BEECHCRAFT HAWKER 4000

BECHCRAFT HAWKER 4000
RAYTHEON HAWKER HORIZON

INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Beechcraft Hawker 4000, um belíssimo modelo de jato executivo de porte médio e de alcance intercontinental, fabricado em série pela Hawker Beechcraft, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de aviões executivos. Logo abaixo, a cabine de passageiros desse moderníssimo modelo de aeronave, com fuselagem fabricada em material composto, mas mantendo a tradicional confiabilidade de sistemas dos aviões da marca Hawker.

O avançado Beechcraft Hawker 4000 é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca Pratt & Whitney, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada e lançada na década de 1990 pela fabricante americana Raytheon Aircraft, desenvolvida desde então e fabricada em série nos Estados Unidos a partir de 2006 pela Hawker Beechcraft, uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Os principais concorrentes do Beechcraft Hawker 4000 são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Dassault Falcon 2000 / Dassault Falcon 2000 EX, Embraer Legacy 600, Bombardier Challenger 604, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy e Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350.

Os jatos executivos de porte médio e de alta performance Cessna Citation X / Cessna Citation X+ e Raytheon Hawker 1000 / British Aerospace Hawker 1000 estão na mesma faixa de capacidade e alcance.

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a cabine de passageiros do maior, melhor, mais sofisticado e mais confortável modelo de avião da linhagem Hawker, o jato executivo intercontinental de porte médio Beechcraft Hawker 4000, um símbolo de status, considerado a obra prima da Hawker Beechcraft, tanto em termos de tecnologia de construção como em termos de sistemas e acabamento interno. Logo abaixo, o moderno cockpit ou cabine de comando desse modelo de aeronave, com aviônicos precisos e atuais.

O moderníssimo Beechcraft Hawker 4000 é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, criada e lançada na década de 1990 pela fabricante americana Raytheon Aircraft, desenvolvida desde então e fabricada em série nos Estados Unidos a partir de 2006 pela Hawker Beechcraft, uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, a sucessora da icônica e tradicional fabricante americana Beech Aircraft.

Trata-se de um modelo completamente original de aeronave com fuselagem fabricada em material composto e asas de construção mista em metal e material composto, muito bonito e com aerodinâmica refinada. É um dos mais confortáveis modelos de jatos executivos do mercado aeronáutico mundial, com sistemas modernos e acabamento de alto padrão, um legítimo representante da dinastia Hawker, uma das marcas mais respeitadas da aviação executiva.

Conhecido anteriormente como Raytheon Hawker Horizon, quando ainda não era fabricado em série, ele é uma das mais sofisticadas, elegantes, confortáveis e ousadas aeronaves fabricadas pela Hawker Beechcraft, com asas enflechadas e motorização turbofan Pratt & Whitney potente, que o torna um jato executivo veloz e de alcance intercontinental. A configuração da cabine de passageiros com uma combinação de assentos individuais e sofás é muito confortável e tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com muito conforto até 10 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma configuração para até 12 passageiros.

A sua produção seriada foi iniciada em 2006, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney PW308A, com potência / empuxo de 6.900 libras / cada, totalizando 13.800 libras, potência suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 850 km/h e um teto de serviço de 13.500 metros, com alcance de cerca de 5.700 quilômetros, com 10 passageiros a bordo e reservas de combustível.

Embora tenha sido um dos melhores produtos (talvez o melhor) da aviação executiva na década de 2000, infelizmente a aeronave foi retirada precocemente de linha de produção seriada, após apenas sete anos de fabricação, vítima da forte recessão econômica mundial iniciada em 2008 nos Estados Unidos e que alastrou por praticamente todo o planeta nos anos seguintes, atingindo fortemente sua então fabricante Hawker Beechcraft, que foi comprada pela Textron Company e fundida com a sua congênere Cessna Aircraft, dando origem à Textron Aviation.

Atualmente, o Beechcraft Hawker 4000 está disponível para aquisição somente no mercado mundial de aeronaves usadas e o fornecimento de peças de reposição é mantido pela Textron Aviation, uma empresa com mais de 90 anos de tradição no mercado aeronáutico, a descendente direta da Cessna Aircraft, fundada em 1927 pelo icônico empresário americano Clyde Cessna. Embora não tenha sido um sucesso de vendas, é o avião mais chique fabricado pela Hawker Beechcraft e, apesar do preço alto quando em linha de produção seriada, atualmente é possível encontrar unidades usadas bem conservadas no mercado de aeronaves usadas, por preços interessantes.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, mais uma belíssima imagem do Beechcraft Hawker 4000, um dos mais bonitos modelos de aeronaves executivas fabricados nesta década. Logo abaixo, mais uma confortável e refinada opção de configuração de assentos e de acabamento para o jato executivo intercontinental, com espaço interno de sobra para até 10 ou 12 passageiros. Essa cabine tem um piso totalmente plano, com pé direito de 1,8 metro de altura, o suficiente para que a grande maioria dos seus passageiros acesse a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.

