TRABALHOS ACADÊMICOS (ADMINISTRAÇÃO)


TRABALHOS ACADÊMICOS
MÉTODO CIENTÍFICO
PROJETOS DE PESQUISA

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


Em um trabalho acadêmico é de fundamental importância uma escolha adequada do tema. Este é o primeiro e um dos mais importantes passos para alcançar a aprovação dos professores da instituição de ensino. Por ser um trabalho de natureza acadêmica e, em alguns casos, científica, para sua realização é necessário considerar uma fase de planejamento de pesquisa, também chamada de projeto, e também uma fase de coleta, apresentação e discussão dos dados.

Logo na primeira fase é necessário tomar cuidado para a escolha adequada do tema, pois o resultado de todo o trabalho acadêmico depende de uma competente, adequada e feliz escolha do tema para estudo. O acadêmico deve ter o domínio do tema abordado, ou seja, deve saber o que está fazendo, deve ter pelo menos noções básicas sobre o tema escolhido, para não cometer erros graves durante o desenvolvimento do trabalho. Também deve fazer uma comunicação com lógica, de forma organizada e gramaticalmente adequada dos resultados da pesquisa, e deve indicar as fontes e/ou referências utilizadas na pesquisa. O tema é a proposição tratada ou demonstrada no trabalho acadêmico, é o objeto de pesquisa já delimitado. É necessário limitar os contornos do estudo, ou seja, escolher um tema para alcançar precisão no trabalho de pesquisa, evitar dispersão de energia e desperdício de tempo do próprio acadêmico. Isso significa, concentrar o foco dos estudos e do desenvolvimento do trabalho acadêmico em um determinado tema, evitando um desvio desnecessário do assunto.

MÉTODO CIENTÍFICO

O ser humano é um animal que tem a capacidade de pensar e essa característica permite que seja capaz de refletir sobre o significado de suas próprias experiências, ou seja, o ser humano consegue entender sobre o que se passa ao seu redor e quase sempre sobre o que se passa em si mesmo. Isso gera conhecimento e, por conseqüência, a transmissão desse conhecimento para seus semelhantes. Está justamente aí a importância do método científico, ele surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio adequado de conhecer a natureza, produzir conhecimento inteligível e torná-lo acessível para as novas gerações, o conhecimento científico não teria utilidade prática se as novas gerações de humanos não conseguissem entendê-lo.

O conhecimento científico é o tipo de conhecimento que mais se relaciona ao método científico, embora, em certa medida ou intensidade, os demais conhecimentos, intuitivo, racional e intelectual, também estejam presentes no método científico, sutilmente ou mais evidente.

O conhecimento científico é sistemático e revela aspectos da realidade que talvez não sejam perceptíveis em outras formas mais simples do conhecimento. Por exemplo, foi por meio do conhecimento científico que o ser humano conseguiu criar e desenvolver equipamentos que geram e armazenam energia solar, por meio de painéis solares e baterias. Isso não seria possível apenas com o uso do conhecimento intuitivo.

A observação é um dos componentes (ou, talvez, o principal componente) do conhecimento científico, ela é explicada por meio de teorias.

LEITURA DE CONTEÚDO

Para o bom aproveitamento de uma leitura precisamos de alguns itens ou fatores:
  • Atenção: O leitor precisa ler o texto com atenção, pois sem concentração muitos detalhes passam despercebidos ou, pior, a falta total de cuidado e atenção inviabiliza completamente a leitura, sem aproveitamento mínimo.
  • Intenção: Nada na vida é possível sem vontade, uma leitura desinteressada, sem empenho, sem propósito de absorver as ideias expostas não dá resultado.
  • Reflexão: Pensar com maturidade e senso crítico sobre o que está sendo lido. Você não é obrigado a aceitar tudo que lê, mesmo que o conteúdo seja considerado científico. Por outro lado, não desrespeite o conteúdo científico, encontre uma forma elegante, respeitosa e educada (refinada) de questionar ou discordar dos resultados dos experimentos científicos e teorias científicas.
  • Espírito crítico: Pessoas maduras, com experiência de vida, conseguem fazer avaliações mais adequadas sobre textos, com espírito crítico (não necessariamente chato ou implicante...), equilíbrio e discernimento.
  • Análise: Dividir o texto em partes que tenham significados próprios e estabelecer relações entre elas.
  • Síntese: Reconstituir as partes em que o texto foi decomposto, identificando o que é essencial e o que é secundário.
  • Velocidade: Para uma leitura mais atenta é necessário mais tempo que em uma leitura superficial. No entanto, pessoas com bom vocabulário, que já têm hábitos de leitura arraigados têm mais facilidade e velocidade na leitura. A pressa é inimiga da perfeição, é verdade, mas quem já desenvolveu o hábito da leitura consegue ler melhor e mais rápido que alguém que não desenvolveu este hábito. Porém, nem sempre uma leitura rápida é sinal de inteligência e níveis cultural e educacional superiores do leitor.

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO

O fichamento bibliográfico é uma técnica usada por acadêmicos durante o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a trabalhos acadêmicos. Por meio do fichamento o acadêmico consegue acessar com mais agilidade e facilidade os dados coletados durante a leitura e observação de livros, revistas, textos e imagens disponíveis na Internet, jornais e outras fontes de dados e imagens com conteúdo relacionado à pesquisa. O fichamento bibliográfico é a descrição, com comentários, dos assuntos ou temas tratados em uma obra inteira ou parte dela. O fichamento de citação é uma reprodução exata das frases que o acadêmico planeja usar como citação.

