BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS

BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS (A PARTIR DE 1998)
BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS XRS (A PARTIR DE 2004)
BOMBARDIER GLOBAL 5000 (A PARTIR DE 2005)
BOMBARDIER GLOBAL 6000 (A PARTIR DE 2012)
BOMBARDIER GLOBAL 5500 (A PARTIR DE 2019)
BOMBARDIER GLOBAL 6500 (A PARTIR DE 2019)
BOMBARDIER GLOBAL 7500 (A PARTIR DE 2018)
BOMBARDIER GLOBAL 8000 (EM BREVE)
FAMÍLIA GLOBAL EXPRESS

INTRODUÇÃO

Logo acima, o jato executivo de médio porte e alcance intercontinental Bombardier Global Express, o primeiro membro da superlativa família Global, uma das mais bem sucedidas séries de aeronaves civis do mundo. Logo abaixo, a riquíssima família Global em um voo de formação, com quatro modelos de aeronaves, basicamente com diferenças no comprimento da fuselagem, no alcance e na potência dos motores.
O Bombardier Global Express é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com motorização turbofan e com capacidade para transportar com muito conforto 13, 15 ou 18 passageiros, dependendo da configuração adotada, projetada, desenvolvida e fabricada no Canadá a partir da década de 1990 pela então Bombardier Aerospace, conhecida atualmente como Bombardier Aviation, que utilizou como base os projetos de sucesso comercial dos bem sucedidos jatos comerciais para transporte regional de passageiros Bombardier CRJ Regional Jet / Canadair CRJ Regional Jet e do sofisticado jato executivo intercontinental Bombardier Challenger, também bem sucedido, mas com um grande número de mudanças e aprimoramentos que tornou o projeto do Global Express quase completamente novo, com aerodinâmica refinada e de grande alcance.

O jato executivo intercontinental Bombardier Global Express (pronuncia-se Bombardiê Glôbal Écsprés) é o modelo original de aeronave da família Global Express, uma série de aeronaves bem sucedida tecnicamente e bem aceita no mercado aeronáutico mundial, embora de preço elevado. A rigor, o Bombardier Global Express é o modelo de avião que deu origem a várias versões de jatos executivos, de tamanho menor, de tamanho maior e do mesmo tamanho, dentre elas o Bombardier Global 5000, uma versão encurtada, atualizada e melhorada, o Bombardier Global 6000, uma versão aprimorada do Bombardier Global Express, com o mesmo tamanho, e o Bombardier Global 7500, de tamanho maior e de maior alcance.

Nas décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes da família Global no mercado aeronáutico mundial foram o Gulfstream G550, o Gulfstream G650, o Gulfstream G450, o Gulfstream V e o Gulfstream IV, todos esses fabricados pela americana Gulfstream Aerospace; o Citation Longitude e o Citation X, todos esses da também americana Textron Aviation, anteriormente Cessna Aircraft; o Embraer Legacy 650 e o Embraer Legacy 600, esses dois da brasileira Embraer S.A.; o Beechcraft Hawker 4000, da então fabricante americana Raytheon Aircraft / Beechcraft, atualmente Textron Aviation; e o Falcon 2000, o Falcon 900, o Falcon 6X e o Falcon 7X, todos esses da francesa Dassault Aviation.


Alguns modelos da família Global Express não são mais fabricados, só é possível encontrá-los no mercado mundial de aeronaves usadas.


A BOMBARDIER

A Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transporte aéreo, principalmente fabricantes de aviões executivos. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, na província de Quebec, no Canadá, e possui algumas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos e no México.

A empresa já foi uma gigantesca multinacional do ramo de transportes, tendo sido, inclusive, uma das maiores fabricantes de locomotivas e vagões para transporte de passageiros, inclusive trens de alta velocidade; a quarta maior fabricante de aviões comerciais do mundo, incluindo jatos e turboélices; e uma fabricante de avião turboélice utilitário para combate a incêndios florestais.

Em 2013, por exemplo, com uma receita de US$ 18,3 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer, que, por sua vez, encerrou 2013 com um faturamento de US$ 5,8 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus e da americana Boeing, as duas gigantes do setor aeronáutico e aeroespacial.

