INFORMÁTICA (PARTE 2)

INFORMÁTICA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
HARDWARES
SOFTWARES

INTRODUÇÃO



A Informática é a ciência do armazenamento e processamento ou tratamento automático e lógico da informação. Já a Eletrônica é a ciência que realiza estudos sobre os elétrons e suas propriedades para a fabricação de produtos eletrônicos em geral. A Eletrônica é parte da Física, ela estuda e utiliza variações de grandezas elétricas e cria aplicações para esses fenômenos. A partir dos resultados dos estudos da eletrônica sobre esses fenômenos físicos, incluindo a corrente ou os elétrons nos processadores ou chips, a informática criou e desenvolveu métodos e modos de processamento e transmissão de informações. Por meio ou a partir da informática se criam e se desenvolvem as técnicas e/ou métodos e modos de processamento e transmissão de informações e outras técnicas relacionadas a elas. A aplicação prática desse conjunto de técnicas, métodos e modos de processamento, principalmente em grandes e médias organizações, com e sem fins lucrativos, é conhecida nos meios acadêmicos e empresariais como TI – Tecnologia da Informação.

O armazenamento é a memorização de dados ou informações, ou seja, a memorização de arquivos de textos, gráficos, imagens, vídeos e sons. O tratamento de dados é o processamento de dados, ou a transformação de dados para que o resultado tenha algum sentido prático. Apenas para efeito didático, uma analogia bem simples e despretensiosa para facilitar a compreensão dos leigos no assunto sobre o que é processamento de dados: Para fazer um pão caseiro é necessário juntar diversos ingredientes, incluindo a farinha de trigo, o leite, os ovos, o sal, o açúcar e o fermento. Em informática, o processamento consiste em juntar e trabalhar sobre os “ingredientes”, processar os ingredientes, ou seja, os dados ou informações, para obter o “pão”, ou seja, os resultados na forma de textos, e / ou gráficos, e / ou imagens, e / ou vídeos e / ou áudio.

Segundo o Dicionário Michaelis, a Informática é a ciência ou o estudo do processamento automático de informações, atualmente considerada suporte necessário para o desenvolvimento do conhecimento moderno e para viabilizar as comunicações e telecomunicações modernas. A Informática também é o conjunto de aplicações desses conhecimentos, para as quais se utiliza hardwares e softwares, como os computadores e seus sistemas operacionais. Um computador, ou seja, um hardware, não faz nada sem um sistema operacional, ou seja, um software. Este é um princípio básico, fundamental para entender a Informática e, por conseqüência, a Tecnologia da Informação.

A palavra Informática teve origem na junção ou combinação de partes de duas outras palavras que formam uma expressão: informação automática. Isso significa que a Informática é a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação para se alcançar um objetivo, uma utilidade prática, ou seja, a Informática não é um fim em si mesma, ela "só tem utilidade se servir pra alguma coisa".

O profissional de Informática atua basicamente na criação, e/ou no desenvolvimento, e/ou na implantação e/ou na manutenção de sistemas computacionais, formados pela combinação de hardwares com softwares.

De modo geral, os computadores modernos oferecem aos seus usuários boa ou alta velocidade no processamento de dados e disponibilização das informações já processadas, precisão no fornecimento das informações, executam com eficiência tarefas repetitivas para as quais estão pré-programados, viabilizam a redução de custos em inúmeras atividades humanas, compartilham dados e/ou informações entre computadores conectados, e, finalmente, uma das utilidades mais recentes e importantes, viabilizam e/ou aumentam a interação social e a difusão do conhecimento por meio da Internet.

TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A TI - Tecnologia da Informação é o ramo da Informática voltado para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos métodos e modos de processamento e transmissão de informações para organizações com e sem fins lucrativos. Por exemplo: Informações como lucratividade e rentabilidade são fornecidas com agilidade e precisão em balanços pelo departamento de contabilidade, após o processamento de dados coletados durante todo a ano.

Em Tecnologia da Informação, a expressão sistema informático é usada para definir e conceituar o conjunto de meios de aquisição, tratamento e transmissão da informação, por meio de hardwares e softwares para cada aplicação. Resumindo então todos os parágrafos acima: A Informática é ou está relacionada ao lado teórico e prático do processamento automático das informações e a Tecnologia da Informação é a aplicação prática dos conhecimentos da Informática, principalmente em grandes e médias organizações, com ou sem fins lucrativos.