Em outras palavras, usando uma linguagem mais simples, faça anotações em um caderno ou folhas pautadas avulsas dos vários pontos da sua pesquisa, assim você não fica dependente exclusivamente da sua memória.

PROJETO DE PESQUISA

Segundo o autor José Assunção Barros, um projeto de pesquisa é um documento que contém as ideias básicas de uma pesquisa qualquer que será realizada, que se pretende e / ou se propõe realizar. Cada um de seus itens, de suas etapas, as intenções dos autores do projeto, seus objetivos, suas hipóteses, o modo deles enxergar e interpretar a realidade (porém, tomando o cuidado de evitar que suas opiniões pessoais tornem o projeto parcial), o que se propõem a fazer durante o desenvolvimento da pesquisa, deve aparecer em sequência e sem mudança de folha do projeto para cada novo item, ao contrário do que acontece com um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo.

O projeto de pesquisa, executado, proposto ou oferecido dentro ou fora de uma universidade, inclusive para organizações com ou sem fins lucrativos, tem várias funções, dentre elas:
  • Pode ter o sentido de uma carta de intenções, um projeto apresentável a um provável ou possível financiador ou viabilizador (uma pessoa física ou pessoa jurídica que pode, que tem condições de tornar a pesquisa viável, economicamente e / ou tecnicamente);
  • Pode ser o reflexo de uma pesquisa que já está em andamento, para que os eventuais interessados pelo assunto possam entender e compreender o sentido da pesquisa que já está sendo realizada.
  • Pode ser útil para promover discussões, debates, trocas de ideias e opiniões dos pesquisadores, diálogos entre cientistas, acadêmicos, entre os orientadores da pesquisa, das pessoas interessadas sobre o mesmo tema, fomentando o crescimento / desenvolvimento intelectual das pessoas envolvidas na pesquisa, agregando mais conhecimentos e, eventualmente, somando até mais integrantes ao mesmo grupo de pesquisa.
  • Pode ser um instrumento importante para elaboração de ideias sobre o tema, para eventuais “ajustes” necessários na linha de ação da pesquisa, e pode servir até mesmo para auto-esclarecimento de quem produz a pesquisa, já que eventualmente se percebe depois de algum tempo, com a leitura do projeto, falhas, erros ou equívocos que tinham passado despercebidos e precisam ser corrigidos.
  • Pode ser usado como um roteiro seguro e claro de pesquisa, para evitar eventuais “desvios” da linha de ação da pesquisa, evitar mudança de foco da pesquisa, perda de foco, desperdício de tempo e de energia das pessoas envolvidas nas atividades relacionadas à pesquisa. Pode ser um roteiro de atividades de pesquisa ou instrumento de planejamento.
O projeto de pesquisa é um instrumento de planejamento, organização, liderança e controle para o pesquisador conseguir implantar um método para desenvolver atividades de coleta de dados junto a uma ou mais fontes para gerar resultados úteis após o processamento desses dados coletados.

O projeto de pesquisa define os rumos tomados pelas pessoas envolvidas, contendo nele as questões de estudo, as indagações, as dúvidas, os questionamentos. Por meio do projeto de pesquisa e do desenvolvimento da pesquisa em si define-se ou escolhe-se uma maneira de abordar uma determinada realidade, ou de entendê-la e compreendê-la, caso seja possível identificar e entender, é claro...

Seguir o roteiro eleito ou determinado no projeto de pesquisa evita desperdício de tempo e de recursos alocados para a realização da pesquisa, evita o desvio de foco, que infelizmente é algo comum em pesquisa científica. E, caso na prática haja esse desvio, quando se procede a revisão ou releitura periódica do projeto, geralmente em reuniões periódicas para avaliar os resultados preliminares ou parciais da pesquisa, volta-se naturalmente para a linha de ação determinada ou predeterminada no início da pesquisa, ou seja, volta-se naturalmente ao caminho predeterminado anteriormente, e assim tudo volta ao normal.

No projeto de pesquisa devem ser levadas em consideração algumas perguntas ou questões úteis para se encontrar a solução de problemas pré-existentes na realidade e abordados no projeto de pesquisa:
  • O que pesquisar? Ou seja, tema...
  • Por que pesquisar? Ou seja, justificativa...
  • Para que pesquisar? Ou seja, objetivos...
  • Como pesquisar? Ou seja, metodologia usada...
  • Quando pesquisar? Ou seja, cronograma...
  • Com que recursos? Incluindo materiais e humanos...
 Para criação do projeto de pesquisa, alguns aspectos podem ou devem ser levados em consideração:
  • Atualidade: O foco ou tema é atual? Ele tem sentido e/ou utilidade?
  • Interesse do autor do projeto de pesquisa.
  • Relevância do tema. Qual a importância do projeto de pesquisa? Qual será sua utilidade? Que valor teria uma pesquisa nesse sentido, com esse foco?
  • Pertinência do tema. Que contribuição traria os resultados da pesquisa para o debate em torno desse assunto?
Segundo o Professor Doutor José Eli da Veiga, o projeto de pesquisa é um plano do trabalhado que as pessoas envolvidas pretendem realizar, e no projeto de pesquisa os seus criadores levantam uma série de perguntas e pelo menos um problema a ser resolvido. Por exemplo:
  • O que iremos fazer?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
São perguntas (e suas prováveis respostas ou hipóteses de soluções) como essas que formam a base do projeto de pesquisa. Além disso, a forma como se coloca essas perguntas, hipóteses levantadas (prováveis soluções, inclusive), problemas levantados e o que causam esses problemas (princípio de causa e efeito), variam conforme a natureza de cada projeto de pesquisa.

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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Unigran - Universidade da Grande Dourados

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