HYUNDAI TERRACAN

HAWTAI TERRACAN (CHINA)
HYNDAI TERRACAN (VÁRIOS MERCADOS)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o confortável e moderno modelo de utilitário esportivo Hyundai Terracan, que chegou a ser vendido no Brasil por cerca de 10 anos, com duas econômicas opções de motorização turbodiesel. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo visto de outro ângulo, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados.
O Hyundai Terracan é um moderno utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado na Coreia do Sul na década de 1990 e fabricado em larga escala na Coreia do Sul e na Índia durante a década de 2000 pela multinacional fabricante sul-coreana Hyundai Motor Company, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo.

Durante a década de 2000, os principais concorrentes do Hyundai Terracan foram os utilitários esportivos de luxo Ford Edge, Chevrolet Trailblazer, Jeep Grand Cherokee, Mitsubishi Pajeto Full, Land Rover Discovery, Volvo XC90, Mitsubishi Pajeto Dakar, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4, Volkswagen Touareg, Nissan Pathfinder, Toyota RAV4, Honda CRV e Mitsubishi Airtrek .

Os utilitários esportivos Kia Sorento e Kia Mohave, ambos fabricados pela sul-coreana Kia Motors, estão na mesma categoria de automóveis.

Na década seguinte foram colocados no mercado o Chevrolet Trailblazer e o Fiat Freemont.

A HYUNDAI MOTOR

A Hyundai Motor Company é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Ela foi fundada em 1967 na Coreia do Sul, inicialmente com apoio técnico da Ford Motor Company, e, posteriormente, a partir de 1975, com um modelo próprio de veículo motorizado. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, juntamente com sua irmã sul coreana Kia Motors, ambas formando um dos dez maiores grupos fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018.

Ela é representada no Brasil, desde a década de 1990, pelo grupo empresarial brasileiro CAOA, uma empresa atuante no segmento de comercialização e manutenção de automóveis e comerciais leves, que, inclusive, possui duas fábricas de automóveis no Brasil, uma em Anápolis, no interior do Estado de Goiás, onde o Hyundai HR é fabricado desde 2007, e outra em Jacareí, interior do Estado de São Paulo.

A Hyundai Motor Company conseguiu formar no Brasil uma rede de concessionárias com mais de 100 unidades de vendas e manutenção, com cinco modelos de veículos fabricados no Brasil, entre eles o caminhão leve Hyundai HD 80, o utilitário esportivo Hyundai ix35 e o automóvel de passeio compacto Hyundai HB20, este fabricado em sua fábrica própria em Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, imagem do painel e do volante do Hyundai Terracan, completo, elegante e com bom acabamento, inclusive com câmbio automático de quatro marchas. Logo abaixo, imagem dos assentos dianteiros em couro do utilitário esportivo de luxo, com posição alta de dirigir, típica dos utilitários esportivos.

O Hyundai Terracan é um confortável, robusto e moderno utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado na Coreia do Sul e na Índia, durante a década de 2000, pela Hyundai Motor Company. Ele é um legítimo representante da multinacional sul-coreana no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural, tração 4X4, duas opções de motorização turbodiesel, quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

Ele também foi fabricado na China, durante a década de 2000, pela fabricante chinesa Hawtai, neste caso sob licença da Hyundai Motor Company.

Parte dos conceitos utilizados para criação, desenvolvimento e fabricação do utilitário esportivo japonês Mitsubishi Pajero de 2ª geração, principalmente o seu chassi, foi utilizada também para o projeto do Hyundai Terracan, inclusive com duas opções de motores a diesel, sendo uma delas da própria Mitsubishi. A Hyundai Motor Company utilizou como base para sua fabricação os conceitos de chassi do Pajero, por isso os dois modelos de automóveis orientais tem tamanhos e níveis de conforto semelhantes.

Entre as principais características das unidades do Hyundai Terracan vendidas no Brasil estão o design com linhas semi-retas, levemente conservadoras; o conforto, com espaço interno suficiente para até cinco adultos e duas crianças ou adolescentes, neste caso na terceira fileira de assentos; a robustez estrutural proporcionada pela carroceria de aço sobre chassi; e a modernidade dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico, com duas opções de motores a diesel, inclusive, combinadas com duas opções de câmbio, uma manual de cinco velocidades ou marchas e outra automática de quatro velocidades.

O utilitário esportivo Hyundai Terracan pode ser considerado um modelo completo de automóvel, bem construído e bem confortável. Ele tem ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; airbags frontais; freios a disco com ABS (sistema anti-travamento); bancos em couro; tração 4X4; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; e sistema de som completo, com rádio, leitor de CD e entrada USB; entre outros itens de conforto e segurança.

MERCADO

O utilitário esportivo de luxo Hyundai Terracan vendeu bem em outros países, mas no Brasil parece ter encontrado alguma resistência do mercado, o que é uma pena, pois o veículo apresenta uma boa combinação de características positivas, entre elas a robustez, a praticidade, o conforto, a funcionalidade e a segurança. Além disso, a Hyundai Motor Company conseguiu se estabelecer no Brasil, a partir da década de 2000, com uma rede de concessionárias capaz de atender de forma adequada e satisfatória os compradores do Hyundai Terracan, inclusive com estoque de peças de reposição e preços razoáveis de peças e mão de obra.

Até hoje, depois de 20 anos, os proprietários de Hyundai Terracan usados não reclamam de preços exagerados de peças de reposição e de mão de obra, nem de grandes dificuldades de encontrar peças para o veículo.  

Os modelos Hyundai Terracan podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A primeira opção, com motor Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel, com quatro cilindros em linha, desenvolve 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, e a segunda opção, a Hyundai CRDI 2.9 turbodiesel, desenvolve 165 cavalos de potência e 35 kgfm de torque. É bom ressaltar que ambas as versão turbodiesel consomem menos combustível que outros modelos equivalentes a gasolina.

Uma das principais inovações tecnológicas presentes no Hyundai Terracan é o sistema de injeção direta de combustível conhecido como CRDI - Common Rail Direct Injection, que equipa a econômica motorização turbodiesel de 2.900 cilindradas, resultando num conjunto com baixo nível de ruído e com menos vibrações dentro do habitáculo do veículo, aumentando assim o conforto para os ocupantes, principalmente em longas viagens.

Já o motor Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel é o mesmo que traciona a pick-up média Mitsubishi L200 da mesma época.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 1 motorista e 5 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / torque): Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel (130 cavalos / 26 kgfm);
  • Alimentação:
  • Taxa de compressão:
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 15 segundos (lotado);
  • Consumo (cidade): Aprox.
  • Consumo (rodovia): Aprox.
  • Motorização (potência / torque): Hyundai CRDI 2.9 turbodiesel (165 cavalos / 35 kgfm);
  • Alimentação: CRDI – Common Rail Direct Injection;
  • Taxa de compressão: 19:1;
  • Aceleração 0 a 100 km/h:Aprox. 13 segundos (lotado);
  • Consumo (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro;
  • Consumo (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro;
  • Câmbio: Manual de 5 velocidades ou marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 velocidades;
  • Tração: 4X4;
  • Suspensão dianteira: Independente, de braços sobrepostos;
  • Suspensão traseira:
  • Rodas e pneus: Liga leve e 265 / 65 R16;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira;
  • Porta malas: Aprox.
  • Peso (vazio): Aprox. 2.100 kg;
  • Preço: R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Hyundai_Terracan
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyundai_Terracan
  • Hyundai (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)