VOLVO XC90


VOLVO XC90 2.5 T5 (1ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 2.9 T6 (1ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 3.2 SI6 (1ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 4.4 V8 (1ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 2.0 GASOLINA (2ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 2.0 DIESEL (2ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 HÍBRIDO (2ª GERAÇÃO)
VOLVO XC90 CLASSIC (NA CHINA)
VOLVO EX90 (3ª GERAÇÃO / ELÉTRICO)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito utilitário esportivo de alto luxo Volvo XC90, montado sobre a plataforma Volvo P2, o modelo da primeira geração da linhagem Volvo XC da fabricante sueca, mais um exemplo de sofisticação e refinamento da tradicional marca europeia e, como sempre, com foco especial na segurança. Logo abaixo, o moderno e seguro modelo Volvo XC90 da segunda geração da mesma linhagem de utilitários esportivos, desta vez montado sobre a plataforma Volvo SPA, ainda maior e ainda mais robusto que seu predecessor da primeira geração e com opção de motorização diesel, inclusive no Brasil.
O moderno e elegante Volvo XC90 é um utilitário esportivo de alto luxo projetado, desenvolvido e fabricado pela multinacional fabricante sueca Volvo Cars desde a década de 2000, cujo projeto atualizado já está na 2ª geração, aprimorada e lançada em 2015, com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, em ambas as gerações, incluindo o motorista. A 1ª geração foi fabricada na Suécia, a partir de 2002, na China, a partir de 2014, e na Malásia, a partir de 2003, e a  geração é fabricada na Suécia, na Malásia e na Índia desde 2014, e é importada para o Brasil, inclusive.

Os principais concorrentes do sofisticado e confortável Volvo XC90 nas décadas de 2000 e 2010 foram os utilitários esportivos de luxo e de alto luxo Audi Q7, Toyota RAV4, BMW X5, Ford Edge, Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont e Dodge Journey, Hyundai Santa Fe, Jeep Cherokee e Jeep Grand Cherokee, Kia Sorento e Kia Mohave, Land Rover Discovery e Land Rover Range Rover, Mitsubishi Pajero Full, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota Hilux SW4 e Toyota Land Cruiser Prado, Volkswagen Touareg, Nissan Pathfinder, Mitsubishi Pajeto Dakar, Subaru Tribeca, Jaguar F-Pace e Chevrolet Equinox.

Os modelos Mercedes ML e Mercedes GLE também estão na mesma faixa de preço e tamanho do Volvo XC90. Alguns desses concorrentes do Volvo XC90, citados no parágrafo acima, deixaram de ser importados para o Brasil alguns anos atrás e / ou recentemente.

A Volvo Cars pretende substituir a  geração da família Volvo XC90 em 2025 pelo modelo de utilitário esportivo totalmente elétrico Volvo EX90, com dimensões semelhantes e mesma capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o condutor.

A VOLVO CARS
A Volvo Cars é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta. Fundada em 1927 por Gustav Larson e Assar Gabrielsson, ela é atualmente uma subsidiária da empresa chinesa Zhejiang Geely, que por sua vez também possui uma participação societária na fabricante alemã Daimler AG / Mercedes-Benz Group, a proprietária da marca Mercedes-Benz. A Volvo Cars é, atualmente, uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e segurança de seus produtos.

Essa fabricante já foi propriedade do conglomerado sueco Volvo AB, quando foi comprada em 1999 pela Ford Motor Company e depois, em 2010, vendida para a empresa chinesa Zhejiang Geely. Outros acionistas da Volvo Cars são as empresas suecas Forsta AP, AMF e Folksam.

As principais fábricas da Volvo Cars estão localizadas na Suécia, na China, na Malásia, na Bélgica, na Índia e nos Estados Unidos, com mais de 46.000 empregados em várias partes do mundo, com mais de 530.000 unidades fabricadas em 2016 e mais de 615.000 unidades fabricadas em 2022, por exemplo. A empresa ainda fabrica uma linha completa de sedans de alto luxo, uma de suas principais especialidades, mas a cada dia que passa ela foca mais em utilitários esportivos, uma tendência mundial.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a elegante traseira do utilitário esportivo de alto luxo Volvo XC90 de primeira geração, um dos mais bem sucedidos, tecnicamente, esteticamente e mercadologicamente, produtos da fabricante sueca Volvo Cars, bem aceito nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, mas já substituído em todos os mercados mundiais pela segunda geração da mesma família. Logo abaixo, o interior bonito e refinado do Volvo XC90 de primeira geração, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco adultos, incluindo o condutor, e duas crianças.

