SADE (MÚSICA)


SADE
SADE ADU
STUART MATTHEWMAN
PAUL SPENCER DENMAN
ANDREW HALE
PAUL COOKE

INTRODUÇÃO

Sade é o nome de uma elegante, refinada, sofisticada, sensível, delicada e bem sucedida banda britânica de música pop com elementos e tendências de soul music, jazz, blues e lounge, entre outros ritmos e estilos, formada na Inglaterra na década de 1980 pela vocalista e estilista britânica com ascendência nigeriana Helen Folasade Adu, mais conhecida como Sade, e pelos talentosos músicos Stuart Matthewman, Paul Spencer Denman, Andrew Hale e, atualmente ex-integrante da banda, Paul Cooke.

A banda Sade (pronuncia-se Chadê) ganhou um Grammy com o álbum Lovers Rock na categoria Melhor Álbum Pop em 2002, porém o reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante e pelo refinamento musical veio já na década de 1980, alguns anos depois do lançamento do seu primeiro álbum Diamond Life, com o lançamento do videoclipe Never As Good As The First Time, seguido anos depois por outros videoclipes também agradáveis de ouvir e de ver, como Paradise, Nothing Can Come Between Us, e por algumas obras primas, entre elas Love Is Stronger Than Pride (videoclipe simples e agradável dirigido por Sophie Muller), No Ordinary Love, Kiss Of Life, Like a Tatoo e Pearls.

A banda Sade também se destacou no cenário da música pop mundial com outros hits de sucesso e de bom gosto, entre eles Turn My Back On You (apesar deste videoclipe ter uma breve e sutil cena polêmica), Cherish The Day, Feel No Pain e By Your Side.

A SONY MUSIC
Sony Music é uma grande e influente gravadora americana de música sediada nos Estados Unidos e controlada pela gigante japonesa de produtos eletrônicos de consumo Sony Corporation, uma tradicional multinacional japonesa, proprietária também do estúdio de cinema americano Columbia, um dos maiores do mundo.

Atualmente, ela é considerada a segunda maior empresa proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da gigante americana da indústria fonográfica Universal Music, por sua vez uma subsidiária do grupo francês Vivendi. Já a americana Warner Music é considerada a terceira maior empresa fonográfica do mundo.

A Sony Music é proprietária dos selos de música ou gravadoras CBS Records, Columbia Records, Epic Records, Arista Records, BMG Records, Ultra Music e RCA Records, entre outros.

CARREIRA
A banda Sade foi formada em 1982, quando a então novata vocalista Sade Adu e os músicos Stuart Matthewman, Paul Spencer Denman e Paul Anthony Cook, os então membros da banda de soul Pride, formaram um grupo dissidente e começaram a escrever seu próprio material musical. Em 1983, Andrew Hale entrou na banda, embora Cook tenha deixado a banda em 1984.

Evidentemente, o nome Sade é uma homenagem dos músicos da banda a sua bela, meiga e meio tímida vocalista Sade Adu. A primeira apresentação oficial em público da banda foi ainda em 1982 no clube Ronnie Scott's em Londres. Em maio de 1983, a banda Sade fez seu primeiro show nos Estados Unidos na Danceteria Club, em Nova York. Por algum motivo, a banda Sade recebeu mais atenção da mídia e das gravadoras do que a banda Pride e então, finalmente, decidiram separar-se em 1983 e a banda assinou com a Portrait Records. Todos os álbuns da banda Sade foram liberados através desse rótulo até a empresa ser absorvida pela gravadora Epic Records em 1986.

Em 1984, a banda Sade lançou seu primeiro single Your Love Is King. Seu álbum de estreia Diamond Life foi lançado em 1984 no Reino Unido, onde esteve entre os 10 álbuns mais vendidos, recebendo quatro certificados de platina pelo BPI. A banda embarcou em sua primeira grande turnê pelo Reino Unido, com Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Terry Bailey (trompete) e Matthewman Gordon (trombone).

Em 1985, a banda lançou seu primeiro single nos Estados Unidos, Hang On To Your Love, do álbum Diamond Life. Também em 1985, A banda Sade ganhou o prêmio British Award de Melhor Álbum. O terceiro single, Smooth Operator, foi lançado com um vídeo dirigido por Julian Temple. Este videoclipe foi indicado para dois MTV Video Music Awards, nas categorias de Melhor Vídeo Feminino e Melhor Artista Revelação.

