DASSAULT FALCON 2000


DASSAULT FALCON 2000
DASSAULT FALCON 2000EX
DASSAULT FALCON 2000 EASY
DASSAULT FALCON 2000DX
DASSAULT FALCON 2000LX
DASSAULT FALCON 2000S
DASSAULT FALCON 2000LXS

INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Dassault Falcon 2000, o primeiro modelo dessa moderna família de jatos executivos bimotores de porte médio e de alcance intercontinental, fabricado pela empresa francesa Dassault Aviation a partir da década de 1990. Logo abaixo, o Dassault Falcon 2000EX, uma versão melhorada da família Falcon 2000, fabricado a partir da década de 2000, com algumas melhorias de performance e novos aviônicos.
O sofisticado Dassault Falcon 2000 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan das marcas General Electric e Allied Signal, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 1990 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo Dassault Falcon 900, também de porte médio, mas com algumas mudanças significativas em seu projeto que tornaram-no um modelo diferente de aeronave, principalmente a redução do número de motores, de três para dois.

Os principais concorrentes dos aviões da família Falcon 2000 são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Cessna Citation X, Bombardier Challenger 604, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy, Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350, Raytheon Hawker 4000 / Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800.

A DASSAULT AVIATION

A francesa Dassault Aviation (pronuncia-se Dassô Eviêchan) ou Dassault Falcon é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, uma subsidiária do Grupo Dassault. Ela foi fundada em 1929 pelo projetista francês Marcel Dassault e, posteriormente, a sua administração foi passada para seu filho Serge Dassault. Atualmente, ela é controlada pela Família Dassault, formada pelos filhos e filha do patriarca.

O Grupo Dassault é um dos maiores conglomerados de alta tecnologia e de mídia da França, que fabrica aeronaves civis e militares, peças e componentes para indústria aeroespacial, incluindo componentes para lançadores de satélites. Ele atua também no ramo imobiliário, criou e desenvolveu os softwares CATIA / CAD / CAM / PLM para uso na indústria em geral, em parceria com a IBM americana, criou e desenvolveu softwares simuladores para uso na indústria em geral. Possui empresas de mídia, incluindo o jornal francês Le Figaro (pronuncia-se Le Figarrô).

A Dassault Aviation tem mais de 90 anos de experiência na fabricação de aeronaves e mais de 50 anos de experiência na fabricação de jatos executivos. A linhagem de jatos executivos Dassault Falcon, incluindo os modelos Falcon 50, Falcon 900, Falcon 2000 e Falcon 7X, entre outros, é um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, com mais de 2.500 unidades vendidas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, melhores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões de médio porte da década de 1990, o jato executivo intercontinental de porte médio Dassault Falcon 2000, um símbolo de status, considerado uma das obras primas da Dassault Aviation, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de sistemas e acabamento interno. Logo abaixo, a cabine de passageiros de sua versão melhorada Dassault Falcon 2000EX, com performance melhorada e com aviônicos ainda mais precisos.

O elegante Dassaul Falcon 2000 é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada na França pela Dassault Aviation a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo trimotor e intercontinental Dassault Falcon 900, mas com um número de mudanças que o tornou um projeto diferente de avião, mais eficiente, inclusive.

Ele foi uma das mais sofisticadas, elegantes, confortáveis e eficientes aeronaves fabricadas pela Dassault Aviation, um modelo de jato executivo veloz, com asas enflechadas e motorização turbofan General Electric e Allied Signal potente, que o torna um jato executivo de alcance intercontinental. A configuração da cabine de passageiros em club seat duplo é muito confortável e tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com muito conforto até 10 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma configuração para até 12 passageiros, com uma combinação mista de sofás e assentos individuais.

A sua produção seriada foi iniciada em 1994, impulsionado por motores turbofan GE Allied CFE-738-1-1B, com potência / empuxo de 5.918 libras / cada, totalizando 11.836 libras, potência de sobra para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 820 km/h e um teto de serviço de 14.000 metros, com alcance de cerca de 5.200 quilômetros, com 10 passageiros a bordo e reservas de combustível.

