MEDROXIPROGESTERONA (MEDICINA E VETERINÁRIA)


INTRODUÇÃO
A medroxiprogesterona é uma molécula usada na formulação de contraceptivo hormonal de uso predominantemente veterinário para evitar temporariamente e provisoriamente o cio em cadelas e gatas adultas, geralmente usada na forma líquida injetável de acetato de medroxiprogesterona.

O uso da medroxiprogesterona como contraceptivo e no tratamento de endometriose em seres humanos do sexo feminino não é comum no Brasil, mas é possível, porém atualmente uma eventual indicação é cercada de cuidados e restrições pela comunidade médica, em razão do aumento de vários riscos à saúde da mulher, incluindo os riscos para a sua gravidez, os riscos de depressão, ganho de peso, hiperplasia cística no útero, mucometrite, eventual perda de resistência dos ossos, e aumento de riscos de piometrite e nódulos mamários em mulheres que já possuem a chamada predisposição genética ou hereditária a essas doenças.

Aconselha-se que as pacientes sigam as orientações dos profissionais médicos para qualquer tipo de tratamento relacionado à medroxiprogesterona, pois as decisões relacionadas aos tratamentos de pacientes com essa formulação química consideram as características de cada paciente.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O acetato de medroxiprogesterona é uma fórmula química barata usada para evitar temporariamente e provisoriamente, por indicação de veterinário, a reprodução de cadelas e gatas. Esse contraceptivo hormonal é indicado como inibidor do estro em cadelas e gatas, em situações em que uma possível gestação possa causar risco de vida para o animal doméstico ou, simplesmente, no caso em que a família dona do animal de estimação não queira ou não tenha condições de sustentar sua ninhada.

É um esteroide de síntese, ativo em animais domésticos sob via subcutânea. A fórmula é uma preparação de atividade prolongada que apresenta propriedades e ações antiestrogênicas e antigonadotropínicas. Manifesta-se sobre o sistema endócrino e sobre a atividade celular.

Geralmente, o acetato de medroxiprogesterona pode ser encontrado em pet shops ou estabelecimentos comerciais para produtos agropecuários, geralmente na sua forma líquida em ampola e acompanhada de seringa descartável. A aplicação é fácil, pode ser realizada pelo próprio dono do animal, sob via subcutânea, ou seja, com a agulha da seringa penetrando a pele do animal mas não penetrando seus músculos.

Uma aplicação de aproximadamente 1 ml de acetato de medroxiprogesterona em cadelas e gatas de pequeno porte é o suficiente para impedir temporariamente e provisoriamente a reprodução por um período aproximado de seis meses e quatro meses, respectivamente. Porém, não é aconselhável o uso prolongado, por anos seguidos, desse anticoncepcional em razão do aumento do risco do animal de estimação apresentar nódulos mamários, hiperplasia cística do endométrio uterino, mucometrite e piometrite, decorrentes do uso prolongado.

A medroxiprogesterona é uma solução de curto e médio prazos. Aconselha-se que a família dona do animal de estimação considere a única solução prática de longo prazo conhecida para evitar novas ninhadas, que não queira ou não tenha condições de manter, a castração, conhecida também pelo termo científico e técnico ovário-histerectomia. Somente veterinários devidamente habilitados têm condições de fazer a castração de forma adequada e segura para o animal de estimação.

Manter a fêmea absolutamente isolada de animais machos da mesma espécie por determinados períodos de tempo é quase impraticável, por várias razões. Por esse motivo, aconselha-se buscar com o médico veterinário essas soluções citadas de curto, médio e longo prazos.

DOSAGEM
  • 1 ml injetável: Cadelas e gatas de pequeno porte (até 10 kg);
  • 2 ml injetável: Cadelas de médio porte (até 20 kg);
  • 3 ml injetável: Cadelas de grande porte (mais de 20 kg);

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)