O moderno e confortável Volvo XC90 é um utilitário esportivo de alto luxo de tamanho médio projetado e desenvolvido na Suécia e fabricado atualmente na Suécia, na Malásia e na Índia pela multinacional fabricante sueca Volvo Cars, uma das mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do mundo. Ele é o maior, mais luxuoso, mais sofisticado, mais confortável, mais refinado e, é claro, mais caro membro da linhagem de utilitários esportivos de alto luxo Volvo XC da Volvo Cars, composta também pelos seus irmãos Volvo XC60, de tamanho intermediário, para cinco pessoas, e o caçula da família, o Volvo XC40, o menor deles, lançado em 2017, também para cinco pessoas.

A fabricação em série da 1ª geração do moderno Volvo XC90 foi iniciada em 2002, montado sobre a plataforma Volvo P2, portanto um veículo com carroceria do tipo monobloco, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas adultas, incluindo o condutor, e mais duas crianças ou adolescentes na fileira traseira, totalizando três fileiras de assentos, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu porta-malas, com motorização dianteira transversal e opções de tração 4X2 dianteira e 4X4 integral, embora somente unidades com tração 4X4 integral tenham sido comercializadas no Brasil.

O moderno e seguro Volvo XC90 de 2ª geração, lançado em 2014, é o mais impressionante membro da bem sucedida linhagem Volvo XC da Volvo Cars, e também o mais caro, com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, com tecnologia de ponta na propulsão, na transmissão e na tração. Essa linhagem ou família (como prefere dizer a própria fabricante) de utilitários esportivos recebeu a nomenclatura Volvo XC para sinalizar ao consumidor que uma parte de suas peças, partes e componentes são idênticas ou semelhantes, embora cada um deles tenha uma personalidade própria e com propostas diferentes, com tamanhos diferentes, inclusive.

O Volvo XC90, por exemplo, é superlativo em praticamente tudo, tanto na 1ª geração como na  geração, com quase cinco metros de comprimento, com um entre-eixos generoso de quase três metros, com quase dois metros de largura e quase 1,8 metro de altura. Com esse entre-eixos ele poderia até ser classificado na categoria de automóveis grandes, embora a maioria das publicações especializadas ainda o considere um automóvel médio.

Esses modelos SUV – Sport Utility Vehicle (pronuncia-se Spórt Iutíliti Víeco) Volvo XC90 da Volvo Cars, a conceituada fabricante europeia, estão equipados com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, como freios a disco do tipo ABS (antitravamento), controle de estabilidade, tração 4X4 e controle de tração inteligente (somente os conjuntos de rodas e pneus que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor), vários airbags espalhados pelo habitáculo do veículo, ar-condicionado e aquecedor, câmera de ré para auxílio de estacionamento nos modelos mais recentes e sensores de estacionamento nos primeiros modelos, entre muitos outros.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, o Volvo XC90 de segunda geração, comercializado atualmente no Brasil pelas concessionárias da marca Volvo na versão de entrada Momentum, na versão intermediária Inscription e na versão top de linha Excellence. Na verdade, desde a versão de entrada, ele é bem completo, ou não seria um carro premium. Logo abaixo, o interior refinadíssimo da versão Momentum, com espaço suficiente para até cinco adultos e duas crianças ou adolescentes. 

No início da década de 2000, a Volvo Cars surpreendeu o mundo quando anunciou que estava entrando no segmento de utilitários esportivos. Assim como suas conterrâneas europeias Mercedes-Benz e BMW, ela não queria ficar de fora desse segmento em forte crescimento de público. Assim, no início da década ela anunciou que estava desenvolvendo o seu primeiro modelo de utilitário esportivo para disputar um segmento de mercado que crescia a cada ano, com vários modelos de alto luxo já disponíveis no mercado mundial, dentre eles o Mercedes ML (conhecido atualmente como Mercedes GLE) e o BMW X5, dois campeões de venda em sua classe.

De olho no mercado norte-americano, um dos principais consumidores mundiais de utilitários esportivos, a Volvo Cars apresentou o modelo no salão do automóvel North American Auto Show, em Detroit, nos Estados Unidos, em 2001, para testar a reação dos potenciais consumidores ao modelo, tanto americanos quanto canadenses, na época em fase de desenvolvimento.

