ROBINSON R44
ROBINSON R44 ASTRO
ROBINSON R44 RAVEN
ROBINSON R44 RAVEN II
ROBINSON R44 RAVEN II
INTRODUÇÃO
Robinson R44 - O helicóptero monomotor a pistão mais vendido do mundo
O Robinson R44 é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo.
O pequeno Robinson R44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais e interestaduais curtas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O pequeno Robinson R44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais e interestaduais curtas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A primeira versão do Robinson R44, a mais simples, denominada Robinson R44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada Robinson R44 Raven, este com comandos de voo hidráulicos incluídos em seu projeto, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna do Robinson R44 é a Robinson R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela empresa americana Lycoming Engines, uma subsidiária da Textron.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Entretanto, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e municípios vizinhos têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.
Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R22 para dar origem ao Robinson R44, com um grande número de mudanças que tornou o Robinson R44 um modelo diferente de aeronave, com fuselagem mais comprida e, portanto, com maior capacidade de transportar passageiros. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do Robinson R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming O-540 com carburador do Robinson R-44 Astro e do Robinson R-44 Raven.
Todas as três versões do Robinson R44 possuem suas respectivas fuselagens, caudas e trens de pouso praticamente idênticos. O projeto de fuselagem das três versões foi pensado na praticidade do acesso facilitado dos passageiros e do piloto, com quatro portas laterais, duas de cada lado. Para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros, principalmente idosos e crianças, o trem de pouso não é alto e assim a fuselagem pode ser acessada sem necessidade de degrau.
Mesmo com essa facilidade de acesso ao interior da aeronave o risco do rotor principal raspar no solo nas operações de pouso e decolagem foi reduzido o máximo possível, pois ele está a cerca de três metros do solo.
MERCADO
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Entretanto, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e municípios vizinhos têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.
Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R22 para dar origem ao Robinson R44, com um grande número de mudanças que tornou o Robinson R44 um modelo diferente de aeronave, com fuselagem mais comprida e, portanto, com maior capacidade de transportar passageiros. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do Robinson R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming O-540 com carburador do Robinson R-44 Astro e do Robinson R-44 Raven.
Todas as três versões do Robinson R44 possuem suas respectivas fuselagens, caudas e trens de pouso praticamente idênticos. O projeto de fuselagem das três versões foi pensado na praticidade do acesso facilitado dos passageiros e do piloto, com quatro portas laterais, duas de cada lado. Para facilitar ainda mais o acesso dos passageiros, principalmente idosos e crianças, o trem de pouso não é alto e assim a fuselagem pode ser acessada sem necessidade de degrau.
Mesmo com essa facilidade de acesso ao interior da aeronave o risco do rotor principal raspar no solo nas operações de pouso e decolagem foi reduzido o máximo possível, pois ele está a cerca de três metros do solo.
MERCADO
Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company, criada pelo projetista Frank Robinson, já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos. O Robinson R44 é o carro chefe da marca, é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.
O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.
A Robinson Helicopter Company é representada no Brasil pela Audi Helicópteros, empresa localizada no Aeroporto Campo de Marte em São Paulo, que também presta serviços de manutenção. Segundo a Audi Helicópteros, mais de 40% do número total de helicópteros registrados no Brasil são da marca Robinson. O Brasil é um dos maiores mercados compradores de helicópteros Robinson no mundo.
Para quem não costuma fazer uso muito frequente do helicóptero, uma vez por semana, mais ou menos, também é possível fazer parte de grupos de compartilhamento de aeronaves, por uma razão econômica. Várias empresas idôneas de compartilhamento de aeronaves no Brasil prestam esse tipo de serviço, como a Avantto, por exemplo, que, aliás, também presta serviço de gerenciamento de aeronaves, incluindo manutenção, operação, limpeza e hangaragem.
O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.
A Robinson Helicopter Company é representada no Brasil pela Audi Helicópteros, empresa localizada no Aeroporto Campo de Marte em São Paulo, que também presta serviços de manutenção. Segundo a Audi Helicópteros, mais de 40% do número total de helicópteros registrados no Brasil são da marca Robinson. O Brasil é um dos maiores mercados compradores de helicópteros Robinson no mundo.
Para quem não costuma fazer uso muito frequente do helicóptero, uma vez por semana, mais ou menos, também é possível fazer parte de grupos de compartilhamento de aeronaves, por uma razão econômica. Várias empresas idôneas de compartilhamento de aeronaves no Brasil prestam esse tipo de serviço, como a Avantto, por exemplo, que, aliás, também presta serviço de gerenciamento de aeronaves, incluindo manutenção, operação, limpeza e hangaragem.
FICHA TÉCNICA
ROBINSON R44 RAVEN II
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Motorização (potência): Lycoming IO-540 (245 hp);
- Comprimento: Aprox. 12 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 1,3 metro;
- Altura: Aprox. 3,1 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.134 kg;
- Alcance: Aprox. 450 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 210 km / h;
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Preço: Aprox. US$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço: Aprox. US$ 350 mil (semi-novo);
- Preço: Aprox. US$ 650 mil (novo);
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- America Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Avantto: https://www.avantto.com.br/
- Aero Por Trás da Aviação: https://www.youtube.com/watch?v=UAXsPTtzWfo
- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robinson_R44
- Audi Helicópteros: http://www.helicopteros.com.br/r44
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Audi Helicópteros: http://www.helicopteros.com.br/sobre
- Wikimedia: Imagens
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