CAL (CONSTRUÇÃO CIVIL)

CAL
CAL VIRGEM
ÓXIDO DE CÁLCIO
CALCÁRIO
CARBONATO DE CÁLCIO
CAL HIDRATADA

INTRODUÇÃO
A cal é uma substância industrializada originada pela decomposição térmica ou aquecimento do calcário ou carbonato de cálcio e usada em larga escala na construção civil, principalmente na composição de argamassas para diversos usos, como assentamento e revestimento de paredes e muros, por exemplo, e preparação de processos de pintura. Ela é usada também pela indústria farmacêutica, pela indústria de cerâmicas e pela indústria metalúrgica. É um produto multiuso e muito comum atualmente, principalmente na construção civil, obtido pela calcinação do calcário em processo industrial a alta temperatura.

Ela é diferente do cimento, mas o cimento industrializado, usado em larga escala na construção civil, quando já ensacado pela indústria, contém uma pequena porcentagem de cal em sua composição. O cimento é um aglomerante em pó de cor cinza em tom escuro, que misturado com areia e água dá a consistência e as propriedades necessárias para a massa. O concreto é uma massa composta de cimento, água, areia e pedra, que pode ser brita / britada ou cascalho. Depois de algum tempo, quando seco, o concreto se torna muito duro.

O reboco é diferente da massa britada ou concreto, pois ele possui a cal industrializada, acrescentada pelo pedreiro ou seu ajudante no momento da preparação da massa, e não possui a pedra na sua composição. Ele é uma argamassa usada na fase de acabamento, revestindo de maneira suave, com uma camada uniforme e elegante, a parede bruta e rústica de alvenaria.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um exemplo típico de marca de cal hidratada, que é o material de construção que já vem semi-preparado para uso no canteiro de obras, bastando apenas ser acrescentado à água, cimento e areia, no caso de rebocos. Logo abaixo, um exemplo típico de cal para pintura, usado na chamada caiação, que é a fase de preparação da pintura.

Conhecida também como cal viva, cal virgem ou óxido de cálcio, a cal é uma importante substância industrializada usada em larga escala, principalmente na construção civil, com a fórmula química CaO. Ela é um dos itens básicos usados na construção civil, é um material para construção, com importância equivalente ao do cimento e do tijolo. Em condições ambientes, a cal comum é um sólido branco e alcalino, com aspecto visual e textura semelhante ao da farinha de trigo, por exemplo. Ela é obtida pela decomposição térmica do calcário.

A cal virgem é um aglomerante, ou seja, é um produto usado para dar liga ou pega à mistura de cimento e areia, uma propriedade físico-química fundamental para erguer paredes e rebocá-las, por exemplo. A grosso modo, pode-se dizer que a liga ou pega é a propriedade que a argamassa tem de grudar ou aderir em tijolos e depois disso secar naturalmente, sob a ação do calor ambiente, se endurecendo. Curiosamente, depois do seu endurecimento natural, a argamassa não volta ao estado pastoso, mesmo quando molhada ou mergulhada em água.

O calcário, a matéria prima usada na fabricação da cal, não é encontrado em estado puro na natureza. Ele é composto, geralmente, por outras substâncias além da cal. Portanto, o processo industrial ao que o calcário é submetido consiste em uma espécie de refinamento, digamos, com a separação das substâncias, úteis ou não, que o compõem.

A cal é um material para construção obtido a partir de rochas calcárias ou magnesianas. Ela torna-se uma substância pastosa quando misturada com água. Outra curiosidade, ela se aquece, literalmente, em contato ou misturada com água.

CLASSIFICAÇÃO
A cal é produzida a partir do carbonato de cálcio, em fornos industriais, num processo conhecido como calcinação, que dá origem à cal e ao gás carbônico:

CaCO3 (s) → CaO (s) + CO2 (g)

No Brasil, a maioria da cal é produzida por calcinação de calcários dolomitos metamórficos. Há, ainda, as cales provenientes de calcários sedimentares e de concheiros naturais.

