BOMBARDIER LEARJET 60

BOMBARDIER LEARJET 60
BOMBARDIER LEARJET 60XR

INTRODUÇÃO

Logo acima, o bonito Learjet 60, o primeiro modelo dessa família de jatos executivos intercontinentais, fabricado pela Learjet Corporation a partir da década de 1990. Logo abaixo, o Learjet 60XR, o mais moderno integrante da família Learjet 60, fabricado a partir da década de 2000, com sistemas melhorados e modernizados, incluindo os aviônicos.

O Bombardier Learjet 60 é uma sofisticada e elegante aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada e desenvolvida a partir do final da década de 1980 e fabricada nos Estados Unidos a partir do início da década de 1990 pela Learjet Corporation, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo bimotor, também intercontinental, Gates Learjet 55, entretanto com uma boa variedade de mudanças e melhorias que tornaram o Bombardier Learjet 60 um projeto quase novo de aeronave.

Os principais concorrentes da família Learjet 60 no mercado aeronáutico mundial são os americanos Cessna Citation IIICessna Citation VII e Cessna Citation Latitude, os brasileiros Embraer Legacy 450 e Embraer Legacy 500, os americanos Beechcraft Hawker 800 e Beechcraft Hawker 900, o israelense IAI Astra SPX e o americano Gulfstream G100.

A BOMBARDIER
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A Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transportes aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de aviões comerciais, aviões executivos, avião utilitário para combate a incêndios florestais e locomotivas e vagões para transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, na província (estado) de Quebec, no Canadá, e possui diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa Ocidental.

Em 2016, com uma receita bruta de US$ 16 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer S.A., que por sua vez encerrou 2016 com um faturamento de US$ 6,5 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus Group e da americana Boeing Company, as duas gigantes do setor aeroespacial. Atualmente, a Bombardier possui mais de 66.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa. Em 2015, a Bombardier Aerospace, a subsidiária do grupo Bombardier que fabrica aviões civis, incluindo comerciais e executivos, teve um faturamento de mais de US$ 11 bilhões.

Atualmente, a Bombardier Incorporated e sua irmã BRP - Bombardier Recreational Products, ambas empresas com razões sociais e composições acionárias diferentes, estão entre as maiores companhias fabricantes de veículos e motores do mundo, respectivamente, atuando principalmente no ramo aeroespacial, de transporte ferroviário de passageiros (metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens de alta velocidade, inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição alcançada em mais de 70 anos de existência, atuando principalmente nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e aviação utilitária, trens para transporte de passageiros e veículos para transporte sobre neve, água e terra.

Em unidades vendidas, a empresa canadense Bombardier Incorporated é, atualmente, a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do planeta e uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e sua subsidiária mais conhecida e admirada, a americana Bombardier Learjet é uma das mais tradicionais, confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo. Comparando receitas, a Bombardier é, atualmente, um dos maiores grupos fabricantes de aeronaves do planeta, somando os números de todas as unidades da companhia, incluindo as marcas e projetos Learjet, Canadair / CRJ, Global e Challenger, De Havilland Dash / Q Series, entre outros.

A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui uma importante participação acionária, é outra grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, duas opções refinadas e confortáveis de configurações de assentos e padrões de acabamento disponíveis para o Learjet 60, por meio de retrofits para pessoas físicas e pessoas jurídicas que já possuem esse modelo de avião e querem submetê-lo a uma reforma da cabine de passageiros.
O Bombardier Learjet 60 é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada e desenvolvida a partir do final da década de 1980 e fabricada nos Estados Unidos a partir do início da década de 1990 pela Learjet Corporation, conhecida atualmente como Bombardier Learjet.

