BEECHCRAFT BARON

BEECHCRAFT BARON G-58
BEECHCRAFT BARON B-58
BEECHCRAFT BARON B-58TC
BEECHCRAFT BARON B-58P
BEECH BARON B-56TC
BEECH BARON E-55
BEECH BARON D-55
BEECH BARON C-55
BEECH BARON B-55
BEECH BARON A-55

INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem do Baron G-58, com um lindo por do sol ao fundo. Essa é a versão mais recente e moderna do bimotor leve Beechcraft Baron, fabricada há mais de uma década pela tradicional Beechcraft. uma das maiores fabricantes de aviões leves do mundo. Logo abaixo, o Baron B-58, a versão clássica do bimotor leve Baron, um dos modelos de bimotores a pistão mais vendidos do mundo, um best seller da fabricante americana de aviões.

Beechcraft Baron é uma elegante aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três, quatro ou cinco passageiros, dependendo da versão e da configuração adotada, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation, que utilizou como base para sua criação o projeto de fuselagem do robusto monomotor executivo a pistão Beechcraft Bonanza, da mesma fabricante.

A Beechcraft Corporation é, atualmente, uma grande e tradicional fabricante norte-americana de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão e aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes. A sua principal fábrica está localizada em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Atualmente, a Beechcraft Corporation é propriedade da holding norte-americana Textron Company, a maior companhia proprietária de fabricantes de aeronaves executivas do mundo, proprietária também da Cessna Aircraft Company, a maior fabricante de aeronaves executivas do planeta, da tradicional fabricante americana de helicópteros Bell Helicopter e da tradicional fabricante americana de motores a pistão para aeronaves Lycoming Engines.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima e logo abaixo, visto por dois outros ângulos, o aspecto externo elegante do Baron B-58, a versão alongada da respeitada família de bimotores Baron, com capacidade para um piloto e cinco passageiros. Pistão sim, mas sem perder a classe.
O Beechcraf Baron é um avião bimotor a pistão, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asa baixa, motorização potente e trem de pouso triciclo retrátil. A primeira versão do Baron, fabricada a partir de 1960 pela então Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation, foi o Baron A55, com capacidade para transportar um piloto e mais três passageiros e suas bagagens. Eventualmente, um quarto e um quinto passageiros em um quinto e sexto  assentos opcionais, logo atrás dos demais assentos, podem ser transportados, mas o espaço para esse quarto passageiro é limitado e a capacidade da aeronave transportar bagagens nesse caso seria reduzida, como consequência da adoção do quinto e do sexto assentos.

Posteriormente, nos anos seguintes, a Beech Aircraft deu continuidade ao desenvolvimento do Baron com novas versões melhoradas. Em cada nova versão uma melhoria em termos de conforto, estética e / ou segurança era introduzida. As versões Baron A-55, Baron B-55, Baron C-55, Baron D-55 e Baron E-55 são tracionadas por dois motores Continental IO-470 ou dois Continental IO-520, dependendo da versão, todos aspirados. Mais de 2.000 unidades do modelo Baron 55, em suas variadas versões citadas neste parágrafo, foram fabricadas, de 1960 até 1983, incluindo versões civis para atender o mercado americano e para exportação, e versões militares para o Exército dos Estados Unidos.

A produção em série dessa versão curta do Beechcraft Baron, chamada Baron 55, foi iniciada na década de 1960 e deixou de ser produzida na década de 1980, foi um sucesso de vendas. Entretanto, hoje em dia a versão alongada, chamada Baron 58, é a mais vantajosa do ponto de vista econômico e técnico, com capacidade aumentada para um piloto e cinco passageiros, e também é um sucesso de vendas, graças a feliz combinação de fatores como robustez estrutural, muita potência disponível nos dois motores Continental IO-520 de 280 hp cada (até o ano de 1983) ou Continental IO-550 de 300 hp cada (a partir de 1984), acabamento refinado e ótima flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas.

Versões turbo do Baron 55 e do Baron 58 também foram fabricadas, com os nomes Baron 56TC (versão turbo do Baron 55) e Baron 58TC (versão turbo do Baron 58), estas duas com cerca de 240 unidades fabricadas. Uma versão pressurizada do Baron 58 foi fabricada, com o nome Baron 58-P.

A versão Baron B-58 é um derivado alongado do modelo Baron 55, ela tem fuselagem com cerca de meio metro a mais de comprimento, o que possibilitou melhorar bem o acesso dos passageiros aos quatro assentos traseiros, com duas portas articuláveis simultâneas para acesso dos passageiros da parte de trás da fuselagem, e mais uma porta na parte da frente da fuselagem, para acesso do piloto e mais um passageiro, totalizando seis pessoas. Finalmente então, a partir da década de 1970, a Beechcraft passou a oferecer um concorrente de peso no mercado de aeronaves leves bimotoras a pistão, com seu forte competidor à altura do Piper Seneca, o bimotor a pistão da Piper Aircraft.

Os modelos alongados Beechcraft Baron B-58, a versão anterior, e Beechcraft Baron G-58, a versão mais moderna, são bem semelhantes no design da estrutura e na mecânica, mas atualmente somente o Baron G-58 está em produção pela Beechcraft Corporation, que disponibiliza no modelo uma variedade de itens de segurança e conforto, incluindo ar condicionado e o moderno sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto pela tela PFD - Primary Flight Display, a tela primária, e pela tela MFD - Multi Function Display, a tela multifuncional.

