DASSAULT FALCON 900

DASSAULT FALCON 900 (A PARTIR DE 1984)
DASSAULT FALCON 900B (A PARTIR DE 1992)
DASSAULT FALCON 900EX (A PARTIR DE 1996)
DASSAULT FALCON 900C (A PARTIR DE 2000)
DASSAULT FALCON 900EX EASY (A PARTIR DE 2004)
DASSAULT FALCON 900DX (A PARTIR DE 2005)
DASSAULT FALCON 900LX (A PARTIR DE 2010)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o jato executivo de médio porte e alcance intercontinental Falcon 900, o primeiro membro da família Falcon 900, uma das mais bem sucedidas séries de aeronaves executivas intercontinentais do mundo. Logo abaixo, o sexto membro civil da família, o Falcon 900LX, com alcance maior e com sistemas modernizados, embora com a mesma fuselagem e asas.
O Dassault Falcon 900 é uma aeronave trimotor executiva de médio porte e de alcance intercontinental, com moderna motorização turbofan e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, criada, desenvolvida e fabricada na França a partir da década de 1980 pela Dassault Falcon, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de jatos executivos do planeta, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento uma parte dos conceitos técnicos do Dassault Falcon 50, também um jato executivo trimotor intercontinental.

Os principais concorrentes da família da jatos executivos Falcon 900 são o jatos intercontinentais americanos Cessna Citation X, Cessna Citation Longitude e Cessna Citation Sovereign, os jatos canadenses da linhagem Bombardier Challenger, os jatos americanos Beechcraft Hawker 800 e Beechcraft Hawker 4000, os jatos americanos Gulfstream V, Gulfstream G450, Gulfstream G100 e Gulfstream G200, os jatos israelenses IAI Astra SPX e IAI Galaxy, e os brasileiros Embraer Legacy 600, Embraer Legacy 650, Embraer Legacy 500  e Embraer Praetor.

Alguns desses modelos de aviões não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aeronaves usadas.


A DASSAULT FALCON
A Dassault Falcon (pronuncia-se Dassô Fócon) é uma subsidiária do Grupo Dassault, este um dos maiores conglomerados de alta tecnologia da França, que fabrica aeronaves civis e militares, peças e componentes para para indústria aeroespacial, incluindo componentes para lançadores de satélites. O Grupo Dassault atua também no ramo imobiliário, criou e desenvolve os softwares CATIA / CAD / CAM / PLM para uso na indústria em geral, em parceria com a IBM americana, criou e desenvolve softwares simuladores para uso na indústria em geral. Possui ainda empresas de mídia, incluindo o jornal francês Le Figaro (pronuncia-se Le Figarrô) e já foi proprietário do time de futebol francês Nantes.

Ela tem mais de 50 anos de experiência na fabricação de jatos executivos de médio porte, é uma das pioneiras do mercado de jatos executivos. As famílias de jatos executivos Falcon 50, Falcon 900, Falcon 2000 e Falcon 7X estão entre os maiores sucessos da aviação executiva mundial, com um total de mais de 1.600 unidades vendidas.

O Grupo Dassault fabrica o sofisticado e poderoso jato militar bimotor Dassault Rafale e fabricou o caça militar monomotor Mirage 2000, utilizado pela FAB - Força Aérea Brasileira até 2013.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a refinada cabine de passageiros do Falcon 900, muito confortável, com assentos largos e dispostos em club seat, isto é, frente a frente. A capacidade da aeronave varia entre doze e quinze passageiros, dependendo da configuração escolhida pelo cliente. Logo abaixo, a galley completa, localizada na parte da frente da fuselagem da aeronave, próxima à porta principal.
O Dassault Falcon 900 é uma confiável aeronave trimotor executiva, de médio porte e de alcance intercontinental, com motorização turbofan e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na França a partir do início da década de 1980 e fabricada a partir de 1984 pela Dassault Falcon, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento uma parte dos conceitos técnicos do Falcon 50, principalmente o seu conceito de asa de perfil supercrítico.

Ele foi criado pelo próprio departamento de engenharia e design da Dassault Falcon, com o auxílio do software CAD / CAM, este também criado pelo próprio Grupo Dassault. Ele é o primeiro avião, o modelo original, de uma série tecnicamente e comercialmente bem sucedida de aeronaves executivas de longo alcance, composta por versões melhoradas e lançadas nas décadas seguintes, o Dassault Falcon 900B, o Dassault Falcon 900EX, o Dassault Falcon 900C, o Dassault Falcon 900EX EASY, o Dassault Falcon 900DX, e, o mais recente de todos, o Dassault Falcon 900LX, ainda em linha de produção. Basicamente, a diferença entre esses aviões é o nível tecnológico dos sistemas hidráulico, mecânico, elétrico e eletrônico das versões seguintes, numa sequência de melhorias, com aumento gradativo de potência, alcance e nível de segurança, com a introdução de aviônicos aprimorados, inclusive.