Esse confortável modelo de aeronave é um derivado melhorado do Learjet 55, que por sua vez é o primeiro modelo de jato executivo de alcance intercontinental fabricado pela Learjet Corporation. Mas é bom ressaltar bem as diferenças entre o Learjet 55 e o Learjet 60, entre elas a motorização mais potente Pratt & Whitney PW305A, com alta taxa de bypass e FADEC - Full Authority Digital Engine Control, a variedade de refinamentos aerodinâmicos desenvolvida pela Learjet, com auxílio da Boeing e da NASA, e a capacidade maior para transportar passageiros, com uma fuselagem cerca de um metro mais comprida, todas essas vantagens do Learjet 60 em relação ao seu predecessor Learjet 55.

Desde o início da sua fabricação em série, o Learjet 60 está equipado com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System da fabricante americana Rockwell Collins, modelo ProLine 4, com as telas primárias e multifuncionais. O TCAS - Traffic Collision Avoidance System, um sistema de alerta de tráfego para evitar colisões acidentais com outros aviões, e a APU - Auxiliary Power Unit são equipamentos de série. Alem disso, ele sobe direto até a altitude de 15.000 metros em menos de meia hora, após a decolagem, mesmo com seis passageiros a bordo e tanques quase cheios. Jatos executivos de alta performance como esse estão menos sujeitos a turbulências de mau tempo.

Em 2007, foi lançado o Learjet 60XR, a versão aprimorada da família Learjet 60, com novos aviônicos da mesma fabricante americana Rockwell Collins, modelo ProLine 21incluindo o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, com o PFD (tela primária) e MFD (tela multifuncional), com atualizações na cabine de comando e melhorias na cabine de passageiros de modo a tornar o jato ainda mais atraente e competitivo em sua categoria de mercado, e com motores Pratt & Whitney PW305A melhorados, com maior disponibilidade de empuxo / potência em aeroporto de altitude maior e mais quentes. 

O Learjet 60XR é um dos mais modernos modelos de aeronaves fabricados pela Bombardier Learjet. Quando em linha de produção, ele incorporava itens de alta tecnologia, como para-brisas eletricamente aquecidos; winglets de material composto, fixados nas pontas das asas para redução de arrasto, com a consequente melhoria da performance e redução do consumo de combustível; bagageiro externo pressurizado e aquecido; entre outros itens.

MERCADO
Logo acima, o conjunto de aviônicos Collins ProLine 4 do Learjet 60, dentro do conceito EFIS - Electronic Flight Instrument System. Logo abaixo, o conjunto de aviônicos Collins ProLine 21 do Learjet 60XR, mais moderno que o seu antecessor.
O Learjet 60 substituiu com vantagens o Learjet 55 a partir de 1993, com uma fuselagem mais espaçosa e impulsionado por motores mais potentes que o seu antecessor.

Dentro do meio aeronáutico, o Learjet 60 é considerado uma aeronave razoavelmente acessível para empresários de alto poder aquisitivo e executivos de alto escalão, com baixo consumo relativo de combustível e custo de manutenção competitivo, com boa quantidade de peças de reposição disponíveis no Brasil.

Até alguns anos atrás, a Bombardier Learjet oferecia o Learjet 60XR com alcance de cerca de 4.100 quilômetros, equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas e forno elétrico para refeições rápidas, cafeteira elétrica e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete tem pia para lavar as mãos e escovar os dentes. A cabine de passageiros tem iluminação LED e está equipada com DVD player e CD player, telefone por satélite e Internet por satélite. Todos esses itens podem ser utilizados e / ou acessados por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os seus motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente geradora de energia.

A partir do início desta década, a Bombardier Learjet planejava e já implementava o projeto de desenvolvimento do sofisticado jato executivo intercontinental Learjet 85, o substituto do Learjet 60XR na linha de montagem da fabricante americana. Até alguns anos atrás, a Bombardier Learjet acreditava no potencial de vendas do avião, o que mudou com as mais recentes recessões mundiais. Assim o projeto do Learjet 85, um moderníssimo avião fabricado em fibra de carbono, foi cancelado.

