GRANITO E MÁRMORE (CONSTRUÇÃO CIVIL)


GRANITO
MÁRMORE
ROCHAS SILICOSAS
ROCHAS CALCÁRIAS

INTRODUÇÃO

Logo acima, um belíssimo exemplo de banheiro residencial com revestimento de mármore, com um aspecto sofisticado e refinado, típico desse material nobre. Logo abaixo, um exemplo elegante e charmoso, levemente retrô ou vintage, de cozinha residencial com revestimento em granito verde. Engana-se quem acha que somente o mármore tem aspecto chique, alguns tipos de granito também podem ser usados em casas de alto padrão.

Os materiais usados na construção civil podem ser simples ou compostos, quando é possível obtê-los diretamente na natureza, na sua forma natural, ou quando é possível obtê-los após terem passado por um processo industrial. Segundo o professor João Baptista Pianca, é importante que o arquiteto e o engenheiro civil conheçam detalhadamente os materiais usados na construção civil, pois a boa escolha dos materiais é a base para a criação e execução de bons projetos de imóveis, com solidez, durabilidade e beleza.

Todo material de construção deve ter a característica básica de trabalhabilidade, que dentro do ramo de engenharia civil / construção civil é o equivalente ao que costumamos chamar de praticidade, o que significa que não é complicado demais. A trabalhabilidade pode também ser traduzida como a facilidade de manuseio e a possibilidade de aplicação prática desse material na obra, com resultados reais e concretos.

Todo material de construção deve também atender ao requisito de durabilidade, que é a capacidade de resistir, até certo ponto, é claro, aos fenômenos naturais, como, por exemplo, luz, calor, frio, umidade, ventos fortes, insetos, micro-organismos, água da chuva, sais, tremores de terra, e, eventualmente, até certo ponto também, a eventualidades causadas pelo ser humano, como acidentes em geral ou descuidos...

Há ainda, os requisitos de higiene e impermeabilidade, que estão relacionados à saúde e bem estar do ser humano, como a capacidade do material de isolar termicamente e acusticamente o ambiente interno, e manter a parte interna da construção isolada da água da chuva, aumentando assim o conforto e bem estar dos moradores e/ou frequentadores do imóvel.

Outro requisito é o estético, que é subjetivo, mas com um pouco de bom senso é possível chegar a um padrão razoável sobre o que chamamos de beleza. O uso simples ou combinado de materiais pode ter um resultado dentro desse padrão de beleza convencionado pela sociedade. Mas para ser considerado bonito não há, exatamente, a necessidade de que seja sofisticado e, portanto, mais caro. É possível que o material atenda ao requisito de beleza sem que, necessariamente, seja sofisticado e caro.

PEDRAS NATURAIS

Logo acima, um belo e típico exemplo do uso do granito para a montagem de uma bancada em área social de uma residência de alto padrão. Logo abaixo, um belo e típico exemplo do uso do mármore para revestimento de um banheiro também em residência de alto padrão.

Do ponto de vista puramente conceitual, uma rocha é uma massa compacta de um mineral ou de um conjunto de minerais formada naturalmente e disponível para extração na crosta terrestre ou de outro planeta, caso haja tecnologia para isto. As rochas são partes constitutivas da litosfera ou crosta de outro planeta e cada tipo de rocha possui uma mesma origem.

Já do ponto de vista prático, as pedras naturais empregadas na construção civil são corpos sólidos obtidos diretamente na natureza do planeta em que vivemos, em diversas rochas que se encontram na superfície do planeta ou a algumas dezenas de metros abaixo da sua superfície. Segundo o professor João Baptista Pianca, elas são formadas pela união de pequenos elementos minerais que conservam geralmente o seu aspecto mineralógico.

Entre as vantagens práticas das pedras de revestimento estão a durabilidade, a resistência e a valorização do imóvel, em razão de fatores objetivos e subjetivos. Por exemplo, em países de clima quente e úmido, as pedras de revestimento podem ajudar a reduzir a temperatura de ambientes internos, como salas de estar, por exemplo.

Além das rochas citadas aqui há também a ardósia e o seixo, elas também são usadas no revestimento de pisos e paredes.

ROCHAS SILICOSAS

As principais rochas silicosas encontradas na natureza são o granito, o pórfiro, o traquito, o basalto, o meláfiro e o grés. Logo acima, um típico e bom exemplo de granito, com uma boa combinação de tons de cinza e preto. Logo abaixo, mais um exemplo de emprego do granito verde em cozinhas residenciais.

O granito é um rocha eruptiva, dura, de textura cristalina e de grãos finos ou médios. É uma rocha ígnea ou magmática, tem fratura irregular ou concoide. Ele é normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre. O granito é comum na natureza, portanto em geral seu preço no varejo não é tão alto a ponto de inviabilizar seu emprego em residências de classe média, em imóveis de médio padrão. Ele é composto por quartzo, feldspato e mica.