Alguns anos antes, quando a Volvo Cars decidiu entrar no mercado de utilitários esportivos de alto luxo, pelo menos duas famílias bem sucedidas de utilitários esportivos de tamanho médio e do segmento premium já estavam disponíveis no mercado internacional, o Mercedes-Benz Classe ML e o BMW X5, além de mais três famílias do segmento premium, Audi Q7, Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne, em fase de desenvolvimento.

Portanto, com milhões de consumidores deixando o mercado de sedans de alto luxo e migrando para o segmento de utilitários esportivos, por razões óbvias, principalmente o conforto e a praticidade, não havia tempo a perder e a fabricante sueca passou a correr contra o tempo para retomar o terreno perdido com uma solução óbvia, aproveitar o máximo possível plataforma, motores e câmbios já testados e aprovados pelo mercado, reduzindo assim o máximo possível o risco de introduzir no mercado um modelo de automóvel totalmente novo.

E nada melhor do que começar pelo aproveitamento de peças, partes e componentes de outro carro que já estava estabelecido no mercado, o sedan de alto luxo Volvo S80, um sucesso de vendas da marca sueca, lançado em 1998, um dos seus principais produtos na época.


VOLVO XC90 (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, uma bela imagem publicitária do Volvo XC90, um dos mais chiques modelos de utilitários esportivos a venda no Brasil na década de 2000, um sucesso de vendas da classuda marca sueca. Logo abaixo, o bonito interior do mesmo modelo, impecável, com painel elegante, com assentos com acabamento de primeira, caprichado, com ajustes elétricos de altura e inclinação e painel com detalhes prateados.

A família Volvo XC90 de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da Volvo Cars, com mais de 1.100.000 unidades fabricadas até o momento. Ela nasceu no início da década de 2000 a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora sueca sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedãs, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Apenas para exemplificar essa tendência de mercado, que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, entre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de 1950; o Toyota Bandeirante (conhecido no exterior como Toyota Land Cruiser), o japonês fabricado no Brasil a partir da década de 1960; e o pequeno Jeep Willys, a partir da década de 1940, o americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos.

Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, incluindo Estados Unidos, Brasil e Austrália, três países de forte tradição rural. Mas as semelhanças param por aqui, pois a intenção da Volvo Cars, na década de 2000, era fabricar um automóvel chique, o que nem sequer passava pela cabeça dos executivos e projetistas da Land Rover, da Toyota e da Willys / Ford naquelas décadas.

A fabricante europeia Volvo Cars já era propriedade da Ford Motor Company quando decidiu investir no desenvolvimento de um veículo SUV – Sport Utility Vehicle sobre a plataforma de tamanho médio Volvo P2, usada também para a montagem do sedan de alto luxo Volvo S80, que compartilha também parte da motorização, do câmbio, da suspensão e da tração com o utilitário esportivo, uma forma usada há décadas por montadoras em todo o mundo para manter custos sob controle.

Um dos primeiros modelos de utilitários esportivos de alto luxo da família Volvo XC90, fabricados na Suécia pela Volvo Cars, foi o Volvo XC90 2.9 T6, com motorização biturbo a gasolina, com seis cilindros em linha, com 268 cavalos de potência, com 38 kgfm de torque e com câmbio automático de quatro marchas. Ele foi importado da Suécia para o Brasil pela própria Volvo Cars a partir de 2003 com motor de alumínio de 2.900 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto, com tração 4X4 integral, freios ABS, controle de tração e controle de estabilidade.

Muito bem equipado desde o início da fabricação em série, ou não estaria falando de um Volvo, quase todos os seus itens de conforto e segurança eram de série, incluindo trava central elétrica e vidros elétricos com antiesmagamento; alarme anti-roubo e imobilizador eletrônico; controle elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos assentos dianteiros; computador de bordo e piloto automático; sistema de airbag duplo frontal e laterais dianteiros; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pontos de fixação Isofix na segunda e terceira fileiras; velocímetro e conta giros de formato analógico; direção hidráulica progressiva; rodas de alumínio; revestimento dos assentos em couro e/ou tecidos finos; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; rádio AM e FM com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, com controle no volante, inclusive, e saídas estéreo para fones de ouvido nos assentos traseiros; detalhes em madeira nobre no painel e nas portas; porta objetos com tampa no console central e vários porta objetos abertos e fechados na parte da frente e na parte detrás do habitáculo; assento escamoteável para criança na segunda fileira de assentos, dispensando assim o uso de assento de elevação; entre outros.

