MONOMOTOR

Logo acima, o Beechcraft Bonanza, um exemplo clássico de avião impulsionado por um motor a pistão, e, logo abaixo, o sofisticadíssimo jato militar  Saab JAS 39 Gripen, impulsionado por um poderoso motor turbofan
A rigor, um monomotor é qualquer veículo (automóvel, aeronave ou embarcação) dotado de apenas um motor para tração ou impulso. Mas, de modo geral e na prática, o termo monomotor é usado quase sempre para se referir a uma aeronave dotada de apenas um motor para tração ou impulso.

De modo geral, o funcionamento e a operação das aeronaves monomotoras são bem mais simples e descomplicados que o funcionamento e a operação das aeronaves bimotoras, com a significativa redução de complexidade de sistemas hidráulicos, elétricos, eletrônicos e mecânicos, com a consequente redução dos custos operacionais em relação às aeronaves bimotoras, ou seja, as aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e manter do que as aeronaves bimotoras.

Alguns modelos de aeronaves monomotoras turboélice, como o Pilatus PC-12, da fabricante suíça Pilatus, o Cessna Grand Caravan, da fabricante americana Cessna Aircraft, o Piper Malibu Meridian, da fabricante americana Piper Aircraft, e a família TBM, da marca europeia Daher Socata, têm velocidades de cruzeiro entre 350 km / h e 650 km/h, dependendo do modelo. Já as várias opções de modelos monomotores a pistão, como o Cessna 206 Station Air, o Piper Malibu e o Cirrus SR22, este da fabricante americana Cirrus Aircraft possuem velocidades entre 280 km / h e 350 km / h, também dependendo do modelo.

Os aviões monomotores foram muito usados no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 nas operações garimpeiras, porém hoje em dia são usados como ferramenta de trabalho por praticamente todos os segmentos de alto poder aquisitivo da economia, incluindo a indústria, a agricultura e a pecuária.
Logo acima, o monomotor para uso executivo Cirrus SR-22, impulsionado por um motor a pistão e, logo abaixo, o monomotor turboélice para uso executivo, utilitário e comercial Cessna 208B Grand Caravan

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomotor
  • Wikimedia: Imagens

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    AGRICULTURA E PECUÁRIA

    MASSEY FERGUSON MF 265

    MASSEY FERGUSON MF 290

    MASSEY FERGUSON MF 275

    TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)