Apesar do preço alto, o Dassault Falcon 2000 e suas versões subsequentes foram muito bem aceitos no mercado aeronáutico mundial. A Dassault Aviation fabricou até o momento mais de 630 unidades da família Falcon 2000, incluindo a sub-versão Dassault Falcon 2000EX, cuja fabricação seriada foi iniciada na década de 2000.

Atualmente, o Dassault Falcon 2000EX é uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Dassault Aviation. Apesar do preço mais alto que o preço do Dassault Falcon 2000, o seu antecessor, o Dassault Falcon 2000EX foi o responsável por colocar definitivamente a Dassault Aviation na disputa pelo mercado de jatos bimotores  intercontinentais de médio porte, com mais alcance e mais potência para operar em dias quentes e aeroportos altos.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, duas confortáveis e refinadas opções de configuração de assentos e de acabamento para o Falcon 2000S e para o Falcon 2000LXS, respectivamente, com espaço interno de sobra para até 10 passageiros, mas com a possibilidade de uma configuração para até 12 passageiros. Essas cabines têm um corredor piso totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,8 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.

Os aviões com a marca Falcon fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos, formadas por modelos de trimotores, uma tradição de décadas dentro da Dassault Aviation, e modelo bimotores, uma opção da fabricante para os clientes que preferem viajar em modelos impulsionados por bimotores. Essa fabricante não produz turboélices e aviões a pistão para o mercado de aviação executiva. Até o momento, praticamente todas as famílias de jatos executivos trimotores e bimotores da fabricante francesa foram bem sucedidos comercialmente.

Na década de 1960 e 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Dassault Falcon 20 e o Dassault Falcon 10, respectivamente, ambos bimotores projetados para viagens interestaduais e internacionais. Depois, nas décadas de 1980 e 1990, vieram os modelos de segunda geração, o Dassault Falcon 50, o Dassault Falcon 900 e Dassault Falcon 2000. Nas décadas mais recentes, surgiram os modelos de terceira geração, entre eles o Dassault Falcon 7X, com o chamado ultra longo alcance.

É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.

No início da década de 1990, os executivos, projetistas e investidores da Dassault Aviation acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental de médio porte, conhecido também como super mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho. Não era, exatamente, um substituto para o jato trimotor Dassault Falcon 50, pois este é um pouco menor e é um trimotor, o que significa que a Dassault Aviation estava focando o produto para alcançar um público disposto a viajar em um jato executivo bimotor e de dimensões maiores, portanto ainda mais confortável.

O jato executivo de médio porte e de alcance intercontinental Dassault Falcon 2000 foi projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da Dassault Aviation durante a década de 1990. Ele foi um dos primeiros modelos de aeronaves executivas do mundo totalmente projetado e desenvolvido por meio de programa de computador, o CATIA / CAD / CAM, que por sua vez foi criado e desenvolvido pelo próprio Grupo Dassault. O resultado desse trabalho foi tão bom que esse programa de computador despertou o interesse de clientes corporativos que atuam em outras áreas da engenharia, como, por exemplo, a construção civil e a indústria de produtos manufaturados em geral. A partir de então a gigante americana de Informática IBM firmou parceria com o Grupo Dassault para criar novas versões do programa e comercializá-las em todo o mundo, tornando-se um dos programas de engenharia mais bem sucedidos da história da Informática.

Na década de 1990, o jato executivo Dassault Falcon 2000 era um produto dedicado a superar expectativas de quem já estava acostumado com produtos de alta performance, com desempenho excepcional, com velocidade de cruzeiro elevada, teto de serviço elevado e bom alcance intercontinental. Assim os projetistas da aeronave optaram por aproveitar parte da fuselagem e asas Dassault Falcon 900 para dar origem a um modelo diferente de aeronave, com a redução do número de motores, de três para dois, com aerodinâmica melhorada, mais eficiente, com asas com enflechamento moderado, e, é claro, muito conforto a bordo, com espaço de sobra para até 12 passageiros.

