CITROEN XM

CITROEN XM (HATCH)
CITROEN XM BREAK (PERUA)

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o ousado design do Citroen XM, visto de dois ângulos diferentes, um produto francês com o toque estético italiano do renomado estúdio Bertone. Um dos modelos de automóveis de alto luxo mais avançados da década de 1990.
O Citroën XM é um sofisticado automóvel de alto luxo, com formato hatch, com quatro portas laterais e cinco lugares, criado e desenvolvido na década de 1980 e fabricado em larga escala na França durante a década de 1990 pela Citroen, que utilizou como base alguns conceitos da primeira geração da suspensão hidropneumática do seu antecessor, o clássico Citroen DS.

A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, subsidiária da holding francesa PSA, que também controla atualmente a fabricante francesa de automóveis Peugeot.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o Citroen XM com a suspensão programada para estradas rurais, com a carroceria mais alta. Logo abaixo, também com olhar atento percebe-se o o automóvel com a carroceria mais próxima do solo, adequada para colocar e retirar bagagens do seu porta-malas.
O Citroen XM é um confortável automóvel de alto luxo com formato hatch, com quatro portas laterais, fabricado na França durante a década de 1990 pela Citroen, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o seu condutor. Entre as características positivas desse modelo de automóvel estão o alto desempenho da sua versão top de linha, o baixíssimo nível de ruído interno, o porta malas de boa capacidade, a suspensão sofisticada e altamente confiável e o ótimo espaço interno para todos os ocupantes.

Os automóveis fabricados pela Citroen são conhecidos pelo nível de qualidade e sofisticação de suas suspensões, desde os modelos mais simples, com suspensões convencionais projetadas para estar entre as melhores de sua categoria, até os modelos mais sofisticados, com a consagrada suspensão hidropneumática ou hidroativa patenteada pela Citroen, uma exclusividade da fabricante, fruto de décadas de pesquisas nessa área.

O Citroen XM, por exemplo, é um automóvel de design ousado para sua época e com toque futurista concebido pelo estúdio italiano Bertone, que foi exportado para vários países, incluindo o Brasil. O automóvel só peca pelo consumo elevado na cidade.

ALTA TECNOLOGIA

Logo acima, painel completo, marcado por linhas retas, mas que ainda hoje pode ser considerado moderno e elegante. Logo abaixo, o design com aerodinâmica refinada e aspecto futurista da carroceria do Citroen XM, ainda hoje impressiona.
A suspensão hidropneumática ou hidroativa de segunda geração da fabricante francesa Citroen é impressionante. Ela permite ao condutor regular a altura da carroceria do veículo, para aumentar o vão entre a carroceria e o solo, melhorando a passagem do veículo sobre terrenos de leito natural, em áreas rurais, nos quais há necessidade de mais cuidado para evitar atolamentos, por exemplo, ou, na cidade, para evitar atrito do assoalho com uma lombada, por exemplo, o que pode causar danos ao escapamento.

Esse sistema de suspensão exclusivo de segunda geração da Citroen, presente no Citroen XM, permite trocar o conjunto roda / pneu, caso o pneu esteja furado, sem necessidade de usar o macaco. E mais ainda, na rodovia ou na cidade, é possível conduzir o veículo em baixa velocidade até uma oficina ou borracheiro com apenas três pneus inflados, isto é, o veículo consegue se equilibrar sobre apenas três rodas / pneus, caso o quarto pneu esteja furado.

Atualmente, a moderníssima e sofisticada suspensão hidropneumática da Citroen, conhecida também como Hidractive, já está na sua terceira geração, a Hidractive III, presente no modelo Citroen C5, ainda mais precisa que a segunda geração dessa suspensão usada no modelo anterior, o Citroen XM. Mas mesmo assim a segunda geração tem vários recursos tecnológicos, como, por exemplo, ajustar a suspensão para rodar com mais suavidade na cidade ou com mais firmeza para rodar com mais estabilidade na rodovia.

E como se tudo isso ainda fosse pouco, um computador de bordo controla o funcionamento da suspensão, regulando automaticamente a altura que a carroceria do veículo mantém do solo, ou seja, cada peso a mais dentro do veículo, uma pessoa ou bagagem, por exemplo, é percebido pelo computador, que por sua vez aciona uma bomba hidráulica que coloca mais pressão no sistema, compensando o peso a mais.

A estabilidade é como se fosse uma marca registrada da Citroen. Essa lendária suspensão hidropneumática é formada por um sistema em que há movimento de fluido hidráulico, com seis esferas ocas metálicas fixadas em várias partes do veículo, sendo uma delas fixada em cada peça semelhante a um amortecedor, totalizando quatro esferas próximas dos braços de suspensão e mais duas esferas fixadas em outros locais estratégicos.

