PIPER ARROW

PIPER PA-28R ARROW
EMBRAER EMB-711 CORISCO
PIPER PA-28-181 ARCHER
EMBRAER EMB-712 TUPI
PIPER PA-28-235 PATHFINDER
PIPER PA-28-236 DAKOTA
EMBRAER EMB-710 CARIOCA
PIPER PA-28-140 WARRIOR

INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem da versão mais recente do Piper Arrow, o Piper Arrow IV, comercializado atualmente pela Piper Aircraft com motorização Lycoming de 200 hps e, logo abaixo, um bonito exemplar do pequeno Embraer Corisco, de propriedade de uma escola de aviação brasileira e usado no treinamento em voos por instrumentos para novos pilotos.

O Piper Arrow é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e com asa baixa, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela Piper Aircraft, que utilizou como base o modesto projeto de aeronave monomotor a pistão Piper Cherokee, do mesmo fabricante.

A aeronave também foi produzida no Brasil pela Embraer e sua subsidiária Neiva, sob licenciamento, nas décadas de 1970 e 1980.

A Piper Aircraft é uma grande e tradicional empresa norte-americana fabricante de aviões leves a pistão, monomotores e bimotores, atualmente sediada em Vero Beech, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Desde sua fundação em 1937, por William Piper, a empresa já fabricou mais de 140.000 aviões, entre monomotores e bimotores, entre tracionados por motores a pistão e turboélices. Atualmente, há mais de 90.000 aviões fabricados pela Piper Aircraft em condições normais de operação, nos cinco continentes do planeta.

As principais concorrentes da Piper Aircraft no mercado mundial de aviões leves a pistão são a Beechcraft Corporation, a Cessna Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Mooney Aircraft, essas quatro nos Estados Unidos, a Daher Socata, da França, e a Vulcanair, da Itália.

Atualmente, a Piper Aircraft é propriedade do Governo de Brunei.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima e logo abaixo, os irmãos quase gêmeos Piper Arrow e Embraer Corisco, modelos de aeronaves simples, fáceis de pilotar e muito econômicos, com manutenção simples e barata. Muitas unidades desses modelos de aeronaves estão voando no Brasil e em outros países da América do Sul. Esses projetos são alguns dos maiores sucessos de vendas da Piper Aircraft e da Embraer / Neiva.

O Piper Arrow, conhecido também como Piper PA-28R Arrow, é um projeto bem sucedido de uma aeronave monomotor a pistão com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com fuselagem monocoque e com trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, projetado, desenvolvido e fabricado pela Piper Aircraft a partir da década de 1960, que utilizou como base para sua criação o projeto de outro grande sucesso de vendas da fabricante, o Piper Cherokee, conhecido também como Piper PA-28 Cherokee.

Ele é um quadriplace metálico de asa baixa e diedro positivo, com algumas versões fabricadas com asas simples e outras versões fabricadas com asas semi-afiladas, estas para uma melhor aerodinâmica e desempenho em cruzeiro. Ele pode ser considerado o mais moderno integrante da chamada Família Cherokee, provavelmente o melhor da família, desde o início equipado com instrumentos analógicos para voos IFR - Instrument Flight Rules, os chamados voos por instrumentos, ou seja, aquelas viagens em que o piloto utiliza basicamente os instrumentos de navegação instalados no cockpit do avião para saber a sua localização atual e a direção a seguir, já que a visibilidade externa está limitada por nuvens, nevoeiro ou neblina, chuva leve e falta ou deficiência de luminosidade natural. 

A principal vocação do Piper Arrow é o transporte privado de pessoas e o transporte de passageiros por empresas de táxi aéreo, para viagens executivas, de turismo e de passeio.

O Piper Arrow é tracionado pelos motores Lycoming IO-360 e Continental TSIO-360, dependendo da versão, com hélice McCauley de duas pás ou três pás, também dependendo da versão. Nos primeiros anos de fabricação, lá na década de 1970, o modelo original e as primeiras versões desse avião saiam de fábrica com motores de 180 hps e, posteriormente, passaram a ser tracionados por motores com 200 hps.