A construção das asas enflechadas de perfil supercrítico e da espaçosa fuselagem do Dassault Falcon 900 é convencional em alumínio, titânio e aço, uma característica que foi mantida também nas versões seguintes, exceto pelo aumento da quantidade e variedade de partes em material composto, inclusive nas superfícies aerodinâmicas de controle, portas do trem de pouso, nariz, cone de cauda, estabilizadores e entradas de ar dos motores. A fabricante francesa Dassault Falcon foi uma das pioneiras na introdução do perfil supercrítico de asas em jatos executivos na década de 1970. Ela é uma das mais tradicionais fabricantes de jatos executivos do mundo.

A família de jatos executivos intercontinentais trimotores Falcon 900 está dentro da categoria supermidsize, em português supermédio. É uma das mais seguras, confortáveis e sofisticadas famílias de aviões executivos intercontinentais fabricadas nas décadas de 1980, 1990, 2000, 2010 e na década atual. São aviões de aerodinâmica refinada e com bom alcance de cerca de 6.400 quilômetros até 8.000 quilômetros, dependendo do modelo, com reservas de combustível.

Jatos executivos com asas de perfil supercrítico não precisam de pistas de pouso muito compridas para pousar e decolar normalmente, em segurança. Dentro de padrões normais, com oito passageiros a bordo, dias quentes e tanques quase cheios o Falcon 900 pousa e decola em pistas de pouso pavimentadas com 2.000 metros de comprimento. Tudo isso sem abrir mão da alta velocidade de cruzeiro.

O Falcon 900 foi projetado e desenvolvido pela Dassault Falcon a partir da década de 1980 para atender clientes de altíssimo poder aquisitivo, principalmente governos, empresários e executivos norte-americanos e canadenses, europeus, árabes, orientais e asiáticos que precisavam de um modelo de aeronave de bom alcance, muito confortável e segura para sobrevoar os grandes oceanos Pacífico, Atlântico e Índico com a segurança proporcionada por sistemas hidráulicos, mecânicos, elétricos e eletrônicos redundantes.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o Falcon 900, por meio de retrofit, com espaço interno de sobra para até 12 passageiros, mas com a possibilidade de uma configuração para até 15 passageiros. Essas cabines têm um corredor totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar. Logo abaixo, uma opção de retrofit para o toalete do jato executivo, confortável e totalmente isolado da cabine de passageiros.

Os aviões com a marca Falcon fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos, formadas por modelos trimotores, uma tradição de décadas dentro da Dassault Aviation, e modelos bimotores, uma opção da fabricante para os clientes que preferem viajar em modelos impulsionados por dois motores. Essa fabricante não produz turboélices e aviões a pistão para o mercado de aviação executiva. Até o momento, praticamente todas as famílias de jatos executivos trimotores e bimotores da fabricante francesa foram bem sucedidos comercialmente.


Na década de 1960 e 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Dassault Falcon 20 e o Dassault Falcon 10, respectivamente, ambos bimotores projetados para viagens interestaduais e internacionais. Depois, nas décadas de 1980 e 1990, vieram os modelos de segunda geração, o Dassault Falcon 50, o Dassault Falcon 900 e Dassault Falcon 2000. Nas décadas mais recentes, surgiram os modelos de terceira geração, entre eles o Dassault Falcon 7X, com o chamado ultra longo alcance.


É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e/ou forno elétrico.


Durante a década de 1980, os executivos, projetistas e investidores da então Marcel Dassault, a empresa antecessora da atual Dassault Aviation, acreditavam que havia um espaço suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental de médio porte, conhecido também como super mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho.


O jato executivo de médio porte e de alcance intercontinental Dassault Falcon 900 foi projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da fabricante francesa Marcel Dassault desde o início da década de 1980. Ele já possuía na época asas supercríticas enflechadas, claramente inspiradas nas asas do jato executivo Dassault Falcon 50, com certificação para sobrevoar non-stop o Oceano Atlântico, entre a Europa Ocidental e a América do Norte, sem necessidade de uma parada intermediária para reabastecimento no meio do caminho. O seu extraordinário alcance (para os padrões da época, é claro) de 6.400 quilômetros, com oito passageiros a bordo, era o suficiente para viajar non-stop entre Nova York e Londres, por exemplo.

 

A construção das asas enflechadas de perfil supercrítico e da espaçosa fuselagem do Dassault Falcon 900 é convencional em alumínio e ligas metálicas. A fabricante francesa Marcel Dassault foi uma das pioneiras na introdução do perfil supercrítico de asa em jatos executivos. Ela é uma das mais tradicionais e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo.


A combinação de velocidade e alcance do Dassault Falcon 900 possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Londres, por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de parada intermediária para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum (disponível como upgrade), um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.


O objetivo dos executivos e projetistas da Dassault Aviation era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho para até 12 ou 15 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro de boa capacidade, com acesso externo e interno; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, cafeteira e forno elétrico ou de micro-ondas para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos considerado completo para voos IFR – Instrument Flight Rules, na época.


Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia, disponível como opcional na época.


O confortável Dassault Falcon 900 é uma aeronave derivada do jato executivo trimotor Dassault Falcon 50, embora se trate de um modelo diferente de aeronave, com cabine de passageiros mais espaçosa e confortável, por exemplo. Os engenheiros da Marcel Dassault aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada da família Falcon 50 para dar origem a um modelo de aeronave diferente, mais confortável, mais sofisticado e mais refinado.


O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com potentes motores americanos Garrett TFE731 / Allied Signal TFE731, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo, do peso da bagagem, da altitude do aeródromo de origem, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens interestaduais, o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até oito passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.


FALCON 900

O veloz Dassault Falcon 900 é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1980 na França pela Marcel Dassault, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.


Ele é o modelo original da família Falcon 900, é um dos dez projetos dessa família, incluindo três versões militares, todos pertencentes à linhagem Dassault Falcon, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Dassault Falcon 900 é um projeto derivado do modelo de jato executivo Dassault Falcon 50, este um modelo trimotor clássico, da década de 1970, de menor capacidade e de menor alcance.


As asas enflechadas de perfil supercrítico do Dassault Falcon 50 foram utilizadas como base para dar origem ao projeto do Dassault Falcon 900, e parte dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico, mecânico (incluindo os motores) e pneumático do Falcon 50 também foi aproveitada para dar origem ao Falcon 900, embora a fuselagem de perfil circular do Falcon 900 seja diferente, mais ampla, com comprimento e diâmetro maiores, inclusive, com quase 12 metros de comprimento (incluindo galley, cabine de passageiros, toalete e bagageiro), 1,8 metro de altura útil (pé-direito) na cabine e 2,3 metro de largura.


Durante a década de 1980, ele foi um dos modelos de aeronaves preferidos de grandes empresários, altos executivos, grandes artistas do cinema e da música e grandes esportistas. Ele foi utilizado intensivamente também por dezenas de forças armadas da Europa Ocidental, da América do Sul, do Oriente Médio e até da África para o transporte de governantes, já que o seu alto índice de confiabilidade o tornava um dos modelos mais adequados para essas missões.


Embora seja considerado, dentro do meio aeronáutico, um modelo clássico de aeronave, ele pode ser submetido a algumas modernizações e atualizações, conhecidas também como upgrades e retrofits, para torná-lo mais adequado ao uso intensivo no transporte intercontinental e internacional de passageiros, inclusive com a instalação de instrumentos para torná-lo apto à navegação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum; instalação de APU – Auxiliary Power Unit nas unidades que não saíram de fábrica com esse opcional; instalação do conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, com instrumentos digitais, incluindo FMS – Flight Management System, EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System e GPS – Global Positioning System; e, é claro, uma reforma completa na cabine de passageiros, com assentos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow, DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e Internet por satélite.


O alcance do Dassault Falcon 900 é de 6.400 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até Paris, na França, com apenas uma escala para reabastecimento em Dacar, no Senegal.


FALCON 900B

O também veloz Dassault Falcon 900B é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, também com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation, a sucessora da fabricante Marcel Dassault.


Ele foi a primeira versão da família Falcon 900, com fabricação seriada iniciada em 1991, com motores um pouco mais potentes e alcance um pouco maior que seu antecessor. É um derivado direto do Dassault Falcon 900, mas com algumas melhorias, incluindo motores Garrett TFE731-5BR-1C com 4.750 libras de empuxo em cada motor, totalizando 14.250 libras, mas mantendo praticamente os mesmos números de consumo de combustível.


Assim como seu antecessor, a versão Dassault Falcon 900B também pode ser submetida a algumas modernizações e atualizações, conhecidas também como upgrades e retrofits, para torná-la mais adequada ao uso intensivo no transporte intercontinental e internacional de passageiros.


O alcance do Dassault Falcon 900B é de 6.600 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até Los Angeles, nos Estados Unidos, com apenas uma escala para reabastecimento em San Juan, em Porto Rico.


FALCON 900EX

O moderno Dassault Falcon 900EX é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, também com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation.


Ele foi a segunda versão da família Falcon 900, com fabricação seriada iniciada em 1996, com motores mais potentes e alcance maior que o seu irmão Dassault Falcon 900B, além de aviônicos modernizados, já dentro do conceito glass cockpit. É um derivado direto do Dassault Falcon 900B, mas com algumas melhorias, incluindo motores Allied-Signal TFE731-60 mais potentes, com 5.000 libras de empuxo em cada motor, totalizando 15.000 libras, e com tanques de combustível de maior capacidade, para um alcance maior.


Essa versão foi desenvolvida pela Dassault Aviation em parceria estratégica com outras indústrias e desenvolvedoras, que passaram a atuar então como fornecedoras de peças, partes e componentes, incluindo a Alenia, da Itália; a Allied Signal / Honeywell, dos Estados Unidos; a Hellenic Aircraft, da Grécia; a Latécoère, da França; e a Sabca, da Bélgica.