Ele é uma rocha ígnea intrusiva, de granulação grossa, que, geralmente, contém feldspato ortoclásio, quartzo e mica. Em alguns tipos de granito, a mica pode vir acompanhada por hornblenda. Por se tratar de um material composto natural, a cor do granito pode variar de acordo com a proporção de quartzo, feldspato e mica. No Brasil, é mais comum encontrar no varejo granito de tons cinza escuro, cinza médio, cinca claro, preto, verde escuro, de tons rosa discreto, meio bege ou meio azulado, até branco com pequenos fragmentos pretos é possível encontrar.

O granito é uma material de construção comum, ele pode ser encontrado na Rússia, no continente africano, no Canadá, na América do Sul e em algumas regiões dos Estados Unidos, como nos estados da Califórnia e no Alasca.

Ele é um material de ótimo acabamento, é um material de revestimento bonito, e geralmente o seu emprego em ambientes planejados resulta em um conjunto elegante e sóbrio.

A densidade do granito varia de 2,5 até 3,0. A resistência à compressão é, em média, de 1.500 kg por centímetro quadrado. O granito é considerado uma excelente pedra de construção, de boa resistência e boa pega com a argamassa.

O pórfiro é uma rocha formada de grãos irregulares de quartzo e feldspato. Numa linguagem simplificada, ele é primo do granito, porém não é tão prático como ele. A sua composição não é muito diferente da composição do granito, entretanto o pórfiro tem um massa amorfa, formando um todo compacto. Ele não é considerado uma pedra prática para trabalhar, o seu emprego na construção é difícil, ele não faz boa pega com a argamassa. Não é um material de construção aconselhável...

A densidade do pórfiro varia de 2,4 a 2,8. A resistência à compressão é, em média, de 1.800 kg por centímetro quadrado.

O traquito é uma rocha formada de mica, feldspato e hornblenda compacta, ele é áspero e de brilho resinoso. Também não faz boa pega com a argamassa. A densidade varia de 2,5 a 2,7. A resistência à compressão é, em média, de 1.000 kg por centímetro quadrado.

O basalto é uma rocha muito dura, de tonalidade escura, podendo chegar ao preto. A textura do basalto é compacta e pode ser encontrado na natureza basalto lamelar ou granuloso. O basalto é composto de silicato de alumínio e cálcio, piroxênio e óxido de ferro. A fratura do basalto é concoide e é difícil cortá-lo. A sua densidade varia de 2,7 a 3,3. A resistência à compressão é, em média, de 2.000 kg por centímetro quadrado.

O meláfiro tem composição semelhante ao do traquito. A diferença entre os dois tipos de rochas silicosas é a vitrificação do meláfiro.

O grés, conhecido também como arenito, é composto de grãos de areia silicosa, aglutinados por um cimento natural silicoso, ou argiloso ou por calcário. É uma rocha silicosa que faz boa pega com a argamassa.

O grés silicoso é uma rocha muito dura, composta de grãos muito finos. É uma rocha silicosa difícil de ser aplicada na construção civil, entretanto tem grande durabilidade. Já o grés argiloso é pouco usado em construções em geral. É uma rocha que apresenta várias tonalidades de cinza e pode ser facilmente cortada. Porém, é uma rocha que se deteriora ao longo de alguns poucos anos sob ação natural da chuva. O grés calcário pode ter graus variáveis de dureza, pode ser facilmente usado na construção civil.

ROCHAS CALCÁRIAS

Logo acima, um exemplo típico e elegante de mármore. Uma pedra chique. É um dos materiais mais desejados para serem usados em construção civil. Deslumbrante, ele pode usado no acabamento em geral de residências de alto padrão, principalmente em banheiros, corredores, soleiras e escadas. Logo abaixo, mais um exemplo de banheiro de alto padrão com revestimento de mármore.

As rochas calcárias são minerais formados essencialmente por sais de cálcio misturados com outras substâncias, principalmente óxidos de ferro. Entre as rochas calcárias estão o calcário comum, a dolomia e o gesso.

O calcário comum é um carbonato de cálcio misturado com diferentes substâncias. A sua estrutura é compacta. Geralmente a fratura é plana. O calcário comum poder ser facilmente trabalhado, faz boa pega com argamassa e pode dar origem a boas alvenarias.

A maior parte de calcário comum disponível no planeta é branca, mas há também outros tipos de calcário comum com outras cores, resultado da presença de óxidos metálicos e substâncias orgânicas em sua composição. A sua densidade varia de 1,5 a 3,0. A sua resistência à compressão varia de 500 kg até 1.500 kg por centímetro quadrado.

