FUNDAÇÕES (CONSTRUÇÃO CIVIL)

FUNDAÇÕES
FUNDAÇÕES DIRETAS RASAS
FUNDAÇÕES DIRETAS PROFUNDAS
ALICERCE
VIGA BALDRAME

INTRODUÇÃO

A fundação é um dos elementos constituintes da estrutura de um imóvel, seja ele uma simples casa popular, um salão comercial, uma mansão, um galpão industrial ou agroindustrial, um hangar ou uma indústria. Ela é o conjunto de obras de construção civil necessário para assentar ou fixar no solo a estrutura de qualquer construção, grande ou pequena, barata ou cara, simples ou sofisticada.

Uma edificação é qualquer construção, é qualquer imóvel que sirva para qualquer utilidade, que tenha qualquer finalidade, seja ele básico ou sofisticado, grande ou pequeno, residencial, comercial, industrial ou rural. A estrutura é o esqueleto ou armação de uma edificação e é um dos elementos mais importantes de uma edificação.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Fundação é o termo utilizado na engenharia civil para denominar um dos elementos da estrutura de uma edificação, um dos mais importantes, aliás, responsável por transmitir as cargas ou peso de toda a construção ao solo. Ela é a primeira ou uma das primeiras fases de uma obra de construção civil. Em geral, são utilizados vários tipos de fundações pelas construtoras ou empreiteiras, um tipo de fundação para cada tipo de construção. Elas são escolhidas previamente pelos engenheiros civis e/ou arquitetos e são projetadas levando em consideração a carga ou peso que receberão do restante da estrutura do imóvel e o tipo de solo no qual serão construídas.

Ela faz parte da fase de nascimento de uma obra, a primeira ou uma das primeiras, e é composta por várias etapas. A estrutura de uma edificação é composta pela fundação, pelos pilares ou colunas, vigas, lajes e paredes. Ela é um elemento fixo da construção e, na maioria dos casos, não pode ser visualizado ou visto pelo morador ou usuário do imóvel quando este já está pronto, pois está junto ao terreno no qual está construído, isto é, está um pouco abaixo da superfície do solo.

O alicerce é o tipo mais simples e comum de fundação, mas é comum ouvirmos e lermos pessoas se referindo ao alicerce como sinônimo de fundação. Todo e qualquer alicerce é uma fundação, mas nem toda fundação é um alicerce. Entretanto, até mesmo nos dicionários mais populares é possível perceber que o alicerce é tratado como sinônimo de fundação. Com o passar do tempo, os dois termos ganharam praticamente a mesma definição, eventualmente aceitos coloquialmente até mesmo nos meios acadêmicos.

ANÁLISE DO SOLO
A construção de um bom imóvel residencial, industrial ou comercial começa com a escolha de um bom engenheiro civil ou arquiteto. Um bom projeto de construção civil, por sua vez, terá uma boa qualidade se o profissional fizer uma escolha criteriosa do tipo de fundação necessário para o imóvel.

A escolha do tipo mais adequado de fundação para servir de base para o restante da estrutura do imóvel passa, necessariamente, pela análise do solo, com o procedimento de perfil de sondagem, que é um relatório técnico baseado nas características do solo, se ele é arenoso, por exemplo, e nas condições do solo, se ele é inclinado, por exemplo. A partir desse relatório, assinado por um engenheiro, geólogo ou geotécnico, o engenheiro civil e/ou o arquiteto terá condições de escolher o tipo mais adequado de fundação para o tipo de imóvel solicitado pelo cliente.

Uma das opções de prospecção para escolher o tipo mais adequado de fundação é a análise ou exame do terreno por meio de sondagem de SPT – Standard Penetration Test, realizada com equipamentos homologados e aferidos dentro dos padrões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os tipos de solos mais comuns encontrados no Brasil são os arenosos, os argilosos, os rochosos e os siltosos.

PERFIL GEOLÓGICO
O perfil geológico do terreno é identificado por meio da abertura de poços ou por meio de sondagens. Atualmente, as análises por meio de sondagens são as mais comuns e são as mais recomendadas, pois são mais precisas, mais práticas e ágeis.