Assim como seu antecessor, a versão Dassault Falcon 900EX também pode ser submetida a algumas modernizações e atualizações, conhecidas também como upgrades e retrofits, para torná-la mais adequada ao uso intensivo no transporte intercontinental e internacional de passageiros.


O alcance do Dassault Falcon 900EX é de 7.600 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar non-stop de Campinas, no estado do São Paulo, por exemplo, até a Cidade do México, a capital do país, sem escala para reabastecimento.


Viagens sobrevoando o Oceano Pacífico também são possíveis, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


FALCON 900C

O moderno e sofisticado Dassault Falcon 900C é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na década de 1990 e fabricada em série na França, a partir da década de 2000, pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo Dassault Falcon 900B, mas realizando uma variedade de melhorias.


Com o sucesso de vendas do Dassault Falcon 900, do Dassault Falcon 900B e do Dassault Falcon 900EX, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Falcon 900, com o lançamento da terceira versão civil da família, o Dassault Falcon 900C, que é um derivado direto do Falcon 900B, mas com performance melhorada e sistemas melhorados, incluindo aviônicos mais modernos e precisos. O Falcon 900B e a versão melhorada Falcon 900C são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas.


Ele é uma versão melhorada e modernizada da família Falcon 900, é um dos sete projetos civis dessa família, um projeto diretamente derivado do modelo de jato executivo intercontinental Dassault Falcon 900B, mas com o acréscimo de itens de conforto, desempenho e segurança não presentes como itens de série no modelo anterior, como, por exemplo, a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade auxiliar de energia de solo e pressão pneumática para acionamento do aparelho de ar condicionado no solo, com os motores desligados; instalação do conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000, com instrumentos digitais, incluindo FMS – Flight Management System, EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System e GPS – Global Positioning System, neste caso de 12 canais, e instrumentos certificados para RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum.


Além disso, a aeronave possui cabine de passageiros com assentos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow, DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e Internet por satélite, neste caso dependendo do ano de fabricação, alguns desses disponíveis na época como opcionais. A cabine de passageiros possui tomadas de 110 volts AC para carregamento de dispositivos móveis.


Desde o início de sua fabricação em série, no ano 2000, o Dassault Falcon 900C já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo, modelo Honeywell FMZ-2000, da fabricante americana Honeywell.


Um aparelho complementar de navegação, conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente, inercial, modelo Honeywell IRS LaserRef IV, foi introduzido como item de série no Dassault Falcon 900C, o que ajuda a tornar as viagens ainda mais precisas e seguras. Além desses instrumentos citados acima, ele foi fabricado também com TCAS – Traffic Collision Avoidance System, modelo TCAS 4000, fabricado pela Rockwell Collins, conhecida atualmente como Collins Aerospace, uma subsidiária da United Technologies; radar com detector de tesoura de vento; e EIED – Engine Indication Electronic Display, com algumas funções equivalentes às funções do EICAS – Electronic Indicating and Crew Alerting System.


Trata-se de um avião sofisticado, completo e seguro: Ele possui ainda o radar meteorológico Honeywell Primus 880; o Flight Data Recorder e o Cockpit Voice Recorder, conhecidos popularmente como “caixas-pretas”; sistema ELT (sinalização de emergência, acionada automaticamente em caso de forte impacto com o solo) com três frequências; e CDU – Control Display Unit, para receber imagens meteorológicas de satélites e mensagens escritas do controle de tráfego da região sobrevoada; dentre outros itens.


Como itens opcionais, foram colocados à disposição dos operadores do Dassault Falcon 900C o sistema de telefonia por satélite SatCom 6000, da Collins, com seis canais; o stormscope, instrumento útil para complementar as imagens fornecidas pelo radar meteorológico de bordo da aeronave; microcâmeras instaladas em pontos estratégicos da aeronave, para tornar mais seguro o taxiamento em aeroportos congestionados e checar se o trem de pouso foi baixado e/ou levantado corretamente, por exemplo; entre outros itens.


O motor turbofan Honeywell TFE731-5BR-1C é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato. A potência do Dassault Falcon 900C foi mantida em relação ao Dassault Falcon 900B, mas foi melhorada em relação ao Dassault Falcon 900, o modelo original da família.


No compartimento do nariz do Dassault Falcon 900C estão fixados aviônicos, incluindo a antena do radar meteorológico. O sistema elétrico do avião é redundante, com quatro geradores de 28 volts DC, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental. Trata-se de um sistema hidráulico duplo, com dois sub-sistemas independentes, sendo o sub-sistema número 1 composto por duas bombas hidráulicas, uma no motor 1 e outra no motor 3, e o sub-sistema número 2 com uma bomba hidráulica diretamente acoplada ao motor 2  e mais uma bomba suplementar elétrica, totalizando quatro bombas, sendo três bombas acopladas aos motores, na configuração 1 para cada motor, complementadas pela bomba auxiliar elétrica.


