NISSAN PATHFINDER


NISSAN PATHFINDER (EUA E BRASIL)
NISSAN TERRANO (EUROPA E ASIA)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito e moderno modelo de utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 3ª geração, que chegou a ser vendido no Brasil por cerca de 10 anos, com econômica motorização turbodiesel. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 4ª geração, o mais recente da Nissan, a venda nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Rússia, Coreia do Sul e parte do Oriente Médio.
O novo Nissan Pathfinder é um moderno utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado no Japão e nos Estados Unidos e fabricado em larga escala nos Estados Unidos e na Rússia desde 2013 pela multinacional fabricante japonesa Nissan Motor Company, cujo projeto atualizado já está em sua 4ª geração.

A Nissan Motor Company é uma grande fabricante japonesa de automóveis e utilitários leves, é uma das dez maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela faz parte do tradicional Grupo Nissan, o 15º maior grupo empresarial do Japão, um conglomerado gigante fabricante de máquinas e equipamentos para uso industrial, peças e componentes para automóveis e aeronaves, aparelhos de telecomunicações, máquinas e equipamentos para geração de energia elétrica, hardwares e softwares para TI e máquinas e equipamentos para construção civil.

Os principais concorrentes do Nissan Pathfinder de 3ª geração (lembrando que o Nissan Pathfinder de 4ª geração não está a venda no Brasil) são os utilitários esportivos de luxo Ford Edge, Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont, Hyundai Santa Fe, Jeep Grand Cherokee, Kia Sorento, Mitsubishi Pajeto Full, Land Rover Discovery, Volvo XC90, Mitsubishi Pajeto Dakar, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4, Volkswagen Touareg, Toyota RAV4, Honda CRV e Mitsubishi Airtrek .

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Nissan Pathfinder de 3ª geração é um moderno utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado nos Estados Unidos, na Espanha e na Rússia desde 2005, 2004 e 2012, respectivamente. Ele é um legítimo representante da multinacional japonesa Nissan Motor Company no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural, tração 4X4, opção de motorização turbodiesel, quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

Parte dos conceitos utilizados para criação, desenvolvimento e fabricação do utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 3ª geração foi utilizada também para o projeto da pick-up de cabine dupla de 2ª  geração Nissan Frontier, esta, por sua vez, conhecida nos mercados europeu e asiático como Nissan Navara. O chassi F-Alpha, por exemplo, é uma parte comum aos dois modelos de automóveis. A parte frontal dos dois modelos, incluindo parte do habitáculo, painel e volante, assentos dianteiros, motorização e câmbio, suspensão dianteira, cofre do motor e para-brisa, é semelhante. Cerca de 70% do número total de peças, partes e componentes dos dois modelos é semelhante, quando não idêntica, e a razão é óbvia, economia de escala.

Um dos destaques da 3ª geração do Nissan Pathfinder é o elegante design com linhas semi-retas, marcantes e agradáveis, inspirado em certa medida no também elegante design da pick-up de cabine-dupla de 2ª geração Nissan Frontier, que compartilhou também uma grande variedade de peças, partes e componentes. Mas vale ressaltar que o projeto da Nissan Frontier já está na 3ª geração, ainda mais bonito e sofisticado.

O utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 3ª geração pode ser considerado um modelo completo de automóvel, sofisticado, bonito e bem confortável. Ele tem ar condicionado e ar quente, com saída de ar para passageiros da fileira intermediária de bancos, inclusive, airbags frontais e laterais, freios a disco com ABS (sistema anti-travamento), controle de tração e estabilidade, câmbio automático, bancos em couro com ajustes elétricos, detalhes de acabamento em madeira, suspensão multilink, tração 4X4, vidros elétricos e trava central elétrica das portas com alarme, entre outros.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
De modo geral, todos os modelos Nissan Pathfinder de todas as gerações fabricados pela Nissan a partir de 1986 são utilitários esportivos de tamanho médio, fabricados com duas e quatro portas laterais na 1ª geração e quatro portas laterais nas 2ª, 3ª e 4ª gerações, para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta malas. Todas as versões do Nissan Pathfinder foram fabricadas com chassis idênticos ou semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento e motorização para cada nova geração introduzida em cada década. A primeira geração do Nissan Pathfinder foi conhecida assim, por esse nome mesmo, na América do Norte e América do Sul e conhecida como Nissan Terrano em muitos países da Europa e da Ásia, mas os respectivos projetos em cada geração são semelhantes ou quase idênticos em todos os países, de todos os continentes em que foram comercializados.

