
primeiro console da Atari Incorporated foi o Atari VCS, o Video
Computer System, produzido em 1977. Porém seu preço ainda não era
popular, em torno de US$ 200 dólares, e uma sucessão de novos
consoles foi lançada para tentar estabelecer uma fonte de renda
segura para a Atari Incorporated, até que, em 1978, a empresa lançou
o Atari 2600, mais acessível, de longe seu maior sucesso e,
posteriormente, o ícone da empresa, o seu carro chefe de vendas.
Em
1979, por exemplo, a Atari Incorporated teve uma receita bruta de aproximadamente US$ 200 milhões e lucro de
aproximadamente US$ 20 milhões, sendo grande parte desse lucro o
resultado direto do sucesso comercial do console Atari 2600 e de seus
jogos compatíveis, estes disponíveis para venda separada por meio
de cartuchos. Nos anos seguintes, as receitas e os lucros foram bem maiores. Em 1980, por exemplo, a receita foi de aproximadamente US$ 400 milhões, com lucro de aproximadamente US$ 40 milhões.
Nos
anos seguintes, novos consoles com mais recursos foram sendo
lançados, como, por exemplo, o Atari 5200, o portátil Lynx e o
Jaguar, mas nenhum deles conseguiu alcançar os elevados números de
vendas do Atari 2600 durante as décadas de 1970 e 1980. Já havia,
na década de 1980, centenas de empresas produzindo softwares com
jogos para o Atari 2600, entre elas a SEGA, a Coleco, e a Nintendo.
Nos
Estados Unidos, as vendas do Atari 2600 começaram a cair em 1984. No
Brasil, o Atari 2600 foi fabricado sob licença a partir de 1983 pela
Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, e continuou como o videogame
mais popular e desejado até o final da década de 1980, quando a
SEGA entrou no mercado com o Master System. Ainda assim, é possível
encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo
novos jogos compatíveis com o console Atari 2600.
Em
1984, a divisão de fabricação de computadores e videogames da
Atari Incorporated foi vendida pela Warner Communications para o
empresário polonês e americano Jack Tremiel, dando início assim a
uma nova empresa, a Atari Corporation, que por sua vez passou a
fabricar o Atari ST, Atari XE, Atari 7800, Atari Lynx e Atari Jaguar.
Mas é importante ressaltar que o foco principal desse empresário
era a produção de computadores pessoais, os PC's – Personal
Computers, e assim, com menos investimentos e menos gente trabalhando
em modernizações dos hardwares e dos softwares dos videogames e
novos jogos compatíveis, as vendas foram diminuindo.
No
início da década de 1990, a Atari Corporation investiu no portátil
Lynx, que não teve a mesma aceitação que o concorrente Game Boy,
da Nintendo. Em 1993, a Atari Corporation lançou, em parceria com a
IBM, o Jaguar, um console de 64 bits, e o mais avançado de seu
tempo. Mas a carência de jogos e o alto preço do aparelho fez com
que as vendas nunca chegassem aos elevados níveis do Atari 2600,
sendo mais tarde eclipsado pela Nintendo com o Nintendo 64, e também
pela Sony, com o seu primeiro console, o PlayStation.
Ao
longo da década de 1990, a Atari Corporation não conseguiu
acompanhar a forte concorrência dos grandes fabricantes no mercado
mundial de videogames, o que resultou na venda de suas divisões para
diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria
marca Atari, pela Warner
Communications, para a empresa francesa Infogrames em 2004.
Desde então, a Infogrames passou a usar o nome e o logotipo original
da Atari em seus produtos, e conseguiu produzir alguns jogos de
sucesso, como a série Civilization, por exemplo.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
O
clássico console Atari 2600 é um aparelho eletrônico para uso
doméstico com software instalado para videogame, fabricado em larga
escala a partir de 1978 nos Estados Unidos pela Atari Incorporated,
e, sob licenciamento no Brasil, a partir de 1983, pela Polyvox, uma
subsidiária da então fabricante brasileira de eletroeletrônicos
para uso doméstico Gradiente, uma das maiores empresas brasileiras
de produtos eletrônicos na época.
Esse
aparelho eletrônico é um ícone para os aficionados por jogos
eletrônicos nas décadas de 1980 e 1990. Ele faz parte da segunda
geração de videogames para uso residencial, foi certamente o mais
badalado e foi um dos mais vendidos aparelhos eletrônicos
recreativos de uso doméstico na época, com mais de 30 milhões de
unidades vendidas em todo o planeta, seja por fabricação própria
ou sob licenciamento. Além disso, estima-se que a lista completa de
jogos compatíveis com o console Atari 2600 criadas, desenvolvidas e
fabricadas pela própria Atari e por terceiros ao longo de todos
esses anos é de mais de 900 títulos, a maior da história da
indústria eletrônica de videogames.
