DEEE-LITE (MÚSICA)

DEEE-LITE
LADY MISS KIER
SUPER DJ DMITRY
TOWA TEI

INTRODUÇÃO

Logo acima e logo abaixo, bem colorido e original, o Deee-Lite foi um dos mais emblemáticos grupos musicais de dance-music da década de 1990, um exemplo típico de música urbana sofisticada e ousada para casas noturnas, danceterias, discotecas e festas privadas

O Deee-Lite foi um exuberante e inovador trio de música dance e música house, formado na década de 1980 em Nova York e com as primeiras músicas de sucesso, do primeiro trabalho World Clique, lançadas em 1990 pela Elektra Entertainment, atualmente uma subsidiária da Warner Music dos Estados Unidos.

A partir da década de 1990, o Deee Lite redefiniu os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de humor, criatividade, sofisticação e ousadia às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outros influentes grupos populares de dance music e house music, entre eles Pet Shop BoysErasure e C & C Music Factory.

A WARNER MUSIC
A Warner Music foi propriedade do conglomerado de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então, e atualmente é propriedade da Acces Industries. A Warner Music é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e a Sony Music, a segunda maior do planeta.

A Warner Music Group (WMG) possui atualmente as gravadoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Warner Music Nashville (música country), Warner Chappell, WEA International, e a própria Elektra Entertainment, que é a gravadora que detém os direitos autorais sobre os títulos lançados pelo Deee-Lite na década de 1990.

CARREIRA
O Deee Lite, composto pela estilista e cantora americana Lady Miss Kier, o DJ ucraniano Super DJ Dmitry (não confundir com Dmitry From Paris) e o DJ japonês Towa Tei, ficou famoso com o lançamento do hit Groove Is In the Heart em 1990, do trabalho World Clique. Na época de lançamento, a então tecnologia inovadora e sofisticada do CD - Compact Disc Digital Audio ainda era uma novidade acessível apenas às classes alta e média, e o antigo e então mais acessível LP  - Long Play ainda era um dos meios mais comuns para ouvir música.

O nome Deee Lite é uma alusão ao termo em inglês delight (pronuncia-se diláit), com a tradução delícia e encanto.

Em geral, grupos de dance music têm vida curta. Em seus 10 anos de existência, o Deee Lite ajudou a popularizar o que os DJ’s de casas noturnas costumam chamar de “sampling”, que é o aproveitamento autorizado de trechos de músicas de outros autores em músicas próprias, criadas para as pistas de dança.

WORLD CLIQUE (1990 - 1992)

Apesar da banda ter sido formada em 1986, o Deee-Lite entrou no mundo da música em 1990 e foram expostos na cena mainstream com o seu maior single Groove Is In The Heart, se tornando um sucesso instantâneo em diversos países. O videoclipe dançante e colorido Groove Is In The Heart foi um dos primeiros hits exibido pela MTV Brasil, no dia de seu lançamento.

No mesmo mês, A Elektra lançou o primeiro álbum da banda, World Clique com participações de Bootsy Collins, Q-Tip, Fred Wesley e Maceo Parker no processo de criação, gravação e mixagem das faixas. O sucesso inicial do álbum ocorreu no Reino Unido onde teve pico na décima quarta posição em setembro do mesmo ano.

Simultaneamente na Billboard Hot 200, o álbum estreou na centésima quinta posição porém com o sucesso de Groove Is In The Heart, o álbum pulou até a vigésima posição da parada musical. O álbum rendeu mais três singles, Power Of Love, Good Beat e E.S.P.. O álbum deu origem a uma turnê com a banda de Bootsy Collins, tendo como suas apresentações mais famosas no Montreux Jazz Festival e no Rock In Rio, ambas as apresentações no ano de 1991.

INFINITY WITHIN (1992 - 1993)
Dois anos após o sucesso de World Clique, a banda voltou com o álbum Infinity Within, este com mensagens políticas e abordando problemas sociais. O carro chefe do álbum, Runaway, acabou por atingir o topo nas paradas dance dos Estados Unidos.

Do álbum também foram lançados os singles Thank You Everyday, I Had A Dream I Was Falling Through A Hole In The Ozone Layer e Pussycat Meow. O álbum falhou em obter o mesmo sucesso de seu antecessor, porém manteve o reconhecimento de seu talento pela crítica de mídia.

Esse álbum vendeu mais de 800.000 unidades em todo o mundo na década de 1990.

DEWDROPS IN THE GARDEN (1993 - 1996)
Capa do álbum Dewdrops in the Garden, um dos CD's mais criativos do Deee-Lite. As ilustrações e os cenários bem exuberantes, relacionados à natureza e aos centros urbanos, foi uma das características mais marcantes do Deee-Lite.

Após dois anos em turnê com a promoção do álbum Infinity Within Towa Tei deixou a banda para trabalhar em projetos solo como DJ, apesar de ter ajudado na produção da canção Call Me. Dewdrops In The Garden é o terceiro e mais ousado álbum da banda, com uma house music ainda mais sofisticada, refinada e até um pouco experimental, um pouco diferente da sonoridade de World Clique.

Apesar de não ter conseguido manter a mesma popularidade de World Clique, o álbum Dewdrops In The Garden vendeu mais que seu antecessor Infinity Within em razão da turnê em promoção do álbum e da capilaridade (capacidade de distribuição de músicas) da Warner Music. Nesse álbum, entrou no lugar de Towa Tei o DJ Ani.

SAMPLADELIC & DANCEFLOOR (1996)

Em 1996, foi lançado o último esforço da banda, Sampladelic Relics & Dancefloor Odities, que é uma compilação de remixes e vocais durante todos os anos da banda. Após o lançamento, a banda anunciou a decisão de parar de produzir musicas em conjunto.