Uma combinação do sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos slats, dos flaps, dos speed brakes, do wheel steering (controle da roda de nariz), do leme e do profundor. Na essência, o Dassault Falcon 900C não é fly-by-wire. Os ailerons, o leme e o profundor possuem conexão via cabos / hastes e roldanas com os manches na cabine de comando. Assim, em condições normais de operação a atuação é hidráulica, portanto bem leve para os pilotos. Porém, em caso de falha total do sistema hidráulico, o que é pouquíssimo provável, é possível manter o controle sobre a aeronave, embora com os controles pesados e um pouco de lentidão nas manobras.


Ele não possui stick shaker e stick pusher, pois a aeronave possui cauda cruciforme, o que, em alguns casos, dispensa a necessidade desses recursos de segurança. Ele só possui um reversor de empuxo, o do motor interno. Além disso, a sua APU – Auxiliary Power Unit é elétrica e pneumática e suas baterias são de 23 ampères.


O sistema de alimentação de combustível do Dassault Falcon 900C também é redundante, pois além das bombas de combustível, ele possui um sistema complementar de pressurização dos tanques, o que significa que na remota probabilidade de falha das bombas de combustível em um momento crítico, como uma decolagem, por exemplo, o querosene de aviação continua fluindo para os motores por meio da pressão do ar nos tanques, até a situação ser normalizada ou contornada. São três tanques de combustível pressurizados, um em cada asa e um na fuselagem.


As asas de perfil supercrítico e de enflechamento moderado foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação de dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de ataque e flaps Fowler de fenda dupla nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e tanques quase cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe, e chegar a Winnipeg, no Canadá, pouco depois do anoitecer, por exemplo.


Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do Norte o Dassault Falcon 900C é uma das melhores opções de compra. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus principais concorrentes. Pelo menos uma empresa de táxi-aéreo no Brasil opera os aviões da família Falcon 900, a Air Charter Service, com escritório em São Paulo, capital. Outras grandes empresas de táxi-aéreo do Brasil, TAM Aviação Executiva, Líder Aviação e Icon Aviation, operam aviões concorrentes da Dassault Aviation, incluindo Cessna, Beechcraft / Hawker, Embraer e Gulfstream.


O sistema elétrico do jato executivo Dassault Falcon 900C é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit para complementar o fornecimento de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados antes da decolagem e depois do pouso.


O avião possui pequenas telas de cristal líquido espalhadas pela cabine de passageiros. Elas integram o sistema de mídia da cabine de passageiros, composto pelo DVD player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. Também é possível acompanhar em tempo real a posição da aeronave em um mapa móvel em duas telas de cristal líquido instaladas na cabine de passageiros, o chamado Airshow. O acabamento é requintado, com assentos revestidos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com galley e toalete com detalhes em madeira nobre.


A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 8 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes. O nível de conforto dentro da aeronave chega a um ponto extremo, com dois toaletes separados e totalmente isolados, uma na frente, para a tripulação, e um atrás, para os passageiros.


O alcance do Dassault Falcon 900C é de 6.600 quilômetros, com 8 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de Campinas, no Estado do São Paulo, até Londres, na Inglaterra, com apenas uma escala para reabastecimento em Dacar, no Senegal, por exemplo.


FALCON 900EX EASY

O sofisticadíssimo Dassault Falcon 900EX EASY é uma aeronave trimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada na França, a partir da década de 2000, pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os modelos Dassault Falcon 900EX e Dassault Falcon 900C, mas realizando uma variedade de melhorias, principalmente em relação aos aviônicos.


Com o sucesso de vendas do Dassault Falcon 900, do Dassault Falcon 900B, do Dassault Falcon 900EX e do Dassault Falcon 900C, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Falcon 900, com o lançamento da quarta versão civil família, o Dassault Falcon 900EX EASY (pronuncia-se Ízi), que é um derivado dos modelos anteriores, mas com aviônicos mais modernos e precisos. O Falcon 900EX EASY é a versão melhorada dos modelos anteriores, são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas.


Ele é uma versão melhorada e modernizada da família Falcon 900, é um dos sete projetos civis dessa família, um projeto diretamente derivado dos modelos anteriores, mas desta vez com a instalação de uma avançada cabine de comando totalmente glass cockpit de altíssima precisão, com alta tecnologia embarcada, equipado com o que havia de melhor na década de 2000, para uso civil, e que até hoje impressiona até os mais exigentes operadores.


Ele começou a ser fabricado em série em 2004, com o acréscimo de itens de conforto, desempenho e segurança não presentes como itens de série nos modelos anteriores, como, por exemplo, a instalação de um então novíssimo conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus Epic, com quatro grandes telas de LCD – Liquid Cristal Display de 14 polegadas, assumindo as funções de interface do FMS – Flight Management System; do EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System; do GPS – Global Positioning System, neste caso de 12 canais; dos instrumentos certificados para RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum; do IRS Honeywell Laseref V, o inercial; e do TCAS II; dentre outros.