O Volvo XC90 de 1ª geração ainda é um dos modelos de utilitários esportivos mais seguros do mundo, com monobloco fabricado com teto em aço de alta resistência, para aumentar a proteção aos ocupantes em caso de capotamento, além de ser equipado com uma grande variedade de itens de segurança, incluindo controle de tração inteligente (somente as rodas que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor) e sistema WHIPS / SIPS, que é um sistema passivo de amortecimento nos bancos contra impactos laterais e traseiros, procurando evitar, na medida do possível, é claro, lesões principalmente na altura do pescoço e na coluna dos ocupantes do veículo.

Na década de 2000, o Volvo XC90 saía de fábrica completíssimo. Ele foi importado para o Brasil com saída independente de ar condicionado e ar quente para a segunda e terceira fileiras de assentos, com filtro especial de poeira e pólen, inclusive; abertura interna do porta-malas; brake light; iluminação interna temporizada e luzes de leitura para passageiros; rede de proteção no porta-malas; faróis de neblina e ajuste elétrico da inclinação dos faróis xenon, com lavadores, inclusive; sensor de chuva para acionamento do limpador de para-brisa; e teto solar elétrico, este como opcional; dentre outros.

Enfim, uma lista quase interminável de itens de conforto e segurança, a grande maioria, quase todos, de série. Mas é claro que tudo isso tinha um preço, na década de 2000 ele estava entre os modelos de SUV – Sport Utility Vehicle mais caros a venda no mercado brasileiro, mas ainda assim um pouco mais barato que o Mercedes ML e o BMW X5, o que o tornou bem vendido no Brasil, graças também ao prestígio da marca e a sua rede de concessionárias espalhadas pelo Brasil, nas principais grandes e médias cidades.

Os modelos da 1ª geração da família Volvo XC90 podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a preços bem razoáveis. Eles foram importados para o Brasil inicialmente em duas versões a gasolina, a primeira Volvo XC90 2.5 T5, com motor de cinco cilindros em linha, com 2.500 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, com turbo, com câmbio automático de cinco marchas ou velocidades e tração integral; e a segunda Volvo XC90 2.9 T6, com motor de seis cilindros em linha, com 2.900 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, com turbo, com câmbio automático de quatro marchas e tração integral. O nível de acabamento, sofisticação, refinamento e conforto é praticamente o mesmo nas duas versões.

Outro destaque dessa 1ª geração de automóveis é o elegante design com linhas suaves, marcantes e agradáveis, irretocável, que ainda não envelheceu e não envelhecerá tão cedo, tanto que esses modelos foram vendidos na China até 2016, com o nome Volvo XC90 Classic. Esse design foi criado pelo projetista Doug Frasher e parece que ele estava feliz no dia em que desenhou o Volvo XC90, acordou com o pé direito ao sair da cama, de manhã.

Anos depois, a partir de 2007, a 1ª geração do Volvo XC90 passou a ser oferecida no Brasil em duas novas versões, a Volvo XC90 SI6 3.2 e a Volvo XC90 V8 4.4, ambas com motorizações aspiradas de 3.200 cilindradas e 4.400 cilindradas, respectivamente, que substituíram as motorizações turbo. Na Europa a família Volvo XC90 sempre esteve disponível com motorização a diesel, mas aqui no Brasil ela nunca chegou, infelizmente.

A versão com motorização aspirada de 3,2 litros que traciona o requintado Volvo XC90 tem seis cilindros em linha. Já a versão com motorização aspirada de 4,4 litros foi criada, desenvolvida e fabricada pela japonesa Yamaha, no Japão mesmo, sob encomenda da Volvo Cars. Esse moderno motor com bloco V8 é produzido em liga de alumínio e disposto em posição transversal, o que significa mais segurança em caso de colisões frontais, pois nesta posição a probabilidade do bloco invadir o habitáculo de passageiros do carro é bem menor.

O único pecado dos modelos da família Volvo XC90 de 1ª geração importados da Suécia para o Brasil é o consumo elevado de combustível, ou seja, eles são “beberrões”. Mesmo sendo conduzidos por motoristas de temperamento tranquilo, eles fazem algo em torno de 6 km/litro na cidade e 10 km/litro na rodovia para o Volvo XC90 2.9 T6 a gasolina, lotados de passageiros, com uma média cidade / rodovia de 8 km/litro. Por outro lado, para compensar esse, digamos, “defeito”, a família Volvo XC90 conseguiu alcançar quatro estrelas nos testes de impactos frontais e laterais do IIHS - Insurance Institute for Highway Safety, que é o instituto sem fins lucrativos mantido pelas companhias seguradoras americanas.

