CASO ET DE VARGINHA (UFOLOGIA)

ACIDENTE EM VARGINHA
CASO ET DE VARGINHA
INCIDENTE DE VARGINHA

INTRODUÇÃO
Logo acima, ilustração baseada em relatos de suposto ser alienígena originário de outro planeta, acidentado no município de Varginha, no sul do estado de Minas Gerais, um dos mais emblemáticos casos de aparições ufológicas relatados no Brasil. Logo abaixo, ilustração simplificada da afiliada TV Globo EPTV dos estados de São Paulo e Minas Gerais, sobre suposta captura de seres inteligentes de outro planeta, realizada pelo Exército Brasileiro, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da região.
O conhecido Caso ET de Varginha, como ficou conhecido pela imprensa brasileira, é uma provável, possível ou suposta série de aparições de OVNI's - Objetos Voadores Não Identificados, nesse caso naves espaciais e sondas remotamente controladas de origem ou natureza alienígena ou extraterrestre, com uma apreensão de destroços de uma nave acidentada e a captura de pelo menos três ou dois seres extraterrestres inteligentes, provavelmente tripulantes dessa nave, pelo menos um deles ainda vivo, pelo Exército Brasileiro, com a colaboração logística e de pessoal do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, entre 13 de janeiro e 20 de janeiro de 1996, no município de Varginha, sul do Estado de Minas Gerais, atualmente um município com mais de 134.000 habitantes, conhecido como centro de região produtora e exportadora de café.

Segundo uma testemunha, nove dias antes do Incidente em Varginha ou Acidente em Varginha, como também é conhecido o Caso ET de Varginha, as autoridades militares brasileiras já tinham sido alertadas antecipadamente por autoridades americanas do NORAD – North American Aerospace Defense Command, ou, traduzindo, Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, sobre prováveis ou possíveis invasões do espaço aéreo brasileiro por OVNI's – Objetos Voadores Não Identificados, com sobrevoos no interior de Minas Gerais e estados vizinhos.

Em 1996 e nos anos seguintes, um grande número de matérias jornalísticas e documentários de TV relacionados ao fenômeno ou fato foram editados com base em relatos, testemunhos e entrevistas com mais de 100 pessoas de idades, classes sociais e níveis educacionais diferentes que de alguma forma estiveram ligadas ou presenciaram o fenômeno, realizados por um grande número de jornalistas brasileiros e estrangeiros, mas, pelo menos aparentemente, sem apresentar provas concretas ou físicas.

O elevado número de relatos e testemunhos de moradores do município de Varginha sobre esse caso e a transmissão desses relatos e testemunhos pelos programas de televisão e matérias de jornais e revistas, pela imprensa local, pela imprensa nacional e pela imprensa estrangeira fez a cidade de Varginha ser conhecida no Brasil e no exterior como a "Terra do ET", chamando a atenção de curiosos, ufólogos e até de turistas.

O FENÔMENO

Logo acima e logo abaixo, algumas das principais testemunhas do fenômeno ocorrido no município de Varginha em 1996, as então jovens irmãs Liliane e Valquíria Silva e sua amiga Kátia Xavier. Elas estão entre os inúmeros moradores de Varginha que relataram fenômenos estranhos no município nessa época. Atualmente, elas levam uma vida pacata, na mesma cidade, mais ou menos dentro da normalidade, embora um pouco estigmatizadas pela repercussão mundial do caso. Logo abaixo, mais uma ilustração simplificada sobre uma suposta queda (acidente) de uma nave alienígena na área rural do município de Varginha, testemunhada pelos trabalhadores rurais Oralina de Freitas e Eurico de Freitas.