Os aviões com a marca Hawker fazem parte de uma longa e tradicional linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a família mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), batizada pela fabricante Raytheon Aircraft de Hawker 400 ou Beechjet (não confundir com Hawker Siddeley HS125 Série 400, da década de 1970) e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais, batizadas pelo fabricante de British Aerospace 125, Hawker 800 e Hawker 4000, todos eles com asas enflechadas.

Na década de 1960 surgiu um dos primeiros modelos de jatos executivos da história da indústria aeronáutica mundial, o clássico Hawker Siddeley HS125 ou Hawker Siddeley DH125, o primeiro modelo, o modelo original, de jato executivo da 1ª geração do chamado Projeto Hawker Siddeley HS125, conhecido posteriormente como Projeto British Aerospace 125, um dos mais bem sucedidos projetos de aviões executivos da história da indústria aeronáutica mundial, um sucesso de vendas. As versões subsequentes desse modelo original de avião foram renomeadas para Bristish Aerospace 125 quando a fabricante britânica British Aerospace comprou a sua conterrânea Hawker Siddeley, absorvendo então o projeto de seu maior best seller do segmento executivo.

Por uma razão de praticidade (e para evitar confundir o eventual comprador ou usuário) o próprio mercado aeronáutico convencionou informalmente dividir o Projeto British Aerospace 125 em duas famílias, a primeira delas, a mais antiga e clássica, com a grande maioria dos modelos impulsionada por motores turbojato britânicos Bristol Siddeley Viper, conhecidos anos mais tarde como Rolls Royce Viper, portanto com pesos máximos de decolagem limitados e alcances limitados, nomeada como família British Aerospace 125, e a segunda, mais moderna e bonita, mais confortável, mais segura, mais sofisticada e refinada, superior em todos os aspectos, nomeada como família Hawker 800, composta por modelos que melhor representam a excelência da engenharia britânica moderna, tanto no aspecto subjetivo de estética, como em aspectos mais pragmáticos de aerodinâmica, de qualidade de construção, integridade e confiabilidade de sistemas.

É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.

No início da década de 1990, os executivos, projetistas e investidores da Raytheon Aircraft acreditavam que seria possível comprar da fabricante britânica Bristish Aerospace o projeto de jato executivo mid-size British Aerospace 125 e melhorá-lo em vários aspectos, renomeando esses modelos de aviões para Raytheon Hawker 800 e Raytheon Hawker 1000, com algumas pequenas melhorias pontuais. Nessa mesma época, os executivos, projetistas e investidores acreditavam que havia espaço no mercado aeronáutico mundial e novas tecnologias de construção disponíveis para um modelo de aeronave de médio porte intercontinental completamente novo para complementar o portfólio da empresa com um projeto ainda melhor, mais sofisticado, mais confortável e, é claro, mais caro.

Eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental de médio porte, conhecido também como super mid-size jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto, segurança e desempenho. Não era, exatamente, um substituto para o Raytheon Hawker 1000, pois este é um pouco menor e tem um alcance menor, o que significa que a Raytheon Aircraft estava dando um passo adiante para alcançar um público ainda mais exigente e ainda mais endinheirado, disposto a pagar ainda mais para ter um produto top de linha, ainda mais completo.

O objetivo dos executivos e projetistas da Raytheon Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop internacionais e viagens intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo muito confortável, com cabine de passageiros de ótimo tamanho para até 10 ou 12 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro interno traseiro pressurizado, aquecido e acessível em voo; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas ou forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.

ALTA TECNOLOGIA

O jato executivo de médio porte e de alcance intercontinental Beechcraft Hawker 4000 foi projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da Raytheon Aircraft com a tecnologia de construção em material composto de fibra de carbono e resina na fuselagem e tecnologia de construção mista de metal e material composto nas asas, já que se tratava de um produto dedicado a romper o paradigmas da época e superar expectativas de quem já estava acostumado com produtos de alta performance, com ótimo desempenho, com velocidade de cruzeiro elevada, teto de serviço elevado e bom alcance intercontinental. Assim os projetistas da aeronave optaram por criar um projeto a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco, digamos, dando origem a um modelo completamente novo de aeronave, com aerodinâmica refinada, com grandes asas enflechadas de perfil supercrítico.