Esse problema de consumo alto de combustível da 1ª geração só foi resolvido em definitivo com a chegada da nova geração de motores turbodiesel da 2ª geração da família Volvo XC90, descrita logo abaixo, que conseguiu alcançar uma média cidade / estrada de cerca de 12 km/litro nas versões mais leves, mesmo lotadas de passageiros.

VOLVO XC90 (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, uma imagem publicitária da segunda geração do SUV médio mais sofisticado da Volvo Cars, mas desta vez com motorização mais eficiente, mais sintonizada com os novos tempos. Logo abaixo, o sofisticado painel da segunda geração, com detalhes em madeira nobre, com assentos em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, também com ajustes elétricos de altura e inclinação. Aqui, reis e rainhas, príncipes e princesas fazem longas viagens, com classe e sem cansar o corpo.
A fábrica sueca da Volvo Cars deu início à fabricação em série da 2ª geração da família Volvo XC90 em 2014, conservando quase todas as características conceituais dos modelos da 1ª geração da mesma família. Entretanto é bom deixar claro aqui que essa 2ª geração dos modelos Volvo XC90 é quase completamente nova, a começar pela plataforma Volvo SPA com entre eixos um pouco maior, um pouco mais comprido, portanto com um pouco mais de espaço para as pernas dos passageiros adultos da segunda e terceira fileira de assentos, mas ainda assim com espaço limitado na terceira fileira, o suficiente para crianças ou adolescentes.

Assim, as versões Volvo XC90 Momentum, de entrada, e Volvo XC90 Inscription, intermediária, ambas com motores a gasolina Volvo Drive-E, com 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha e turbocompressor; e turbodiesel Volvo Drive-E, com de 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha e turbocompressor, passaram a ter quase três metros de distância entre eixos, em relação ao entre eixos de 2,8 metros dos modelos da 1ª geração. Só pra se ter uma ideia do que isso significa, apenas para comparação, a maioria dos automóveis populares 1.0 vendidos atualmente possuem entre 2,4 metros e 2,5 metros de distância entre eixos. Além disso, essas duas gerações da família Volvo XC90 tem mais espaço vertical, do assoalho até o teto, em comparação com automóveis populares, o que resulta em mais conforto, já que o volume interno do habitáculo é maior.

A 1ª geração da geração da família Volvo XC90 já era completíssima, mas com a chegada da 2ª geração esses modelos ganharam mais uma variedade de itens de segurança e conforto, principalmente nas versões mais caras Volvo XC90 Inscription e Volvo XC90 Excellence, incluindo o sistema de controle de descidas em terrenos íngremes (inclinados) de característica off-road. Seria algo como um sistema análogo a um piloto automático, digamos, que controla os freios do veículo para uma descida controlada.

O veículo conta com suspensão dianteira independente, com braços duplos, e suspensão traseira multilink, com molas e amortecedores, mas com a opção de suspensão pneumática para controlar a altura do veículo em relação ao solo, com cinco níveis de altura da carroceria.

E mais: Ar condicionado e ar quente com filtro de carbono; câmbio automático Aisin Geartronic de oito velocidades ou marchas; mais airbags, inclusive os de cortina ou janela; aviso de perda de pressão dos pneus; sistema multimídia da marca Bowers & Wilkins, com tela de 9 polegadas, GPS nativo, entrada USB para arquivos de áudio em MP3, rádio AM/FM com vários alto falantes espalhados pelo habitáculo e conectividade Android Auto e Apple CarPlay; faróis principais e lanternas traseiras de LED, estas mais econômicas e eficientes que as convencionais; direção elétrica; abertura inteligente do porta-malas, com um sensor de presença que detecta os pés do condutor do veículo quando próximos ao porta-malas e abre automaticamente a tampa traseira; sistema semiautônomo de estacionamento automático; piloto automático com sistema de permanência em faixa e alerta antecipado de colisão com outros veículos ou com pedestres, com frenagem preventiva automática ou redução preventiva da velocidade, caso o condutor não acione o pedal de freio, inclusive em cruzamentos; varias câmeras, com imagem semi-sintética em 360º graus; assistente de partidas ou acelerações em aclives ou rampas;

Resumindo: O “topo da pirâmide”.