É um avião pequeno, dócil, fácil de pilotar e muito econômico, com manutenção simples e barata. Porém, ainda hoje há pilotos mais exigentes, acostumados com aviões um pouco maiores e mais potentes, que reclamam sobre o que afirmam ser baixa potência no Piper Arrow e no seu irmão brasileiro Embraer Corisco. Para esses talvez a solução seja um planejamento mais cuidadoso das viagens, com o cálculo mais preciso do peso de bagagem e / ou  número de passageiros a bordo, do peso do combustível e um olhar mais atento aos boletins meteorológicos e, em voo, ao stormscope.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Os painéis do Piper Arrow e do Embraer Corisco têm vários instrumentos analógicos necessários aos voos por instrumentos, entretanto recomenda-se a instalação do stormscope e do TCAS. Logo acima, um típico exemplo de avião mantido por um proprietário cuidadoso, com um upgrade no cockpit para voos por instrumentos. Logo abaixo, mais um exemplo de capricho de proprietários desses modelos de aeronaves, com um retrofit com assentos em couro.

Sem grandes pretensões de tornar o Piper Cherokee uma aeronave sofisticada para atender às exigências de consumidores e usuários de altíssimo poder aquisitivo, a então Piper Aircraft deu continuidade, na década de 1960, ao desenvolvimento do modesto projeto denominado Piper PA-28 Cherokee, com o lançamento da sua versão melhorada Piper PA-28R Arrow, com trem de pouso retrátil.

O pequeno Piper Arrow veio acompanhado de seus irmãos, também dóceis e muito econômicos, Piper PA-28-235 Pathfinder e Piper PA-28-236 Dakota, ambos como motor Lycoming de 235 hps e trem de pouso fixo; do Piper PA-28-181 Archer, também com trem de pouso fixo e potência de 180 hps; do Piper PA-28-140 Cherokee, que passou a ser o modelo de entrada da família, o mais barato, com motor de apenas 140 hps, voltado para a instrução básica de novos pilotos de aeronaves, renomeado posteriormente, na década de 1970, para Piper PA-28-150 Warrior e Piper PA-28-160 Warrior, esses um pouco mais potentes; entre outros.

Até o final da década de 1980, o Piper Arrow cumpria as pretensões da Piper Aircraft e, atualmente, ainda cumpre praticamente as mesmas pretensões da fabricante de competir no mercado aeronáutico mundial de aviação geral, incluindo treinamento e táxi aéreo, com uma aeronave relativamente barata, muito econômica, com acabamento simples, fácil de pilotar, projetada para viagens tranquilas com o uso responsável dos instrumentos de bordo, planejadas antecipadamente com cuidado pelo piloto.

Atualmente, é possível equipar, em oficinas homologadas e certificadas por autoridades aeronáuticas e pelo fabricante, o Piper Arrow com o stormscope, o GPS e o TCAS, entre outros. Na versão mais recente do Arrow, o GPS está disponível de fábrica, integrado ao EFIS - Electronic Flight Instrument System, mas o stormscope e o TCAS podem ser adquiridos e instalados em oficinas. O stormscope, o GPS e o TCAS são instrumentos de fundamental importância para viagens seguras e tranquilas, sem surpresas desagradáveis na rota...

O Piper Arrow faz parte da Família Cherokee, conhecida também como Família PA-28, lançada pela Piper Aircraft na década de 1960 com o monomotor a pistão Piper Cherokee e, posteriormente, na década de 1970, com os modelos Piper WarriorPiper Archer, Piper Pathfinder e Piper Dakota. No total, incluindo as versões licenciadas para fabricação por outros fabricantes em outros países, incluindo o Brasil, são mais de 32.000 unidades vendidas até hoje, um gigantesco sucesso de vendas, um fenômeno impressionante, é um dos projetos mais conhecidos de aeronaves leves a pistão do mundo, é comum vê-las em hangares ou pátios de aeródromos e aeroportos de cidades do interior.

NO BRASIL

Logo acima, uma imagem recente de um bonito Embraer Corisco com cauda em T e motorização turbo. Logo abaixo, uma imagem publicitária da Embraer na década de 1970, com o modesto modelo Embraer Corisco com cauda convencional e motorização aspirada.
O projeto do Piper Arrow foi licenciado na década de 1970 para ser fabricado no Brasil pela fabricante brasileira Embraer e, posteriormente, anos mais tarde, pela sua subsidiária Neiva, e o projeto foi rebatizado no Brasil como Corisco pela Embraer. Naquela época havia grande interesse do Governo Brasileiro de estimular a indústria aeronáutica brasileira e o transporte aéreo executivo no Brasil e, como consequência, outros projetos da Piper também foram licenciados para fabricação no Brasil, renomeados para Embraer Tupi e Embraer Carioca, os modestos irmãos do Embraer Corisco.