Durante a década de 2010, a empresa iniciou uma profunda reestruturação baseada em uma série de desinvestimentos, incluindo a venda dos projetos Bombardier CRJ, de aviões comerciais para aviação regional, para a fabricante japonesa Mitsubishi; a venda dos projetos dos aviões turboélice regionais Bombardier Q-Series, dos aviões turboélice semi-utilitários  Twin Otter e do avião turboélice para combate a incêndios Bombardier CL-415 para a empresa americana Viking Air / Longview Aviation; com a sua saída definitiva do ramo de fabricação de aeronaves comerciais concluída em 2020, com a venda de uma participação societária minoritária no projeto do avião comercial Airbus A220, conhecido anteriormente como Bombardier C-Series, com fuselagem inteiramente fabricada em material composto.

Em 2017, a Bombardier possuía quase 70.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa. Atualmente, a empresa possui mais de 24.000 empregados nos Estados Unidos, no Canadá e no México, produzindo somente aviões executivos, com uma receita bruta de quase US$ 7 bilhões, em 2022, ou seja, ela ainda é uma grande fabricante de aviões.

A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui uma importante participação acionária, é outra grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.


Atualmente, a Bombardier Incorporated não fabrica mais os aviões executivos Learjet.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, mais chique do que isso é impossível: A refinada cabine de passageiros do Global Express, muito confortável, com assentos largos e dispostos em club seat, isto é, frente a frente, em baixa densidade. A aeronave pode ser configurada para até 18 passageiros, numa configuração de alta densidade. Logo abaixo, a galley completa, localizada na parte da frente da fuselagem da aeronave, próxima à porta principal.
O Bombardier Global Express é uma sofisticada aeronave bimotor executiva, de médio porte e de alcance intercontinental, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com muito conforto 13, 15 ou 18 passageiros, dependendo da configuração adotada, projetada e desenvolvida no Canadá na década de 1990 e fabricada em série em Toronto, no Canadá a partir de 1998 pela Bombardier Aerospace, conhecida atualmente como Bombardier Aviation, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os projetos bem sucedidos de jatos comerciais para transporte regional de passageiros Bombardier CRJ Regional Jet / Canadair CRJ Regional Jet e do sofisticado jato executivo intercontinental Bombardier Challenger.

Entretanto, quando comparado em detalhes com essas duas famílias de aeronaves citadas logo acima, utilizadas como base para sua criação e desenvolvimento, o Bombardier Global Express pode ser considerado uma aeronave quase completamente nova, com asas diferentes, de acentuado enflechamento e perfil supercrítico, com grande capacidade de combustível, inclusive, com cabine de passageiros bem mais comprida que a cabine do jato executivo Bombardier Challenger, por exemplo, e com motores mais potentes. Somente as seções dianteiras e traseiras das fuselagens dos jatos comerciais Bombardier CRJ Reginal Jet / Canadair CRJ Regional Jet e do jato executivo Challenger foram aproveitadas.

O Global Express impressiona observadores e usuários pelo tamanho, pela beleza, pelo conforto, pela elevada sofisticação dos sistemas hidráulico, elétrico, mecânico, pneumático e eletrônico, pela velocidade máxima de cruzeiro de 920 km/h e pelo grande alcance de cerca de 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas), com um alto nível de segurança, graças, inclusive, à redundância de sistemas.

Para obter certificação ETOPS - Extended Twin Engine Operations de 180 minutos, conhecido atualmente como ETOPS - Extended Operations, essa família de aeronaves foi projetada com três sistemas hidráulicos independentes, com quatro geradores de corrente alternada e uma RAT - Ram Air Turbine, sendo esta apenas para situações de emergência. Isso significa que os aviões da família Global Express podem viajar sobre oceanos, desertos e florestas tranquilamente, inclusive sobre as imensas áreas de água do Oceano Pacífico.

O Global Express oferece ao seu exigente usuário aviônicos avançados do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, baseados na série Honeywell Primus, da fabricante americana Honeywell Aerospace, e vários itens de conforto, como um toalete separado para tripulantes, na frente, e outro espaçoso toalete para passageiros, atrás, TV por assinatura via satélite, acesso via satélite à Internet (upgrade), telefone por satélite, forno de microondas, forno elétrico, refrigerador para bebidas, CD player, DVD player e guarda-roupas compacto, dentre outros.

Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.

O altíssimo nível de tecnologia em aviônicos no Global Express pode chegar a um ponto extremo de oferecer um equipamento chamado EVS  - Enhanced Vision System, que permite ao piloto visualizar à noite, na tela, como se fosse de dia, o terreno sobrevoado, incluindo a pista de pouso do aeroporto de destino. O EVS - Enhanced Vision System está conjugado a outros equipamentos também no estado da arte, incluindo o chamado HUD  - Head Up Display, que permite ao piloto perceber o eixo da pista de pouso em aproximações com espessa neblina / nevoeiro ou chuva leve, de dia ou à noite.