Em linhas gerais, de forma resumida, os documentários, entrevistas, matérias jornalísticas e outros programas de TV relacionados ao Caso ET de Varginha, disponíveis em canais de TV aberta e de TV paga, disponíveis na Internet e em jornais e revistas, no Brasil e no exterior, transmitiram, e, eventualmente, ainda transmitem, as seguintes informações sobre esse caso:
  • Em 13 de janeiro de 1996, um empresário disse ter avistado um OVNI – Objeto Voador Não Identificado sobrevoando a região enquanto dirigia seu automóvel à noite por uma das estradas do município. Esse depoimento coincide com outro depoimento semelhante, desta vez de Carlos de Souza, um piloto civil de aeronave particular, que testemunhou algo parecido, quando dirigia seu automóvel pela Rodovia Fernão Dias, quando viajava do Estado de São Paulo para o interior de Minas Gerais. Segundo ele, quando entrou em uma estrada vicinal (estrada de leito natural) e parou seu carro para verificar mais de perto o suposto acidente foi impedido de se aproximar por policiais e militares e praticamente obrigado a voltar ao seu automóvel e seguir viagem;
  • Nessa mesma época, provavelmente no mesmo dia, o casal de trabalhadores rurais Oralina e Eurico de Freitas, moradores de uma pequena propriedade rural próxima da BR-491, teriam sido acordados por uma agitação anormal do gado da propriedade rural. Quando saíram de casa para ver o que estava acontecendo avistaram um OVNI – Objeto Voador Não Identificado e a queda da nave, seguida de fumaça causada pelo acidente em algum local mais adiante, já fora e a alguma distância da propriedade;
  • Alguns dias depois, a unidade do Corpo de Bombeiros do município de Varginha recebeu telefonemas de moradores dos bairros Andere e Santana, afirmando que havia um “animal estranho” circulando pelas ruas. Na manhã do dia 20 de janeiro, crianças afirmaram ter avistado um ser incomum dentro da cidade, “chorando alto e fino”... Nessa mesma manhã, às 9:00 horas, dois bombeiros teriam capturado uma criatura estranha com uma rede simples, de couro;
  • Já na parte da tarde, às 15:00 horas, as irmãs Liliane Silva e Valquíria Silva, além da amiga de ambas, Kátia Xavier, moradoras da cidade de Varginha, testemunharam que ao passar por um terreno baldio no bairro Jardim Andere, avistaram uma criatura ou ser de singular aspecto humanoide ou antropoide, com características físicas marcantes e excêntricas, entre elas pele de cor marrom, de aparência viscosa ou oleosa, magra, com olhos grandes e de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior da sua grande cabeça;
  • Na noite de 20 de janeiro, às 21:00 horas, teria chegado ao Hospital Regional de Varginha policiais com uma criatura estranha ainda viva para ser socorrida. Na mesma época, os corpos das criaturas teriam sido levados para a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e, dias depois, teriam sido embarcados em uma aeronave militar da FAB – Força Aérea Brasileira para os Estados Unidos.

A REPERCUSSÃO

Na época do fenômeno, as então três garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram esse relato diversas vezes, acrescentando inclusive, o que, segundo ufólogos, não é raro no que chamam de contatos de terceiro grau, o relato de comunicação via "transmissão de pensamento" entre elas e o ser envolvido no evento, ou seja, elas afirmaram o que perceberam claramente ser um inteligível "pedido desesperado de socorro" da criatura.

A polêmica envolvida no Caso ET de Varginha chegou ao ponto da mãe das irmãs Liliane e Valquíria afirmar que sua família foi submetida a uma tentativa de suborno por uma pessoa não identificada, para que não fizessem mais relatos sobre o caso.

A mídia em geral informou que várias testemunhas do município de Varginha também afirmaram ter visto a criatura no mesmo dia em que as então três garotas a teriam visto. Também notaram uma movimentação anormal de patrulhas do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no município.

Um casal de testemunhas, que também não tinha qualquer tipo de ligação com Liliane, Valquíria e Kátia, também afirmou ter visto um OVNI esfumaçado, e uma testemunha afirmou ter presenciado até a queda de uma nave e seus destroços sendo recolhidos por militares, na mesma região de Varginha.

A VERSÃO UFOLÓGICA

Logo acima, o policial militar Marco Eli Chereze que, segundo relatos, esteve envolvido diretamente na operação sigilosa de captura e apreensão dos seres alienígenas e de suas tecnologias muito avançadas. Curiosamente, ele faleceu alguns dias depois do suposto incidente, por causa desconhecida, mesmo não tendo, aparentemente, problema grave de saúde até o dia do incidente. Logo abaixo, ilustração sobre como uma das criaturas teria sido captura por ele, sem uso de luvas ou outro tipo de proteção especial.

Um dos aspectos que mais chama a atenção no Caso ET de Varginha é que dezenas de relatos sobre o caso parecem coincidir, com se fossem peças de um intrigante e delicado quebra-cabeça, lembrando que a maioria das testemunhas não se conhecia ou não tinha ligação entre si. Embora pareça não haver consenso entre jornalistas e ufólogos sobre o número de criaturas alienígenas capturadas, alguns afirmando serem três e outros afirmando serem dois, o fato é que é possível, com uma análise imparcial e desapaixonada do caso, afirmar que os relatos parecem seguir uma linha razoavelmente lógica e cronológica, com alguma consistência razoável, passível de ser levada a sério.

Segundo esses relatos de testemunhas do fenômeno, pelo menos um dos seres capturados possuía as seguintes características:
  • Cabeça grande e careca;
  • Olhos grandes e vermelhos;
  • Boca pequena e língua preta;
  • Três saliências na cabeça, parecidas com chifres, uma no meio e duas aos lados;
  • Pele marrom ou castanha escura, de aspecto oleoso;
  • Veias salientes e vermelhas no rosto, ombro e braços;
  • Três dedos nas mãos e pés grandes com dois dedos e sem unhas;
  • Aproximadamente 1,5 metro de altura;
  • Produzia um som que lembrava vagamente zumbido de abelha;
Segundo testemunhos, homens do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estiveram nos locais onde houve avistamentos, os policiais e bombeiros locais ajudaram na captura dos seres humanoides inteligentes e pelo menos um deles ainda com vida foi levado rapidamente aos hospitais locais.

Enfermeiros e médicos do Hospital Regional de Varginha e do Hospital Humanitas, que atenderam na emergência relataram que o estado de saúde de um dos seres extraterrestres era crítico e que tinha um cheiro muito forte.