A construção das asas enflechadas de perfil supercrítico e da espaçosa fuselagem do Dassault Falcon 2000 é convencional em alumínio e ligas metálicas. A fabricante francesa Dassault Aviation foi uma das pioneiras na introdução do perfil supercrítico de asa em jatos executivos. Ela é uma das mais tradicionais e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo. Jatos executivos com asas de perfil supercrítico não precisam de pistas de pouso muito longas para pousar e decolar normalmente, em segurança.

A combinação de velocidade e alcance do Dassault Falcon 2000 possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Dublin, por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de parada para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento, quase ao mesmo tempo e consumindo quase o mesmo volume de combustível que seus principais concorrentes diretos. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum (upgrade), um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.

O objetivo dos executivos e projetistas da Dassault Aviation era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho para até 10 ou 12 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido, acessível em voo, inclusive; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas, cafeteira e forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.

Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.

O confortável e moderno Dassault Falcon 2000 é uma aeronave derivada do jato executivo trimotor Dassault Falcon 900, mas um número de mudanças significativas em relação ao projeto do seu antecessor que o torna um projeto diferente de aeronave. Os engenheiros da Dassault Aviation aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada da família Falcon 900 para dar origem a um modelo de aeronave mais eficiente, com dois motores.

Por outro lado, o Dassault Falcon 2000 conserva quase todas as características positivas do Dassault Falcon 900. Por exemplo, as asas de perfil supercrítico do Dassault Falcon 2000 não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob a fuselagem, o que torna o corredor da cabine de passageiros plano, começando da porta de entrada da aeronave até o toalete.

O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos e potentes motores americanos GE Allied CFE-738-1-1B, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo, do peso da bagagem, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens interestaduais, o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até oito passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.

FALCON 2000

O veloz Dassault Falcon 2000 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 na França pela Dassault Aviation ou Dassault Falcon, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Ele é o modelo original da família Falcon 2000, é um dos nove projetos dessa família, todos eles pertencentes à linhagem Dassault Falcon, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Dassault Falcon 2000 é um projeto derivado do modelo de jato executivo intercontinental Dassault Falcon 900, um modelo de avião intercontinental trimotor com o mesmo tamanho, mas de maior alcance.

Desde o início de sua fabricação em série, em 1994, o Dassault Falcon 2000 já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Collins ProLine 4, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo.

Um aparelho complementar de navegação conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente, inercial, modelo Honeywell IRS LaserRef IV, foi introduzido no Dassault Falcon 2000, o que ajuda a tornar as viagens ainda mais precisas e seguras.

O motor turbofan GE Allied CFE-738-1-1B é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 5:1, o que significa que ele movimenta cinco vezes mais ar que não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato. Esse motor é protegido por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento sejam excedidos pela tripulação.

No compartimento do nariz do Dassault Falcon 2000 estão fixados aviônicos, incluindo a antena do radar meteorológico. O sistema elétrico do avião é redundante, com três geradores de 28 volts DC, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental, com três bombas acopladas aos motores, na configuração 2 para 1 de um lado e 1 para 1 do outro lado, complementado por uma bomba auxiliar.

Uma combinação do sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos slats, dos flaps, dos speed brakes, do wheel steering (controle da roda de nariz), do leme e do profundor. O steering e os freios são fly-by-wire, mas a atuação é hidráulica. O aileron, o leme e o profundor são hidráulicos, mas a ligação com a cabine de comando é mecânica, por meio de cabos e polias. Caso essa sofisticada combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma boa dose de força física dos pilotos.

Os freios do Dassault Falcon 2000 são de carbono. As asas de perfil supercrítico e de enflechamento moderado foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação de dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de ataque e flaps Fowler nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e tanques cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe, e chegar a Los Angeles ou San Francisco pouco depois do anoitecer.

Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do Norte o Dassault Falcon 2000 é uma das melhores opções de compra. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.

O moderno Dassault Falcon 2000 possui dois tanques de combustível pressurizados, um em cada asa. O sistema elétrico do jato executivo é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit para complementar o fornecimento de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados antes da decolagem e depois do pouso.

O avião possui pequenas telas de cristal líquido espalhadas pela cabine de passageiros. Elas integram o sistema de mídia da cabine de passageiros, composto pelo DVD player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. Também é possível acompanhar em tempo real a posição da aeronave em um mapa móvel em duas telas de cristal líquido instaladas na cabine de passageiros, o chamado Airshow. O acabamento é requintado, com assentos revestidos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com galley e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 10 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes.

Mais de 230 unidades do Dassault Falcon 2000 foram fabricadas a partir de 1994. Ele foi substituído na linha de montagem pelo Dassault Falcon 2000EX, com performance melhorada, também um sucesso de vendas.

FALCON 2000EX

O Dassault Falcon 2000EX é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000, da mesma família.

Com o sucesso de vendas do Dassault Falcon 2000, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Falcon 2000, com o lançamento da versão Dassault Falcon 2000EX, que é um derivado direto do Dassault Falcon 2000, mas com performance melhorada, com motores mais potentes, com maior alcance e aviônicos mais modernos e precisos. O Dassault Falcon 2000 e sua versão melhorada Dassault Falcon 2000EX são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas, entretanto o Dassault Falcon 2000EX tem uma capacidade 30% maior de combustível, o que tem reflexo direto no seu alcance, um conjunto de aviônicos mais moderno, completo e preciso, modelo EASY, por sua vez baseado no conjunto de aviônicos Honeywell Primus Epic, mas com algumas diferenças na forma de exibição de dados de voo.

Basicamente, o projeto do Dassault Falcon 2000 foi mantido no Dassault Falcon 2000EX, mas com algumas melhorias, modernizações e atualizações do projeto original. Assim, o Dassault Falcon 2000EX passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com a adição do EICAS – Engine Indicating Crew and Alerting System, que é um sistema de alerta à tripulação sobre o funcionamento dos motores e dos sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico da aeronave.

Esse modelo de aeronave é impulsionado por dois motores turbofans da marca Pratt & Whitney, modelo Pratt & Witney PW308C, com 7.000 libras de empuxo / potência em cada motor, totalizando 14.000 libras de empuxo, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro 870 km/h, com um teto de serviço de 14.000 metros, melhorando, inclusive, o desempenho de decolagem em aeroportos quentes e altos. 

O confiável motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW308C de alto desempenho que impulsiona o Dassault Falcon 2000EX faz parte da consagrada família de motores turbofan Pratt & Whitney PW300, desenvolvida para impulsionar vários modelos de jatos executivos. Essa família de motores turbofan para uso civil é usada, inclusive, para impulsionar o Bombardier Learjet 60, o Raytheon Hawker 1000, o Beechcraft Hawker 4000, o Cessna Citation Sovereign, o Gulfstream G200 e o Cessna Citation Latitude, todos esses considerados modelos de aeronaves tecnicamente bem sucedidas.

Essa versão executiva de motor turbofan da família Pratt & Whitney PW300 é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 4,5:1, o que significa que ele movimenta quatro vezes mais ar que não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato.

Ele é um motor turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único, acoplado a uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto também por um compressor de alta pressão de quatro estágios, por uma turbina de alta pressão com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento dos motores sejam excedidos pela tripulação.

O alcance do Dassault Falcon 2000EX foi aumentado para 6.300 quilômetros, com 10 passageiros a bordo e bagagem, com reservas de combustível, o suficiente para viajar de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, até Estocolmo, na Suécia, com apenas uma escala para reabastecimento em Dacar, no Senegal.