O Global Express XRS é a versão que sucedeu o Global Express na linha de montagem na fabricante canadense, a partir de 2004. Já o Global 6000 e o Global 5000 são versões de aeronaves executivas intercontinentais também criadas a partir do Global Express. Elas são semelhantes entre si no design externo e interno, mas o Global 6000 é um pouco maior que o Global 5000, tem motorização mais potente e alcance maior. Na verdade, o Global 6000 substituiu o Global Express XRS na linha de montagem do fabricante canadense, com o mesmo tamanho.

Os modelos atuais de produção são o Global 6500, o Global 5500 e o Global 7500.

FAMÍLIA GLOBAL EXPRESS

Logo acima, uma das opções de configuração de assentos para o Global Express e demais membros da família, incluindo o irmão menor e mais novo Global 5000, mas, lembrando, que a capacidade total de assentos do Global 5000 é um pouco menor, pois sua fuselagem é um pouco mais curta. Logo abaixo, mais uma opção de configuração de assentos e acabamento interno. São inúmeras opções de acabamento, uma melhora que a outra.

A família Global Express foi criada a partir da década de 1990, a partir da percepção positiva dos executivos, investidores e projetistas da Bombardier Incorporated sobre o mercado mundial de jatos executivos, com o lançamento do modelo original Bombardier Global Express, conhecido também como Bombardier Global BD-700, em 1991, com o primeiro voo realizado em 1996 e a certificação das autoridades aeronáuticas canadense, americana e europeia em 1998, com primeira entrega a um cliente corporativo realizada no ano seguinte.

Basicamente, de forma resumida, se trata de versões de jatos executivos que seguem o conceito básico do modelo original Bombardier Global Express, algumas com fuselagem mais curta, como o Bombardier Global 5000, por exemplo, outras com mesmo tamanho de fuselagem, como o Bombardier Global 6000, e mais alguns modelos complementares, como o Bombardier Global 7500, por exemplo, com fuselagem mais longa e maior alcance.

Atualmente, a família Global Express é composta por três modelos em linha de produção, o Global 6500, o Global 5500 e o Global 7500, sendo este o maior de todos e com o maior alcance, além de um modelo em fase de desenvolvimento, o Global 8000, com entrada em serviço prevista para os próximos anos. Além desses modelos citados, há quatro modelos que só podem ser encontrados no mercado de aeronaves usadas, o Global Express, o Global Express XRS, o Global 6000 e o Global 5000, mas todos eles projetos modernos, com alta tecnologia embarcada e um nível de conforto muito alto.

Portanto, no total são oito modelos de aviões de alta qualidade, todos aviões para uso civil no transporte executivo de passageiros, podendo também serem adaptados para uso governamental no transporte de autoridades, a pedido do eventual comprador.

Também há algumas versões militares, dentre elas o Saab GlobalEye, fabricado em parceria com a empresa sueca Saab, operado pela Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, e o Raytheon Global Sentinel, fabricado em parceria com a empresa americana RTX Corporation / Raytheon, operado pela Força Aérea do Reino Unido.

GLOBAL EXPRESS
O Global Express é o modelo que deu origem à família de aeronaves Global da Bombardier, tendo como uma de suas principais características o chamado ultra longo alcance. O Global Express, conhecido também como Bombardier Global BD-700, é a origem da gama de aeronaves Global, com o conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000XP, um dos mais avançados da época, incluindo sistema inercial de navegação LaserRef III, radar meteorológico Honeywell, TCAS II e ILS. Ele foi fabricado entre 1996 e 2005, tendo sido substituído na linha de montagem da Bombardier pela versão Global Express XRS.

Na década de 1990, a então fabricante canadense Bombardier Aerospace, conhecida atualmente como Bombardier Aviation, firmou contrato com alguns parceiros de risco, principalmente americanos, canadenses, europeus e japonês, principalmente fornecedores de peças, partes e componentes, incluindo a Mitsubishi Heavy Industries (asas e parte da fuselagem), a de Havilland Canada (seções de fuselagem e deriva), a Honeywell Aerospace (aviônicos em geral), a BMW Rolls-Royce (motores turbofan), a Dowty (trem de pouso), a Sextant Avionique (controle de voo convencional), a Short Brothers (fuselagem dianteira, estabilizador horizontal e naceles dos motores), a Parker Bertea (sistema de combustível), a Allied Signal (APU ou gerador auxiliar de energia), a Lucas Aerospace (sistema elétrico) e a ABG (climatização, ventilação e pressurização), dentre outros.

