LONGARINA (ENGENHARIA)

LONGARINA
VIGA

INTRODUÇÃO
De modo geral, considerando vários ramos do conhecimento humano, a longarina é uma peça resistente, geralmente na posição longitudinal, usada na montagem de uma estrutura ou superestrutura, seja uma ponte; seja um veículo terrestre qualquer, como, por exemplo, um automóvel, um caminhão ou um ônibus; seja um imóvel, uma residência ou um prédio comercial, por exemplo; seja um avião e até um navio, um barco ou um trem.

É comum que a longarina esteja disposta na posição longitudinal, mas é possível também, em alguns casos, que ela esteja disposta na posição transversal, como, por exemplo, no caso da cadeira longarina, em que ela suporta todo o peso dos usuários sentados e transmite todo o peso somado deles para as pernas ou suporte da cadeira.

A longarina é uma palavra de origem italiana e / ou francesa, longarina e / ou longuerine, respectivamente e, às vezes, tem o mesmo sentido que viga, esta, por sua vez, uma peça da estrutura de um imóvel, um edifício, por exemplo, de comprimento maior que a sua largura e altura, geralmente usada na posição horizontal, para a distribuição dos esforços ou carga e para a sustentação de outros elementos da estrutura do imóvel.

A longarina também é encontrada em veículos automotores, principalmente pick-ups ou caminhonetes, ônibus, caminhões e carretas. Ela é um dos principais componentes que constituem o chassi de um veículo. As longarinas não são mais do que vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao chassi.

Longarina também é o nome dado à peça usada para na fabricação de cadeiras fixas em sequência, as chamadas cadeiras longarina.

As longarinas também são usadas na fabricação de embarcações para transporte marítimo e / ou fluvial e locomotivas e vagões para transporte ferroviário.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Em um contexto de construção civil, a longarina é uma viga longitudinal que suporta as travessas do tabuleiro de uma ponte, mas ela também pode ser uma viga usada para sustentar, fixar ou reforçar as demais peças ou elementos usados na estrutura de um imóvel, seja uma residência, um prédio comercial ou uma instalação industrial, distribuindo a sua carga, inclusive. Nesse mesmo contexto, ela pode ser, ainda, uma viga, geralmente longitudinal, de madeira, aço ou concreto armado, usada para sustentar, fixar e reforçar as peças transversais da estrutura de um imóvel.

ENGENHARIA NÁUTICA
No contexto da engenharia náutica ou engenharia naval, a longarina é uma das peças estruturais de um navio ou barco. Ela é usada, geralmente na posição longitudinal e horizontal, para sustentar, fixar e reforçar os demais elementos estruturais e demais peças, partes e componentes da estrutura de uma embarcação, geralmente de aço, de alumínio ou de madeira.

O casco é a parte fundamental da estrutura do navio, composta pelo costado, encolamento e fundo. Pode ser fabricado em aço, liga de alumínio ou material composto, dependendo do porte do navio. Em geral, a estrutura dos navios maiores é fabricada em aço. O casco é composto também pelo esqueleto ou ossada, este ou esta composto (a) pelas longarinas, balizas, vaus e a quilha, esta a peça principal e mais robusta do navio.

ENGENHARIA AERONÁUTICA
Logo acima, a fábrica de aviões comerciais da Boeing Company em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos, uma das maiores do mundo. Logo abaixo, a fábrica de aviões comerciais da Airbus Industrie em Toulouse, na França, também uma das maiores do mundo.
A longarina é a peça principal, fundamental e indispensável utilizada na montagem da asa de uma aeronave, geralmente com elevada resistência e a maioria delas fabricada com ricas ligas metálicas, ou seja, misturas refinadas em altas temperaturas de dois ou mais metais diferentes encontrados na natureza, selecionados com cuidado e critério por oferecerem propriedades de se adaptar aos frequentes esforços de flexão a que são submetidos durante o voo da aeronave e também nos pousos e decolagens.

A longarina é a mais importante viga ou barra integrante da asa de uma aeronave, a maioria delas fabricada com metais robustos em processo de fusão. A longarina é responsável por transmitir à fuselagem da aeronave praticamente toda a força de sustentação gerada aerodinamicamente pelo intradorso e extradorso da asa.

Mesmo com o advento do uso intensivo de materiais compostos na construção das fuselagens e partes das asas de aeronaves mais modernas, mais leves e bem mais resistentes, as longarinas de metais continuam sendo importantes dentro da aviação de asa fixa, de modo geral, embora a quantidade de longarinas nas asas de aviões mais modernos esteja sendo diminuída conforme o avanço da tecnologia de ligas metálicas mais resistentes e conforme o avanço da tecnologia de fabricação de longarinas em fibra de carbono.

Alguns fabricantes de aeronaves, como a Cirrus Aircraft, por exemplo, já usam longarinas de fibra de carbono em seus aviões. Outros modelos de aeronaves, como o Beechcraft Bonanza e o Beechcraft Beechjet, por exemplo, possuem duas longarinas paralelas para cada uma das asas, o que lhes proporcionam rubustez.

Em relação ao eixo longitudinal da aeronave, a longarina esta disposta na posição perpendicular ou oblíqua / diagonal e em relação à própria asa a longarina está disposta longitudinalmente, da sua raiz até a ponta, suportando todo o peso dos tanques de combustível, o trem de pouso e as demais peças integrantes da asa da aeronave.

A longarina é usada também para compor a estrutura da fuselagem de um avião, sempre paralela ao eixo longitudinal da aeronave e sempre fixadas às cavernas ou anéis, no caso das estruturas semi-monocoques.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Longarina
  • Volkswagen / Scania (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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