AVGAS - GASOLINA DE AVIAÇÃO
GASOLINA DE AVIAÇÃO
GASOLINA AZUL
INTRODUÇÃO
GASOLINA AZUL
INTRODUÇÃO
A Avgas ou gasolina de aviação é um combustível geralmente usado em aeronaves leves a pistão, aviões ou helicópteros. A Avgas é um combustível aeronáutico de alta octanagem amplamente usado no Brasil e, no passado, foi usado em carros de competição. A Avgas é usada em aeronaves com motores a pistão. Aviões a turbina podem operar com Avgas, mas geralmente não usam. Geralmente, motores a turbina usam o querosene para aviação, também chamado de combustível de jato ou QAV.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Avgas possui uma volatilidade menor do que a gasolina para automóveis e não evapora rapidamente, sendo importante para uso em altas temperaturas. As misturas que são usadas hoje foram desenvolvidas entre as décadas de 1950 e 1960, e então conseguiu-se as taxas de alta octanagem com a adição de tetraetilchumbo ou chumbo tetratila, uma substância tóxica que acabou sendo retirada do mercado de combustíveis para automóveis em muitos países durante os anos 1980.
O principal componente do petróleo usado na mistura da Avgas é a alquila, que é essencialmente uma mistura de vários isoctanos (2,2,4-trimetilpentano), e em algumas refinarias eles são usados para reforma catalítica.
A Avgas está atualmente disponível em vários níveis com diferentes concentrações de chumbo. Desde que o chumbo tetratila ou chumbo tetraetila começou a ser um aditivo caro, uma quantidade mínima desta substância é adicionada ao combustível para aumentar o índice de octanagem a concentrações mais baixas.
O tipo de Avgas mais usado pelos motores aeronáuticos a pistão é o Avgas 100LL, que significa “100 low lead”, traduzindo “100 baixo chumbo”, que contém um chumbo para menos octanagem do que o “altamente chumbado”, nome dado ao combustível Avgas 100 / Avgas 130 e ao Avgas 115 / Avgas 145. Nos Estados Unidos, já é consenso que esses combustíveis altamente chumbados devem ser retirados o mais rápido possível do mercado por causa da sua toxicidade...
Como a Avgas 100LL foi um dos principais combustíveis usados na maioria das aeronaves a pistão pelo mundo por muitos anos, fez com que muitos aeroportos só utilizassem esse tipo combustível, fazendo com que ainda hoje as aeronaves a pistão, principalmente as de pequeno porte, usem apenas esse combustível. A Avgas 100LL ainda é o combustível para aviação mais usado nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a Avgas 100LL é muito comum na aviação geral, praticamente a única opção de combustível para motores a pistão, disponível na grande maioria dos aeroportos metropolitanos e regionais de grandes e médias cidades. O limite de chumbo para esse tipo de combustível é de 0.56 gramas / litro.
Algumas modelos de aeronaves a pistão utilizam a gasolina automotiva. A maior parte dessas aeronaves é de motores de baixa compressão com um certificado de originalidade para usar a Avgas 80 / Avgas 87 e algumas aeronaves utilizam a “gasolina regular 87”, nome dado à gasolina comum usada em automóveis nos Estados Unidos e Canadá.
Os principais consumidores da Avgas são os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e África do Sul. Na Europa, o preço da Avgas é alto, levando uma parte dos aviões para a conversão para motores flex, movidos a diesel ou QAV, o querosene para jatos, que possuem algumas vantagens no uso na aviação.
No contexto da aviação geral, para saber identificar qual o tipo de combustível adequado para as aeronaves, foram criadas cores para demarcar o seu nível de octanagem:
O principal componente do petróleo usado na mistura da Avgas é a alquila, que é essencialmente uma mistura de vários isoctanos (2,2,4-trimetilpentano), e em algumas refinarias eles são usados para reforma catalítica.
A Avgas está atualmente disponível em vários níveis com diferentes concentrações de chumbo. Desde que o chumbo tetratila ou chumbo tetraetila começou a ser um aditivo caro, uma quantidade mínima desta substância é adicionada ao combustível para aumentar o índice de octanagem a concentrações mais baixas.
O tipo de Avgas mais usado pelos motores aeronáuticos a pistão é o Avgas 100LL, que significa “100 low lead”, traduzindo “100 baixo chumbo”, que contém um chumbo para menos octanagem do que o “altamente chumbado”, nome dado ao combustível Avgas 100 / Avgas 130 e ao Avgas 115 / Avgas 145. Nos Estados Unidos, já é consenso que esses combustíveis altamente chumbados devem ser retirados o mais rápido possível do mercado por causa da sua toxicidade...
Como a Avgas 100LL foi um dos principais combustíveis usados na maioria das aeronaves a pistão pelo mundo por muitos anos, fez com que muitos aeroportos só utilizassem esse tipo combustível, fazendo com que ainda hoje as aeronaves a pistão, principalmente as de pequeno porte, usem apenas esse combustível. A Avgas 100LL ainda é o combustível para aviação mais usado nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a Avgas 100LL é muito comum na aviação geral, praticamente a única opção de combustível para motores a pistão, disponível na grande maioria dos aeroportos metropolitanos e regionais de grandes e médias cidades. O limite de chumbo para esse tipo de combustível é de 0.56 gramas / litro.
Algumas modelos de aeronaves a pistão utilizam a gasolina automotiva. A maior parte dessas aeronaves é de motores de baixa compressão com um certificado de originalidade para usar a Avgas 80 / Avgas 87 e algumas aeronaves utilizam a “gasolina regular 87”, nome dado à gasolina comum usada em automóveis nos Estados Unidos e Canadá.
Os principais consumidores da Avgas são os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e África do Sul. Na Europa, o preço da Avgas é alto, levando uma parte dos aviões para a conversão para motores flex, movidos a diesel ou QAV, o querosene para jatos, que possuem algumas vantagens no uso na aviação.
No contexto da aviação geral, para saber identificar qual o tipo de combustível adequado para as aeronaves, foram criadas cores para demarcar o seu nível de octanagem:
- Avgas 80 / 87: vermelha;
- Avgas 100 / 130: verde;
- Avgas 115 / 145: roxa;
- Avgas 100LL: azul;
Um dos problemas atuais para a difícil utilização da gasolina automotiva comum ou gasolina amarela em aeronaves é a sua facilidade de evaporar, causando uma “fechadura de vapor”, uma bolha em forma de uma linha, fazendo com que o combustível não chegue ao motor. Isto não é considerado um obstáculo insuperável, mas requer uma examinação do sistema de combustível que garanta um “escudo” adequado para altas temperaturas e uma manutenção suficiente da pressão nos tanques de combustível. Essa é a principal razão para que os motores específicos de aeronaves sejam submetidos a conversões certificadas de combustível. O Avgas tem uma densidade de 2,727 kg / por galão à 15 ºC ou 0.72kg / l . A sua densidade aumenta para 2,899 kg / por galão à - 40 ºC.
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/motores-e-combustiveis-de-aviacao_808.html
- Shell Distribuidora: http://www.shell.com/bra/products-services/solutions-for-businesses/aviation/our-products/fuels.html
- BR Distribuidora: http://www.br.com.br
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Avgas
- UFMG - Universidade: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/gasolina/avgas.htm
- Experimental Aircraft (em inglês): https://www.experimentalaircraft.info/homebuilt-aircraft/aviation-fuel.php
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetraetilchumbo
- Shell (em inglês): http://www.shell.com/business-customers/aviation/aviation-fuel/avgas.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avgas
- BR Aviation (divulgação): Imagem
- Shell (divulgação): Imagem
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