INTEGRANTES
  • Lady Miss Kier (Kierin Kirby): A vocalista do grupo, bonita e talentosa, que, aliás, foi casada por algum tempo com um dos integrantes da banda, o DJ Dmitry.
  • DJ Dmitry (Dmitry Brill): Um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo.
  • Towa Tei / Jungle DJ Towa Lee: Criativo e talentoso, porém saiu do grupo na metade da década de 1990.
  • DJ On-E.
Towa Tei seguiu carreira solo após sair do Deee-Lite, com diversos hits totalmente novos, incluindo a música Luv ConnectionEm uma entrevista em 2011, Tei descartou as chances de uma reunião do Deee-Lite citando as diferenças criativas e pessoais que o fizeram sair do grupo e o ritmo intenso de shows na década de 1990, com poucas horas de sono, que, segundo ele, afetou um pouco sua saúde.

Lady ainda faz apresentações eventuais, como convidada especial em shows ou com apresentações próprias. Ela esteve no Brasil em 2007, por exemplo, fazendo apresentações solo.

Super DJ Dmitry também lançou álbuns solo e ainda faz apresentações.

DISCOGRAFIA
  • World Clique (Elektra, 1990): Apesar de ter um pequeno trecho de letra um pouco polêmico, a faixa Groove Is In The Heart foi a de maior sucesso do grupo na década de 1990, e ainda hoje é ocasionalmente vista na TV, em formato de videoclipe, muito visualizada pela Internet e ainda é ocasionalmente ouvida em rádios FM no Brasil e em outros países;
  • Infinity Within (Elektra, 1992);
  • Dewdrops In The Garden (Elektra, 1994) : Um dos exemplos mais curiosos do talento dos integrantes do Deee Lite está presente na faixa Music Selector Is The Soul Reflector. Nessa faixa, eles conseguiram combinar criativamente e harmonicamente trechos de samba em uma música dance em que predomina sofisticados instrumentos musicais eletrônicos, na prática algo difícil de ser realizado;
  • Sampladelic Relics & Dancefloor Oddities - Deee-Remixes (Elektra, 1996) : Esse trabalho é, na verdade, uma coletânea de remixes de músicas do Deee Lite, criadas e produzidas por integrantes do Deee Lite em conjunto com outros DJ’s;
  • The Very Best Of Deee-Lite (Rhino/Elektra, 2001);
  • Hi-Five (Rhino/Elektra, 2006);

O DEEE-LITE NO YOUTUBE

FICHA TÉCNICA
  • Gravadora: Elektra Entertainment / Warner Music;
  • Integrantes da Banda: Lady Miss Kier, Super DJ Dmitry, Towa Tei e DJ Ani;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Lançamento: 1990;
  • Gênero: Eletrônica (Dance Music e House Music);

BANDAS SIMILARES
  • B-52's
  • C&C Music Factory
  • Pet Shop Boys
  • Information Society
  • Technotronic
  • Ace Of Base
  • Erasure
  • KC & The Sunshine Band
  • Earth Wind & Fire
  • Soul II Soul
  • Jamiroquai
  • Black Eyed Peas

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, visual clássico, com boa combinação de cores fortes. Nesta imagem, está claro o gosto pessoal de Lady Kier por moda: Uma combinação chique. Logo abaixo, o lenço vermelho na cabeça, mais um detalhe que sinaliza o gosto pessoal da cantora por moda.


Logo acima, da esquerda para a direita: Dmitry, Lady e o diretor e estilista Thierry Mugler, um dos principais responsáveis pela estética das roupas dos integrantes da banda. Logo abaixo, mais um lenço na cabeça, moda retrô anos 60. Da esquerda para a direita: Lady, Towa e Dmitry.


Logo acima, mais um sinal de ousadia: Penteado revival anos 60 e 70 de Lady, moda nos Estados Unidos, na Europa e até no Brasil na década de 1960 e 1970. Vestido bonito, sem mangas, mas nada vulgar. Logo abaixo, decote ousado, mas sem perder a classe. Penteado retrô anos 60 e 70, combinado com óculos escuros, grandes e clássicos. Bom conjunto, exceto as meias brancas, que não aparecem nesta foto.


Logo acima, da esquerda para a direita: Towa, Lady e Dmitry. Logo abaixo, uma imagem recente: Dmitry ainda faz apresentações como DJ.


Logo acima, vestido curtinho, mas sem cair na vulgaridade. Modelito para baladas e para passear nos finais de semana, porém impossível usar no dia a dia de trabalho. Tecido leve e bem soltinho no corpo, sem apertos. Logo abaixo, mais um sinal de elegância, um gracioso coque clássico para usar em ocasiões diversas, exceto em sessões solenes e reuniões oficiais.


Duas imagens sensuais: Logo acima, decote ousado e atraente, mas sem cair na vulgaridade. Só para festas e reuniões sociais informais, também impossível usar no dia a dia de trabalho. Logo abaixo, imagem de ensaio fotográfico.


Logo acima e logo abaixo: Gosto pronunciado pela natureza, tudo muito colorido. Praticamente todos os álbuns fazem alusão à beleza orgânica.


Logo acima, moda teen anos 90: Grampos e marias-chiquinhas nos cabelos, combinados com calças compridas boca de sino de tecido leve e fresco. Bom conjunto, incluindo o tênis de solado grosso. Logo abaixo, mais uma imagem do álbum Dewdrops In The Garden.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deee-Lite
  • Site Lady Kier (divulgação): Imagem
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)