CAL COMUM

A cal comum, conhecida também como cal aérea, é sub-dividida em cal gorda e cal magra. A cal gorda tem mais de 90% de óxido de cal. Já a cal magra é obtida por meio do processo de industrialização dos calcários magnesianos e das dolomias, com aproximadamente 50% de magnésia.

CAL HIDRÁULICA

As propriedades da cal hidráulica são obtidas da argila presente no calcário. A presença de argila na cal hidráulica varia entre 5% e 20% e ela tem, em número aproximados, a seguinte composição:
  • Óxido de cálcio – Entre 57% e 66%
  • Sílica – Entre 10% e 25%
  • Alumina – Entre 1% e 6%
  • Óxido de ferro – Até 3%
  • Magnésia – Até 2%
Com o passar dos anos, a cal hidráulica foi substituída pelo cimento portland.

CAL LIMITE

É uma espécie de cal com alto teor de argila, mais até que a cal hidráulica. Não é recomendada para a construção civil.

UTILIZAÇÃO DA CAL
O principal uso da cal virgem é a produção de cal hidratada ou hidróxido de cálcio. Para isto, dissolve-se a cal em água, reação que ocorre em condições ambientes:

CaO (s) + H2O (l) → Ca(OH)2 (aq)

A utilização da cal hidratada é difundida, principalmente em argamassas para alvenaria na construção civil. Assim como o cimento, a cal tem características aglomerantes. Enquanto o cimento, no endurecimento, reage com água (reação de hidratação), o endurecimento da cal ocorre pela absorção do gás carbônico presente no ar. Essa reação transforma a cal hidratada de volta em carbonato de cálcio.

No segmento industrial, a cal é utilizada em siderúrgicas, como carga de fabricação de aço nos fornos, aglomerante, regulador de pH em tratamento de águas servidas, lubrificante para trefilagem de vergalhões de aço, dessulfurante das gusas em enxofre e refratários básicos de fornos de aço.

Ela pode ser usada também na agroindústria de celulose e papel, para regenerar a soda cáustica e para branquear as polpas de papel, junto com outros reagentes. Na indústria de tintas, como pigmento e incorporante de tintas à base de cal e como pigmento para suspensões em água, destinadas às caiações. Na indústria de alumínio, conhecida também como metalúrgica, como regeneradora da soda.

A cal é usada também para fabricação de refratários, cerâmicas, carbonato de cálcio precipitado, graxas, tijolos sílico-cal, couro, etanol, biogás, produtos farmacêuticos e alimentícios;

Na indústria alimentícia, por exemplo, a cal pode ser usada na remoção dos compostos fosfáticos e orgânicos, no clareamento do açúcar e na manutenção superficial de doce em compotas. Pode ser usada também para tratamento de água, na correção do pH.

Pode ser usada também como desinfetantes de fossas sépticas e na limpeza de estábulos e galinheiros.

Ela pode ser utilizada também na agricultura, para neutralizar solos ácidos, mas neste caso somente com acompanhamento de um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo, é claro.

FABRICAÇÃO E MERCADO DA CAL
A cal comum é obtida pela fragmentação e calcinação de pedras calcárias, sob uma temperatura entre 800° Celsius 1000° Celsius ou centígrados, em grandes fornos industriais. Durante esse processo industrial, essa matéria prima perde umidade, desprendendo anidrido carbônico, resultando na cal virgem ou viva.

Já no processo de fabricação da cal hidráulica as temperaturas usadas no processo são mais baixas, entre 150° Celsius 450° Celsius.

A cal vendida no Brasil, quando em conformidade com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, com os requisitos químicos e físicos estabelecidos pela NBR 7175, pode ser considerada de qualidade.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cal
  • Grupo Votorantim (divulgação): Imagens

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    AGRICULTURA E PECUÁRIA

    MASSEY FERGUSON MF 265

    MASSEY FERGUSON MF 290

    MASSEY FERGUSON MF 275

    TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)