Todos os modelos Nissan Pathfinder / Nissan Terrano de todas as gerações tiveram motorizações dianteiras e todos tiveram as opções de tração traseira e / ou tração 4X4, dependendo do modelo e / ou versão. Somente o modelo Nissan Pathfinder mais recente, já na sua 4ª geração, está disponível em alguns mercados com a opção de tração dianteira.

NISSAN PATHFINDER OU TERRANO (1ª GERAÇÃO)
A família Pathfinder de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da Nissan. Ela nasceu na década de 1980, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora japonesa sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedãs, tração 4X4 ou traseira, dependendo da versão, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, foi iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto fabricado pela Willys Overland e pela Ford, foi seguida na década de 1950 pela inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e reforçada pela Toyota em 1960, com a fabricação do Toyota Bandeirante no Brasil. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.

Essa 1ª geração do Nissan Pathfinder foi fabricada no Japão e na Indonésia e exportada para vários países, inclusive o Brasil. Ela foi fabricada com somente duas portas laterais nos primeiros anos de fabricação e quatro portas laterais nos anos seguintes, com assentos para cinco pessoas no total, o motorista e quatro passageiros. Entre os projetistas do Nissan Pathfinder estiveram os designers Doug Wilson e Jerry Hirshberg.

A Nissan fabricou várias versões do Nissan Pathfinder, em vários países elas foram comercializadas com pelo menos duas opções de motorização, uma delas com 2.400 cilindradas, movida a gasolina, e outra com 2.700 cilindradas, movida a diesel. Mas como era praticamente impossível, na década de 1980, importar para o Brasil automóveis e utilitários esportivos, porque a legislação não possibilitava, somente a partir do início da década de 1990, com a mudança na legislação sobre esse mercado, o consumidor brasileiro passou a ter várias opções a mais nessa categoria de veículo, entre elas o próprio Nissan Pathfinder.

O Nissan Pathfinder, o utilitário esportivo, e a Nissan Frontier, a pick-up média, se beneficiaram da onda de importações de automóveis da década de 1990 no Brasil. Muitos consumidores brasileiros de classes média e alta, deslumbrados com as inúmeras opções de automóveis importados, a maioria de boa qualidade e de marcas com credibilidade, passaram a considerar a possibilidade de ter um automóvel importado na sua garagem. E como a qualidade japonesa na fabricação de automóveis era admirada por aqui esses dois modelos, o Nissan Pathfinder e a Nissan Frontier, passaram a ser considerados também símbolos de status e conquistaram o seu espaço, tanto na cidade como no campo.

Mesmo não sendo maravilhas tecnológicas, não sendo possível portanto compará-los aos modelos de alto luxo alemães, ingleses e italianos, por exemplo, o Nissan Pathfinder e a Nissan Frontier conseguiram se firmar no mercado nacional de utilitários esportivos e pick-ups médias, principalmente entre fazendeiros brasileiros, que geralmente adoram automóveis versáteis, principalmente os de carroceria alta, a maioria deles com bom espaço interno.

Na década de 1990, o utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 1ª geração já estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, seja como itens de série ou opcionais, entre eles direção hidráulica, tração 4X4, motor a diesel ou gasolina e câmbio manual ou automático, dependendo da versão, trava central elétrica e alarme anti-roubo, rádio AM e FM, faróis de neblina, encostos de cabeça nos assentos traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light, desembaçador do vidro traseiro, ar-condicionado e ar quente, vidros elétricos, rodas de liga leve e suporte traseiro para estepe. Lembre-se que estamos falando da década de 1990 e, se todos esses itens são comuns em utilitários esportivos e pick-ups médias hoje em dia, na época eles formavam um conjunto de respeito e admiração no Brasil.

Algumas versões mais completas estavam disponíveis para venda com airbag para motorista e freios ABS, na época duas novidades tecnológicas, muito bem vindas, aliás, além de teto solar, retrovisores elétricos e assentos com revestimento em couro.

