ALFA ROMEO 164

ALFA ROMEO 164 2.0 TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 164 2.0 TURBO (GASOLINA)
ALFA ROMEO 164 3.0 V6 (GASOLINA)
ALFA ROMEO 164 2.5 TURBODIESEL

INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas e internas de design elegante e levemente esportivo do Alfa Romeo 164, um dos principais produtos da Alfa Romeo italiana nas décadas de 1980 e 1990. A beleza, a performance, o conforto e o acabamento refinado de seus automóveis são, há décadas, focos de desenvolvimento da fabricante italiana. 
O Alfa Romeo 164 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1980 e fabricado também na Itália a partir da década de 1980 pela Alfa Romeo, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor 3.0 V6 aspirado a gasolina foi importada para o Brasil na década de 1990.

Os principais concorrentes do Alfa Romeo 164 nas décadas de 1980 e 1990 foram os sedans de alto luxo Volvo 960 e Volvo 850Mercedes C-280 e Mercedes 190 EAudi A6 e Audi A4BMW 328 e BMW 325Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Saab 9000 CD, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus, Toyota Camry, Kia Clarus e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.

A ALFA ROMEO
A Alfa Romeo é uma grande e tradicional fabricante de automóveis de alto luxo. Ela foi fundada em 1910 na Itália pelo empresário italiano Cavaliere Stella, inicialmente com o nome Alfa e, anos depois, passou a ter como administrador o executivo Nicola Romeo, que passou a produzir automóveis, peças para automóveis, peças para aviões, geradores de energia e até locomotivas, todos esses para transporte civil em geral e militar.

Ao longo dos anos, esse fabricante passou por várias mãos, foi propriedade do Governo Italiano, quando foi estatizado em 1933 e, posteriormente, décadas depois, foi privatizado, quando se tornou uma subsidiária da gigante italiana Fiat SpA, posteriormente FCA Fiat Chrysler e atualmente Stellantis N.V., que por sua vez também possui várias outras marcas famosas, entre elas a italiana Fiat, as francesas Peugeot e Citroen,  e as americanas Chrysler, Jeep, RAM e Dodge, de automóveis e utilitários leves, e a Maserati, de automóveis de alto luxo.

Atualmente, a Alfa Romeo é uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, é uma grife automotiva reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e performance de seus produtos. Os automóveis dessa marca são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de performance e acabamento refinado em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e semi-retas do painel e do volante do Alfa Romeo 164, uma tendência estética da marca nas décadas de 1980 e 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos desse modelo de automóvel de alto luxo.
O Alfa Romeo 164 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, com quatro portas laterais e tração dianteira, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1980, fabricado na Itália pela Alfa Romeo nas décadas de 1980 e 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor Alfa 3.0 V6 Busso a gasolina foi importada para o Brasil pela Fiat do Brasil e vendida por algumas concessionárias da marca, principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.

Nas décadas de 1970 e 1980, a fabricante italiana Alfa Romeo estabeleceu altos padrões de desempenho, elegância, conforto e refinamento no Brasil com a fabricação seriada do sedan de alto luxo Alfa Romeo 2300, um projeto à frente do seu tempo, considerado por muitos o melhor produto do segmento de sedans executivos fabricados no Brasil, na época. A partir da década de 1990, os aspectos de desempenho, elegância, conforto e refinamento foram reafirmados por essa fabricante com a importação do modelo premium Alfa Romeo 164, de tamanho médio, com entre-eixos de quase 2,7 metros, o suficiente para três passageiros adultos no banco traseiro, desta vez já como uma marca de propriedade do grupo italiano Fiat SpA.

É um elegante modelo de automóvel de alto luxo, projetado e fabricado para estar entre os melhores de sua categoria de sedans premium, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixíssimo nível de ruído interno e vibrações, inclusive.

O Alfa Romeo 164 é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de alto luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

Ele foi o primeiro modelo de automóvel da Alfa Romeo fabricado com carroceria de aço galvanizado e o primeiro da marca italiana com injeção eletrônica digital de combustível, uma das primeiras versões do sistema de alimentação Bosch Motronic, desenvolvido e fabricado pela gigante alemã Bosch.

O sedan de alto luxo italiano Alfa Romeo 164 foi desenhado pelo projetista Enrico Fumia, do estúdio italiano Pininfarina, a partir da plataforma italiana Tipo 4, do então Grupo Fiat, a mesma utilizada para a montagem do sedan de alto luxo sueco Saab 9000 CD. O automóvel foi desenhado pelo estúdio italiano também responsável pelo desenho da maioria dos automóveis esportivos de alto luxo Ferrari. Não por acaso, então, percebe-se com um olhar atendo o design levemente ousado, com frente em cunha e traseira harmônica, o que favorece a aerodinâmica.