Na época, mais de 200 projetistas, incluindo engenheiros e designers, estiveram envolvidos no Programa Global, da Bombardier Incorporated, com custos de criação, desenvolvimento e preparação para fabricação avaliados em cerca de US$ 800 milhões, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 2 bilhões.

A aeronave foi projetada com o software de desenvolvimento industrial CATIA / CAD, já prevendo a necessidade de certificação ETOPS – Extended Operations, necessária para sobrevoar oceanos, desertos e florestas. Ela foi projetada com asa supercrítica, com enflechamento de até 35º graus, com winglets, combinada com um conjunto de controles de voo convencional, baseado em cabos e roldanas, mas com auxílio hidráulico em alguns pontos, já que se trata de um avião de médio porte, portanto pesado.

Mesmo sendo um projeto da década de 1990, o avião reúne um impressionante conjunto de itens de conforto, segurança e performance, capaz de rivalizar com outros produtos de altíssimo nível da época, como o jato executivo intercontinental americano Gulfstream V, outro ícone da elegância, do conforto, da alta performance, do refinamento e da segurança.

Por exemplo, o avião canadense possui uma cabine bem espaçosa, com mais de 13 metros de comprimento (ou até 14,8 metros, incluindo nessa medida o bagageiro traseiro pressurizado); 1,9 metro de altura livre; e com 2,5 metros úteis de largura; com pressurização de 10 psi; com uma galley completa na frente, um toalete compacto para tripulação também na frente e um toalete espaçoso para passageiros atrás, com a opção de instalação de uma miniducha para banhos rápidos para passageiros, por meio de retrofit, a pedido do eventual comprador.

Segundo o fabricante, em condições favoráveis de clima (temperatura amena no aeroporto de origem, poucas formações meteorológicas na rota e pouco vento desfavorável na rota), condições favoráveis de tráfego, pista de pouso bem comprida e com oito passageiros a bordo, com pouca bagagem, o alcance non-stop do Global Express pode chegar a 12.000 quilômetros, com reservas. Porém, na prática, decolando em dias quentes, a partir de uma pista de pouso de comprimento limitado, com no máximo 2.000 metros, com 15 passageiros adultos a bordo e bagagem, o alcance é de 10.000 quilômetros, com reservas, pois não é possível decolar com os tanques cheios. Mesmo assim é um excelente alcance, o suficiente para viajar de Campinas - S.P. até Londres, na Inglaterra, sem escalas para reabastecimento no meio do caminho, por exemplo. Além disso, ele está homologado ETOPS - Extended Operations para voos sobre oceanos, desertos e florestas.

Os motores turbofan Rolls Royce BR-710 do Global Express possuem FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um computador que controla o funcionamento dos motores, para evitar que parâmetros seguros (limites) de funcionamento não sejam ultrapassados inadvertidamente ou acidentalmente pela tripulação. A parte dianteira da fuselagem e os estabilizadores horizontais do avião foram fabricados na Irlanda pela Short Brothers, uma subsidiária da Bombardier. As asas e a parte central da fuselagem foram fabricadas pela Mitsubishi Heavy Industries. Todas essas partes citadas neste parágrafo eram enviadas para a fabrica da Bombardier no Canadá para montagem final.

Mais de 150 unidades de Global Express foram fabricadas e a grande maioria está em condições de voo. Ele foi substituído na linha de montagem do fabricante canadense pelo Global Express XRS, em 2004.

O seu principal concorrente é o Gulfstream V da Gulfstream Aerospace.

GLOBAL EXPRESS XRS

O Global Express XRS é o segundo modelo da linha de montagem Global Express da Bombardier no Canadá, também com o conjunto de aviônicos Honeywell Primus 2000XP, com seis telas no painel principal e mais cinco telas no console central. Ele é uma versão melhorada do Global Express, com fabricação em série iniciada em 2004, com capacidade de combustível um pouco maior, portanto com maior alcance, um pouco mais de disponibilidade de potência para decolagem em aeroportos de altitude elevada e de clima quente e úmido, sistema de pressurização melhorado e algumas melhorias no cockpit ou cabine de comando e na cabine de passageiros.

Assim como seu irmão mais velho Global Express, o Global Express XRS tem velocidade máxima de cruzeiro de cerca de 920 km/h, embora para voos longos essa velocidade não seja utilizada com frequência, já que o consumo é maior. Portanto, na prática, a velocidade utilizada pelos pilotos, em voos longos é um pouco menor, algo em torno de 850 km/h, com alcance de cerca de 10.000 quilômetros, quando lotado, mas com capacidade para chegar até 12.000 quilômetros, em certas condições.