A combinação de velocidade e alcance do Beechcraft Hawker 4000 possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Londres, por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de parada intermediária para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.

O objetivo dos executivos e projetistas da Raytheon Aircraft e, posteriormente, da Hawker Beechcraft, era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo muito confortável, com cabine de passageiros de ótimo tamanho para até 10 ou 12 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro traseiro pressurizado e aquecido, inclusive acessível em voo; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas e forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.

O ousado Beechcraft Hawker 4000 não é uma aeronave derivada de outra, ele é totalmente original, até então inédito, completamente novo. O seu trem de pouso é do tipo trailing link, para pousos mais suaves, e o combustível é enchido somente nas asas, por meio de ponto único de abastecimento, o que libera espaço na fuselagem para um bagageiro externo aquecido e pressurizado para até 400 kg de bagagens, acessível em voo até a altitude de 10.000 metros.

É uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos e potentes motores canadenses Pratt & Whitney PW308A, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens interestaduais, o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até oito passageiros a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Tocantins, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.

Desde o início de sua fabricação em série, em 2006, o Beechcraft Hawker 4000 já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - ElectronicFlight Instrument System, modelo Honeywell Primus Epic, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive, complementadas pelo EICAS – Engine Indicating Crew and Alerting System, que é um sistema de alerta à tripulação sobre o funcionamento dos motores e dos sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico da aeronave. No console central estão fixadas as interfaces do FMS - Flight Management System, que é o sistema de gerenciamento de voo.

Um aparelho complementar de navegação conhecido no meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference System ou, simplesmente, inercial foi introduzido no Beechcraft Hawker 4000, ajudando a tornar a viagem ainda mais precisa e segura.

O confiável motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW308A de alto desempenho que impulsiona o Beechcraft Hawker 4000 faz parte da consagrada família de motores turbofan Pratt & Whitney PW300, desenvolvida para impulsionar vários modelos de jatos executivos. Essa família de motores turbofan para uso civil é usada, inclusive, para impulsionar o Bombardier Learjet 60, o Raytheon Hawker 1000, o Gulfstream G200, o Cessna Citation Sovereign, o Dassault Falcon 2000 e o Cessna Citation Latitude, todos esses considerados modelos de aeronaves tecnicamente bem sucedidas.

Essa versão executiva de motor turbofan da família Pratt & Whitney PW300 é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass de 4,5:1, o que significa que ele movimenta quatro vezes mais ar que não passa pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores turbojato.

Ele é um motor turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único, acoplado a uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto também por um compressor de alta pressão de quatro estágios, por uma turbina de alta pressão com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento dos motores sejam excedidos pela tripulação.

No nariz de material composto do Beechcraft Hawker 4000 está fixada a antena de radar, mas uma parte dos aviônicos da aeronave estão fixados dentro da fuselagem, dentro do cockpit e ao lado da galley. O sistema elétrico do jato executivo é redundante, com três geradores, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental, com uma bomba para cada motor. Uma combinação do sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável, dependendo de cada caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos flaps, dos speed brakes e spoilerons, do wheel steering (controle da roda de nariz) e do leme. Caso essa sofisticada combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro, vai exigir uma boa dose de força física dos pilotos, exceto o leme e o steering, que são fly-by-wire.

Os freios do Beechcraft Hawker 4000 são de carbono e possuem anti-skid (sistema antitravamento, semelhante ou análogo ao ABS dos automóveis) e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves. As asas de enflechamento de 30º foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação de dispositivos hipersustentadores, composta por flaps nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com dez passageiros a bordo e tanques cheios, às cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe, e chegar a Los Angeles ou San Francisco pouco depois do anoitecer.

Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do Norte o Beechcraft Hawker 4000 é uma opção de compra que não deve ser ignorada. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.

O moderno Beechcraft Hawker 4000 possui tanques de combustível apenas nas asas, com ponto único para reabastecimento, o que torna as escalas para reabastecimento de combustível mais ágeis. O sistema elétrico do jato executivo é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit da marca americana Honeywell, modelo Honeywell AE-36-150, para complementar o fornecimento de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados antes da decolagem e depois do pouso.