Esse modelo de automóvel, apesar do seu aspecto externo levemente conservador das linhas de design e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Um detalhe importante: Todas as versões do Alfa Romeo 164 fabricadas na Itália têm motorização transversal. Os exemplares da família Alfa Romeo 164, importados para o Brasil, já vinham de série com motor aspirado Alfa 3.0 V6 Busso de alumínio, na posição transversal, com 3.000 cilindradas, com duas ou quatro válvulas por cilindro, dependendo do ano de fabricação, e injeção eletrônica Bosch. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Na década de 1990, esse modelo de automóvel italiano fazia jus ao seu preço alto no Brasil. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, entre eles o computador de bordo; os assentos com revestimento em tecidos finos ou couro, dependendo do gosto do cliente; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas; suspensões dianteira e traseira independentes McPherson, combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco; cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros; regulagem pneumática da altura da suspensão traseira; faróis de milha e de neblina; rodas de liga leve; freios ABS e a trava central elétrica com alarme. O sistema de airbag duplo frontal foi disponibilizado aqui no Brasil alguns anos depois do lançamento do carro aqui.

O acabamento interno do Alfa Romeo 164 é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos. Uma curiosidade, algumas versões desse modelo de automóvel não têm detalhes em madeira nobre porque a proposta do fabricante era de oferecer uma combinação de aspecto executivo com um toque sutil de esportividade.

MERCADO
Logo acima e logo abaixo, os encantos do Alfa Romeo 164, um sedan de luxo de tamanho médio com design do estúdio italiano Pininfarina, um símbolo de status no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás e acabamento caprichado em couro.
O sedan de luxo Alfa Romeo 164, chegou ao Brasil no início da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes 190 E e Mercedes C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.

Quando trouxe o Alfa Romeo 164, importado da Itália, a Fiat do Brasil impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de conforto e desempenho.

Apesar do preço elevado, o Alfa Romeo 164 foi bem vendido em várias partes do mundo, com mais de 270 mil unidades fabricadas, destas mais de 34 mil unidades vendidas aqui no Brasil, o que prova mais uma vez a importância do país para o mercado de produtos de luxo. Mesmo assim, a Fiat deixou de importar automóveis da marca Alfa Romeo em 2004, mas ainda é possível encontrar unidades bem conservadas de Alfa Romeo 164 no mercado de automóveis usados.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção do Alfa Romeo 164 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe. Uma parte das peças precisa ser importada, o que pode tornar o tempo de manutenção na oficina um pouco maior que o tempo médio do mercado nacional, até a chegada das peças em território nacional.

Mesmo assim o carro vale a pena.

PACOTE BÁSICO DE PEÇAS (VALORES APROXIMADOS)

Amortecedores dianteiros (par)

R$ 6.800,00

Amortecedores traseiros (par)

R$ 9.800,00

Discos e pastilhas (dianteiros)

R$ 870,00

Discos e pastilhas (traseiros)

R$ 660,00

Correia e polia (alternador)

R$ 380,00

Escapamento completo, com catalisador e silencioso

 

Molas helicoidais dianteiras (par)

R$ 800,00

Molas helicoidais traseiras (par)

R$ 800,00

Correia dentada, tensor e polia

R$ 800,00

Cabos de velas (caixa com 6 unidades)

R$ 248,00

Bomba de combustível

R$ 248,00

Bomba d’água

R$ 348,00

Velas de ignição (caixa com 6 unidades)

R$ 148,00

Junta de cabeçote

R$ 198,00

 

 

Fonte: Mercado Livre e All Parts (2021)


FICHA TÉCNICA
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Tipo 4;
  • Motorização (potência / torque): 3.0 de 12 valv. (192 cavalos / 25 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 3.0 de 24 valv. (211 cavalos / 27 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Alimentação: Injeção eletrônica;
  • Taxa de compressão: 9,5:1;
  • Transmissão: Manual (5 marchas) ou automática (4 marchas);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 9 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 11 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços triangulares, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente McPherson, com braços, molas e corretor de altura;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,30 (bom);
  • Porta-malas: 500 litros;
  • Pneus: 195/60;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg (câmbio mecânico);
  • Design da carroceria: Pininfarina;
  • Projetista do motor: Giuseppe Busso;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 28 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_164
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_164
  • Stellantis (divulgação): Imagens

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