NAVEGADOR / BROWSER (INFORMÁTICA)

NAVEGADOR
BROWSER

INTRODUÇÃO
O navegador de Internet, conhecido também como browser (pronuncia-se brózâr), é um programa de acesso à Internet instalado em computadores de mesa / desktops, notebooks, smartphones / celulares e tablets que viabiliza o acesso do usuário a uma interface gráfica para visualizar páginas disponíveis na Internet nesses dispositivos e / ou equipamentos, por meio dos quais, e por meio do mouse e do teclado do computador de mesa ou notebook, e por de meio dos dedos dos usuários nas telas sensíveis ao toque em smartphones e tablets, o usuário interage com os elementos que compõem as páginas virtuais disponíveis na Internet, incluindo arquivos de textos, imagens e vídeos.

O navegador ou browser é um programa de computador ou aplicativo que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da Web, que podem ser escritas em linguagens ou estar disponíveis em formatos, como HTML ou PDF, por exemplo, entre outros, que estão hospedadas num servidor Web.

O navegador é um software / programa que tem a utilidade de acessar a Internet e os inúmeros recursos dela, como o correio eletrônico, conhecido também como e-mail, e fazer transferências de arquivos de diversos tipos, incluindo textos, áudios, vídeos e imagens. Por meio do navegador também é possível fazer movimentações bancárias e fazer compras pela Internet.

PROTOCOLOS E PADRÕES
Os navegadores ou browsers comunicam-se geralmente com servidores conectados à Internet, a rede mundial de comunicação digital conhecida também como Web ou, ainda, Word Wide Web. Atualmente, esses navegadores podem se comunicar com vários tipos de servidores on-line, usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a arquivos (português brasileiro) ou ficheiros (português europeu), e processar as respostas vindas desses servidores. Esses arquivos, são por sua vez identificados por meio de um URL, ou seja, endereço eletrônico para acesso a páginas na Internet.

O navegador tem a capacidade de ler vários tipos de arquivos disponíveis em servidores conectados à Web, sendo nativo o processamento dos mais comuns, como HTML, XML, JPEG, GIF e PNG, por exemplo, e os restantes possíveis através de plugins, como Flash PlayerJava, por exemplo, entre outros. Os plugins são programas para acesso a arquivos de formato específico disponíveis na Internet. A Adobe Systems, por exemplo, é uma empresa americana que disponibiliza gratuitamente na Internet o Flash Player (pronuncia-se Fléch Plêiâr), programa para acessar vídeos no YouTube, por exemplo.

Os navegadores tem a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência.

A finalidade principal do navegador é fazer o pedido de um determinado conteúdo disponível na Web e providenciar a exibição do mesmo por meio da interface no computador, smartphone ou tablet do usuário. Geralmente, quando o processamento do arquivo não é possível esse apenas transfere o arquivo localmente. Quando se trata de texto (Markup Language e / ou texto simples) e / ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.

Os primeiros navegadores, os navegadores mais antigos, suportavam somente uma versão mais simples de HTML. O rápido desenvolvimento do mercado de navegadores levou à criação de dialetos não-padronizados do HTML, causando problemas de interoperabilidade ou compatibilidade na Web. Navegadores mais modernos, tais como o Mozilla Firefox, o Opera, o Google Chrome, o Apple Safari e o Microsoft Internet Explorer, suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.

Alguns dos navegadores mais populares incluem componentes adicionais para suportar Usenet e correspondência de e-mail através dos protocolos NNTP, SMTP, IMAP e POP3.

INTERNET EXPLORER

O Windows Internet Explorer ou, simplesmente, Internet Explorer, anteriormente conhecido como Microsoft Internet Explorer, é um navegador de Internet criado e desenvolvido desde a década de 1990 pela gigante empresa americana de softwares Microsoft Corporation. É um aplicativo de licença proprietária, ou seja, a Microsoft tem direitos sobre o aplicativo, e o cliente pessoa física ou jurídica precisa pagar pelo sistema operacional Windows para ter acesso ao navegador em seu (s) computador (es) desktop (s), notebook (s), smartphone (s) e tablet (s) de uso pessoal ou profissional. Ele não está disponível gratuitamente para qualquer pessoa que não tenha pago pelo sistema operacional Windows, do mesmo fabricante.

Desde a sua criação, o Internet Explorer está em estado constante de desenvolvimento, ininterrupto, ou seja, ele foi submetido durante todos esses anos a contínuos melhoramentos e novas versões atualizadas foram sendo lançadas e até disponibilizadas gratuitamente na Internet para pessoas que já possuíam instaladas em seus computadores versões antigas ou não tão antigas do Internet Explorer sobre o sistema operacional Windows.

A Microsoft afirma que o Internet Explorer 11, a versão mais recente do Internet Explorer, está 30% mais rápida que a versão anterior. É possível baixá-lo gratuitamente no site da Microsoft.

As melhorias periódicas de seus produtos é uma das explicações lógicas para o sucesso da Microsoft no mercado mundial de softwares, embora o navegador tenha sido criticado por uma parte dos seus usuários por ser “lento demais" e “travar demais", exigindo assim sempre hardwares modernos, com processadores velozes e memória RAM suficiente para o Windows e o seu Internet Explorer instalado, para evitar os tais "travamentos" ou lentidões.