O Embraer Corisco é a versão brasileira do Piper Arrow. O Embraer Carioca é a versão brasileira do Piper Pathfinder. Já o Embraer Tupi, conhecido também como Embraer EMB-712 Tupi e com mais de 140 unidades fabricadas no Brasil, é a versão brasileira do Piper Archer, com fuselagem monocoque, estrutura de alumínio e ligas metálicas, trem de pouso fixo carenado, asa semi-afilada e que podia, e ainda pode, ser operado em voos por instrumentos. 

O pequeno Embraer Corisco, em todas as suas versões, conseguiu se firmar por cerca de duas décadas no mercado nacional, com quase de 480 unidades vendidas e ainda hoje pode ser encontrado facilmente no mercado de aeronaves usadas por preços bem razoáveis. É uma aeronave de fácil revenda.

Uma versão melhorada do Embraer Corisco, fabricada a partir a década de 1980 pela Embraer e pela Neiva como Embraer EMB-711 ST Corisco Turbo foi fabricada no Brasil na mesma linha de seus irmãos mais modestos Embraer Tupi e Embraer Carioca. O Embraer Corisco Turbo é uma versão modernizada do modesto Embraer Corisco, aquela com alguns toques de sofisticação e refinamento, incluindo turbocompressor, hélice de passo variável, trem de pouso retrátil, isolamento acústico melhorado, bancos em couro, entre outros itens.


No Brasil, o modelo Embraer EMB-711 ST Corisco Turbo, com cauda em T, a melhor versão do Embraer Corisco, foi montado a partir de 1980 pela Embraer, e posteriormente por sua subsidiária Neiva. Entre todos os modelos de quatro lugares fabricados pela Embraer na década de 1980, o Corisco Turbo, com motorização Continental TSIO-360 Turbo, é o mais vantajoso do ponto de vista econômico e técnico, em razão justamente de seu turbocompressor, o que lhe permite um desempenho melhorado em cruzeiro.

O acordo de licenciamento entre a Piper e a Embraer, em vigor nas décadas de 1970 e 1980, incluía outros modelos de aeronaves baseadas na linha Piper PA-28 do fabricante americano, entre eles os pequenos e simples Embraer Sertanejo e Embraer Minuano. Ainda hoje há muitas unidades desses aviões sendo utilizadas no Brasil, principalmente para voos executivos e como semi-utilitários.

MERCADO
O grande sucesso de vendas dos monomotores Piper PA-28 Arrow, em suas mais variadas versões e derivados, pode ser explicado pelo cuidado permanente e incansável da Piper Aircraft de projetar aviões razoavelmente acessíveis, com custo de manutenção baixo e reduzido consumo de combustível.

A Piper Aircraft é representada no Brasil pela JP Martins Aviação, localizada no Aeroporto Campo de Marte, dentro da cidade de São Paulo. É um dos maiores revendedores da Piper Aircraft fora dos Estados Unidos, e também presta serviços de manutenção para toda linha de aviões da marca Piper.

Na década de 2000, os principais concorrentes da linha Piper PA-28 Arrow no mercado aeronáutico mundial foram os econômicos Cessna C-172 Skyhawk e Cessna C-182 Skylane, os modernos Cirrus SR20 e Cirrus SR22, o refinado Mooney Ovation, os belos Lancair IV e o Lancair ES, e o elegante Socata TB20.

Atualmente, versões aprimoradas desses modelos são vendidas pelas tradicionais fabricantes Cessna e pelas ousadas e sofisticadas fabricantes Cirrus e Lancair.

FICHA TÉCNICA

PIPER ARROW IV
  • Motorização (potência): Lycoming IO 360 (200 hp);
  • TBO / IO 360 (tempo entre revisões): 2.000 horas;
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.240 kg;
  • Comprimento: Aprox. 7,5 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 250 km / h;
  • Alcance: Aprox. 1.200 km (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 50 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;

CORISCO TURBO
  • Motorização (potência): Continental TSIO 360 (200 hp);
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 7,6 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 270 km / h;
  • Alcance: Aprox. 1.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.240 kg;
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 50 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
  • Preço: Aprox. US$ 135 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

TRÊS VISTAS


GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, a cabine do Piper Arrow IV, a mais recente versão da linha PA-28R. Com um olhar atento percebe-se o bom acabamento dos assentos, mas nota-se a ausência de encostos de cabeça. Logo abaixo, o cockpit modernizado do mesmo modelo de avião, equipado com o conjunto de aviônicos EFIS Garmin 500, com telas de cristal líquido.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piper_PA-28_Cherokee
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_Arrow
  • Piper (divulgação): Imagens
  • Embraer (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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