Na
década de 1980, o Atari 2600 foi considerado de forma praticamente
unânime o principal e mais inovador produto popular de
entretenimento residencial baseado em hardware e software para jogos
eletrônicos em ambiente virtual, equipado com dois robustos joysticks
conectados por cabos ao console para permitir partidas simultâneas ou
alternadas entre os competidores. Um dos fatores para o sucesso do
Atari 2600 foi a variedade de jogos disponíveis em cartuchos,
lançada a cada ano, o que sustentava o interesse e a disposição
dos consumidores em manter o console Atari 2600 e em adquirir novos
jogos.
Os
melhores, mais badalados e mais vendidos cartuchos (dispositivos
complementares, vendidos separadamente, com jogos pré-programados)
compatíveis com o Atari 2600 foram o PacMan, o Enduro, o River Raid,
o Asteroids, o Frost Bite, o Sea Quest, o Pitfall, o Keystone Kapers, o Frogger e o Freeway. Entre todos esses, o jogo PacMan foi o mais vendido no
mundo, com mais de 7 milhões de cópias legalizadas, de fabricação
própria e/ou licenciadas para fabricação e venda.
O
console Atari 2600 foi projetado por Jay Miner e fabricado em larga
escala a partir de 1978 nos Estados Unidos e a partir de 1983 no
Brasil. Ele foi considerado em várias partes do mundo um símbolo
cultural entre crianças, adolescentes e jovens na década de 1980,
foi um fenômeno de vendas no Brasil na década de 1980 e seus jogos
permanecem na memória de muitos que viveram a infância, a
adolescência e juventude nessa época. Na verdade, o videogame Atari
2600 não era um produto que agradava apenas aos nerds e geeks
daquelas duas décadas marcadas pelo florescimento da indústria de
produtos eletrônicos para uso doméstico, mercado dominado pelas
então novas e modernas TV's coloridas de tubos de raios catódicos, rádios com transistores e
pelo utilíssimo telefone fixo, todos esses considerados maravilhas
do mundo moderno, na época, é claro.
De
modo geral, o videogame tornou-se então, nas décadas de 1980 e 1990, uma das opções de entretenimento residencial de uma parte das
famílias brasileiras, principalmente das famílias de classe média,
ao lado de outras opções de entretenimento, como o videocassete, o
aparelho de som com receptor para rádio FM e toca discos, e a
própria TV, já com as várias opções de canais de TV aberta em
VHF e UHF.
O
videogame Atari 2600 continuou a ser vendido nos Estados Unidos, na
Europa e na Ásia até o início da década de 1990. A última versão
licenciada do Atari 2600 a ser lançada foi o KLAX em 1990. O console
Atari 2600 também foi muito popular no Brasil de 1983 até o início
da década de 1990, período em que era fabricado oficialmente pela
Polyvox sob licenciamento da Atari, mas com adaptações para o sistema PAL-M usado no
Brasil, ressaltando que o sistema americano é NTSC.
Mas como nada era perfeito, as primeiras versões do Atari 2600 sofriam de
um problema de superaquecimento do regulador de tensão da placa
principal, fazendo o videogame travar quando em ambientes fechados e
sem ar condicionado ligado.
O
Atari 2600 foi oficialmente descontinuado da sua linha de produção
em 1992 nos Estados Unidos, tornando-se o videogame de maior vida na
história de jogos eletrônicos de ambiente virtual dos Estados
Unidos, com vida útil de quase 15 anos em um produção contínua,
praticamente sem interrupções. Hoje em dia, é comum os grandes
fabricantes multinacionais lançarem novas gerações ou versões
melhoradas de videogames a cada sete anos, mais ou menos.
O
console Atari 2600 e seus velhos e novos jogos são populares entre
colecionadores por causa de seu importante papel na história das
primeiras gerações dos videogames e na história dos aparelhos
eletrônicos de consumo doméstico e também por seu valor nostálgico (no bom sentido) em pessoas que viveram aquela época do início da era moderna do
entretenimento virtual. Por isso, muitos clones modernos do Atari
2600 ainda estão no mercado. Um exemplo é o Atari Classics 10-in-1
TV Game produzido pela Jakks Pacific, que simula o console 2600 e
inclui versões convertidas de 10 jogos em um joystick parecido com o
joystick do Atari, com os cabos adequados para conectar em
televisores modernos.
A
maioria dos softwares de jogos disponíveis em cartuchos compatíveis
com o Atari 2600 usam entre 2 kB e 4 kB, a capacidade máxima do
sistema. Jogos maiores foram criados usando uma técnica de
programação para troca de ROM, chamado bankswitch. Geralmente esses
jogos têm de 8 kB a 16 kB. O primeiro jogo a usar bankswitch foi o
Asteroid, com 8 kB, e o Megaboy, com 64 kB, desenvolvido no Brasil
pela Dynacom, foi o cartucho de maior capacidade para o Atari 2600,
enquanto este ainda era produzido.