A aeronave possui assentos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com sistema multimídia Airshow, DVD player e CD player, TV por assinatura via satélite, telefone por satélite e Internet por satélite. A cabine de passageiros possui tomadas de 110 volts AC para carregamento de dispositivos móveis.


Desde o início de sua fabricação em série, no ano de 2004, o Dassault Falcon 900EX EASY já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus Epic, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display ou PDU – Primary Display Unit, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto; e uma tela MFD - Multi Function Display ou MDU – Multi Display Unit, ou multifunção, com moving map, inclusive, localizada no centro do painel. A interface do FMS – Flight Management System foi transferida para o MDU – Multi Display Unit e as funções de interface do DEEC – Digital Electronic Engine Control ou EIED – Engine Indication Electronic Display está disponível na quarta tela de 14 polegadas, localizada no console central.


Na cabine de comando, dentre as diferenças entre o Dassault Falcon 900EX EASY e seus irmãos antecessores estão o IRS – Inertial Reference System, modelo Honeywell IRS LaserRef V; o acréscimo do autothrottle ou acelerador automático; do teclado; do CCD – Course Control Device, uma espécie de dispositivo com função semelhante ao de um mouse; e do HUD - Head-Up Display, modelo Flight Dynamics HGS 4860, dentro da categoria CAT IIIa de aproximação, a mais avançada e precisa. O HUD - Head-Up Display, por exemplo, é uma maravilha tecnológica. Ele é uma tela semi-transparente fixada na altura dos olhos do piloto da aeronave. Nela são projetadas as indicações do eixo da pista de pouso logo à frente, a altura do avião em relação ao solo sobrevoado e a velocidade aerodinâmica, auxiliando assim o piloto nas manobras de aproximação e pouso, sem que ele precise baixar a cabeça para visualizar essas informações no painel e no console.


O motor turbofan Honeywell TFE731-60 é o mesmo utilizado para impulsionar o antecessor Dassault Falcon 900EX, uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos. A potência do Dassault Falcon 900EX EASY foi mantida em relação ao Falcon 900EX, com 5.000 libras de empuxo em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 15.000 libras, e a capacidade dos tanques aumentou um pouco, o que resultou em aumento do alcance para 7.800 quilômetros.


FALCON 900DX

O também sofisticadíssimo Dassault Falcon 900DX é uma moderna aeronave trimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em série na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 900EX EASY, da mesma família.


De forma resumida, ele tem quase tudo o que o Dassault Falcon 900EX EASY possui, exceto o alcance, já que a capacidade dos seus tanques de combustível é menor, portanto o seu peso máximo de decolagem também é menor.


O motor turbofan Honeywell TFE731-60 é o mesmo utilizado para impulsionar o antecessor Dassault Falcon 900EX EASY, com potência mantida em 5.000 libras de empuxo em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 15.000 libras, com TBO - Time Between Overhaul de 7.000 horas ou mais, e a capacidade dos tanques foi reduzida em relação ao Falcon 900EX EASY, o que resultou em um alcance de 6.600 quilômetros, o que, na verdade, não é pouco.


FALCON 900LX

O Dassault Falcon 900LX é uma moderna aeronave trimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 12 ou 15 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em série na França a partir da década de 2010 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 900EX EASY, da mesma família.


É um modelo melhorado da família Falcon 900, com fabricação em série iniciada em 2010, com a adição de winglets nas pontas das asas, para melhorar a eficiência da aeronave, com alcance melhorado para 8.000 quilômetros, o suficiente para viajar non-stop de Campinas até Houston / Texas, por exemplo, sem escala para reabastecimento.


De forma resumida, ele tem tudo o que o Dassault Falcon 900EX EASY possui, mas com algumas melhorias de aviônica e de aerodinâmica. Por exemplo, alguns anos após o início da fabricação seriada, a Dassault Aviation passou a disponibilizar no Dassault Falcon 900LX um conjunto de aviônicos aprimorado, chamado EASY II, com visão sintética do terreno sobrevoado, disponível nas telas de 14 polegadas; instalação de equipamentos para aproximações do tipo RNAV LPV, utilizando sinais de precisão aumentada do sistema GPS, via WAAS ou EGNOS; capacidade para aproximações do tipo RNP e RNP-AR; pacote FANS 1, com capacidade de comunicação de dados do avião com os órgãos de controle de voo; e capacidade ADS-C, ADS-B e CPDLC.


Além disso, o EGPWS passou a ter a função RAA, para melhorar a orientação espacial da tripulação sobre as áreas de táxi, estacionamento e pista de pouso do aeródromo; cartas Jeppesen mais completas; o piloto automático passou a ter a função de descida automática de emergência em caso de despressurização acidental e perda de consciência da tripulação, por hipóxia, por exemplo; e o sistema de informações meteorológicas via satélite XM Weather, disponível em território americano.