NISSAN PATHFINDER OU TERRANO (2ª GERAÇÃO)
A fabricação em série do modelo de 2ª geração do Nissan Pathfinder foi iniciada em 1995, mas ele só chegou ao Brasil em 1996, importado do Japão. Ele foi fabricado na Espanha também. O seu desenho, um pouco mais moderno e um pouco menos conservador que os modelos de 1ª geração, com linhas um pouco mais suaves, foi o resultado do trabalho dos designers Jerry Hirschberg e Yoshio Maezawa.

O utilitário esportivo Nissan Pathfinder de 1ª geração já era um dos modelos da categoria off-road mais conhecidos no mundo na década de 1990, quando a Nissan Motor Company decidiu dar continuidade ao projeto e levá-lo à 2ª geração. Ele já era um sucesso de vendas da fabricante japonesa em vários mercados, mas a reformulação quase completa do projeto melhorou ainda mais as vendas nos Estados Unidos, o seu principal mercado.

A 2ª geração do utilitário esportivo da Nissan chegou ao Brasil em 1996, importada do Japão, quase totalmente remodelada, quase totalmente reformulada, mais bonita que os modelos da 1ª geração, com uma combinação de chassi e monobloco, conhecida na indústria automobilística pelo nome técnico de monoframe. Mudou quase tudo, melhorou em vários aspectos, incluindo a introdução da suspensão multi-link (five-link) no eixo traseiro, para melhorar a estabilidade ao rodar em rodovias, mas sem abrir mão do conforto ao rodar, com melhor absorção das irregularidades das vias urbanas e rodoviárias.

Melhorou em relação à geração anterior, ficou mais confortável, mais espaçoso e com menor nível de ruído interno, inclusive, com acabamento mais caprichado, mais recursos tecnológicos, principalmente nas versões top de linha, com airbag duplo e freios a disco nas rodas dianteiras com ABS, piloto automático, saídas extras do ar condicionado para os passageiros do assento traseiro e porta malas grande, vidros elétricos e trava central elétrica com alarme, ar condicionado, teto solar, check control, direção hidráulica, faróis de neblina, volante com regulagem manual de altura e assento do motorista com regulagem elétrica de altura, detalhes em madeira nobre no painel e nas portas, brake-light, vários porta-copos e rodas de liga leve. O estepe foi colocado abaixo do porta-malas.

Assim a Nissan dava sinais ao mercado de que não estava brincando em serviço, estava levando a sério sua intenção de se firmar no mercado de utilitários esportivos, disputando o seu espaço, competindo de igual para igual com a Ford, com a Chrysler Jeep, com a Toyota e com a Mitsubishi, por exemplo, com seus modelos Ford ExplorerJeep Grand CherokeeToyota Hilux SW4Mitsubishi Pajero, todos esses vendidos no Brasil.

No Brasil, o Nissan Pathfinder de 2ª geração esteve disponível em versões com motorização V6 de 3,3 litros, a gasolina, e câmbio automático de 4 marchas, com injeção eletrônica multipoint, com 170 cavalos de potência e 27 kgfm de torque. Uma outra versão, com motor de 3,5 litros, também a gasolina, e câmbio automático de 4 marchas esteve disponível, com 243 cavalos e 36 kgfm de torque.

O vão livre do solo, o espaço entre o solo e o assoalho do carro é de cerca de 28 centímetros, o suficiente para o uso off-road ou cross-over / all-terrain. Os números de desempenho melhoraram na versão V6 a gasolina em relação aos modelos da 1ª geração, com 12 segundos para alcançar os 100 km / h, quando vazio, ou 14 segundos, quando lotado.

A versão Nissan Pathfinder SE 3.5 V6 é a mais sofisticada dessa 2ª geração, com motor 3.5 V6 24V, com 3.500 cilindradas, com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, com coletor de admissão e comando de válvulas variável, com 243 cavalos de potência e 36 kgfm de torque, cambio automático de 4 velocidades ou marchas, com seletor de tração 4X4 e 4X2, suspensão McPherson na frente e multilink atrás, com bancos em couro, airbags frontais e laterais e freios ABS ou antibloqueio, dentre outros.

Além disso, a 2ª geração do Nissan Pathfinder esteve disponível com um sistema de controle pneumático da suspensão, entre mais suave ou mais firme.