A sondagem é uma perfuração vertical de pequeno diâmetro, realizada por meio de um equipamento específico chamado sonda, com a qual se retira amostras do terreno, abaixo da sua superfície. Existem pelo menos três tipos de sondas, a sonda agulha, mais simples; a sonda trado, também simples, utilizada em terrenos nos quais construções menores e mais leves serão erguidas; e a sonda do mineiro, para terrenos nos quais construções maiores, mais pesadas, serão erguidas, com fundações maiores e mais profundas.

Todo terreno deforma-se na medida em que a construção vai sendo erguida e, portanto, o peso ou pressão sobre a fundação aumenta. Essa deformação é chamada, dentro da construção civil, de recalque. Por outro lado, a resistência útil ou carga de segurança é o limite de carga suportável pelo terreno e pela fundação sem deformação excessiva, o que comprometeria a integridade da estrutura e do imóvel.

TERRAPLANAGEM
De modo geral, a terraplanagem é o conjunto de escavações, movimentação, remoção, transporte e compactação de terra para dar sequência à construção de um imóvel qualquer ou à abertura de uma via de circulação de veículos, seja ela de leito natural ou pavimentada. No contexto específico da construção de imóveis, a terraplanagem consiste em todos os trabalhos de escavação, movimentação, remoção, transporte e aterro de uma terreno no qual será construído um imóvel ou instalação industrial, com objetivo de viabilizar a construção da sua fundação.

Conhecida também como terraplenagem, ela pode ser dividida em terraplanagem para regularização, que consiste em tornar mais adequados os terrenos para construção de imóveis, que estão abaixo ou acima do nível da via, uma rua, por exemplo; e terraplanagem para fundações, que consiste em tornar mais adequadas as condições do terreno para a construção das fundações, inclusive com a abertura de valas, cavas ou poços.

TIPOS DE FUNDAÇÕES
.
Segundo o respeitado professor João Baptista Pianca, a fundação artificial é a estrutura primária sobre a qual se assenta um alicerce. Há casos de fundações artificiais que são precedidas de uma de preparação do solo, com o uso das técnicas de apiloamento do solo, que é uma compactação com o uso de equipamentos específicos, incluindo macacos e estacas. Dentro da construção civil, é comum a divisão dos tipos de fundações em dois grupos, que por sua vez são divididos em sub-grupos ou sub-tipos:

FUNDAÇÕES DIRETAS RASAS
Geralmente, uma fundação é uma obra executada abaixo do nível do solo e destinada a distribuir sobre o solo o peso do restante da estrutura do imóvel. Tecnicamente, as fundações diretas rasas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a três metros, sendo mais empregadas em casos de cargas ou pesos leves, geralmente construções de pequeno porte, residenciais, comerciais e/ou industriais. O engenheiro e/ou arquiteto faz a escolha pela fundação direta rasa quando percebe claramente que o solo no qual será erguido o imóvel tem características e condições de resistir às cargas ou peso que lhe será transmitido por esse tipo de fundação quando o imóvel estiver pronto.

No contexto das fundações diretas rasas é possível o engenheiro escolher entre as opções de sub-grupos ou sub-tipos de fundações, como os blocos e alicerces; as sapatas corridas; as sapatas isoladas; as sapatas alavancadas; e o radier. Esses sub-grupos ou sub-tipos de fundações são usados para a construção de residências térreas ou pequenos sobrados, por exemplo, e no caso de solo firme, compacto e seco. Geralmente as sapadas são construídas em concreto, inclusive o concreto armado quando há necessidade de mais robustez.

O baldrame é um dos principais elementos das fundações rasas. Constitui-se de uma viga horizontal, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Os blocos são usados para construção de imóveis pequenos, como casas térreas ou salões comerciais pequenos, por exemplo. Eles podem ser montados à base de tijolos simples ou de concreto simples. O radier é um outro sub-tipo de fundação, ele é o mais raso de todos, pois se trata de um elemento análogo a uma laje, construído diretamente no chão.

No Brasil, o baldrame de concreto armado é o elemento mais utilizado em fundações rasas, para pequenas residencias e pequenos estabelecimentos comerciais e/ou industriais. Entre engenheiros e pedreiros, ele é uma unanimidade no Brasil, é um dos mais recomendados, é considerado um dos mais robustos e seguros.