A Tecnologia da Informação é formada pela tecnologia e as respectivas atividades profissionais relacionadas à aquisição, armazenamento, processamento e distribuição de informações. São os recursos tecnológicos e computacionais utilizados para geração e uso da informação. Ela é formada por todos os dispositivos que têm capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica como de forma esporádica, aplicada a um produto ou aplicada a um processo, e também pelas atividades profissionais relacionadas.

OS HARDWARES

O COMPUTADOR

O computador eletrônico, conhecido também simplesmente como computador é a ferramenta ou o meio físico necessário para processar informações. O computador é uma máquina, ou hardware, que roda um software, ou sistema operacional, sobre o qual estão programas ou aplicativos para processar dados e executar tarefas, lembrando que um conjunto de dados forma uma informação. O computador é uma máquina capaz de executar tarefas repetitivas e/ou  complexas através do armazenamento e processamento de dados.

A expressão PC, um acrônimo da expressão em inglês Personal Computer (pronuncia-se Pârsonal Compíutâr ou Compíurâr), significa computador pessoal, ou microcomputador de custo mais baixo que os grandes servidores de grandes e médias organizações, Na verdade, também é comum o uso do PC no Brasil por pequenas e médias organizações, desempenhando inclusive e principalmente funções de dispositivo terminal.

Pode-se considerar o matemático americano Von Neumann um dos pioneiros envolvidos na criação e no desenvolvimento de computadores na década de 1940. O teórico americano sugeriu o método de funcionamento que ainda hoje é seguido, pelo menos em parte, porém em versões ou derivados muito mais sofisticados, pela grande maioria ou praticamente todos os computadores modernos que existem no planeta, composto de entradas, processamento baseado em programas (instruções) e nos dados memorizados, e nas saídas.

Atualmente, os computadores modernos usam o barramento como intermediário necessário para processar dados com base na memória de dados e nas instruções memorizadas, e, a partir daí, o resultado ou os resultados são apresentados na interface, um monitor LCD, por exemplo.

O hardware (pronuncia-se rárduér) é o equipamento ou aparelho eletrônico alimentado por eletricidade usado no processamento de informações e seus demais periféricos variados. O hardware é o conjunto de partes físicas que formam um computador e os dispositivos relacionados a ele.

A palavra hardware é utilizada para designar unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e demais mecanismos que compõem um computador e seus periféricos. Está claro que hardware é a parte física do computador, formada por diversos componentes eletrônicos, fios e  periféricos. O hardware pode ser dividido em várias partes, conforme a função de cada equipamento: dispositivo de processamento, dispositivos de entrada e saída de dados e dispositivos de armazenamento de dados.

Os elementos centrais, o núcleo do computador, digamos, são o processador e a memória, que juntos formam o cérebro do computador. A placa mãe, ou mother board, em inglês, também pode ser considerada o cérebro do computador. Na verdade, todos os componentes do computador, desde a CPU – Central Processing Unit, a unidade central de processamento, até os periféricos, como o teclado e o mouse, por exemplo, são importantes, cada um tem uma função específica e importante. Porém, é na CPU que as transformações ou os processamentos são realizados, portanto pode-se dizer que ali está o cérebro do computador.

A CPU é o conjunto de circuitos que executam as funções básicas de um computador. Ela é composta pela unidade de controle, pela memória, pela unidade lógica e aritmética, pela unidade de entrada e saída (barramento) e pelos registradores.

CIRCUITO INTEGRADO
CIRCUITO ELETRÔNICO
CIRCUITO IMPRESSO

Um circuito eletrônico ou circuito impresso é uma base física, geralmente formada por uma placa bem plana e razoavelmente resistente e/ou consistente de material composto, sobre a qual são montados uma grande variedade de dispositivos semicondutores, incluindo transistores, capacitores, resistores, diodos, LED’s (também conhecidos como diodos emissores de luz) e circuitos integrados / processadores ou chips.

A expressão semicondutor é usada para conceituar e definir um material que tem propriedades condutivas de eletricidade contínua de baixíssima tensão abaixo das propriedades condutivas de outros importantes materiais usados na transmissão de eletricidade alternada ou contínua, como o fio de cobre, por exemplo. Aliás, o cobre é um dos metais com a melhor relação custo benefício na transmissão de eletricidade em curtas distâncias, enquanto os cabos usados em linhas de transmissão de eletricidade alternada de alta tensão são compostos principalmente de alumínio e aço.

O silício, por exemplo, é um material semicondutor usado como uma base para a fabricação de circuitos integrados. Um dispositivo semicondutor, um resistor ou capacitor, por exemplo, é um dispositivo eletrônico montado sobre uma placa de material composto, formando um circuito eletrônico ou circuito impresso.