Os calcários também são empregados na fabricação da cal, uma importante substância usada na construção civil, misturada com areia, água e cimento para formar a massa usada em rebocos e assentamento de tijolos. A cal também é conhecida como óxido de cálcio, ela é obtida a partir da decomposição do calcário submetido a altas temperaturas. A cal disponível no varejo também é chamada de cal virgem e cal viva, ela é um composto sólido branco e, curiosamente, aquece espontaneamente quando misturada com água. 

O mármore é um calcário especial, realmente muito bonito, de textura compacta e tem entre suas principais características o aspecto de brilho após processo de polimento, o que o torna desejável em projetos de residências e edifícios comerciais ou administrativos de alto padrão. Ele é usado em construções para revestimento de paredes, soleiras, degraus de escadas de alvenaria, corredores, guarnições e banheiros.

Ele é uma rocha metamórfica formada naturalmente pela recristalização do calcário e da dolomita. De modo geral, ele possui calcita mineral (CaCO3) ou dolomita (carbonato de cálcio magnésio) em sua composição e seu aspecto superficial é de um mosaico granulado.

Ele possui calcita em sua composição e costuma absorver pequena quantidade água. Ele é um dos mais luxuosos e refinados materiais de construção para revestimento de ambiente internos, com aspecto sofisticado e realmente deslumbrante, que sempre deixa uma ótima impressão nas visitas. No entanto, ele precisa de alguns cuidados, durante a limpeza não devem ser usados produtos abrasivos. Além disso, no dia a dia ele não deve ser exposto com frequência a substâncias ácidas em geral, portanto não é recomendado para revestimentos de cozinhas.

Quando usado no revestimento de banheiros, é recomendável a aplicação de uma camada superficial de impermeabilizante.

Existem inúmeras variedades de mármore, entre unicolores e raiadas de cores, com tons que vão do vermelho acinzentado ou rosa até quase totalmente branco.

A dolomia é um carbonato duplo de cálcio e magnésio, com cor variável. Quando a dolomia tem granulação média pode ser usada com praticidade na construção civil. A dolomia é mais dura e mais densa que o calcário.

A sua densidade é de 2,9 e a sua resistência à compressão pode variar de 500 kg até 1.500 kg por centímetro quadrado. Ela é usada na fabricação da cal hidráulica e do cimento.

O gipso, conhecido também como gipsita, é o sulfato de cálcio hidratado. Ele está disponível na natureza com formas cristalina, fibrosa ou terrosa e é usado na fabricação do gesso anidro ou gesso de presa.

O gipso cristalino é conhecido também como selenito. Ele tem a aparência de cristais incolores e quando submetido à calcinação produz gesso mais refinado. Já o gipso fribroso é formado por fibras finas e paralelas e a partir dele é possível obter um gesso de qualidade bem razoável. O gipso terroso é conhecido também como gipso comum. Ele contém cerca de 10% de outras matérias, ou seja, ele não é totalmente puro. Na sua composição também estão incluídas argila e a sílica.

O gipso em geral, depois de calcinado converte-se num pó branco que reage rapidamente à presença de água. Ele é muito empregado no revestimento ou ornamento de tetos e paredes e é um produto usado em pinturas.

ROCHAS ARGILOSAS

As rochas argilosas são minerais constituídos basicamente por silicatos de alumínio, em maior ou menor proporção. Elas não são consideradas pedras de construção, não exatamente, mas são usadas como matéria-prima para a fabricação de produtos cerâmicos, alguns tipos de cimentos e materiais hidráulicos.

São exemplos de rochas argilosas as margas, as argilas e os xistos.

As argilas são oriundas da decomposição das rochas feldspáticas. Elas são silicatos de alumínio hidratados, não totalmente puras pois há outros elementos em sua composição, com proporções variáveis, como carbonatos de cálcio e magnésia, óxidos de ferro, areias e matérias orgânicas.

Existem na natureza diversas espécies de argilas, entre elas o caulim e as argilas plásticas.

O caulim é, provavelmente, a espécie de argila com maior praticidade e melhor aproveitamento no mercado de construção civil. Ele é uma argila pura, de cor branca, não untuosa, pouco plástica e que é incluída como material usado intensivamente no processo de fabricação de azulejos e louças sanitárias.

As argilas plásticas são untuosas, têm cor amarelada ou cinzenta, e são empregadas intensivamente no processo de fabricação de produtos refratários e de cerâmicas comuns.

As margas são rochas terrosas formadas pela mistura de calcários carbonatados, substâncias argilosas e areia, em proporções variáveis. As margas calcárias, aquelas com maior proporção de calcários carbonatados, são usadas na fabricação da cal hidráulica.

Os xistos são pedras duras, resistentes e de estrutura lamelar. Existem diversas variedades de xistos, incluindo as ardósias, usadas na construção civil para servir de pisos.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Dicionário Larousse
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Granito
  • Dicionário Michaelis
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cal
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)