Ainda 1985, a banda Sade se apresentou no Live Aid no Wembley Stadium, em Londres. A talentosa vocalista Sade Adu se tornou a primeira artista descendente de africanos a aparecer em frente ao auditório de 75.000 pessoas e uma audiência televisiva mundial estimada de 1,4 bilhão de pessoas em 170 países. Em novembro e dezembro do mesmo ano, a banda Sade lançou o segundo álbum Promise no Reino Unido e nos Estados Unidos, respectivamente. O álbum também esteve entre os 10 mais vendidos e recebeu certificado de platina duplo pelo BPI. Em 1986, a vocalista Sade Adu ganhou um Grammy de Melhor Artista Revelação.

Em 1986, a banda Sade fez sua primeira turnê mundial para promover o álbum Promise. A banda manteve alguns e ganhou mais integrantes, entre eles Dave Early (bateria), Martin Ditcham (percussão), Gordon Matthewman (trompete), Jake Jacas (trombone e backing vocal), Leroy Osbourne (backing vocal) e Gordon Hunte (guitarra). Ainda em 1986, a banda se apresentou no Artists Against Apartheid Concert no Festival da Liberdade em Clapham Common, em Londres.

Em 1987, a banda foi indicada a um Grammy de Melhor Álbum R&B, com o álbum Promise.

Em 1988, Sade lançou seu terceiro álbum Stronger Than Pride no Reino Unido e nos Estados Unidos. O álbum esteve entre os 10 mais vendidos daquele ano no Reino Unido e recebeu certificado platina pelo BPI. Ele foi precedido pelo single Paradise, que esteve entre as músicas mais tocadas nas rádios no Reino Unido e nos Estados Unidos. A banda excursionou por todos os continentes novamente, junto com Blair Cunningham (bateria), Martin Ditcham (percussão), Leroy Osbourne (backing vocal), Gordon Hunte (guitarra), James McMillan (trompete) e Jake Jacas (trombone e backing vocal).

Em 1989, a vocalista Sade Adu foi indicada a um American Music Award na categoria de Melhor Cantora Feminina de Soul e Rhythm & Blues.

Em 1992, Sade lançou seu quarto álbum Love Deluxe no Reino Unido e nos Estados Unidos. O álbum esteve entre os 10 mais vendidos nos Estados Unidos e na Inglaterra e recebeu o certificado de platina quádruplo e certificado ouro, respectivamente.

Em 1993, antes de lançar a sua turnê mundial Love Deluxe, a banda gravou um cover da música Please Send Me Someone To Love para o Oscar de melhor filme Philadelphia, com Tom Hanks e Antonio Banderas no elenco e Jonathan Demme na direção. Naquele mesmo ano, estiveram com a banda Leroy Osbourne (backing vocal), Gordon Hunte (guitarra), Trevor Murrell (bateria), Karl Vanden Bossche (percussão) e Rick Braun (trompete) para essa turnê.

PAUSA E RETORNO

Por iniciativa própria, a banda Sade decidiu então fazer uma pausa de alguns anos, de 1994 até o ano 2000, para descansar do ritmo intenso de gravações e shows e para voltar posteriormente ao mercado fonográfico sem perda de criatividade e qualidade, perda esta que, infelizmente, acontece quando gravadoras impõem ritmos elevados de produção e resultados sob contrato, por anos seguidos e sem pausas.

Em entrevista a um programa de TV, a vocalista Sade falou da necessidade dessa pausa programada para retorno posterior ao mercado fonográfico, disse claramente que não estava com pressa. Entretanto, em 1996, os músicos Hale, Denman, e Matthewman formaram sua própria banda como um projeto paralelo, Sweetback, e lançaram seu auto-intitulado primeiro álbum.

Parece que a pausa para descanso deu resultado, pois a banda Sade não perdeu o respeito, a admiração e a atenção do público de música de boa qualidade e da crítica de música, com o retorno às paradas de sucesso em 1999 com By Your Side, videoclipe dirigido por Sophie Muller, que também já tinha mostrado sua competência e bom gosto dirigindo outros videoclipes da mesma banda.

MERCADO

O grupo Sade é considerado uma das mais icônicas bandas de música pop do mundo, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop. Com mais 60 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, e com mais de 60 milhões de cópias de álbuns vendidos, a banda Sade é uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do mundo.

Esse grupo musical está no topo da indústria fonográfica mundial, ele é comparável a Coldplay, Take That, Simply Red, Tears For Fears, Oasis, Pet Shop Boys e Erasure, entre outros.


