PROPOXUR (VETERINÁRIA)


PROPOXUR
MATA BICHEIRAS

INTRODUÇÃO
O propoxur é uma substância de natureza inseticida e anti-parasitária desenvolvida para uso exclusivamente veterinário, é um larvicida (veneno para matar larvas) e repelente (substância para repelir insetos voadores), com ação terapêutica e profilática de uso exclusivamente externo (uso tópico) contra parasitas, com boa margem de segurança para tratamento de bovinos, ovinos, equinos, caprinos e cachorros. O propoxur é usado também como um dos componentes da formulação química de larvicidas, conhecidos popularmente como mata bicheiras, para combater as infestações de larvas de moscas (miíases) causadas por ferimentos expostos. O propoxur é indicado também para combater infestações de larvas de moscas em umbigos de bezerros recém nascidos, infelizmente algo comum em propriedades rurais de qualquer porte.

O propoxur (conhecido também como mata bicheiras) é de uso exclusivo em gado e cachorros, para matar larvas de moscas (Musca Domestica e Cochliomyia Hominivorax) e repelir a presença desses insetos voadores, que botam ovos em ferimentos ou feridas, que dão origem às infestações de parasitas popularmente chamadas no interior do Brasil de bicheiras.

Eventualmente, bernes (Dermatobia Hominis) também causam bicheiras.

Se essas infestações não forem rapidamente eliminadas e/ou o animal não for curado logo no início da infestação, é necessário complementar o tratamento com ivermectina, para diminuir o risco de reincidência de larvas, e oxitetraciclina, para combater bactérias oportunistas que usam o ferimento aberto no animal para entrar e se reproduzir facilmente no seu organismo.

Cuide bem do seu gado, pelo menos uma vez por semana observe o seu gado de perto ou peça para os empregados da sua propriedade rural olharem o gado de perto: Qualquer ferimento causado por brigas entre animais, arame farpado, eventuais ataques de animais selvagens, acidentes ocorridos durante o manejo regular ou eventual, ou outra causa qualquer, pode dar origem a bicheiras em apenas 48 horas, os ovos das moscas eclodem rápido.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O propoxur é um inseticida da classe dos carbamatos. Ele foi colocado no mercado em vários países a partir da década de 1960. É um inseticida não sistêmico de ação rápida e efeito prolongado. Para prevenir infestações em cachorros, ele está disponível também com princípio ativo usado em coleiras, por preços acessíveis em pet shops e casas agropecuárias.

Ele também é usado como princípio ativo em líquidos para uso profilático veterinário de feridas cirúrgicas, incluindo castração de animais e retirada de crifres de bezerros. É usado também como repelente de moscas nas orelhas de animais que receberam recentemente identificação.

Na rotina clínica de veterinários, é frequente o uso do propoxur para tratamento profilático externo de vacas e bois, cavalos e éguas, porém o seu grau de eficiência pode variar em cada caso.

O propoxur é usado também na formulação de coleiras para uso em cachorros, como repelente de carrapatos e pulgas. A vantagem dessas coleiras com propoxur é a praticidade, durabilidade e eficácia do produto, cerca de seis meses de uso contínuo. Entretanto, é recomendável consultar um veterinário antes do uso da coleira em cachorros, pois alguns animais apresentam reações alérgicas ao produto.

Atenção: Não use em aves produtos veterinários que contenham o propoxur em sua fórmula.

Atenção: De modo geral, cães são animais com olfato muito poderoso, e produtos veterinários com propoxur na sua fórmula em geral têm cheiro forte, o que pode causar certas reações indesejáveis / inconvenientes no animal. Portanto, seja cuidadoso e não exagere no uso de produtos líquidos a base de propoxur em cães. Se possível, consulte um veterinário antes do uso desse veneno.

Atenção: Propoxur é um veneno, manipule-o com cuidado. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não exagere na aplicação do produto, em caso de dúvidas consulte um veterinário ou zootecnista. Em caso de ingestão acidental ou intoxicação, o antídoto é o sulfato de atropina.

MERCADO
Geralmente, os produtos que contêm propoxur em sua fórmula são tradicionalmente vendidos em estabelecimentos comerciais voltados para a atividade agropecuária. Geralmente, o propoxur está disponível por meio da indústria veterinária (a maioria dessa indústria é confiável), sob diversas marcas diferentes, por preços acessíveis e sob a forma líquida em frasco plástico, para uso exclusivamente externo, spray, também para uso externo, ou pó, também para uso externo.

O uso do propoxur é prático, seguro e eficaz na maioria dos casos, bastando, por exemplo, um breve esguicho do líquido ou pulverização do pó sobre o ferimento ou parte infestada no animal ou, mais prático ainda, com a pulverização com a embalagem em spray. Há casos em que é necessário lavar o ferimento ou ferida antes da aplicação do veneno.

Caso o produtor rural opte pelo produto em pó para pulverização de animais, é necessário tomar alguns cuidados especiais para evitar a contaminação do aplicador, incluindo máscaras e protetor ocular. Por isso, leia atentamente a embalagem do produto.

Cuide bem dos seus animais de estimação e/ou do seu rebanho, consulte um veterinário e/ou um zootecnista pelo menos uma vez por ano

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Propoxur
  • Bimeda (divulgação): Imagem
  • Bayer (divulgação): Imagem

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    AGRICULTURA E PECUÁRIA

    MASSEY FERGUSON MF 265

    MASSEY FERGUSON MF 290

    MASSEY FERGUSON MF 275

    TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)