ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO (PARTE 2)

ESTOQUE
GESTÃO DE PROJETOS


INTRODUÇÃO



administração da produção é uma das partes da Administração que administra os recursos físicos e materiais da empresa que possui um processo produtivo. Ela está diretamente relacionada à produção de um bem qualquer, por isso é mais comum o uso da expressão administração da produção em empresas que possuem processo produtivo, como, por exemplo, indústrias, agroindústrias, mineradoras, construtoras e empreiteiras que executam obras de infraestrutura.

Os principais objetivos da administração da produção são alcançar um alto nível de eficiência e eficácia no emprego de recursos produtivos, como matérias primas e insumos, por exemplo. A palavra eficiência é usada para designar a utilização adequada dos recursos materiais empregados no processo produtivo, ou seja, fazer as coisas corretamente, utilizando métodos e procedimentos adequados, com a aplicação da racionalização dos processo produtivos, evitando desperdícios, por exemplo, economizando tempo e aumentando o máximo possível o rendimento da mão-de-obra, com a redução de movimentos desnecessários. A palavra eficácia é usada para designar o alcance efetivo dos processos produtivos eficientes, ou seja, quando todo o trabalho em tornar o processo produtivo eficiente dá o resultado esperado dizemos que o processo produtivo é eficiente. A eficácia significa o alcance dos objetivos da empresa por meio de processos produtivos eficientes.


ESTOQUE


O estoque é a acumulação de qualquer quantidade ou volume de bens físicos que possam ser conservados por um determinado período de tempo, temporariamente de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo necessário, até que seja novamente introduzido na cadeia produtiva ou, finalmente, usado ou utilizado pelo consumidor final.

Dependendo do contexto ou situação, o estoque é ou pode ser a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Os estoques existem e são necessários somente porque não há ou não é possível harmonia total entre o fornecimento e a demanda.

Segundo o Dicionário Michaelis, o estoque é o depósito de mercadorias para venda ou a própria mercadoria para venda. O estoque é a quantidade ou volume de algum bem mantido ou armazenado para ser usado quando surgir a necessidade. No gerenciamento do controle de estoque, os gestores de produção estão envolvidos em tipos de decisões ou dúvidas, entre elas: Quanto pedir? Quando pedir? Os gerentes de produção precisam diariamente verificar os estoques da organização em que trabalham como uma forma de administrar e gerir os recursos dela. Os estoques, em determinadas empresas, são de custos altos e, consequentemente, empatam uma parte do capital da empresa por um determinado período de tempo. Alguns itens estocados têm riscos de deteriorar-se e podem até mesmo ocupar espaço demais nos depósitos.

Por outro lado, os estoques proporcionam segurança nas tomadas de decisões frente às flutuações de demandas existentes. Um planejamento falho de estoque pode ocasionar falta de matéria prima na linha de produção ou falta de produto para vender ao consumidor.
O estoque deve ser controlado da seguinte forma:
  • Os administradores devem gerenciar as tarefas do dia a dia, e o mais adequado é que isso esteja interligado a um sistema informatizado para coordenar essas atividades, para que os pedidos sejam despachados e a demanda esteja de acordo com o controle de estoque.
  • Para controlar o sistema de estocagem é necessário definir quais procedimentos e rotinas devem ser implantados: Determinar o que deve permanecer no estoque; Determinar quando se deve reabastecer os estoques; Determinar a periodicidade do reabastecimento de estoque; Determinar quanto de estoque será necessário para um período determinado; Assegurar o suprimento de matéria prima, material auxiliar, peças, componentes e insumos no processo de fabricação, de acordo com as necessidades; Manter níveis de estoques ajustados para não elevar custos gerais relacionados aos estoques;
  • Acionar o setor de compras para executar a aquisição de estoque;
  • Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;
  • Controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre a posição do estoque, eventualmente, quando necessário, ou periodicamente;
  • Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados;
  • Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos, danificados e com prazo de validade vencido;
  • Não aceitar falhas e/ou comunicar o setor de compras sobre as falhas relacionadas à falta em relação ao material recebido, comparando a quantidade efetivamente recebida com as quantidades indicadas em notas e/ou faturas;
  • Manter as quantidades e/ou volumes adequados de materiais em estoque em relação às necessidades da organização;

GESTÃO DE PROJETOS


A gestão de projetos é uma atividade ou função que tem entre os principais objetivos manter o mais afastado possível o risco de fracasso de um projeto durante sua execução. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante os estágios do projeto. A gestão de projetos também pode ser a atividade ou função de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro e pessoas).

O gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento. Segundo o Dicionário Michaelis, a administração de projetos é um sistema temporário de administração, na qual forma-se uma equipe temporária de especialistas, liderada por um gerente de projeto, responsável pela realização de uma meta. Quando alcançada a meta, a equipe é desfeita.

A diferença entre projeto e gestão de projetos é óbvia: O projeto é o objetivo de realização da gestão de projetos. A gestão de projetos é uma atividade, é um trabalho, enquanto o projeto é o plano sobre o qual são concentrados todos os esforços das pessoas envolvidas na gestão de projetos. O projeto é um fim e a gestão de projetos é um meio para se realizar o projeto, é uma forma de realizá-lo.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Unigran - Universidade da Grande Dourados
  • Dicionário Michaelis: Consulte também a versão executiva do Michaelis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)