ÁLBUNS DE ESTÚDIO DA BANDA SADE
LANÇAMENTO
ÁLBUM
RESULTADO COMERCIAL
1984
Diamond Life
+ de 16 milhões de cópias
1985
Promisse
+ de 13 milhões de cópias
1988
Stronger Than Pride
+ de 10 milhões de cópias
1992
Love De Luxe
+ de 10 milhões de cópias
2000
Lovers Rock
+ de 9 milhões de cópias
2010
Soldiers Of Love
+ de 5 milhões de cópias







Além dos álbuns de estúdio da banda Sade, o CD de coletânea The Best Of Sade foi lançado em 1994, seguido de dois DVD’s de coletânea, Life Promisse Pride Love e Ultimate Collection, anos depois. Para quem ainda não conhece o trabalho da banda britânica de música pop, esses três produtos são os mais recomendáveis. Eles estão disponível para compra em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Saraiva.com e Livrarias Curitiba, e podem ser encontrados também em sites de classificados, como Mercado Livre, por exemplo.

INTEGRANTES
TITULARES
  • Sade Adu: Vocalista e letrista;
  • Andrew Hale: Tecladista e letrista;
  • Stuart Mattewman: Guitarrista, saxofonista e letrista;
  • Paul Denman: Baixista e letrista;
  • Paul Cooke: Percussionista / tambor (até 1984);

CONTRATADOS
  • Dave Early: Baterista e tambor;
  • Martin Ditcham: Percussionista e letrista;
  • Terry Bailey: Trompa;
  • Pete Beachill: Trombone;
  • Leroy Osborne: Backing vocal;
  • Jake Jacas: Trombone e backing vocal;
  • Gordon Hunte: Guitarrista;
  • Nick Ingman: Arranjos instrumentais;
  • Gavin Writght: Maestro;
  • Tony Pleeth: Violoncelista;
  • Trevor Murrell: Baterista e Tambor;
  • Karl Vanden Bossche: Percussionista;
  • Gordon Mattewman: Trompetista;
  • James McMillan: Trompetista;
  • Ricky Braun: Trompetista

A ELEGANTE DIVA

FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Sony / Epic;
  • Nome original: Folasade Adu, Andrew, Stuart e Paul;
  • Nome artístico: Sade;
  • Origem: Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1990 e 2000;
  • Gênero: Musica pop (soul, jazz, blues e lounge);
  • Resultado comercial: Mais de 60 milhões de cópias;
  • Site oficialhttps://www.sade.com/

MAIS BOM GOSTO


GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, da esquerda para a direita, a vocalista Sade Adu, o guitarrista e saxofonista Stuart Matthewman, o tecladista Andrew Hale e o baixista Paul Denman. Essa é a formação original da banda, com os seus principais integrantes, exceto Paul Cooke. Logo abaixo, imagem de apresentação musical.



Logo acima e logo abaixo, duas imagens de ensaio fotográfico com a vocalista Sade Adu, ainda mais bonita com os cabelos soltos e maquiagem leve


Logo acima, imagem natural, sofisticada e levemente sensual, da capa do CD de coletânea Ultimate Collection da banda Sade, com maquiagem perfeita, acessórios ousados e elegantes e cabelos muito bem cuidados. Logo abaixo, imagem de ensaio fotográfico, provavelmente com tratamento artificial de imagem.


Logo acima, imagem de apresentação musical da banda Sade, com a bela vocalista Sade Adu dentro de um conjunto chique, adequado para reuniões sociais não oficiais, justo no corpo e com enfeites brilhantes, bem ousado e levemente sensual, porém não aconselhável em outras situações, como festas de casamento ou festas infantis, por exemplo. Logo abaixo, a diva da música pop muito bem acompanhada pelos talentosos músicos da banda em mais uma apresentação.


Logo acima e logo abaixo, duas imagens levemente sensuais de ensaios fotográficos com a vocalista Sade Adu. Várias sessões de fotografias como essas foram realizadas durante a carreira da cantora.


Logo acima, pra quem tem medo de passar vergonha ou dar vexame, o já conhecido preto básico não falha, ele vai bem em quase todas as situações, de reuniões familiares até festas sociais, ou apenas um jantar em um restaurante. Porém aqui a cantora ousou um pouco mais no decote e ousou muito no acessório, portanto não é um look recomendável para reuniões sociais oficiais ou profissionais. Logo abaixo, imagem de ensaio fotográfico, o branco e o preto, ótima combinação.



Logo acima, bela imagem, conjunto casual. Como camisa com listras verticais pretas, vermelhas e brancas combina bem com calça branca, mas também ficaria bom com calça preta ou calça jeans azul. Lindo fundo de folhas bem verdes para deixar a imagem mais delicada e descontraída. Logo abaixo, imagem marcante, levemente sensual, a bela com os cabelos soltos e o músico tocando violão, tudo em preto e branco.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIA E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sade_(banda)
  • Sony Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)