Em outras palavras, o sofisticadíssimo Dassault Falcon 900LX possui o sistema RAAS – Runway Awareness Advisory System, que avisa, por meio de voz sintética, no momento do pouso, sobre o restante de pista disponível para frenagem, alertando a tripulação sobre uma eventual excursão de pista; o ATN – Aeronautical Telecomunications Network, que avisa preventivamente o controle de tráfego aéreo caso a tripulação se desvie, inadvertidamente, de sua rota programada no plano de voo; o FANS – Future Air Navigation System, que permite à tripulação a comunicação direta com o controle de tráfego e de torre, por meio de mensagens eletrônicas via datalink, sobre autorizações de pouso e decolagem, por exemplo; o CPDLC – Controller Pilot Datalink Comunication; o ADSB – Automatic Dependent Surveillance Broadcast; e o ADM – Automatic Descent Mode, que assume preventivamente o controle da aeronave e realiza uma descida controlada, para níveis de voo mais baixos, caso haja problemas no sistema de pressurização da aeronave, o que poderia causar hipóxia (perda de consciência) na tripulação.


MOTORIZAÇÃO
A Dassault Falcon é o único grande fabricante de jatos executivos que vende bem trimotores executivos de alta performance. O fabricante argumenta que consegue vender bem trimotores porque o uso de três motores possibilita o aumento do TBO (tempo entre revisões) dos motores turbofan, em alguns casos para mais de 7.000 horas de voo. Porém, a tendência mundial no mercado de jatos executivos e comerciais é a redução do número de motores. O bimotor Dassault Falcon 2000, por exemplo, foi criado pela Dassault Falcon justamente para atender clientes dispostos a viajar por longas distâncias somente em bimotores.

Por outro lado, entre as vantagens do jato trimotor Falcon 900 está a tradicional motorização turbofan TFE731 da fabricante Garrett, com cerca de 4.500 libras de empuxo / potência, em cada motor, totalizando 13.500 libras de empuxo, o suficiente para operar com boa margem de segurança em aeroportos ou aeródromos quentes e com pistas de pouso de comprimento limitado, mesmo com o peso máximo de decolagem de cerca 20.600 kg.

Essa linha de motores TFE731 era produzida em larga escala pela fabricante americana Garrett AiReseach na década de 1970 e 1980 e, posteriormente, na década de 1990, passou a ser fabricada, também em larga escala, pela também americana Allied Signal, até que na década de 2000 passou a ser fabricada pela americana Honeywell Aerospace. Na verdade, estas três fabricantes foram sendo fundidas / incorporadas ao longo dessas décadas, até assumir definitivamente o nome Honeywell Aerospace, uma dos maiores fornecedoras mundiais de peças e componentes da indústria aeroespacial, com mais de 100 anos de experiência nessa área.

Essa linha de motores turbofan TFE731 é um best seller do mercado aeronáutico mundial, com mais de 11.000 unidades fabricadas e com mais de 100.000.000 de horas de voo acumuladas. Os jatos executivos Learjet 35 e Learjet 45 e seus derivados, Hawker 800 e Hawker 900 e seus derivados, Cessna Citation III e Cessna Citation VII, por exemplo, entre outros, são impulsionados por versões de motores dessa linha.

ALTA TECNOLOGIA

Os aviões da família Falcon 900 são o resultado de duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Dassault Aviation na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos da linhagem Dassault Falcon.


O Dassault Falcon 900 foi projetado e anunciado ao mercado, pela Dassault Aviation, em 1984, com a sua fase de testes práticos para certificação nos anos seguintes e sua fabricação em série foi iniciada em 1986, após a obtenção das certificações europeia e americana. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível manter ou melhorar o baixo arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, mantendo as várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com suas carenagens em quase toda a parte inferior traseira da fuselagem, até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.


Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também por manter slats e flaps para manter dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 215 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave veloz e de longo alcance.


Curiosamente, a Dassault Aviation dispensou o uso de aquecedores ou bordas pneumáticas sobre a empenagem traseira da aeronave. Segundo a fabricante francesa, o projeto foi realizado de tal forma que não há necessidade de aquecedores ou botas nos estabilizadores horizontais e vertical. Por outro lado, um sistema anti-ice foi mantido nas asas principais da aeronave.


Um dos três motores dos aviões da família Falcon 900 está fixado dentro do cone de cauda, com uma entrada de ar localizada sobre o cone de cauda, e com uma saída de ar na extremidade do cone de cauda, onde está fixado um reversor de empuxo atuado hidraulicamente, o único reversor da aeronave.


SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.


Os aviões da família Falcon 900 são considerados modelos de aeronaves muito seguros. Até o momento foram registrados dois acidentes graves com vítimas fatais, sendo um deles causado por falha de funcionamento do piloto automático, o equivalente a menos de 1% do número total de aeronaves fabricadas.


