CESSNA CITATION X

CESSNA CITATION X
CESSNA CITATION X+

INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Cessna Citation X, o primeiro modelo dessa moderna e ousada família de jatos executivos de porte médio e de alcance intercontinental, fabricado pela Cessna Aircraft a partir da década de 1990. Logo abaixo, o Cessna Citation X+, uma sub-versão melhorada do Citation X, fabricado a partir desta década, com fuselagem um pouco mais comprida, portanto ainda mais confortável, e com algumas melhorias de sistemas, incluindo novos aviônicos.
O confortável Cessna Citation X é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca britânica Rolls-Royce, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo Cessna Citation VII, também de porte médio, mas com um grande número de mudanças e modernizações e inovações significativas que tornou o projeto do Citation X quase completamente novo, muito bonito e com aerodinâmica refinada e ousada.

Os principais concorrentes dos aviões da família Citation X são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Dassault Falcon 2000 / Dassault Falcon 2000 EX, Bombardier Challenger 604, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy e Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350.

Os jatos executivos de porte médio e de alta performance Raytheon Hawker 4000 / Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 estão na mesma faixa de capacidade e alcance.

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, melhores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o jato executivo intercontinental de porte médio Cessna Citation X, um símbolo de status, considerado a obra prima da Cessna Aircraft, tanto em termos de aerodinâmica como em termos de sistemas e acabamento interno. Logo abaixo, a sua sub-versão melhorada Cessna Citation X+, ainda mais confortável, com aviônicos ainda mais precisos.

O belíssimo Cessna Citation X é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo intercontinental Cessna Citation VII, mas com um grande número de mudanças, melhorias, modernizações  e inovações significativas que tornou o projeto do Citation X quase completamente novo, muito bonito e com aerodinâmica refinada.

Conhecido também como Cessna Citation 750, ele é uma das mais sofisticadas, elegantes, confortáveis e ousadas aeronaves fabricadas pela Cessna Aircraft, um dos modelos de jatos executivos mais velozes do mundo, com asas de enflechamento acentuado e motorização turbofan Rolls Royce muito potente, que o torna um jato executivo veloz e de alcance intercontinental. A configuração da cabine de passageiros em club seat duplo é muito confortável e tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com muito conforto até 8 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma configuração para até 10 passageiros, com uma combinação mista de sofás e assentos individuais.

A sua produção seriada foi iniciada em 1996, impulsionado por motores turbofan Rolls Royce AE3007C, com potência / empuxo de 6.400 libras / cada, totalizando 12.800 libras, potência de sobra para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 950 km/h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 5.700 quilômetros, com oito passageiros a bordo e reservas de combustível.

Apesar do preço bem mais alto que o preço do Cessna Citation VII, o seu antecessor, o Cessna Citation X foi muito bem aceito no mercado aeronáutico mundial. A Cessna Aircraft fabricou mais de 340 unidades da família Cessna Citation X, incluindo a sub-versão Cessna Citation X+, cuja fabricação seriada foi encerrada em 2018.

Atualmente, o Cessna Citation X é uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Cessna Aircraft. Apesar do preço mais alto que o preço do Cessna Citation VII, o seu antecessor, o Citation X foi o responsável por colocar definitivamente a Cessna no “topo da pirâmide” da indústria do transporte aéreo executivo, ao lado das icônicas Gulfstream Aerospace e Dassault Falcon e ao lado do Raytheon Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 e do Bombardier Challenger CL-604.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima e logo abaixo, duas confortáveis e refinadas opções de configuração de assentos e de acabamento para o Cessna Citation X, com espaço interno de sobra para oito passageiros. Essa cabine tem um corredor central rebaixado e totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,65 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.

Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linhagem mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte deles com asas enflechadas.

Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.

É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.

No início da década de 1990, os executivos, projetistas e investidores da Cessna Aircraft acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental de médio porte, conhecido também como mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho. Não era, exatamente, um substituto para o Cessna Citation VII, pois este é um pouco menor e tem um alcance menor, o que significa que a Cessna estava dando um passo adiante para alcançar um público ainda mais exigente e ainda mais endinheirado, disposto a pagar ainda mais para ter um produto top de linha, ainda mais completo.

O jato executivo de médio porte e de alcance intercontinental Cessna Citation X foi projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da Cessna Aircraft, com o auxílio da Boeing Company e da NASA – National Aeronautics and Space Administration, a agência espacial americana, já que se tratava de um produto dedicado a superar expectativas de quem já estava acostumado com produtos de alta performance, com desempenho excepcional, com velocidade de cruzeiro elevada, teto de serviço elevado e bom alcance intercontinental. Assim os projetistas da aeronave optaram por aproveitar parte da fuselagem do Cessna Citation VII para dar origem a um modelo quase completamente novo de aeronave, com aerodinâmica ainda mais ousada, com grandes asas com 37º de enflechamento, o maior enflechamento do mundo em um modelo de jato executivo em produção seriada.