O mercado de aviação civil é assim mesmo, sempre foi assim, aliás. Ele é um dos primeiros a reagir e a sentir, positivamente ou negativamente, o desempenho, para cima ou para baixo, da economia mundial. Por exemplo: Nesta década, cerca de uma dezena de ótimos e bons projetos, novos ou já em fase de produção em série, foram cancelados, descontinuados ou temporariamente suspensos, por tempo indeterminado, entre eles o Cessna Citation CJ2, o Gulfstream G150, o PiperJet, o Beechcraft Hawker 800, o Piper Saratoga, o Beechjet 400, o Beechcraft Premier I, o Beechcraft Hawker 4000 e o próprio Learjet 60XR.

A família Learjet 60 de jatos executivos é um sucesso de vendas, com mais de 400 unidades vendidas, devido a uma combinação de fatores como baixo consumo relativo de combustível, bom espaço interno para seis ou oito passageiros, alcance suficiente para viagens internacionais non-stop do Brasil para outros países da América do Sul ou, após um cuidadoso planejamento da tripulação, viagens transoceânicas entre Estados Unidos e Europa ou viagens transoceânicas entre Brasil e Europa (com escalas para reabastecimento), ótima velocidade de cruzeiro, entre outras características.

A fabricante americana Bombardier Learjet é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela é um dos primeiros fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Cessna Aircraft, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.

A Bombardier Aerospace é representada no Brasil pela Líder Aviação, que também presta serviços de táxi aéreo, manutenção e treinamento.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Os aviões da marca Learjet sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatinhos fabricados pela Learjet devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.

Os aviões das séries 20 (a primeira geração, com motores turbojato) e da série 30 (a segunda geração, com motores turbofan) exigem tripulações e equipes de manutenção bem treinadas, disciplinadas e cuidadosas, principalmente em relação aos sistemas de pressurização e balanceamento (proporção equilibrada) de combustível nas asas.

Os modelos Learjet 55 e Learjet 60 exigem tripulações e equipes de manutenção atentas aos sistemas de frenagem, pneus e rodas.

Os treinamentos das tripulações de todos esses modelos citados acima devem focar sobretudo aspectos relacionados a pousos e decolagens, principalmente V1, VR, VRef e comprimento de pista, que nesses modelos exigem planejamento prévio e concentração total.

Foram registrados três acidentes graves com vítimas fatais nos quais o Learjet 60 se envolveu e / ou  foi envolvido, o equivalente a cerca de 1% do número total de aeronaves fabricadas:
  • 2002 - Learjet 60 - Santa Cruz / RS / Brasil - Pouso mal sucedido sob mau tempo, com toque atrasado na pista e, consequentemente, sem conseguir completar a frenagem - 1 morto;
  • 2008 - Learjet 60 - Columbia / Estados Unidos - Decolagem mal sucedida causada por pneu murcho ou mal calibrado - 4 mortos;
  • 2013 - Learjet 60 - Valência / Venezuela - Aproximação mal sucedida sob mau tempo - 2 mortos;

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LEARJET 60
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 830 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 17,8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13,4 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW305A (4.600 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 4.500 horas;
  • Aviônicos: EFIS CRT Collins ProLine 4;
  • Homologação: IFR ILS Cat II;
  • Freios: Discos de aço, com anti-skid;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 10.300 kg (até 1995);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 10.600 kg (a partir 1996);
  • Alcance: Aprox. 4.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso : Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 825 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,12 litro / passageiro / km voado;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,5 milhões (usado / bom estado de conservação);

LEARJET 60XR
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 840 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 17,8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13,4 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,5 metros;
  • Altura da cabine:Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW305A (4.600 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 6.000 horas;
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine 21;
  • Homologações: RNAV e RVSM;
  • Freios: Discos de aço, com anti-skid;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 10.600 kg;
  • Alcance: Aprox. 4.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso : Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 825 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,12 litro / passageiro / km voado;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de aviões da família Learjet 60 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
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