Como era de se esperar, o Volvo XC90 de 2ª geração alcançou cinco estrelas nos testes de colisões dos institutos sem fins lucrativos Euro NCAP, europeu, e NHTSA, norte-americano. Ou não seria um Volvo de verdade...

Versões híbridas do Volvo XC90, com uma combinação de motor a combustão e motor elétrico, também foram e são comercializadas no Brasil.

MERCADO
A Volvo Cars é uma tradicional fabricante sueca de automóveis premium, com algumas subsidiárias em várias partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos, na Índia, na China, na Malásia e no Canadá. É uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, uma empresa integrante do Grupo Geely, da China, um grande fabricante de automóveis populares.

É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil e na Austrália, um sonho de consumo dos norte-americanos, dos canadenses, dos brasileiros e dos australianos, em geral mais espaçosos e confortáveis que sedans e hatches.

Os modelos da 1ª geração da família Volvo XC90 foram sucesso de vendas da marca, alcançando mais de 680.000 mil unidades fabricadas, vendidas em várias partes do mundo. A 2ª geração está repetindo o sucesso da 1ª geração, com mais de 420.000 unidades fabricadas até o momento. Para quem não está familiarizado com o mercado automotivo pode até parecer pouco, mas é bom relembrar que se trata de automóveis caros, portanto esses números estão dentro da média dos grandes fabricantes mundiais de automóveis de alto luxo.

CONTROLE DE QUALIDADE

Durante a década de 2000, a fábrica europeia usada para a montagem da 1ª geração do Volvo XC90, importada para o Brasil, inclusive, obedeceu a padrões internacionais de qualidade da Ford Motor Company, o que resultou em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar e sem problemas crônicos de projeto apresentados até o momento. As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel importado do segmento premium, com atenção especial ao estado de conservação da caixa de direção.

Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Mas até o momento não foram encontrados problemas crônicos de estrutura, mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica na 1ª geração do Volvo XC90, o que significa que, comparando com outros modelos de automóveis premium da mesma categoria, de outras marcas, ele tem um custo de manutenção tolerável, o que não significa necessariamente que seu custo de manutenção seja baixo.

Dentre os poucos problemas técnicos apresentados pela 1ª geração da família Volvo XC90 esteve o superaquecimento das baterias, causado por curto-circuito, problema já resolvido por meio de recall.

Atualmente, ele só está disponível no mercado de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança.

PACOTE BÁSICO DE PEÇAS (VALORES APROXIMADOS)
Amortecedores dianteiros (par)
R$ 2.480,00
Amortecedores traseiros (par)
R$ 1.700,00
Discos e pastilhas dianteiros (freio)
R$ 1.200,00
Discos e pastilhas traseiros (freio)
R$ 1.200,00
Correia e polia (alternador)
R$ 1.700,00
Escapamento completo, com catalisador e silencioso

Molas helicoidais dianteiras (par)

Molas helicoidais traseiras (par)



Fonte: Mercado Livre e All Parts (2019)

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias da marca Volvo e / ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

Verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante as negociações para compra, além da garantia mínima de três meses. A manutenção do Volvo XC90 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, com classe e, é claro, com muita segurança.

Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

VOLVO XC90 ( GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 6 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2,5 litros T5, turbo (210 cavalos / 32 kgfm); 
  • Motorização (potência / torque): 2,9 litros T6, turbo (268 cavalos / 38 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 3,2 litros I6, aspirado (240 cavalos / 32 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 4,4 litros V8 (aspirado) (311 cavalos / 44 kgfm);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (3.2): Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (3.2): Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Transmissão: Automática (4, 5 ou 6 velocidades, dependendo do modelo);
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, multilink, com molas helicoidais;
  • Consumo (XC90 2.9 T6): Aprox. 6 km / litro (cidade);
  • Consumo (XC90 2.9 T6): Aprox. 10 km / litro (rodovia);
  • Porta-malas: Aprox. 250 litros (com 7 assentos);
  • Peso (2.5): Aprox. 2.150 kg;
  • Peso (2.9): Aprox. 2.200 kg;
  • Peso (3.2): Aprox. 2.150 kg;
  • Peso (4.4): Aprox. 2.250 kg;
  • Preço (2.5 T5): R$ 38.000,00 (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (2.9 T6): R$ 38.000,00 (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (3.2 I6): R$ 48.000,00 (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (4.4 V8): R$ 48.000,00 (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_XC90
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volvo_XC90
  • Volvo Cars (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagem

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