A combinação de velocidade e alcance do Cessna Citation X possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Londres, por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de paradas para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento, chegando 30 minutos antes de vários de seus principais concorrentes diretos, consumindo o mesmo volume de combustível. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.

O objetivo dos executivos e projetistas da Cessna Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho para até 8 ou 10 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas e forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.

O ousado Cessna Citation X é uma aeronave derivada do Cessna Citation VII, mas o número de mudanças, modernizações e melhorias em relação ao projeto do seu antecessor é tão grande que se chega facilmente à conclusão de que se trata de um projeto quase completamente novo. Os engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada da família Citation 650 para dar origem a um modelo de aeronave ainda melhor. Por exemplo, as asas de perfil supercrítico do Citation X não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob a fuselagem, o que torna o corredor da cabine de passageiros plano, começando da porta de entrada da aeronave até o toalete.

O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos e potentes motores americanos Rolls-Royce AE3007C, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens interestaduais, avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até seis passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.

CITATION X

O veloz Cessna Citation X é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft, conhecida atualmente como Textron Aviation, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Ele é um dos dois projetos da família Citation X, todos eles pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Cessna Citation X (pronuncia-se Césna Saitêchan Ten ou, simplemente, Césna Saitêchan Dés, para nós aqui no Brasil) é um projeto derivado do modelo de jato executivo intercontinental Cessna Citation VII, um modelo de avião um pouco menor e de menor alcance.

Desde o início de sua fabricação em série, em 1998, o Cessna Citation X já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - ElectronicFlight Instrument System, modelo Honeywell Primus 2000, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive, complementadas pelo EICAS – Engine Indicating Crew and Alerting System, que é um sistema de alerta à tripulação sobre o funcionamento dos motores e dos sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico da aeronave. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo.

Um aparelho complementar de navegação conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente, inercial foi introduzido na família Cessna Citation X a partir do ano 2000 e está disponível como upgrade para os proprietários das unidades fabricadas anos antes. Ele ajuda a tornar a viagem ainda mais precisa e segura.

O consagrado e confiável motor turbofan americano Rolls-Royce AE3007C de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation X faz parte de uma família de motores turbofan desenvolvida a partir de uma linha de motores para aplicação militar, a Allison T-406, usada pelo convertiplano militar americano Boeing V-22 Osprey. A família de motores turbofan Rolls-Royce AE3007 para uso civil, tanto comercial como executivo, é usada, inclusive, para impulsionar o jato regional brasileiro Embraer ERJ-145 Regional Jet, fabricado pela Boeing Brasil / Embraer, e para impulsionar o jato executivo Embraer Legacy 600, da fabricante Embraer Executive Jets, um best seller do mercado de aviação executiva.

Essa versão executiva de motor turbofan da família Rolls-Royce AE3007 é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 5:1, o que significa que ele movimenta cinco vezes mais ar que não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato. Essa família foi originalmente projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela então fabricante americana Allison Company que, por sua vez, foi comprada, em 1995, pela fabricante de motores britânica Rolls-Royce, que optou por manter a planta industrial nos Estados Unidos para fabricação de motores turbofan para uso civil. Trata-se de um motor turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único de titânio, acoplado a uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto também por um compressor axial de 14 estágios, por uma turbina de alta pressão com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso carenado por uma cobertura de Kevlar e controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento dos motores sejam excedidos pela tripulação.

No compartimento do nariz do Cessna Citation X estão fixados aviônicos em geral e garrafas de oxigênio que alimentam as máscaras de oxigênio na cabine de comando, de uso obrigatório em alguns contextos, mesmo que aparentemente o sistema de pressurização da aeronave esteja funcionando normalmente. O sistema elétrico do Cessna Citation X é redundante, com três geradores intercambiáveis de 28 volts DC de 400 ampères, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental, com uma bomba para cada motor. Uma combinação do sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos slats, dos flaps, dos speed brakes e spoilerons, do wheel steering (controle da roda de nariz), do leme (metade hidráulico e metade elétrico) e do profundor. Caso essa sofisticada combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma boa dose de força física dos pilotos.

Os freios do Cessna Citation X são de carbono e possuem anti-skid e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves. As asas de enflechamento acentuado foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação de dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de ataque e flaps nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e tanques cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe, e chegar a Los Angeles ou San Francisco pouco depois do anoitecer.

Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do Norte o Cessna Citation X é uma das melhores opções de compra. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.

O moderno Cessna Citation X possui três tanques de combustível, um em cada asa e mais um tanque complementar central, com bombas de transferência, com ponto único para reabastecimento, o que torna as escalas para reabastecimento de combustível mais ágeis. O sistema elétrico do jato executivo é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit da marca Garrett, conhecida atualmente como Honeywell, modelo Garrett 36-15APU, para complementar o fornecimento de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados antes da decolagem e depois do pouso.