Ele foi substituído na linha de montagem em 2012 pelo Global 6000, um de seus irmãos mais novos.

Mais de 165 unidades de Global Express XRS foram fabricadas e grande parte delas está operando normalmente.

O seu principal concorrente é o Gulfstream G550 da Gulfstream Aerospace.

GLOBAL 5000

O Global 5000 é um derivado um pouco mais curto do Global Express, entretanto com quase todas as características de sofisticação, conforto, performance e segurança do Global 6000, por sua vez uma versão aprimorada, mais tecnológica, do Global Express. O irmão menor e mais novo Global 5000 foi lançado no início da década de 2000 para completar a família Global de jatos intercontinentais da Bombardier, com fabricação em série iniciada em 2005, também com conjunto de aviônicos Honeywell Primus 2000XP, mas com fuselagem apenas um metro mais curta e com praticamente as mesmas asas do Global Express.

O alcance non-stop do Global 5000 é de cerca de 8.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros, com 75% de potência e com reservas. É um ótimo alcance, o suficiente para viajar entre Campinas - S.P. e Nova York - N.Y. sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 8.700 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego (poucos aviões na saída, na rota e na chegada), poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.

Nos primeiros anos de fabricação, alguns itens de cockpit do Global 5000 estavam disponíveis aos compradores como opcionais solicitados ao fabricante, dentre eles o EVS - Enhanced Vision System e o HUD - Head Up Display, um item que, mais tarde, se tornou disponível de série ao comprador. Já os sistemas de GPS - Global Positioning System, de FADEC - Full Authority Digital Engine Control e de IRS - Inertial Reference System estão integrados ao projeto do avião como itens de série.

A partir de 2012, o modelo Global 5000 teve a cabine de comando atualizada para o conjunto de aviônicos Rockwell Collins ProLine Fusion, ainda mais avançado que o conjunto anterior, com quatro grandes telas, sendo três no painel principal e uma no console central.

Mais de 220 unidades do Global 5000 foram fabricadas e a grande maioria está em condições de voo. Ele foi substituído na linha de montagem em 2019 pelo Global 5500, um de seus irmãos mais novos.

Os seus principais concorrentes são o Cessna Citation Longitude, o Cessna Citation X, o Gulfstream G450, o Beechcraft Hawker 4000, o Dassault Falcon 2000, o Dassault Falcon 900, o Embraer Legacy 600 e o Embraer Legacy 650. Alguns desses concorrente citados neste parágrafo não são mais fabricados.

GLOBAL 6000

Logo acima, uma das opções de configuração de assentos do Global 6000, para até 13 passageiros, em baixa densidade. Observe atentamente, que o primeiro assento do lado esquerdo é totalmente privativo, em uma minicabine fechada, pois está reservado para um dos pilotos descansar, enquanto dois pilotos estão lá na cabine, controlando a aeronave. Além disso, é possível uma configuração de alta densidade, para até 18 passageiros, mas o alcance diminui. Logo abaixo, o conjunto de aviônicos Rockwell Collins ProLine Fusion, disponível no Global 6000, mais avançado, com quatro grandes telas.
O jato executivo Global 6000 é uma versão melhorada do Global Express, lançada em 2012, mas conservando o mesmo tamanho do seu antecessor. Ele substituiu, na linha de montagem do fabricante canadense, outra versão da família Global Express, o Global Express XRS, com algumas melhorias e modernizações. O avião foi oferecido até recentemente pelo fabricante, alguns anos atrás, com mini-ducha para banhos rápidos, vendido como opcional solicitado pelo cliente. O aparelho Blu-ray player é um item de série e a conexão via satélite à Internet também.

Assim como seu irmão mais velho Global Express XRS, o Global 6000 tem velocidade máxima de cruzeiro de cerca de 920 km/h, embora para voos longos essa velocidade não seja utilizada com frequência, já que o consumo é maior. Portanto, na prática, a velocidade utilizada pelos pilotos, em voos longos é um pouco menor, algo em torno de 850 km/h, com alcance de cerca de 10.000 quilômetros, quando lotado, mas com capacidade para chegar até 12.000 quilômetros, em certas condições.

Esse modelo de avião foi escolhido pela empresa de propriedade compartilhada e táxi-aéreo americana e europeia NetJets para compor sua frota de jatos de longo alcance.

