DORAMECTINA (AGROPECUÁRIA)

DORAMECTIN
DORAMECTINA
AVERMECTINA

INTRODUÇÃO
A doramectina é uma substância desenvolvida para uso veterinário, produzida a partir de um fungo chamado Streptomyces, com ação antiparasitária de amplo espectro e boa margem de segurança para tratamento de bovinos, ovinos, suínos e cães, e controle de uma variedade de nematódeos ou vermes gastrintestinais e pulmonares, bernes, piolhos mastigadores, ácaros causadores de escabiose ou sarna e carrapatos. A doramectina é indicada também para prevenir o desenvolvimento de bicheiras umbilicais em bezerros recém-nascidos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, a doramectina é eficiente para o tratamento contra parasitoses em animais domésticos e no gado, inclusive em cachorros, mas, neste caso, o uso deve ser precedido de orientação de um veterinário, para evitar duperdosagem
A doramectina, conhecida também como doramectin, é o princípio ativo derivado da fermentação de uma cepa geneticamente modificada do fungo Streptomyces, ela é uma molécula pertencente à família das avermectinas, com alta atividade e amplo espectro antiparasitário. A ivermectina também é um bom medicamento obtido a partir do fungo Streptomyces, ela também faz parte da família das avermectinas, entretanto a doramectina é recomendada nos casos em que a ivermectina não apresenta o desempenho necessário ou apresenta reações alérgicas.

Ela é de uso comum em animais. No Brasil, ela está na rotina clínica de veterinários. É frequente o uso da doramectina para tratamento de uma variedade de parasitoses em vacas e bois, ovelhas e carneiros, porém o seu grau de eficiência também pode variar em cada caso, pode ser diferente também para o tratamento contra cada tipo diferente de parasita, externo ou interno. Em cachorros, ela pode ser usada para combater sarna sarcóptica e helmintoses, estas conhecidas também como verminoses intestinais.

A doramectina é usada em propriedades rurais brasileiras para controle de doenças causadas por vermes redondos e artrópodes que prejudicam a saúde e diminuem a produtividade de bovinos, suínos e ovinos. De modo geral, a doramectina é bem tolerada pelo organismo desses animais, com pouquíssimos casos registrados de reação alérgica.

A doramectina é uma droga de princípio químico de ação parasiticida, ela pertence à família das avermectinas e age contra vários tipos de vermes presentes no sistema digestivo de animais, ou seja, ela é anti-helmíntica, e age também contra ectoparasitas, entre eles ácaros causadores de sarnas, carrapatos, larvas de moscas (bicheiras) e piolhos.

Segundo os laboratórios ZoetisPfizer, que estão entre os principais fabricantes brasileiros de medicamentos, as avermectinas alteram a atividade de troca de íons cloro do sistema nervoso de nematódeos e artrópodes, bloqueando os receptores que aumentam a permeabilidade da membrana aos íons cloro, inibindo a atividade elétrica das células nervosas dos parasitas, causando sua paralisia e, por consequência, sua morte.

MERCADO
Geralmente, a doramectina é tradicionalmente vendida em estabelecimentos comerciais voltados para a atividade agropecuária ou em estabelecimentos comerciais para donos de animais domésticos, relacionados ao mercado pet. Geralmente, a doramectina está disponível por meio da indústria veterinária, a maioria dessas indústrias é confiável, sob diversas marcas diferentes, por preços acessíveis e sob a forma injetável, embora também haja algumas opções para uso oral em cães, apenas como complemento da aplicação injetável, esta mais eficiente.

O uso da doramectina é prático, seguro e eficaz na maioria dos casos, bastando, por exemplo, 1 ml injetável do produto por via subcutânea ou intramuscular para cada 50 kg de peso vivo de bois, vacas e bezerros. Nos demais casos (cães, por exemplo) é recomendável consultar um veterinário para evitar superdosagem. Após a aplicação adequada, na dose certa, a doramectina se mantém ativa no animal (protegendo o animal de doenças) por até quatro semanas, ou um pouco mais, variando de caso a caso.

O uso de doramectina não é indicado para vacas em pleno período de lactação, pois o período de carência é longo, de cerca de 30 dias.

Mais precisamente, a doramectina é indicada para os casos de infestações causadas pelos seguintes parasitas:
  • Ácaros: Psoroptes Bovis, Psoroptes Ovis e Sarcoptes Scabiei;
  • Nematódeos gastrintestinais, pulmonares e renais: Ostertagia Ostertagi, Haemonchus Ssp, Haemonchus Contortus, Haemonchus Similis, Trichostrongylus Axei, Trichostrongylus Longispicularis, Trichostrongylus Colubriformis, Trichostrongylus Axei, Cooperia Pectinata, Cooperia Ssp, Cooperia Punctata, Bunostomum Phlebotomum, Strongyloides Papillosus, Oesophagostomum Radiatum, Trichuris Ssp, Hyostrongylus Rubidus, Ascaris Suum, Strongyloides Ransomini, Oesophagostomum Dentadum, Oesophagostomum Quadrispinulatum, Trichuris Suis, Metastrongylus Spp, Stephanurus Dentatus, Ostertagia Ostertagi, Ostertagia Circumcincta, Cooperia Oncophora, Cooperia Punctata, Nematodirus Spathiger, Oesophagostomum Venulosum e Trichuris Ovis, ;
  • Bernes: Dermatobia Hominis e Oestrus Ovis;
  • Piolhos: Linognathus Vituli, Haematopinus Eurysternus, Solenopotes Capillatus, Damalinia Bovis e Haematopinus Suis;
  • Miíases (bicheiras ou larvas de moscas): Cochliomyia Hominivorax;
  • Carrapatos: Rhipicephalus Miroplus;

Cuide bem dos seus animais de estimação e / ou do seu rebanho, consulte um veterinário e / ou um zootecnista pelo menos uma vez por ano

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)