Na verdade, as versões mais recentes do Internet Explorer não são tão "pesadas" assim, basta um olhar mais atento para perceber que houve uma melhora geral em relação às versões mais antigas do navegador da Microsoft:
  • Internet Explorer 11 para Windows 7 = 29 MB (tamanho);
  • Internet Explorer 11 para Windows 10 / 64 bits = 53 MB (tamanho);
  • Internet Explorer 11 / 32 bits = 28 MB (tamanho);
  • Internet Explorer 9 para Windows Vista / 7 / 8 = 17 MB (tamanho);
  • Internet Explorer 5 / 32 bits = 28 MB (tamanho);
  • Internet Explorer 8 para Windows XP = 15 MB (tamanho);
Mesmo com todas as melhorias realizadas pela Microsoft no Internet Explorer, os seus principais concorrentes Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Apple Safari têm ganhado espaço no mercado mundial de aplicativos para navegar na Internet. Havia quem reclamava até de um tal "excesso de sofisticação" das interfaces das versões mais antigas do Internet Explorer, de fato visualmente carregadas demais, atrapalhando até a visualização de páginas. A Microsoft afirma que já adaptou o Internet Explorer 11 para atender essas exigências de usuários por uma interface mais simples.

Atualmente, o Windows Internet Explorer é considerado um navegador seguro. Em 2015, ele foi o terceiro navegador mais usado no mundo, depois do Safari, da Apple americana, e do Google Chrome, da gigante norte-americana Google, mas vale lembrar que o sistema operacional Windows ainda é um dos mais usados no mundo por pessoas físicas, mercado servido também por versões gratuitas do Linux e versões pagas do OSX da Apple.

O Windows Internet Explorer está sendo substituído pelo novo navegador Microsoft Edge, com o qual a Microsoft voltou a disputar em pé de igualdade no mercado de navegadores modernos.

GOOGLE CHROME
O Google Chrome é um navegador gratuito de Internet, criado e desenvolvido desde a década de 2000 pela gigante empresa americana Google Incorporated, disponível em 50 idiomas, que pode ser utilizado sobre sistemas operacionais pagos ou gratuitos, incluindo o Windows, o Android (sistema operacional para smartphones / celulares), o Linux e o Apple OSX.

A Google Incorcoporated é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google Chrome é um dos seus produtos mais conhecidos, entre outros, como o buscador Google, o site de vídeos e música YouTube, o serviço de e-mail Gmail, o serviço gratuíto de hospedagem Blogger, a rede social Google +, o serviço de localização e mapas Google Maps e o serviço de imagens geográficas Google Earth.

O Chrome é frequentemente elogiado pela sua segurança e pelas suas funcionalidades e visual clean e simplificado, incluindo um botão disponível na sua interface para tradução on-line de páginas disponíveis na Internet. Uma das principais utilidades do Google Chrome é a barra para tradução, automaticamente visível quando se acessa um site em língua estrangeira.

Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, inclusive em desktops, notebooks, tablets e smartphones.

MOZILLA FIREFOX
O Mozilla Firefox é um navegador gratuito de Internet, criado e desenvolvido desde a década de 2000 pela Fundação Mozilla, com a ajuda de centenas de colaboradores voluntários, ou seja é um software livre e pode ser utilizado sobre os sistemas operacionais Windows, Linux e Apple OSX.

O Firefox também é frequentemente elogiado por muitas pessoas pela sua segurança e “leveza”, ou seja, ele é carregado (acionado) rapidamente, funciona rápido e raramente “trava”, desde que, é claro, a conexão do usuário com a Internet seja de boa qualidade e o hardware no qual esteja rodando seja rápido, bom e estável.

Atualmente, o Firefox é o quarto navegador mais utilizado no mundo.

APPLE SAFARI
O Apple Safari é um navegador gratuito de Internet criado e desenvolvido desde a década de 2000 pela gigante empresa americana de softwares Apple Incorporated. O Safari também é elogiado pela sua segurança e “leveza”, ou seja, ele é carregado (acionado) rapidamente, funciona rápido e raramente “trava”, desde que, é claro, a conexão do usuário com a Internet seja de boa qualidade e o hardware no qual esteja rodando seja rápido, bom e estável.

Desde a sua criação, o Safari está em constante estado de desenvolvimento, ou seja, ele foi submetido, nos anos seguintes ao lançamento, a contínuos aprimoramentos e novas versões melhoradas e atualizadas foram sendo lançadas para serem usadas em Windows e OSX da Apple.

O Safari é o principal navegador do badalado smatphone / celular da Apple, o iPhone. O Safari é o segundo navegador mais usado no mundo, principalmente nos dispositivos móveis iPhone e iPad.

OPERA

O Opera é um ótimo navegador gratuito multiplataforma de Internet criado e desenvolvido desde a década de 1990 pela empresa norueguesa Opera Softwares. Esse navegador também é elogiado pela sua segurança e “leveza”, ou seja, ele é carregado (acionado) rapidamente, funciona rápido e raramente “trava”, desde que, é claro, a conexão do usuário com a Internet seja de boa qualidade e o hardware no qual esteja rodando seja rápido, bom e estável.

Desde a sua criação, o Opera está em constante estado de desenvolvimento, ou seja, ele foi submetido, nos anos seguintes ao lançamento, a contínuos aprimoramentos e novas versões melhoradas e atualizadas foram sendo lançadas para serem usadas em sistemas operacionais Windows, Linux e OSX da Apple.

O Opera Mini é a versão para smartphones / celulares do navegador Opera e pode ser baixado em smartphones com Android, Windows e iOS da Apple. O Opera é o sétimo navegador mais usado no mundo.

DOWNLOADS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)