O avião possui uma pequena tela de cristal líquido para vários assentos que integram o sistema multimídia com DVD player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. O acabamento é requintado, com assentos revestidos em couro, galley com pia e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 10 passageiros, com pressurização e aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes.

Entre os itens operacionais de sofisticação do Beechcraft Hawker 4000 está o pára-brisas aquecido eletricamente para evitar condensação do lado de dentro do cockpit e acúmulo de gelo do lado de fora. As janelas da cabine de passageiros também são aquecidas eletricamente para evitar embaçamento.

Os aviões da linhagem British Aerospace 125 são o resultado de décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Hawker Siddeley, da British Aerospace e Raytheon Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. A partir do Beechcraft Hawker 4000, a Raytheon Aircraft deu um passo à frente, reunindo praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos seus projetos anteriores de jatos executivos.

Durante as fases de criação e desenvolvimento do Beechcraft Hawker 4000 verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implementando várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens na parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.

Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também por flaps para tornar dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 210 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave veloz e de longo alcance.

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Até o momento não foram registrados acidentes graves com vítimas fatais com o Beechcraft Hawker 4000.

MERCADO

O alcance do Beechcraft Hawker 4000 pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, seis passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 6.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros adultos a bordo e bagagem é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com 10 passageiros adultos a bordo e bagagem é de cerca de 5.700 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.

Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até Santo Domingo, no Caribe, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.

A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.

A tecnologia de construção em material composto resulta em um conjunto bem mais leve e muito mais resistente que a tecnologia convencional em alumínio e ligas metálicas. O fabricante optou pelo uso intensivo de fibra de carbono e resina, introduzido durante o processo de construção em avançadas máquinas autoclave (grandes fornos elétricos com temperatura e pressão controladas), para tornar o material composto mais leve e resistente. Em geral, os materiais compostos desgastam menos que o alumínio, são mais resistentes que o alumínio, não sofrem corrosão e são bem mais leves.

Há décadas os materiais compostos são usados com sucesso na aviação militar. Já na aviação civil, a utilização dos materiais compostos foi iniciada em várias peças, partes e componentes, como flaps, hélices, estruturas de cauda e em estabilizadores verticais e horizontais. No entanto, na década de 1990, a Raytheon Aircraft, a então proprietária das marcas Beechcraft e Hawker, decidiu ousar e inovar fortemente no mercado mundial de aviação geral, fabricando dois modelos de jatos executivos com fuselagens totalmente em materiais compostos e asas de construção mista, com metal e material composto, atuando em categorias diferentes, um na categoria entry level, o Premier I, e outro na categoria super mid size, o Raytheon Hawker Horizon, que depois teve seu nome trocado para Beechcraft Hawker 4000.

O mundo é movido pela ousadia e pela inovação. O uso de materiais compostos na construção de aviões e helicópteros traz vários benefícios, pois eles são cerca de 30% mais leves que o alumínio, são três vezes mais resistentes a choques mecânicos (um pouso de emergência ou pouso forçado, por exemplo) e são 70% mais rígidos. Além disso, todo o processo produtivo em material composto possui várias diferenças em relação aos processos convencionais em alumínio, pois as fuselagens dos aviões de material composto não precisam de reforços estruturais, como longarinas e rebites, por exemplo.

O mercado aeronáutico mundial é um pouco conservador, mas as tecnologias de fabricação de aeronaves comerciais, executivas e militares em material composto vieram pra ficar.

No total, foram fabricadas 73 unidades de Beechcraft Hawker 4000 e a maioria está operando normalmente, transportando passageiros.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 10 ou 12 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km/h (85% potência);
  • Comprimento: Aprox. 22 metros;
  • Envergadura: Aprox. 19 metros;
  • Altura: Aprox. 6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW308A (6.900 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 6.000 horas;
  • APU: Honeywell AE-36-150
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus Epic;
  • Aviônicos: FMS, TCAS, EGPWS e inercial;
  • Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
  • Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
  • Climb (subida): Aprox. 13.500 metros em 30 minutos (MTOW);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 17.000 kg;
  • Alcance: Aprox. 5.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 4,5 milhões (pouco voado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas do Beechcraft Hawker 4000 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Global Aircraft, a Icon Aviation e a Líder Aviação. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves e manutenção.

A Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIA E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Hawker_4000
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Hawker_4000
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)