Os alicerces são conhecidos também como blocos corridos, eles conseguem suportar cargas leves de paredes de casas térreas. É possível também fazer alicerces de concreto ou concreto armado, este, na prática, um baldrame. O alicerce com o elemento baldrame de concreto armado é o mais recomendado, principalmente por ser mais robusto e seguro que outras opções. Não “economize”, já que precisa fazer e vai fazer então peça que façam algo bem feito, que dure bastante e seja seguro, mesmo que custe um pouco mais...

As sapatas isoladas são a outra opção de sub-grupos ou sub-tipos de fundações. Elas são elementos de fundações que conseguem transmitir ao solo, por meio da sua base, as cargas ou o peso do restante da estrutura do imóvel. As sapatas corridas são os elementos construídos no mesmo sentido ou na mesma direção das paredes. As sapatas isoladas e as sapatas corridas podem ser usadas na construção de imóveis térreos ou sobrados residenciais, comerciais ou mistos.

FUNDAÇÕES DIRETAS PROFUNDAS
As fundações mais profundas são mais utilizadas em casos de grandes e médios imóveis, como, por exemplo, edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os sub-grupos ou sub-tipos mais comuns são as estacas escavadas, as estaca strauss e as estacas cravadas. As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser metálicas, de concreto armado ou pré-moldadas.

Um exemplo de elemento utilizado em fundação direta profunda é o tubulão, quando o terreno é úmido ou molhado. O tubulão é utilizado para construção de pontes e viadutos, por exemplo.

TIPOS DE FUNDAÇÕES
TIPOS
SUB-TIPOS
CONSTRUÇÃO
Fundações diretas rasas
Blocos e alicerces; sapatas corridas, isoladas e alavancadas; radier
Casas térreas e sobrados, dentre outros
Fundações diretas profundas
Tubulões
Pontes, viadutos e edifícios ou prédios
Fundações indiretas
Brocas; estacas de madeira, aço, concreto ou pré-moldadas; estacas de concreto, moldadas in-loco
Edifícios ou prédios; viadutos; pontes; sobrados residenciais, comerciais ou mistos;

NOVAS TECNOLOGIAS
Há algumas décadas atrás, a maior parte do trabalho de construção de imóveis era totalmente manual. A betoneira, por exemplo, era um recurso tecnológico relativamente novo na maioria das construções de pequeno e médio portes. Somente as grandes e médias construtoras e/ou empreiteiras tinham recursos econômicos suficientes para comprar e operar máquinas e equipamentos usados na mecanização do trabalho de construção.

Pra quem não sabe, a betoneira é uma máquina elétrica de preparar o concreto, o pedreiro ou seu ajudante direto só precisa introduzir nela a areia, a pedra, o cimento e a água, e o resto ela faz, isto é, o processo de misturar esses materiais. O cimento é um aglomerante em pó, que misturado com areia e água dá a consistência e a propriedade necessárias para a massa. O concreto é uma massa composta de cimento, água, areia e pedra, que pode ser brita / britada ou cascalho. Depois de algum tempo, quando seco, o concreto se torna muito duro. O reboco é diferente da massa britada ou concreto, pois ele possui a cal e não possui a pedra na sua composição. Ele é uma argamassa usada na fase de acabamento, revestindo de maneira suave, com uma camada uniforme e elegante, a parede bruta e rústica de alvenaria

Hoje em dia é praticamente impensável uma construção, grande ou pequena, não possuir pelo menos uma betoneira para agilizar o trabalho dos pedreiros e ajudantes. Uma construção sem betoneira, hoje em dia, é tecnicamente possível mas economicamente inviável, é lenta, não tem o ritmo adequado.

Outras tecnologias mais modernas estão surgindo gradativamente, a tendência é a de agilização do trabalho de construção, sem perda de qualidade, graças à introdução das perfuratrizes hidráulicas usadas para a construção de fundações. Os guindastes sobre esteiras são usados nas construções maiores, eles são mais sofisticados, praticamente todas as grandes e médias construtoras já possuem ou pretendem introduzi-lo o mais rápido possível.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Manual do Construtor / Etapas / Fundação / Editora Case
  • Dicionário Michaelis
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sondagem_SPT
  • Dicionário Larousse
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fundação_(construção)
  • Manual do Construtor / João Baptista Pianca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)