FALCON 2000 EASY

O Dassault Falcon 2000 EASY é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000EX, da mesma família.

O Dassault Falcon 2000 EASY e seu predecessor Dassault Falcon 2000EX são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas, entretanto o Dassault Falcon 2000 EASY possui melhorias no sistema de pressurização e oxigênio e algumas melhorias de aviônicos.

FALCON 2000DX

O Dassault Falcon 2000DX é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000 EASY, da mesma família.

É um modelo melhorado da família Falcon 2000, com fabricação em série iniciada em 2007, comercializado lado a lado com seu irmão Dassault Falcon 2000LX, por sua vez com alcance maior.

FALCON 2000LX
O Dassault Falcon 2000LX é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000 EASY, da mesma família.

É um modelo melhorado da família Falcon 2000, com fabricação em série iniciada em 2009, com a adição de winglets nas pontas das asas, para melhorar a eficiência da aeronave, com alcance melhorado para 6.700 quilômetros, comercializado lado a lado com seu irmão Dassault Falcon 2000DX, por sua vez com alcance menor.

FALCON 2000S

O Dassault Falcon 2000S é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas moderadamente enflechadas e motorização turbofan com alta taxa de bypass, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala na França a partir da década de 2010 pela Dassault Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Dassault Falcon 2000LX, da mesma família.

Com o sucesso de vendas dos diversos modelos da família Falcon 2000, a Dassault Aviation deu continuidade ao programa de desenvolvimento dessa família, com o lançamento da versão Dassault Falcon 2000S, que é um derivado direto do Dassault Falcon 2000LX, mas com performance melhorada, com motores mais potentes, com maior alcance e aviônicos mais modernos e precisos. O Dassault Falcon 2000S é uma aeronave semelhante no design e na estrutura de fuselagem e asas do Dassault Falcon 2000LX, entretanto o Dassault Falcon 2000S recebeu melhorias nos motores, mais robustos, capazes se suportar temperaturas ambientes mais altas, com até 10 minutos em regime de 100% de potência / empuxo no motor remanescente, em caso de falha de um dos motores na decolagem. Ele recebeu melhorias no conjunto de aviônicos, mais completo e preciso, modelo EASY II, por sua vez baseado no conjunto de aviônicos EASY, mas aquele com a adição da visão sintética sobre o HUD – Head Up Display.

Basicamente, o projeto do Dassault Falcon 2000LX foi mantido no Dassault Falcon 2000S, mas com algumas melhorias, modernizações e atualizações do projeto original. Assim, o Dassault Falcon 2000S passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com a adição da visão sintética. 

A cabine de passageiros, que já tem um bom acabamento nas versões anteriores, foi melhorada ainda mais na versão Dassault Falcon 2000S, com design fornecido pela BMW, mantendo ou melhorando vários itens, entre eles o telefone por satélite, a TV por assinatura, a Internet por satélite e a central multimídia, com Blue Ray player, CD player, DVD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3.

O sofisticado Dassault Falcon 2000S possui o sistema RAAS – Runway Awareness Advisory System, que avisa, por meio de voz sintética, no momento do pouso, sobre o restante de pista disponível para frenagem, alertando a tripulação para uma eventual excursão de pista; o ATN – Aeronautical Telecomunications Network, que avisa preventivamente o controle de tráfego aéreo caso a tripulação se desvie, inadvertidamente, de sua rota programada no plano de voo; o FANS – Future Air Navigation System, que permite à tripulação a comunicação direta com o controle de tráfego e de torre, por meio de mensagens eletrônicas via datalink, sobre autorizações de pouso e decolagem, por exemplo; o CPDLC – Controller Pilot Datalink Comunication; o ADSB – Automatic Dependent Surveillance Broadcast; e o ADM – Automatic Descent Mode, que assume preventivamente o controle da aeronave e realiza uma descida controlada, para níveis de voo mais baixos, caso haja problemas no sistema de pressurização da aeronave, o que poderia causar hipóxia (perda de consciência) na tripulação;

ALTA TECNOLOGIA

Os aviões da família Falcon 2000 são o resultado de duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Dassault Aviation na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos da linhagem Dassault Falcon.