É importante que o internauta / leitor entenda o seguinte: Energia elétrica alternada é diferente de energia elétrica contínua. A primeira é usada geralmente e basicamente para transmissão de eletricidade a grandes, médias e curtas distâncias, em altas, médias e baixas tensões ou voltagens, enquanto a segunda é usada quase sempre já dentro de aparelhos, como um computador ou TV, por exemplo. O próprio aparelho, ou os dispositivos externos que pertencem a ele, tem condições de converter energia alternada em energia contínua, são as chamadas fontes.

O transistor, o resistor, o capacitor, o diodo e os processadores ou chips são dispositivos eletrônicos, são peças, ou, mais precisamente, componentes eletrônicos montados sobre uma placa de material composto. A combinação de todos eles dão ao aparelho ou equipamento uma certa capacidade para executar um trabalho ou trabalhos para os quais ele já foi projetado anteriormente, foi fabricado e pré-programado pelo fabricante.

O transistor é o dispositivo eletrônico semicondutor que há muitos anos atrás, na década de 1950, substituiu definitivamente a antiga válvula eletrônica, ele pode controlar o fluxo de corrente de eletricidade em um circuito. O transistor é um amplificador composto de cristal, ele pode amplificar correntes elétricas, gerar oscilações elétricas intencionais, de acordo com as necessidades do projeto no qual está inserido, e assumir funções de modulação e detecção dentro de um contexto de circuito integrado ou circuito impresso.

O resistor é um dispositivo eletrônico semicondutor que fornece uma resistência conhecida, ou seja, ele deixa entrar em si toda a eletricidade contínua que recebe mas bloqueia ou deixa sair de dentro de si apenas uma parte da eletricidade que recebe, ou seja, ele reduz a corrente.

O capacitor é um componente eletrônico que acumula ou armazena temporariamente carga de eletricidade.

O diodo é um componente eletrônico que permite a direção de uma corrente elétrica em um sentido de sua estrutura e dificulta uma outra corrente no sentido contrário, em geral ele é composto de dois eletrodos, o anodo e o cátodo.

O LED – Light Emissor Diode, ou diodo emissor de luz, emite luz quando uma corrente de energia elétrica contínua é aplicada nele. Aliás, a tecnologia LED é extremamente eficiente na emissão de luz, o LED consome pouquíssima energia elétrica e produz ótima intensidade de luz. O LED esquenta menos, gera menos calor que a lâmpada comum incandescente.

É bom que o internauta / leitor entenda a diferença entre voltagem e corrente. Apenas para efeito didático, para simplificar o máximo possível, para tornar inteligível esse conceito, a grosso modo podemos fazer uma analogia e / ou comparar a voltagem à pressão de água na torneira de casa. Se o reservatório ou a caixa d'água principal da empresa de saneamento estiver com nível baixo de água, a pressão de água nos canos de rua que levam água para os bairros também será baixa, e se a pressão de água nesses canos cair demais a população dos bairros de altitude mais elevada, os bairros mais altos, ficará sem água. A corrente de energia elétrica, por sua vez, pode ser comparada por simples analogia à velocidade de água que sai da torneira.

Ao contrário da água, a eletricidade não sofre os efeitos do campo gravitacional do planeta Terra, mas para transmissão de energia elétrica a grandes distâncias a voltagem nos cabos de transmissão deve ser altíssima. Aqui no Brasil, é muito mais comum a transmissão de eletricidade por longas distância com o uso de energia elétrica alternada, mas já existem projetos de transmissão por corrente contínua.

Resumindo, o circuito integrado e o circuito impresso é um circuito no qual todos os componentes ativos e passivos, vários deles relacionados e explicados simplificadamente, resumidamente e brevemente acima, são montados sobre um pedaço de material semicondutor, geralmente uma placa, através de processos químicos e físicos, incluindo a solda.

Um circuito é uma conexão entre componentes eletrônicos para uma determinada função prevista antecipadamente no projeto.

O MONITOR

O monitor é um dispositivo em formato de tela para visualização, que pode exibir imagens geradas pelo computador. O monitor é o principal dispositivo de saída de dados ou informações do computador, ele é uma interface entre o homem e a máquina, ou seja, é uma unidade de exibição visual usada para mostrar textos, imagens, gráficos, tabelas, planilhas e vídeos, com boa ou alta qualidade de imagem, originadas pela CPU, ou seja, pela unidade de processamento.