Os seus principais concorrentes são os americanos Cessna Citation Longitude, Gulfstream G550 e Gulfstream G650, o brasileiro Embraer Legacy 650 e os franceses Dassault Falcon 6X e Dassault Falcon 7X, todos com preço elevado, na faixa de US$ 30 milhões até US$ 70 milhões, dependendo do modelo. Alguns dos modelos citados neste parágrafo não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aviões usados.

Ele foi substituído na linha de montagem em 2019 pelo Global 6500, um de seus irmãos mais novos.

RAYTHEON SENTINEL R1
É uma das versões militares do Global Express, mas neste caso específico para uso pelas Forças Armadas Britânicas. É uma aeronave  militar de vigilância que usou a estrutura do modelo Global Express e que foi adaptada, modificada e equipada pela então Raytheon Company, conhecida atualmente como RTX Corporation.

Algumas unidades foram fabricadas, principalmente para a Royal Air Force ou Força Aérea do Reino Unido.

GLOBAL 7500

É uma versão amplamente melhorada da família Global Express, com mudanças estruturais, de tecnologia e de conforto em relação aos irmãos mais velhos Global Express, Global Express XRS, Global 5000 e Global 6000, incluindo uma nova asa, maior, com winglets e flaps fowler, com maior capacidade de combustível; fuselagem cerca de três metros mais comprida, capaz de acomodar até 18 passageiros, em média densidade, mas com muito conforto; e um alcance aumentado para até 14.000 quilômetros, embora na prática não passe de 12.000 quilômetros, quando lotado com passageiros adultos e bagagem.

Ele foi lançado em 2010, mas o programa de desenvolvimento levou mais tempo que o previsto, principalmente pela necessidade de desenvolver uma asa quase completamente nova, a necessidade de reforçar a estrutura da fuselagem com ligas avançadas de alumínio e lítio e a decisão do fabricante de substituir o sistema convencional de comandos de voo por cabos e roldanas por um sistema fly-by-wire, mais avançado. O resultado final foi aprovado pelas autoridades aeronáuticas americana, canadense e europeia em 2018, com mais de 170 unidades fabricadas até o momento.

Parte da fuselagem do Global 7500 é fornecida pela europeia Stelia Aerospace, uma subsidiária da Airbus Group.

A aeronave executiva bimotora de porte médio é impulsionada pelo motor turbofan General Electric Passport, com alta taxa de bypass, com potência aumentada para 18.000 libras de empuxo, mantendo a velocidade típica da família Global Express, dentro da faixa de 820 km/h até 920 km/h, dependendo do regime de potência utilizado, mantendo o teto de serviço típico da família, de cerca de 15.000 metros, e operando a partir de pistas de pouso de médio comprimento, com 2.000 metros, ou até um pouco menos, em determinadas condições.

SAAB GLOBALEYE
É uma das versões militares do Global Express, mas neste caso específico para uso pelas Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos. É uma aeronave  militar de vigilância que usou a estrutura do modelo Global Express e que foi adaptada, modificada e equipada pela fabricante sueca Saab, incluindo sua grande antena.

Algumas unidades foram fabricadas, principalmente para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos.

GLOBAL 5500
Logo acima, o novo Global 5500, o modelo atual de produção da linha Global Express, o irmão menor e mais novo da família, com alcance de até 10.000 quilômetros. Logo abaixo, o interior muito confortável da aeronave, com capacidade para transportar até 16 passageiros, inclusive com acesso à Internet em alta velocidade e filtragem total de ar em poucos minutos. 
O Global 5500 é um derivado direto do Global 5000, mantendo, inclusive, o mesmo tamanho, mas com uma variedade de melhorias e modernizações, principalmente em itens de sofisticação, conforto, performance e segurança. Trata-se de uma versão aprimorada da família Global Express, um dos três modelos atuais de produção, um dos mais tecnológicos da família, inclusive com alcance melhorado para 10.800 quilômetros, segundo o fabricante.

Ele é o irmão menor e mais novo da família Global Express, com fabricação em série iniciada em 2019 para completar a família Global de jatos intercontinentais da Bombardier, principalmente para pessoas físicas e jurídicas que não precisam de uma cabine de passageiros tão ampla quanto a cabine de seu irmão maior Global 6500, embora ambos os modelos conservem praticamente o mesmo nível de tecnologia, conforto, performance, refinamento e segurança, inclusive ambos com conjunto de aviônicos Rockwell Collins ProLine Fusion, que, dentro da Bombardier, recebe o nome Bombardier Vision.

O alcance non-stop do Global 5500 é de cerca de 10.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e bagagem, com 75% de potência e com reservas. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 10.800 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego, poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.