NISSAN PATHFINDER (3ª GERAÇÃO)
O sofisticado Nissan Pathfinder de 3ª geração foi fabricado a partir de 2004 pela multinacional japonesa Nissan Motor Company no Japão e em sua subsidiária nos Estados Unidos. Posteriormente, anos depois, ele foi fabricado na Rússia por alguns anos. Ele foi desenhado por Kiyoshi Yanase e foi desenvolvido nos Estados Unidos e no Japão, com foco principal no gosto do consumidor americano. Não é uma surpresa, portanto, o seu bom nível de conforto e a sua estética elegante, já que os americanos gostam de automóveis grandes e bonitos.

Ele foi importado dos Estados Unidos para o Brasil pela própria Nissan a partir de 2005 com duas opções de motorização, um motor V6 de alumínio a gasolina de 4.000 cilindradas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto, e um motor turbodiesel de 2.500 cilindradas e quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Ambas as versões foram importadas com as opções de tração 4X4 ou tração traseira, dependendo da versão, com freios ABS e controle de estabilidade, com trava central elétrica e vidros elétricos, câmbio automático de cinco velocidades ou marchas, alarme anti-roubo, faróis de neblina e faróis xenon, controle elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos assentos dianteiros, com computador de bordo e piloto automático, sistema de airbag duplo frontal, laterais dianteiros e de cortina, cintos de segurança de três pontos para até sete pessoas, velocímetro e conta giros de formato analógico, ar condicionado e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos, direção hidráulica, rodas de liga leve, revestimento dos assentos em couro, volante com regulagem de altura e distância ou profundidade, rádio AM e FM com CD player e MP3, detalhes em madeira nobre no painel e nas portas e porta objetos com tampa no console central e vários porta objetos abertos e fechados na parte da frente e na parte detrás do habitáculo.

Os modelos Nissan Pathfinder da 3ª geração podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A primeira opção, com motor V6 a gasolina, desenvolve 266 cavalos de potência e 40 kgfm de torque e a segunda opção, a turbodiesel, desenvolve 172 cavalos de potência e 41 kgfm de torque. É bom ressaltar que a versão Nissan Pathfinder turbodiesel de 2.500 cilindradas consome bem menos combustível que a sua versão irmã Nissan Pathfinder V6 de 4.000 cilindradas, mas o nível de acabamento, sofisticação e conforto é quase o mesmo nas duas versões.

Na dúvida entre as duas, aceite um conselho: Fique com a Nissan Pathfinder a diesel.

MERCADO
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com os modelos Jeep Compass, Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Chevrolet Tracker e Mitsubishi ASX, não exatamente nessa ordem, entre os mais vendidos.

Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.

Atualmente, a fabricante Nissan tem entre seus principais acionistas outra grande fabricante de automóveis, a multinacional francesa Renault, que também participa da criação e desenvolvimento em conjunto de automóveis. Curiosamente, a Nissan, por sua vez, também é acionista da Renault.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PATHFINDER (2ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Entre eixos: Aprox.
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (combustível): V6 3,3 litros (gasolina);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multipoint;
  • Potência e torque: 170 cv e 27 kgfm;
  • Câmbio: Automático de 4 marchas;
  • Tração: 4X4;
  • Suspensão dianteira: Independente;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido;
  • Rodas e pneus: Liga leve e 265 / 70;
  • Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira;
  • Porta malas: Aprox. 830 litros;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.850 kg;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 12 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 14 segundos;
  • Consumo: Aprox. 6 km / litro (cidade);
  • Consumo: Aprox. 8 km / litro (rodovia);

PATHFINDER (3ª GERAÇÃO)
  • Motor: 2.5 litros turbo diesel;
  • Transmissão: Automática (5 velocidades);
  • Capacidade: 1 motorista e 6 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Consumo: Aprox. 8 km / litro (cidade);
  • Consumo: Aprox. 12 km / litro (rodovia);

PRINCIPAIS CONCORRENTES
  • Ford Edge
  • Audi Q7
  • Chevrolet Trailblazer
  • Fiat Freemont
  • Hyundai New Santa Fe
  • Jeep Grand Cherokee
  • Kia Sorento
  • Land Rover Discovery
  • Mercedes ML
  • Mitsubishi Pajeto Full
  • Mitsubishi Pajeto Dakar
  • Porsche Cayenne
  • Subaru Forester
  • Toyota SW4
  • Volkswagen Touareg
  • Volvo XC90
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nissan_Pathfinder
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Group
  • Nissan (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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