Na verdade, é praticamente impossível, é inimaginável, uma pessoa normal conseguir operar um computador sem um monitor.

O monitor LCD - Liquid Crystal Display, o monitor de cristal líquido, o mais popular atualmente, o mais vendido, é baseado na tecnologia de cristal líquido que gera imagens quando uma voltagem é aplicada sobre ele.

O TECLADO


Logo acima, o teclado Microsoft Curve é um dos modelos de teclados mais ergonômicos e confortáveis que existe. Um dos objetivos dos designers da Microsoft foi o de reduzir o máximo possível o risco de LER's - Lesões por Esforços Repetitivos nos usuários que passam horas na frente do computador. Logo abaixo, um modelo de teclado convencional da Multilaser, uma concorrente.

O teclado é um periférico de entrada de dados, é formado por um conjunto de teclas para uso no computador com padrão alfanumérico de letras romanas e numerais arábicos, agrupados e distribuídos sobre a base do teclado com a disposição ou layout QWERTY, já bem conhecido dos brasileiros. O teclado é usado pelo usuário para dar entrada manual no sistema de dados e comandos. Ele é o dispositivo usado para dar entrada a letras, números e símbolos por meio da digitação. Funciona de forma semelhante a uma máquina de escrever. Aliás, a disposição QWERTY do teclado do computador é bem parecida com a das antigas máquinas de escrever, elétricas ou manuais.

O teclado é um dos principais meios de interação do usuário com o computador. Todas as teclas do teclado estão ligadas a um chip dentro do teclado, que identifica a tecla pressionada pelo usuário e envia esses comandos ou os sinais correspondentes ao cérebro do computador.

MOUSE


O mouse (pronuncia-se máus) é um dispositivo apontador para entrada de dados no computador, ele é um importante complemento do teclado na interação entre usuário e máquina. Atualmente, o mouse é bastante utilizado porque facilita muito a operação de um computador em programas que trabalham com algum ambiente gráfico e / ou  interativo. A função básica do mouse é movimentar o cursor, aquela setinha ou mãozinha que aparece no monitor e é movimentada pelo usuário quando ele movimenta com a mão direita o próprio mouse sobre uma base firme na mesa de trabalho, na rack ou na escrivaninha.

De modo geral, para tornar possível ou melhorar a interatividade entre o usuário e o computador, o mouse tem dois botões de clicar, um do lado esquerdo, usado para selecionar e executar uma opção disponível na tela do computador, e uma do lado direito, para abrir outras opções. A maioria dos modelos atuais de mouse também possui um botão central ou pequena peça giratória sobre um eixo no próprio mouse para facilitar a rolagem, para cima ou para baixo, dos conteúdos gráficos ou páginas da Internet que estão na tela do computador.

Os primeiros modelos de mouse a surgirem no mercado mundial de Informática possuíam uma bolinha na sua base, que em contato com uma base firme na mesa, na rack ou na escrivaninha, e com a movimentação do mouse pelas mãos do usuário, dava movimento ao cursor na tela do computador. Atualmente, a grande maioria dos modelos de mouse vendidos são óticos, ou seja, a antiga bolinha foi substituída pelo laser na base do mouse. Enquanto o computador estiver ligado nunca vire o mouse com as mãos para olhar diretamente para a base iluminada do dispositivo.

NOBREAK E ESTABILIZADOR

O estabilizador é um equipamento ou dispositivo cuja principal utilidade é proteger o computador e seus periféricos contra variações de tensão ou voltagem nas redes urbanas e rurais de eletricidade. Infelizmente, variações de tensão na rede externa de eletricidade, principalmente excesso de voltagem de energia elétrica nas redes urbanas e rurais, é algo comum, principalmente em dias de chuva forte e é algo difícil de ser controlado. As variações mais acentuadas de tensão podem danificar o computador e seus periféricos se eles não estiverem protegidos por um estabilizador.

O nobreak (pronuncia-se nobrêik) com estabilizador é um equipamento ou dispositivo que além de proteger o computador e seus periféricos contra variações de tensão ou voltagem nas redes externas também permite que o usuário do computador tenha tempo suficiente, alguns minutos, de concluir o seu trabalho mais urgente e desligar o mais rápido possível o seu computador, sem o risco de perda de dados não salvos. Porém, é importante ressaltar que nenhum estabilizador ou nobreak oferece total proteção, infalível, contra descargas elétricas atmosféricas, os raios, principalmente na zona rural, em que a dissipação da carga (ou descarga, como dizem alguns) é muito menor.