O avião possui uma pequena tela de cristal líquido para cada um dos 8 assentos que integram o sistema multimídia com DVD player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. O acabamento é requintado, com assentos revestidos em couro, galley e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 8 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes.

Entre os itens operacionais de sofisticação do Cessna Citation X está o pára-brisas aquecido eletricamente para evitar condensação do lado de dentro do cockpit e acúmulo de gelo do lado de fora.

CITATION X+

O Cessna Citation X+ é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas enflechadas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2010 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Cessna Citation X, da mesma família.

A Cessna Aircraft deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Citation X, com o lançamento da sub-versão Cessna Citation X+, que é um derivado direto do Cessna Citation X, com motores mais potentes, um pouco mais de espaço na cabine de passageiros e novos aviônicos. O Citation X e sua sub-versão melhorada Citation X+ são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de fuselagem e asas, entretanto o Citation X+ tem 30 centímetros a mais de comprimento de fuselagem, resultando em um pouco mais de espaço na cabine de passageiros, sem aumento no consumo de combustível nas viagens mais longas, graças à adição de winglets de material composto nas pontas das asas, fabricados pela Winglet Technology, também americana.

Basicamente, o projeto do Cessna Citation X foi mantido no Cessna Citation X+, mas com algumas melhorias, modernizações e atualizações do projeto original. Assim, o Citation X+ (pronuncia-se Plâs) passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com o conjunto de aviônicos digital Garmin G5000, com três telas sensíveis ao toque, sendo duas primárias e uma multifuncional, e as duas interfaces do FMS - Flight Management System no console central. Para completar esse avançado conjunto, foi acrescentada a tela HUD – Head Up Display bem à frente do piloto, para tornar ainda mais seguros pousos sob neblina / nevoeiro espesso e chuva leve.  

ALTA TECNOLOGIA

Os aviões da família Citation X são o resultado de pelo menos duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.

O Cessna Citation X foi projetado e anunciado ao mercado, pela Cessna Aircraft, em 1990, com a sua fase de testes práticos para certificação iniciada em 1993 e sua fabricação em série foi iniciada em 1996. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implemento várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.

Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também cobertura das asas metálicas com um produto a base de epóxi para reduzir ainda mais o arrasto aerodinâmico, cobrindo assim os rebites, além de slats e flaps para tornar ainda mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 210 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave muito veloz e de longo alcance.

Outra mudança em relação aos modelos da Série 500 foi a instalação de bordos de ataque de asas aquecidos pelo ar quente extraído do interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte interna dos motores e levado por dutos de metal até o bordo de ataque das asas, aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas altitudes de cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza, têm melhor desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto mais alto mais frio é.

O Cessna Citation X dá um show de estética, com diz o ditado, ele é realmente muito bonito, deixa uma ótima impressão por onde passa. Os designers da Cessna Aircraft foram felizes quando desenharam o Citation X, com suas linhas harmônicas e ousadas. A aeronave não passa despercebida nos aeroportos e aeródromos que frequenta.

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

O Citation X e o Citation X+ são considerados modelos de aeronaves muito seguros, com um acidente grave com vítimas fatais registrado desde o início da fabricação. Não é o ideal, é claro, porque o ideal é que não haja acidentes, mas é um número realmente muito baixo.

Em 2012, um Cessna Citation X, foi envolvido em um acidente grave na Alemanha, matando três passageiros e os dois pilotos, numa aproximação mal sucedida.

MERCADO

O alcance do Cessna Citation X pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 6.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com oito passageiros adultos a bordo e bagagem é de cerca de 5.700 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.

Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até Santo Domingo, no Caribe, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.

A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.

Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, havia em 2017 um total de 18 unidades de aviões da família Citation X registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive empresas de táxi-aéreo, fazendo viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais.

Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da família Citation X estão entre os principais integrantes das frotas das empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo, e XOJets, também uma grande operadora. Aqui no Brasil, esses modelos são operados por várias empresas de táxi-aéreo, entre elas a TAM Aviação Executiva.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITATION X
  • Capacidade: 8 ou 10 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 950 km/h (85% potência);
  • Velocidade de cruzeiro moderada: Aprox. 850 km/h (75% potência);
  • Comprimento: Aprox. 22 metros;
  • Envergadura: Aprox. 20 metros;
  • Altura: Aprox. 6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Rolls-Royce AE3007C (6.400 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 6.000 horas;
  • APU: Garrett 36-15APU (de série);
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
  • Aviônicos: FMS Universal, TCAS e EGPWS;
  • Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
  • Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
  • Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 16.000 kg;
  • Alcance: Aprox. 5.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas dos aviões da família Citation X também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves, a Global Aircraft e a Icon Aviation. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Textron Aviation (em inglês):
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_X
  • Revista Avião Revue:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_X
  • Flight Market (classificados): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)