Em relação ao modelo anterior Global 5000, esse modelo atual de produção Global 5500 recebeu inúmeras melhorias, dentre elas o motor turbofan Rolls-Royce BR710 Pearl, com 15.000 libras de empuxo cada e redução de cerca de 10% no consumo de combustível; uma asa melhorada, para melhor performance; filtro de ar da cabine melhorado, para renovação total de ar em poucos minutos, inclusive com capacidade de eliminar bactérias e vírus; e conexão via satélite à Internet por meio de banda Ka, capaz de fazer videoconferências sem travamentos / congelamentos e downloads de filmes e séries em poucos minutos.

Os seus principais concorrentes são o Cessna Citation Longitude, o Cessna Citation X, o Gulfstream G450, o Beechcraft Hawker 4000, o Dassault Falcon 2000, o Dassault Falcon 900, o Embraer Legacy 600 e o Embraer Legacy 650. Alguns desses concorrente citados neste parágrafo não são mais fabricados.

BOMBARDIER E-11A
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É uma das versões militares do Global Express, mas neste caso específico para uso pelas Forças Armadas Americanas. É uma aeronave  de comunicação militar que usou a estrutura do modelo Global Express e que foi adaptada, modificada e equipada com equipamentos de comunicação.

Algumas unidades foram fabricadas, principalmente para a US Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos.

GLOBAL 6500
Logo acima, o novo Global 6500, o modelo atual de produção da linha Global Express, o irmão de tamanho intermediário da família, maior que o Global 5000 e menor que o Global 7500. Logo abaixo, o interior muito confortável da aeronave, com capacidade para transportar até 17 passageiros, inclusive com acesso à Internet em alta velocidade e filtragem total de ar em poucos minutos. 
O Global 6500 é um derivado direto do Global 6000, mantendo, inclusive, o mesmo tamanho, mas com uma variedade de melhorias e modernizações, principalmente em itens de sofisticação, conforto, performance e segurança. Trata-se de uma versão aprimorada da família Global Express, um dos três modelos atuais de produção, um dos mais tecnológicos da família, inclusive com alcance melhorado para 12.000 quilômetros, segundo o fabricante.

Ele é o irmão de tamanho intermediário da família Global Express, com fabricação em série iniciada em 2019 para completar a família Global de jatos intercontinentais da Bombardier, principalmente para pessoas físicas e jurídicas que precisam de uma cabine bem ampla, mas não tão grande quanto a cabine do irmão maior Global 7500, embora ambos os modelos conservem praticamente o mesmo nível de tecnologia, conforto, performance, refinamento e segurança, inclusive ambos com conjunto de aviônicos Bombardier Vision.

O alcance non-stop do Global 6500 é de cerca de 10.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e bagagem, com 75% de potência e com reservas. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 12.000 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego, poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.

Em relação ao modelo anterior Global 6000, esse modelo atual de produção Global 6500 recebeu inúmeras melhorias, dentre elas o motor turbofan Rolls-Royce BR710 Pearl, com 15.000 libras de empuxo cada e redução de cerca de 10% no consumo de combustível; uma asa melhorada, para melhor performance; filtro de ar da cabine melhorado, para renovação total de ar em poucos minutos, inclusive com capacidade de eliminar bactérias e vírus; e conexão via satélite à Internet por meio de banda Ka, capaz de fazer videoconferências sem travamentos / congelamentos e downloads de filmes e séries em poucos minutos.

Os seus principais concorrentes são os americanos Cessna Citation Longitude, Gulfstream G550 e Gulfstream G650, o brasileiro Embraer Legacy 650 e os franceses Dassault Falcon 6X e Dassault Falcon 7X, todos com preço elevado, na faixa de US$ 30 milhões até US$ 70 milhões, dependendo do modelo. Alguns dos modelos citados neste parágrafo não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aviões usados.

MERCADO

Logo acima, a sofisticada cabine de comando do Global Express, com as telas primárias e multifuncionais bem à frente do piloto e do co-piloto, com a tela do EICAS no centro do painel de comando, e, um pouco abaixo, no console central, a interface do FMS, o sistema de gerenciamento de voo. Logo abaixo, uma maravilha tecnológica, o sofisticadíssimo EVS combinado com HUD do Global 6000, o irmão mais novo do Global Express. São dois instrumentos muito úteis para pousos noturnos e sob neblina / nevoeiro espesso ou chuva leve.
Mais de 1.000 unidades de aeronaves da família Global Express da Bombardier foram fabricadas até o momento, incluindo o Global Express, o Global Express XRS, o Global 6000, o Global 5000 e o Global 7500, um número surpreendente, já que se trata de modelos de aeronaves de preço elevado, realmente muito caros. Por exemplo, o modelo atual Global 6500 não sai por menos de US$ 63 milhões, novo, no exterior, mas é possível encontrar unidades usadas do Global Express por uma fração desse valor, por cerca de US$ 15 milhões, no exterior, em bom estado de conservação.

Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África, América do Norte, Ásia e Oceania os aviões da família Global Express estão entre as melhores opções de compra. Para quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esses modelos de aeronaves ou seus principais concorrentes. Para quem precisa viajar muito, a partir de uma ou duas vezes por mês, pode valer a pena comprar um. Mesmo assim, é aconselhável fazer os cálculos antes com uma empresa especializada em assessoria aeronáutica.

Cerca de 90% do número total de pessoas transportadas pelos aviões da família Global Express, incluindo por empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo, são empresários, executivos, governantes, servidores públicos, engenheiros, profissionais liberais e técnicos. Em alguns casos até grandes fazendeiros utilizam esses modelos de aeronaves, principalmente em viagens a trabalho. O restante do número total de passageiros desses aviões são turistas, grandes esportistas e grandes artistas, viajando a trabalho ou lazer.

A Bombardier Aerospace do Canadá reúne três marcas de jatos executivos de médio porte, começando pela americana Learjet, que fabricava jatos para viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais, até chegar às marcas Challenger e Global, com jatos para viagens internacionais e intercontinentais. Essas três marcas estão entre as mais confiáveis do mundo, escolhidas por clientes exigentes, que prezam pelo conforto, segurança e performance.

Somando os números de vendas de todas essas marcas, são mais de 5.000 aeronaves em operação, em condições normais de voo, incluindo os modelos clássicos e os modelos mais modernos, marcando presença em aeroportos de mais de 115 países, em todos os continentes do planeta.

Aqui no Brasil, a manutenção dos aviões Learjet, Challenger e Bombardier pode ser realizada por algumas oficinas, dentre elas a Líder Aviação, que também presta serviços de assessoria, importação, táxi-aéreo, gerenciamento, treinamento e hangaragem.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS
  • Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
  • Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 30,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 29 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce 710 (14.680 libras / cada)
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
  • Upgrades: HUD, EVS e Internet via satélite;
  • Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
  • Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
  • Peso máximo decolagem: Aprox.
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 15 milhões (usado / bom estado de conservação);

BOMBARDIER GLOBAL 6000
  • Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
  • Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 30,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 29 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce 710 (14.750 libras / cada);
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine Fusion;
  • Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
  • Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 45.500 kg;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 30 milhões (usado / bom estado de conservação);

GLOBAL EXPRESS XRS
  • Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
  • Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 30 metros;
  • Envergadura: Aprox. 29 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls Royce BR-710 (14.750 libras / cada);
  • Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
  • Aviônicos: EVS / CMC Electronics e HUD / Thales;
  • Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
  • Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
  • Iluminação na cabine: LED;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 44.450 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
  • Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (usado / bom estado de conservação);

BOMBADIER GLOBAL 5000
  • Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
  • Tripulação: 3 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 29,4 metros;
  • Envergadura: Aprox. 28,6 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce BR710 (14.750 libras / cada);
  • Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
  • Aviônicos: HUD, EVS e IRS;
  • Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
  • Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (oito passageiros / dias quentes);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 39.800 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 8.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (usado / bom estado de conservação);

TRÊS VISTAS (EXPRESS)


ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de aviões da família Global Express também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior. Mesmo assim compensa, pois as unidades usadas estão com preços bem convidativos.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, dentre elas a Líder Aviação, a TAM Aviação Executiva, a Amaro Aviation, a Voar Aviation e a Global Aircraft, dentre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves, propriedade compartilhada, manutenção, hangaragem, treinamento de tripulação e catering.

GALERIA DE IMAGENS

GLOBAL EXPRESS XRS

GLOBAL 8000

GLOBAL 5000

GLOBAL EXPRESS

EVS + ILS (OPERAÇÃO SOB NEBLINA)

GLOBAL 6000

GLOBAL 7500

GLOBAL 6000 (TOALETE)

GLOBAL 6000 (DVD E TV PAGA)

GLOBAL EXPRESS (TOALETE)

BOX DE BANHO (OPCIONAL)

GLOBAL 6500

GLOBAL 6500 (TOALETE)

DESCANSO PARA TRIPULAÇÃO

EVS + HUD (OPERAÇÃO SOB NEBLINA)

VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_6000
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_Express
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier
  • Bombardier (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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