MERCADO

Logo acima, o cockpit ainda moderno de um dos primeiros modelos da família Falcon 900, da década de 1980, ainda com conjunto de aviônicos EFIS com tubos de raios catódicos. Logo abaixo, a versão Falcon 900C, da década de 1990, com aviônicos EFIS em telas de cristal líquido, mais modernas, mais leves, mais eficientes e mais completas.
O Falcon 900, lançado na década de 1980, e suas versões posteriores fazem parte de uma família de jatos executivos trimotores de alto padrão que compete diretamente com os sofisticados jatos executivos bimotores Cessna Citation X e Cessna Citation Longitude, Embraer Legacy 600 e Embraer Legacy 650, Gulfstream G200 e Gulfstream G280, Bombardier Learjet 60 e Bombardier Learjet 60XR, Bombardier Challenger, Beechcraft Hawker 4000, Gulfstream IV e Gulstream G450, Embraer Legacy 500 e Beechcraft Hawker 800, dentre outros.

Por cerca de US$ 4,8 milhões, é possível encontrar o Falcon 900B, por exemplo,  no mercado de aeronaves usadas, em bom estado de conservação, com uma boa variedade de aviônicos e itens de conforto, com um toalete para tripulantes e passageiros, acesso via satélite a Internet (upgrade), telefone por satélite (upgrade), fax, forno de microondas, forno elétrico, refrigerador para bebidas, CD player e DVD player (upgrade), guarda-roupas compacto, etc.

Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.

Desde a década de 1980, mais de 530 unidades de aviões da família Falcon 900 foram fabricadas e vendidas. Para os padrões da indústria aeronáutica mundial pode ser considerado um sucesso de vendas, já que se trata de aeronaves de preço elevado, acessível somente a governos, forças armadas, grandes corporações e pessoas físicas de altíssimo poder aquisitivo, como, por exemplo, grandes empresários e executivos, reis e rainhas, sheiks árabes, emires e sultões, grandes esportistas e grandes astros e estrelas do mundo da música e do cinema.

Os aviões da família Falcon 900 foram e, em vários casos, são usados pelas forças armadas de vários países para transporte governamental de autoridades, entre elas as da Argélia, da Austrália, da Bolívia, da França, do Gabão, da Guiné, da Itália, da Malásia, da Nigéria, da Rússia, da Arábia Saudita, da Espanha, da Síria e dos Emirados Árabes Unidos.

A Dassault Falcon possui uma subsidiária própria para vendas e assistência técnica dos seus modelos de jatos no Brasil, a Dassault Falcon do Brasil. A empresa tem atualmente um estoque de peças de reposição e oficina de manutenção de jatos no município de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FALCON 900
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Garrett TFE731-5AR-1C (4.500 libras / cada);
  • Aviônicos: Rockwell Collins, com FMS;
  • Upgrades e retrofits: EFIS em LCD e Winglets;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.000 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 6.400 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,8 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900B
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Allied Signal TFE731-5BR-1C (4.750 libras / cada);
  • Upgrades e retrofits: EFIS em LCD e Winglets;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.500 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 4,8 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900EX
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Allied Signal TFE731-60 (5.000 libras / cada);
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
  • Aviônicos: Inercial Honeywell, EGPWS e TCAS II;
  • Asa: Supercrítica, com slats e flaps Fowler
  • Retrofit: Winglets;
  • Tanques combustível: Pressurizados;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 21.900 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 7.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 10 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900C
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-5BR-1C (4.750 libras / cada);
  • Motorização: Com DEEC - Digital Electronic Engine Control;
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
  • Aviônicos: Inercial Honeywell Laseref IV;
  • Aviônicos: TCAS Collins 4000;
  • Aviônicos: Honeywell Primus 880 (radar meteorológico);
  • Aviônicos: FMS Honeywell FMZ-2000, com RVSM;
  • Retrofit: Winglets;
  • Trem de pouso: Messier Dowty;
  • Freios:
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 20.600 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 8 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900EX EASY
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada);
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Honeywell EASY, com HUD (opcional);
  • Aviônicos: Inercial Honeywell Laseref V, EGPWS e TCAS II;
  • Asa: Supercrítica, com slats e flaps Fowler
  • Retrofit: Winglets;
  • Tanques combustível: Pressurizados;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 21.900 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 7.800 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 15 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900DX
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada)
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Honeywell / Dassault EASY;
  • Retrofit: Winglets;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox.
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 6.600 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 13 milhões (usado / bom estado de conservação);

FALCON 900LX
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 ou 2 co-pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19,3 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 3 X Honeywell TFE731-60 (5.000 libras / cada);
  • APU:
  • Aviônicos: EFIS Honeywell / Dassault EASY II, com HUD;
  • Winglets: Material composto;
  • Flaps: Fowler, com fenda dupla;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 22.000 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 2.100 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Alcance: Aprox. 8.000 quilômetros (oito passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 48 milhões (novo);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 25 milhões (usado / bom estado de conservação);

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_900
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Garrett_TFE731
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/CATIA
  • Dassault (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)