TECHNOTRONIC (MÚSICA)


TECHNOTRONIC
YA KID K (NOME ARTÍSTICO / VOCALISTA)
MANUELA KAMOSI (NOME ORIGINAL / VOCALISTA)
THOMAS DE QUINCEY (NOME ARTÍSTICO / PRODUTOR)
JO BOGAERT (NOME ORIGINAL / DJ E PRODUTOR)
DJ MC ERIC (VOCALISTA)
RÉJANE MAGLOIRE (VOCALISTA)
FELLY KILINGI (DUBLÊ DE PALCO)

INTRODUÇÃO
Logo acima, a talentosa vocalista belga do Technotronic, Manuela Kamosi, que usa o nome artístico Ya Kid K, ao lado do DJ MC Eric. Ela não nega sua origem africana, na foto os ousados e exuberantes acessórios coloridos que combinam bem com a roupa, também de estilo afinado com a etnia da região. Logo abaixo, o produtor musical Jo Bogaert, um dos principais responsáveis pela boa qualidade musical do Technotronic.
O Technotronic é uma criativa banda de música pop, com elementos e tendências de dance music, house music, techno music e drum and bass, dentre outros ritmos e estilos, criado na Bélgica, em 1987, pelo DJ e produtor musical Jo Bogaert, conhecido também como Thomas de Quincey, um dos mais bem sucedidos DJ's e produtores musicais de música eletrônica das décadas de 1980 e 1990.

Esse grupo musical marcou época com hits de grande sucesso em países ocidentais, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na América Latina, na Europa Ocidental e até em alguns países orientais, como Japão, por exemplo, nas décadas de 1980 e 1990, incluindo Get Up, Move This, Pump Up the JamRocking Over The Beat, dentre outros.

Ao contrário do que muitos acham, o Technotronic ainda faz apresentações eventuais, embora sua composição atual não inclua regularmente a vocalista Ya Kid K e embora ela ainda participe de alguns hits mais recentes da banda, mas apenas como convidada especial.

A UNIVERSAL MUSIC

A americana UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização dos álbuns lançados pelo Technotronic, por meio da gravadora belga ARS Entertainment, uma subsidiária da Universal.


Conhecida anteriormente como Decca Records e MCA Records, a Universal Music é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, dentre elas a Mercury Records, a Vertigo / Phonogram, a Interscope Geffen, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records, a Fontana Records / Philips e Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com mais de 8.300 empregados e receita bruta de mais de US$ 7 bilhões em 2018, por exemplo, e entre seus principais acionistas estão a empresa chinesa Tencent; o empresário francês Vincent Bolloré; o fundo de investimentos britânico Pershing Square; e a empresa de mídia francesa Vivendi, que, por sua vez, possui participações na empresa europeia de TV por assinatura Canal + e na empresa de telefonia móvel TIM – Telecom Italia Mobile, entre outras empresas.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o R&B, o easy listening, o gospel, o blues, o lounge, a new age, o reggae, a new wave e o rock.


No caso específico da banda Technotronic, o seu repertório é composto principalmente pelos subgêneros da música eletrônica, principalmente a house music, a dance music, a techno music e o drum and bass, este conhecido também como progressive house.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Technotronic (ou a Technotronic, se você preferir) é uma banda de música eletrônica dançante formada na década de 1980 pelo produtor musical belga Jo Bogaert, cujo nome artístico é Thomas de Quincey, inicialmente com a participação da vocalista africana e belga Ya Kid Ka e pelo vocalista inglês DJ MC Eric. Posteriormente, anos depois, a vocalista africana e americana Réjane Magloire, natural do então Zaire, um país africano, passou a ser a voz principal do grupo musical.

O som do grupo de música pop Technotronic tem forte marcação de sons graves, somada à voz inconfundível de Manuela Kamosi, conhecida pelo nome artístico Ya Kid K (pronuncia-se Iá Kid Kê), cantora também nascida no então Zaire, atualmente República Democrática do Congo, em 1972 e radicada na Bélgica em 1983.

Curiosamente, só depois de algum tempo o rosto de Ya Kid K foi exposto nos videoclipes e nos shows do Technotronic, antes disso em alguns videoclipes a sua voz era representada pela modelo Felly Kilingi. A iniciativa de dizer a verdade, em 1989, foi da própria banda, assim por pouco o Technotronic não se meteu em uma polêmica, por pouco não deu um vexame semelhante ao caso da banda Milli Vanilli.