O equilíbrio e estabilidade dinâmica do veículo são conseguidos por meio do nitrogênio e do fluido hidráulico (semelhante ao fluido de freio de automóveis) que fluem por dutos metálicos, por sua vez conectados às tais esferas metálicas ocas. São esses fluidos, o nitrogênio e o fluido hidráulico, que absorvem as irregularidades do piso quando o veículo se movimenta e mantêm sob controle a altura da carroceria. O choque mecânico causado por um buraco na estrada, por exemplo, é absorvido, na medida do possível, é claro, pelo nitrogênio.

MERCADO
Logo acima, painel e volante completos, com air bag para motorista, inclusive, nas versões posteriores ao lançamento. Logo abaixo, espaço interno de sobra para os ocupantes do assento traseiro do veículo.
Quando trouxe o Citroen XM ao Brasil, importado da França, logo após a tão aguardada e desejada abertura de mercado promovida pelo então presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, a Citroen impressionou os consumidores de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o nível de sofisticação da sua lendária suspensão hidropneumática.

Além da competição com as fabricantes já instaladas no Brasil na década de 1990, que também começaram a importar e oferecer ao consumidor brasileiro automóveis de luxo (incluindo Ford Mondeo, Volkswagen Passat e Chevrolet Vectra), o preço ainda alto do Citroen XM e a forte competição com automóveis de alto luxo de renomadas marcas alemãs, inglesas, italianas e japonesas, como, por exemplo, Mercedes Benz, BMW, Audi, Jaguar, Alfa Romeo, Lexus e Subaru, dificultaram as vendas do Citroen XM no Brasil.

O requintado Citroen XM ainda hoje impressiona pelo nível de conforto e pela tecnologia embarcada, que chega ao ponto extremo de oferecer ao seu condutor a opção de escolher uma programação de ajuste da suspensão para rodar com mais suavidade, absorvendo o máximo possível as irregularidades das vias, ou para rodar mais firme, mais baixa para viajar por rodovias pavimentadas bem conservadas ou mais alta para dirigir cuidadosamente em estradas rurais.

E para completar esse sofisticado conjunto, o fabricante introduziu outros itens complementares de segurança e conforto: Ar-condicionado digital e aquecedor, rádio AM / FM, direção hidráulica com volante com regulagem de altura e distância, air-bag nas versões posteriores ao lançamento, freios ABS, todos os bancos com revestimento em couro e bancos dianteiros com regulagens elétricas, detalhes em madeiras nobres nas portas e no painel, computador de bordo com vários alertas, entre eles os de portas abertas ou não fechadas corretamente, entre vários outros itens.

Na Europa, o Citroen XM sucedeu o Citroën CX e foi substituído pelo Citroën C6. O Citroen XM conta também com uma versão perua, chamada Citroen XM Break. No Brasil, o Citroen XM foi substituído na década de 2000 pelo sofisticado e elegante sedan Citroen C5.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITROEN XM HATCH
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização Exclusive (potência / torque):  3.0 V6 24 valv. (170 cv / 24 kgfm);
  • Motorização Sensation (potência / torque): 2.0 turbo (140 cv / 23 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização (V6): Dianteira e transversal, com corrente;
  • Transmissão (Exclusive): ZF4HP8, automática de 4 marchas;
  • Transmissão (Sensation): Manual de 5 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
  • Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus: Liga leve aro 15, com pneus 205 / 60 R 15;
  • Faróis: Iodo;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.300 kg (Sensation 2.0);
  • Peso (vazio): Aprox. 1.400 kg (Exclusive 3.0);
  • Carroceria: Hatch de 5 portas (estúdio Bertone);
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,85 metros;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (Sensation): Aprox. 13 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (Exclusive): Aprox. 10 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 6 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,28 (ótimo);
  • Preço: Aprox. R$ 10 mil (usado / bom estado de conservação);

CURIOSIDADE
O Citroen XM foi usado nas filmagens de Ronin, com o ator Robert de Niro entre os protagonistas do longa metragem de ação e suspense.

PRINCIPAIS CONCORRENTES
  • Ford Fusion
  • Mercedes Classe C
  • Ford Mondeo
  • BMW Série 3
  • Chevrolet Vectra
  • Audi A4
  • Alfa Romeo 164
  • Subaru Legacy
  • Volkswagen Passat
  • Honda Accord
  • Mitsubishi Galant

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Revista Quatro Rodas: 
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Citroën_XM
  • Citroen (divulgação): Imagens
  • Sony / MGM (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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