O Dassault Falcon 2000 foi projetado e anunciado ao mercado, pela Dassault Aviation, em 1990, com a sua fase de testes práticos para certificação nos anos seguintes e sua fabricação em série foi iniciada em 1994, após a obtenção das certificações europeia e americana. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível manter ou melhorar o baixo arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, mantendo as várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, do projeto predecessor, o Dassault Falcon 900, com suas carenagens em quase toda a parte inferior traseira da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.

Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também por manter slats e flaps para manter dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 215 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave veloz e de longo alcance.

Curiosamente, a Dassault Aviation dispensou o uso de aquecedores ou bordas pneumáticas sobre a empenagem traseira da aeronave. Segundo a fabricante francesa, o projeto foi realizado de tal forma que não há necessidade de aquecedores ou botas nos estabilizadores horizontais e vertical. Por outro lado, um sistema anti-ice foi mantido nas asas principais da aeronave.

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Os aviões da família Falcon 2000 são considerados modelos de aeronaves muito seguros. Não foram registrados até o momento acidentes graves com vítimas fatais com esses aviões.

MERCADO

O Dassault Falcon 2000 foi projetado e desenvolvido pela Dassault Aviation na década de 1990 para atender clientes de altíssimo poder aquisitivo, principalmente empresários e executivos norte-americanos e europeus que precisavam de um modelo de aeronave de bom alcance, porém com uma mudança radical em relação aos demais modelos da linha de produtos da fabricante Dassault, a redução do número de motores, de três para dois.

A Dassault Falcon é a única grande fabricante de jatos executivos que vende bem trimotores de alta performance. Ela argumenta que consegue vender bem trimotores porque o uso de três motores possibilita o aumento do TBO (tempo entre revisões) dos motores turbofans. Porém, a tendência mundial no mercado de jatos executivos e comerciais é a redução do número de motores. O bimotor Dassault Falcon 2000 foi criado pela Dassault Aviation justamente para atender clientes dispostos a viajar por longas distâncias somente em bimotores.

O alcance do Dassault Falcon 2000EX pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, seis passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 7.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com 10 passageiros adultos a bordo e bagagem é de cerca de 6.300 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.

Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até San Francisco, nos Estados Unidos, com uma escala para reabastecimento em San Juan, na ilha de Porto Rico, no Caribe, em aproximadamente 13 horas de viagem, um pouco mais ou um pouco menos.

A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Aviation, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.

Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, havia em 2017 um total de 32 unidades de aviões da família Falcon 2000 registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive empresas de táxi-aéreo, fazendo viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais.

Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da família Falcon 2000 estão entre os principais integrantes das frotas das empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados por várias empresas de táxi-aéreo.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FALCON 2000
  • Capacidade: 10 ou 12 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km/h (75% potência);
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 20 metros;
  • Altura: Aprox. 7 metros;
  • Motorização (potência): 2 X GE Allied CFE-738-1-1B (5.918 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões):
  • APU:
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine 4;
  • Aviônicos: FMS Collins 6100, TCAS II e EGPWS;
  • Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
  • Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
  • Opcionais (upgrade): HUD – Head Up Display;
  • Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 16.200 kg;
  • Alcance: Aprox. 5.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 14.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas dos aviões da família Falcon 2000 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Global Aircraft e a Icon Aviation. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

A Dassault Aviation possui uma subsidiária própria para vendas e assistência técnica dos seus modelos de jatos no Brasil, a Dassault Falcon do Brasil. A empresa tem atualmente um estoque de peças de reposição e oficina de manutenção de jatos no município de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Revista Aero Magazine
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_2000
  • Revista Avião Revue
  • Wikimedia: Imagens

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