No
início da década de 1980, um grupo de programadores da Atari
Incorporated, entre eles David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller e Robert Whitehead, decidiu sair da empresa e fundar sua própria fabricante
de hardwares e softwares para videogames, a Actvision.
Isso
explica a boa qualidade e criatividade dos jogos criados e desenvolvidos pela
Actvision para o Atari 2600, equivalente aos jogos
criados e desenvolvidos pela própria Atari Incorporated. A lógica é
simples, a Activision tinha programadores que praticamente inventaram
o Atari 2600 e conheciam muito bem o hardware e o software. A
princípio, a Atari Incorporated não queria essa competição com
uma indústria paralela de cartuchos para o Atari 2600, mas, posteriormente, percebeu que, na verdade, a criatividade dos
programadores da Actvision estimulava indiretamente as vendas do
próprio console Atari 2600. Então, a Atari Incorporated decidiu
disciplinar a produção paralela de cartuchos para o videogame Atari
2600, criando royalties.
MERCADO
A
indústria mundial de videogames é muito dinâmica, pois trabalha
focada em atender os desejos quase insaciáveis de um público jovem
e ávido por coisas novas. Para atender o mercado mundial de
videogames, para se manterem nesse mercado, as grandes fabricantes,
como Sony Corporation e Microsoft Corporation, por exemplo, fazem
grandes investimentos em criação, desenvolvimento e fabricação de
novas gerações de hardwares e softwares com jogos cada vez mais
complexos e completos para satisfazer o apetite do mercado por
novidades.
É
um mercado gigantesco e bilionário, que movimenta mais de US$ 90
bilhões todos os anos, com o Brasil ocupando a 11ª posição entre
os países que mais consomem consoles e softwares de jogos para computadores, tablets e smartphones. Esse mercado não é
uma brincadeira, só consegue sobreviver
nele os fabricantes que conseguem criar, desenvolver e fabricar
produtos de boa qualidade e a preços competitivos. A China e o
Estados Unidos são os dois maiores consumidores de produtos
relacionados aos jogos eletrônicos em ambiente virtual no planeta,
respectivamente.
O
console para videogame PlayStation 4, por exemplo, é um aparelho
multifuncional, que acumula em um aparelho leve e compacto várias
opções de entretenimento e informação. Na prática, ele é uma
central multimídia, com a capacidade de fazer a leitura de CD's,
DVD's e Blue Rays para o usuário ouvir músicas e assistir filmes,
séries, desenhos e outros conteúdos audiovisuais. Ele pode se
conectar à Internet e possui entrada USB para áudios e vídeos
em formatos MP3, MP4 e WMA.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Bits: 8 ;
- CPU: Processador 6507, derivado do 6502;
- Freqüência de operação: 1,19 MHz
- Memória RAM: 128 Bytes
- Memória ROM: 16 kB.
- Resolução: 160x192 (NTSC) / 160x228 (PAL-M)
- Cores: 128 cores no sistema NTSC;
- Som: 2 canais;
ONDE COMPRAR
- Tec Toy (Flashback): http://www.tectoy.com.br/atari-flashback-7-tectoy-com-101-jogos-na-memoria/p/995170011820
- Casas Bahia: http://www.casasbahia.com.br/Games/Consoles/Console-Atari-Flashback-7-com-101-Jogos-na-Memoria-Tectoy-11458018.html
- Americanas.com: www.americanas.com.br
- Magazine Luiza: http://www.magazineluiza.com.br/videogame-atari-flashback-7-101-jogos-na-memoria-tec-toy/p/8596259/ga/glan/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Technotronic (Música)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Sociologia
- Psicologia
- Agricultura e Pecuária
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Deee-Lite (Música)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Energia Solar Fotovoltaica
- Sade (Música)
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Febre Aftosa (Agropecuária)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Drones
- Intermarine 480 Full
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Inace Bucaneiro 68
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Evolution 335 Express
- Regal Commodore 4260
- Spirit 460 Platinum
- Schaefer Phantom 345
- Intermarine Atlantis 500
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Donna Summer (Música)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Embraer E-175
- Erasure (Música)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Power Boats Real 31 Class
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Pet Shop Boys (Música)
- Schaefer Phantom 480
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Ferrari 360
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- A-Ha (Música)
- Simply Red (Música)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Tears For Fears (Música)
- Ridley Scott (Cinema)
- Information Society (Música)
- Jean Michel Jarre (Música)
- New Order (Música)
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atari
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600
- Portal Atari: http://www.portalatari.com.br
- Portal Atari: http://www.portalatari.com.br/historia_atari.php
- Atari: http://www.atari.com.br
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Polyvox
- Dicionário Michaelis: Consulte também a versão executiva do Michaelis
- Atari (em inglês): https://www.atari.com/history/1972-1984-0
- Manual do Mundo / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1ZMDs-FLQb8
- Globo.com / G1: http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/atari-2600-e-relancado-no-brasil-por-r-500-e-com-101-jogos-na-memoria.ghtml
- Atari (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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