MERCADO

Logo acima, a parte traseira da cabine do Baron B-58, com seu interior com acabamento refinado. É a versão alongada do Beechcraft Baron, configurada para quatro passageiros em club seat, que somados ao piloto e passageiro dos assentos dianteiros, totalizam seis pessoas. Logo abaixo, o painel analógico, mas completo para voos por instrumentos, dessa mesma versão clássica do Baron.

O Beechcraft Baron é o principal concorrente direto do Piper Seneca. Os modelos Baron 55 e Baron 58 venderam bem no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990. devido à expansão do mercado aeronáutico brasileiro nessas décadas. O volume de vendas só não foi maior porque havia reserva de mercado no Brasil, favorável aos modelos de aeronaves fabricados aqui. 

Apesar de não possuir uma cabine tão larga como o concorrente da Piper Aircraft, que inclusive chegou a ser fabricado no Brasil pela Embraer / Neiva, pode transportar com razoável conforto os passageiros em voos de curta e média distâncias.

Pela robustez e resistência características do projeto e pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi escolhido por muitos agropecuaristas e agricultores brasileiros como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por muitos empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

Considerando todas as versões Baron 55 e Baron 58, o Beechcraft Baron é um dos bimotores leves a pistão mais vendidos do mundo, mais de 6.000 unidades foram vendidas.

REPRESENTAÇÃO
A fabricante de aeronaves Beechcraft Corporation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.


Logo acima, o novo conjunto de aviônicos da versão atual Baron G-58, com a tela primária e a tela multifuncional. O sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System torna a navegação mais segura e precisa, inclusive com redução da carga de trabalho do piloto. Logo abaixo, mais uma imagem do Baron em pleno voo.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FICHA TÉCNICA

BARON 58
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão pressurizada): Aprox. 380 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental TSIO-520 turbo (320 hp);
  • Hélices (B-58): Hartzell (três pás);
  • Hélices (B-58): McCauley (três pás);
  • Combustível: AVGAS 100;
  • Aviônicos (B-58): Bendix King e Garmin;
  • Aviônicos (G-58): Garmin, Honeywell e L3;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 120 litros / hora (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
  • Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço (aspirado): Aprox. 6.000 metros;
  • Teto de serviço (turbo): Aprox. 7.500 metros;
  • Peso máximo de decolagem (versões aspiradas): Aprox. 2.500 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão turbo): Aprox. 2.800 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço / B-58 (no Brasil): Aprox. US$ 380 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço / B-58P (no Brasil): Aprox. US$ 480 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço / G-58 (no Brasil): Aprox. US$ 750 mil (usado / bom estado de conservação);

BARON 55
  • Capacidade: 1 piloto e 3, 4 ou 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro (versões aspiradas): Aprox. 350 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro (versão turbo): Aprox. 370 km / h;
  • Comprimento (A-55 e B-55): Aprox. 8 metros;
  • Comprimento (C-55, D-55 e E-55): Aprox. 8,5 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-470 aspirado (260 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-520 aspirado (280 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental IO-550 aspirado (300 hp);
  • Motorização (potência): 2 X Continental TIO-
  • Hélices: Hartzell (três pás);
  • Hélices: Hartzell (duas pás);
  • Aviônicos: Bendix King e Garmin;
  • Aviônicos: Collins;
  • Combustível: AVGAS 100;
  • Alcance: Aprox. 
  • Teto de serviço (aspirado): Aprox. 5.000 metros;
  • Teto de serviço (turbo): Aprox. 6.000 metros;
  • Peso máximo de decolagem (versão A-55): Aprox. 2.200 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão B-55): Aprox. 2.300 kg;
  • Peso máximo de decolagem (versão C-55): Aprox. 2.400 kg;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 280 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o Beechcraft Baron na sua versão mais recente G-58, marcando presença em um típico grande aeroporto americano com pista e pátio pavimentados. Entretanto, também é comum ver o Baron, nas suas mais variadas versões, frequentar pequenos aeroportos e aeródromos do interior, com ou sem pistas de pouso pavimentadas, inclusive no Brasil. Logo abaixo, o bonito bimotor visto de mais um ângulo.




Logo acima, imagem de um bimotor Baron sobrevoando uma região praticamente deserta. De modo geral, bimotores são mais adequados para sobrevoar regiões pouco habitadas, incluindo florestas e desertos, pois em caso de falha de um dos motores, a unidade remanescente de propulsão pode manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. Logo abaixo, o Baron trabalhando bem cedo, transportando pessoas logo ao amanhecer.




Logo acima, ilustração da configuração típica de assentos do Baron G-58, a mais recente e moderna versão do Baron, com capacidade para seis pessoas no total, sendo um piloto e mais cinco passageiros. Logo abaixo, bela imagem do novo design do interior da aeronave.




Logo acima, imagem da versão clássica do Baron 58 em pleno voo e, logo abaixo, imagem publicitária da década de 1980 de um voo em formação de duas versões curtas do Beech Baron, o Baron B-55 na frente e o Baron D-55 ao fundo.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédiahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Baron
  • Beechcraft (divulgação): Imagens
  • TAM Aviação Executiva (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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