O que mais chama a atenção no Technotronic é o resultado de um talentoso trabalho de criação de músicas, principalmente nos primeiros albuns Pump Up The Jam e Trip On This, com instrumentos eletrônicos sofisticados e mixagem impecável, para os padrões da época em que foram criados, é claro, ainda com tecnologia analógica, e que nos dias atuais ainda impressiona.

Sob a produção de Jo Bogaert (é possível vê-lo no clip da música Get Up), o Technotronic marcou forte presença nas rádios FM, nas TV's abertas e pagas e nas pistas de dança nas décadas de 1980 e 1990, chegando ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos, por exemplo, entre as 10 músicas mais tocadas nas rádios FM americanas e europeias.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a música Pump Up The Jam alcançou a 2ª posição entre as músicas mais tocadas nas rádios FM, no final da década de 1980, segundo a Revista Billboard.


MERCADO FONOGRÁFICO
As músicas Pump Up the Jam e Move This, algumas das principais criações originais do Technotronic, foram incluídas no final da década de 1980 e início da década de 1990 em anúncios comerciais da fabricante de eletrônicos Philips, no Brasil, e da fabricante de cosméticos Revlon, nos Estados Unidos, e isso deu um forte impulso à projeção da banda nos mercados brasileiro e norte-americano de música eletrônica.

Só pra se ter uma ideia, a música Pump Up The Jam foi a primeira house music da história da indústria fonográfica a alcançar uma posição entre as 10 mais executadas nas rádios FM dos Estados Unidos e esteve entre as 50 mais ouvidas nas rádios FM do Brasil. Assim, a banda deixou de ser apenas um produto de nicho de mercado para ser conhecida pela população em geral nas décadas de 1980 e 1990, ou seja, se tornou um produto popular.

Porém, naquela época, o Technotronic tinha alguns problemas, como, por exemplo, a produção e a direção dos seus videoclipes, simples demais, quase amadores, quase improvisados, com maquiagens extravagantes e algumas roupas das integrantes beirando o mau gosto, inclusive.

Por outro lado, o Technotronic marcou toda uma geração de jovens e adolescentes que frequentavam casas noturnas, boates e danceterias na época em que esteve no auge, bem como os amantes de ritmos musicais eletrônicos dançantes que surgiam e cresciam naquele momento, como a house music, a dance music e techno music.

Atualmente, o videoclipe Pump Up the Jam é uma das músicas eletrônicas mais visualizadas pela Internet, com mais de 300.000.000 de visualizações / downloads no YouTube. Além disso, música foi incluída na abertura da novela Verão 90, da TV Globo, em 2019, o que deu ao clássico hit urbano um novo impulso comercial.

ALBUNS DO TECHNOTRONIC
LANÇAMENTO
ÁLBUM
GRAVADORAS
RESULTADO COMERCIAL
1989
Pump Up The Jam
ARS, EMI / Universal
3 de platina e 1 de ouro
1990
Trip on This
ARS, EMI / Universal
2 discos de ouro
1991
Body To Body
Transistor

1995
Recall
ARS, EMI / Universal

2012
The Best Of
ARS, EMI / Universal







ÁLBUNS
ENTRE AS 10 MAIS DAS RÁDIOS

Pump Up The Jam
Áustria, Alemanha, Suiça, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá

Trip On This (remixes)


Body To Body



FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: ARS / Universal Music e EMI Music / SBK Records;
  • Integrantes da Banda: Jo Bogaert, Ya Kid K (Manuela Kamosi), DJ MC Eric, Réjane Magloire, Melissa Beckford, entre outros;
  • Origem: Bélgica;
  • Lançamento: 1988;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Resultado comercial: 
  • Gênero: Música eletrônica (dance, house e techno, dentre outros);
  • Site oficial: https://www.facebook.com/technotronicofficial/

O TECHNOTRONIC

BANDAS SIMILARES
  • Deee-Lite
  • Pet Shop Boys
  • C&C Music Factory
  • Erasure
  • Jamiroquai
  • B52's
  • New Order
  • Information Society
  • Ace of Base

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Technotronic
  • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Technotronic
  • Universal Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)