Outro fato intrigante foi a morte não explicada, especula-se por contaminação ou por imunodeficiência, do policial militar Marco Eli Chereze, em 15 de fevereiro de 1996, supostamente envolvido na operação de captura e que, segundo sua irmã, teve contato físico direto com a criatura. Segundo ela, o policial militar teria lhe falado reservadamente sobre a captura da criatura e que naquele momento não teria usado luvas de proteção.

Na mesma época, na mesma semana do incidente, cinco animais do Zoológico de Varginha também morreram de causas desconhecidas. Uma das veterinárias do zoológico, a bióloga Leila Cabral, afirmou que homens do Corpo de Bombeiros chegaram a levar uma "criatura estranha" ao zoológico para ser "socorrida", mas, como naquele momento ela não estava no local então decidiram levá-la para outro local, desconhecido.

A VERSÃO OFICIAL

A existência de naves extraterrestres e sondas alienígenas não é reconhecida pela maioria dos governos oficiais no mundo e em suas respectivas forças armadas o assunto é tratado com muita discrição, sobretudo no tocante aos OVNIS – Objetos Voadores Não Identificados. Embora os casos envolvendo os OVNI’s se façam por vezes reconhecidos pelos oficiais militares, esses sempre são enfáticos em lembrar que os mesmos não são necessariamente naves extraterrestres visitando o planeta Terra. Alegam que se o objeto voador é não identificado, não se pode dizer muito sobre ele.

Aqui no Brasil, as autoridades brasileiras, principalmente as Forças Armadas, contradizem a maior parte das informações transmitidas pela mídia e por ufólogos sobre o evento de Varginha, mesmo diante de tanto pontos em comum nos relatos de testemunhas de idades diferentes, gêneros diferentes, classes sociais diferentes e níveis educacionais diferentes.

Por exemplo, uma investigação e uma sindicância foram realizadas por militares do Exército Brasileiro, incluindo o tenente coronel Lúcio Carlos Pereira, finalizada em 1997, e cujo resultado foi levado a público pela mídia em outubro de 2010, concluiu que o incidente não passaria de um mal entendido. Assim, o IPM – Inquérito Policial Militar foi encaminhado à 4ª Circunscrição Judiciária Militar do município de Juiz de Fora – M.G e foi arquivado.

Nessa linha, alega-se que Luiz Antônio de Paula (conhecido como Mudinho) vivia com sua família próximo ao terreno do suposto avistamento. Esse homem, portador de deficiência mental, é conhecido em Varginha e tem o hábito de se agachar e coletar pequenos objetos no chão.

De acordo com o Inquérito Policial Militar arquivado no Superior Tribunal Militar, a versão oficial é de que no dia do incidente, as três jovens testemunhas, Liliane, Walquíria e Kátia, testemunhas o avistaram agachado num canto do terreno, sujo de lama devido à chuva e entraram em pânico. O inquérito supôs então que as três jovens teriam confundido Mudinho com o que acreditavam ser uma criatura alienígena.

EFEITOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

De forma semelhante ao que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, aqui no Brasil esse caso em Varginha teve efeitos curiosos sobre a cultura local. A caixa d'água em forma de disco voador e as estátuas de ET’s espalhadas pela cidade são exemplos disso.

Por outro lado, o Caso ET de Varginha trouxe efeitos sociais e econômicos ao município de Varginha. Os bonecos na forma de grey’s (extraterrestres) com o uniforme de famosos times de futebol estão em venda nas avenidas. Graças à transmissão da televisão, muitos turistas visitaram e estão visitando a "Terra do ET". Foram construídos pontos de ônibus em formatos de naves espaciais e uma grande caixa d'água no centro. O desenho do grey aparece eventualmente nas ilustrações de campanhas de vacinação, segurança do trânsito, da promoção de turismo, etc.

O caso inspirou a novela de ficção "E a Terra parou novamente - O caso dos ETs de Varginha", da Atual Editora, escrita pelo jornalista Jorge Fernando dos Santos, que chegou a investigar a ocorrência. Em parte, o Caso ET de Varginha se transformou em uma lenda urbana e hoje é considerada como uma história folclórica com o nome "ET de Varginha". Por outro lado, há quem diga que esse é mais um entre tantos exemplos de acontecimentos graves e sérios, sistematicamente acobertados ou negados pela maioria dos governos mundiais.

O reconhecimento oficial de autoridades governamentais sobre a existência de civilizações avançadas fora do planeta Terra e que visitam sistematicamente o nosso planeta mexeria com as culturas, com as crenças religiosas, com o conhecimento científico da humanidade e, talvez, até com a economia do planeta, o que poderia causar uma perda para as forças políticas que controlam o planeta atualmente, um “risco desnecessário” que poderia ser evitado com a “simples negação” dos fatos por parte dos governos, principalmente... Além disso, a humanidade entraria em pânico se soubesse a verdade, por isso o “empenho” dos governos em negar a existência de seres alienígenas...
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)