Para proteger o computador e seus periféricos de variações de tensão na rede externa de energia elétrica é aconselhável também o uso conjugado do filtro de linha com um estabilizador ou com um nobreak com estabilizador.

A diferença entre o estabilizador simples e o nobreak com estabilizador é basicamente a inclusão de uma bateria no projeto deste equipamento de proteção, o nobreak com estabilizador. Entretanto, os dois equipamentos, o estabilizador e o no-break com estabilizador, devem possuir potências suficientes para suprir a soma do consumo de energia pelo computador e por todos os seus periféricos, incluindo a impressora e o roteador de Internet.

Para uso residencial ou em pequenas empresas, um estabilizador com capacidade entre 1 KVA e 1,5 KVA já atende as necessidades com uma boa margem de segurança.

OUTROS DISPOSITIVOS

Um disjuntor, conhecido também como circuit braker, em inglês, é um dispositivo que protege ou controla o funcionamento do equipamento ou aparelho, cortando automaticamente e temporariamente o fornecimento de energia elétrica quando há anormalidade, principalmente excesso de voltagem, no fornecimento de energia. O disjuntor pode ser acionado novamente ou controlado diretamente e manualmente pelo operador do equipamento ou aparelho ou usuário do equipamento ou aparelho quando o fornecimento de energia volta ao normal.

O interruptor, ou switch, em inglês, é um dispositivo mecânico que pode isolar ou conectar eletricamente duas ou mais linhas. A diferença entre o disjuntor e o interruptor é que o interruptor não desconecta automaticamente o fornecimento de energia caso haja oscilações na rede de fornecimento de energia elétrica. Um bom eletricista e um bom técnico em eletrônica devem saber quando usar o disjuntor ou o interruptor em cada situação, em cada contexto, em cada sistema de equipamentos ou em cada equipamento.

Normalmente, o disjuntor é fixado no quadro de distribuição de energia elétrica do imóvel, ao lado de outros dispositivos elétricos.

OS SOFTWARES

Logo acima, o logotipo do sistema operacional Windows, da Microsoft americana, a maior e mais popular empresa desenvolvedora de softwares do planeta, e, logo abaixo, o logotipo do sistema operacional Linux, o maior e mais popular sistema operacional livre e gratuito do mundo.

O software é formado por um conjunto de instruções com uma utilidade, trazer ao usuário um resultado ou executar uma tarefa que tenha um sentido, que faça sentido para o usuário, um resultado inteligível. Os grandes computadores modernos, por exemplo, são capazes de fazer bilhões de cálculos por segundo.

O software é um programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre o modo como ele deve funcionar, sobre o modo como ele deve executar tarefas, sobre o modo como ele deve desempenhar suas funções.

Um sistema operacional, por exemplo, é um software. Ele é um software básico que controla as operações mais básicas e essenciais de um computador, como, por exemplo, as operações de memória do disco rígido, operações da impressora, entre outras. Uma das principais funções do sistema operacional é simplificar e / ou automatizar para o usuário o máximo possível o funcionamento do computador por meio periféricos, incluindo a interface, o monitor, para que o usuário tenha condições de obter a produtividade da máquina de modo ágil e sem excesso de complicações.

Um sistema operacional é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. O sistema operacional é a base para a instalação dos programas ou aplicativos que executam tarefas específicas. De modo geral, não é possível rodar um aplicativo para executar uma tarefa específica sem a instalação prévia de um sistema operacional. Por exemplo, os programas ou aplicativos ChromeOpera são navegadores de Internet, sem eles, ou sem outros programas semelhantes a eles, é impossível navegar na Internet. Outro exemplo muito comum de programa ou aplicativo é o Word, da Microsoft, ele é um processador de texto, ele é usado para editar textos e, posteriormente, imprimí-los ou enviá-los pela Internet para um destinatário, como um anexo de e-mail, por exemplo.

Existem dois tipos de softwares, os softwares livres e / ou gratuitos, como o sistema operacional Linux, por exemplo, e os softwares proprietários ou pagos, como o sistema operacional Windows, por exemplo, de propriedade da empresa americana Microsoft, um dos sistemas operacionais mais populares do mundo.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Dicionário Michaelis – Consulte também a versão Informática do Michaelis
  • Dell (divulgação): Imagem
  • Microsoft (divulgação): Imagens
  • Dreamstime: Imagens
  • Sony (divulgação): Imagem
  • Schneider Electric (divulgação): Imagem
  • SMS / Legrand (divulgação): Imagem
  • Mercado Livre (classificados): Imagem
  • LG (divulgação): Imagem
  • Linux (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)